Autodidata em Inglês (Parte I)

De forma geral, o autodidata (self-taught) é aquele indivíduo que tem a capacidade de aprender algo, sem o auxílio de um professor. A pessoa que com o próprio esforço, busca as fontes de conhecimento necessárias para sua aprendizagem. Quem realmente deseja ser fluente em Inglês, tem que entender um pouco sobre esse tema, principalmente aqueles que não dispõem de recursos financeiros para morar no exterior (situação ideal). Claro que o papel do professor é sempre muito importante e nunca deve ser menosprezado.

O aprendizado de idiomas é um processo onde o estudante faz o papel de protagonista, não de coadjuvante. O estudante é protagonista quando: tenta falar em inglês sobre temas do seu interesse, procura entender músicas e filmes em Inglês sem o auxílio de material de apoio (legendas), busca situações onde será obrigado a praticar o idioma que está aprendendo (ambiente com muitos estrangeiros), lê livros em Inglês (de qualquer tipo) e por aí vai (and so forth).

Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores e linguistas certificados. O resultado sai na hora e com gabarito. Clique aqui para iniciar!

Fazendo o papel secundário ou aprendendo de forma passiva o máximo que o estudante vai conseguir é conhecimento em gramática normativa. Daí vem a importância de ser autodidata. Mas como ser autodidata?

A principal característica do autodidata é a curiosidade

Qualquer pessoa que vai além do que é passado pelo professor, por simples prazer em aprender mais, já tem boas chances de ser um autodidata. Porém só a curiosidade não basta. Outros fatores importantes são: atitude e disciplina. A atitude nos tira da inércia e nos dá um gás para iniciar os estudos. É aquele momento que a gente sai do “eu gostaria de aprender Inglês” para o “eu estou aprendendo Inglês”. Já a disciplina é aquela força que nos mantém nos estudos dia após dia.

Leia o segundo artigo da série sobre o autodidata

Leia os outros artigos da série:

See you!

Amplie seu vocabulário rapidamente

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça a ferramenta Meu Vocabulário e descubra como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

191 comentários

  • 31/03/10  
    genivaldo da silva diz: 1

    simplesmente estou sem; palavras para agradecer por este site tao wonderfull vc estao de parabens ele esta me ajudando muito ;pois estudo sozinho pela net as dicas sao otimas estou muito grato thans!

  • 01/04/10  
    Mailson Q diz: 2

    Boa noite Alexandro.

    Procurando sites voltados ao ensino autodidata,
    gostaria de saber algums livros voltados para iniciantes, pretendo alcar novos horizontes.Gostaria de saber como comeco meus estudos e por onde.Grato pela atençao.

  • 04/04/10  
    walas de abreu bueno(minaçu) diz: 3

    Esses artigos é muito importantes, para as pessoas que estar a procura de apreneder inglês.Eu achei o site certo, que me ensina , me ajuda , dar dicas sobre o inglês.
    alessandro voce estar de parabens.

  • 08/04/10  
    Lucemar diz: 4

    Obrigada pelo incentivo estou mais interessada em aprender inglês

  • 12/04/10  
    eduardo anunciação diz: 5

    Gostaria de fazer o curso de ingles do pró jovem,mas parece que minha idade não permite (38 anos).Eu acabei de sair da Fatec pois tinha muita dificuldade com o ingles e tenho que melhorar isto,informem se isto é real,com relação a idade

  • 14/04/10  
    Jane diz: 6

    Alessandor parabéns pelo blog. Realmente me idenfiquei muito com o site, pois sou self-taught and you know… I´ve been learning a lot on the internet… estudo muito pelo learning english da BBC e no Twitter sigo os principais news como BBC news, The guardian, The times, CBC and so forth… Gostaria muito de me comunicar com vc Alessandro por e-mail para trocarmos mais idéias. Thanks in advance…

    • 14/04/10  
      Alessandro diz:

      Jane,

      Obrigado pelos elogios. De uns tempos pra cá, ficou muito complicado comunicar individualmente com os leitores. Por isso o fórum foi criado, eu sempre estou por lá respondendo e participando das discussões. Recomendo que você também participe:
      http://www.englishexperts.com.br/forum/

      Abração,

  • 15/04/10  
    andrea diz: 7

    Estudei 1 ano e meio Inglês, mas o que ajuda muito é ouvir música e assisitir filmes, a maioria das coisas que aprendi foi como mencionado… Quando estou em casa tenho o habito de assitir filme em inglês, pois relembro muitas coisa legais e interessantes… Obrigada por nos dar esse incentivos tão valiosos. Um grande abraço…

  • 27/04/10  
    Elisabeth diz: 8

    Vou tentar……….

  • 28/04/10  
    Priscila Wolhers diz: 9

    Olá!

    Achei seu site muito interessante, parabéns!
    Sei muito pouco do inglês, minha maior dificuldade é na pronuncia, que dica você me dá?

    Obrigada!

1 14 15 16