10 anos de English Experts

Há dez anos, precisamente em 13 de outubro de 2006, eu tomei uma simples decisão que mudou a minha vida: criei um blog com o objetivo de compartilhar dicas de inglês e as minhas experiências de aprendizado autodidata. Muitas pessoas gostaram da iniciativa e começaram a colaborar com o projeto.

Mais tarde, como uma evolução natural, o blog ganhou uma nova seção, o fórum. Ele deu à comunidade formada em torno do site mais liberdade para a troca de conhecimento sobre o aprendizado de inglês. Depois disso, o English Experts decolou.

Por muitos anos eu me intitulei coordenador. No entanto, com o passar do tempo eu fui percebendo que o meu papel dentro do projeto não era mais importante do que aquele exercido pelos colaboradores: voluntários que doam parte de seu tempo para ensinar outras pessoas. Não foram poucos os casos de estudantes que, por falta de condições de pagar um curso, recorreram à comunidade para obter ajuda durante seus estudos.

Coordenador? Acho que não! Acredito que hoje eu seja um caseiro. Aquela pessoa que deixa a casa sempre arrumada para quem realmente importa. E por falar em caseiro, temos vários (ou várias). É bonito ver o zelo que algumas pessoas tem pelo EE. Um link quebrado, um vídeo que não funciona mais, algum texto que precisa ser atualizado, nada passa despercebido aos olhares atentos dessas pessoas, que muitas vezes não participam ativamente das discussões nos tópicos e comentários, mas fazem essa engrenagem funcionar, há uma década.

Qual é o segredo de manter um site ativo por dez anos? Pois bem, eu acredito que seja reconhecer que nenhum homem é uma ilha, eu nunca estive sozinho ao longo de todos esses anos. Eu sou muito grato por isso. O mérito dessa conquista é da própria comunidade. Muito obrigado a todos vocês.

A nossa jornada não termina por aqui, ainda tem muita coisa a ser feita. Que tal começarmos neste momento a escrever a história dos próximos dez anos do EE?

Participe nos comentários

Onde podemos melhorar e o que você espera do English Experts a partir de agora?

Agradeço antecipadamente pela participação.

Forte abraço,

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

70 comentários

  • 13/10/16  
    Supper diz: 1

    Só tenho a agradecer o aprendizado com English Experts, todas as dúvidas atendidas. Thank you very much for your support.

    Sandra Alves – Jacareí – SP

  • 14/10/16  
    maria emilia silva diz: 2

    Parabéns, a toda equipa do EE, ajuda-me muito em dúvidas e não só incentiva-me a querer aprender mais, continuem sempre com essa garra. Obrigado mesmo .Um abraço de Angola.

  • 14/10/16  
    gian2hard diz: 3

    Parabéns Alessandro, tudo de bom pra vc!

  • 14/10/16  
    Conceição Elias diz: 4

    Congratulations

  • 14/10/16  
    Zezilda Barbosa Bar diz: 5

    Agradeço pelas excelentes aulas de inglês . Tem me ajudado bastante!!!
    Sinto falta de áudios com nativos.

  • 15/10/16  
    Josiane Lima diz: 6

    Parabéns! Ao longo destes dez anos, sou grata por tanta aprendizagem! que Deus o abençõe e que esste site cresça mais a cada dia! Kisses!

  • 15/10/16  
    Marcelo José Teodo diz: 7

    Congrats Alessandro!

  • 16/10/16  
    Grace Deana diz: 8

    Parabéns, Alessandro, pela motivação e dicas. Tenho aprendido muito com o que é colocado neste blog. Certamente tem sido uma bênção para os seus leitores.

  • 17/10/16  
    Tarcísio Corte diz: 9

    Congratulations!
    I want use that post to thank the English Experts by the great content that they set up in the internet.

  • 17/10/16  
    Lum Machado diz: 10

    Congratulations!
    Quero agradecer por sua iniciativa, pois através deste, eu pude tirar muitas dúvidas. Eu era auxiliar de escritório há dez anos, o EE foi uma ferramenta que fui utilizando para desenvolver profissionalmente, e hoje sou uma executiva. Durante todos estes anos de altos e baixos, acompanhei o EE que me abriu muitas portas. Sou muito grata á você. Desejo sucesso!!!

  • 17/10/16  
    Daniel Barbosa De O diz: 11

    Parabéns a todos do E.E que fazem um excelente trabalho e tem me ajudado muito nos meus estudos como autodidata.Muito obrigado!!

  • 17/10/16  
    Daniel Barbosa De O diz: 12

    Agora só falta um podcast especial pois já tem um bom tempo que não sai nenhum!!!!

  • 17/10/16  
    Jose Teles diz: 13

    Parabéns a você pela idéia, pela persistência com que levou adiante este importante projeto de como aprender Inglês de forma suave, segura e que teve grande aceitação, daí o grande número de colaboradores. Parabéns a todos pelos dez anos de ensinamentos.

  • 18/10/16  
    simoneacampos diz: 14

    Só posso agradecer ! Esse projeto seu já me ajudou muito e acredito que à muitas pessoas ! Isso sim é #transformaromundo através do conhecimento, da educação ! Parabéns ! E que continue por mais 10 anos, e mais 10, e mais …..

  • 20/10/16  
    Maria do Carmo Novas diz: 15

    Parabéns, mesmo. Seu trabalho fez e faz muita diferença para muitas pessoas. Ajudou a mim e a todos os que se dedicaram a partilhar com vocês preciosas lições de Inglês.

  • 20/10/16  
    Ismael Aragão diz: 16

    Parabens Alessandro! Pessoas como você, conseguem mudar o mundo de muita gente que nem sempre tem condições de pagar um bom curso e se tornar fluente naquilo que gosta e se depara com as inumeras dificuldades no aprendizado. TEnha certeza que és uma peça fundamental no desenvolvimento intelectual de muita gente mundo a fora!!! meus parabens por essa generosa atitude!

1 2