Quanto tempo é necessário para aprender Inglês?

Segundo o prof. Michael Jacobs, qualquer pessoa pode aprender inglês em 1.200 horas de estudo. Isso não depende de inteligência ou aptidões especiais, apenas uma boa dose de querer.

A conta é simples. Se você estuda 3 horas semanais, normalmente 2 horários de uma hora e meia cada, o que é comum em escolas de idiomas, teremos:

1.200 / 3 = 400

Ou seja, 400 semanas de estudos, o que dá no final das contas aproximadamente 8 anos. Eu não quero esperar esse tempo todo para ser fluente em Inglês e você?

A única alternativa então é aumentar as horas de estudo semanais: ouvindo música, rádio, filmes, lendo livros, conversando. Não adianta fazer tudo isso tudo sem prestar atenção, o cérebro não vai armazenar nada se você não se esforçar. Recorro a um provérbio que diz o seguinte “No pain no gain”, algo como “Sem esforço não há recompensa”.

Vamos fazer uma outra conta. Digamos que você estude 2 horas por dia, assim teremos:

1200 / 2 = 600

Neste caso 600 dias, menos de 2 anos. Percebeu? Não há milagre, não acredite em cursos rápidos que prometem fluência sem esforço em pouco tempo. Lembre-se: “No pain no gain”.

That’s all folks!

Best regards,

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

197 comentários

  • 28/04/10  
    nelinho mesquita brandão diz: 191

    gostaria de aprender a falar inglÊs vcs me daria uma sugestão de comoposso tar me encaminhando abraços

  • 20/05/10  
    Mariane diz: 192

    A maioria dos cursos no exterior não levam mais que um ano para serem concluídos. 8 anos de estudo? Muita coisa… Com dedicação você levará menos tempo que isso..Afinal, no pain no gain!

  • 24/05/10  
    Daniela diz: 193

    Estranho… eu levei cerca de 2 anos com 2 horas semanais pra aprender (com cerca de 1 ano e meio já falava bem). Fiz um curso que trabalhava vocabulário, gramática e tradução nas lições ímpares e leitura de textos e conversação nas pares – cada lição tomava 1 hora. Ainda tinha tarefas extras como entendimento de músicas e trechos de filmes/séries e produção de textos quando sobrava um tempinho. Em casa, eu me preparava para as aulas em cerca de 1 hora, o que resulta em 3 hora semanais.

    Agora que terminei esse curso, comecei a dar aulas de inglês para crianças num curso com o sistema da Cambridge. E estudo no mesmo curso, no nível avançado de adultos.

    Acho que a facilidade no aprendizado se deu pela minha idade (tenho 17 anos) e por praticar assistindo muita série e conversando na internet em inglês. Além disso, não tenho medo de falar, então adoro a parte de conversação.

  •    
    Webmaster diz:  

    Caro leitor,

    Só é possível enviar comentários em posts publicados há no máximo 1 mês. Para perguntas sobre o assunto abordado no artigo acima envie uma mensagem em nosso fórum.

    Link do fórum: Fórum do English Experts

    Se você nunca utilizou um fórum aprenda agora: Como utilizar o fórum.

    São mais de 50.000 membros no fórum. Garantimos que nenhuma pergunta ficará sem resposta.

    Mais informações

    - Para críticas e sugestões envie um email para alessandro [arroba] englishexperts.com.br

    - Para se tornar um colaborador clique aqui.

    - Confira as Dicas Recomendadas.

    Bons estudos!

    Equipe do English Experts

1 18 19 20