Ampliando o Vocabulário: ANSWER

Answers‘Answer’ como substantivo significa ‘resposta’. Quanto a isto acredito que ninguém tem dúvidas. No entanto, quando usado como verbo, ‘answer’ poderá ter outros significados além de ‘responder’.

Ou seja, ‘responder uma pergunta’ é ‘answer a question’. Muito simples! Porém, caso alguém neste exato momento toca a campainha da sua casa, você terá de parar o que está fazendo para ‘answer the door’ (atender a porta). Se o seu telefone tocar, você também terá de parar e ir ‘answer the phone’ (atender o telefone).

Tudo isto é uma questão de saber a combinação exata de palavras (collocations) e suas traduções em língua portuguesa. Evitando assim as famosas e esquisitas traduções literais. Calma que ainda não acabamos!

Você pode ainda ‘answer an e-mail’ (responder um e-mail), ‘answer a letter’ (responder uma carta) ou ‘answer an ad’ (responder um anúncio). Nada demais nestes caso, não é mesmo? E nada demais também em ‘answer criticism’ (responder às críticas) e ‘answer an accusation’ (responder a uma acusação)

E que tal ‘answer a need’? Nesta collocation ‘answer’ também significa ‘atender’. Logo, a tradução é ‘atender a uma necessidade’.

Alguém pode fazer a descrição de um criminoso e assim ter o retrato falado. A polícia procurará alguém que corresponda à descrição, em inglês, answer to the description. Obseve que neste caso faz necessário o uso da preposição ‘to’ após ‘answer’.

Vamos voltar ao uso de ‘answer’ como substantivo. No começo eu disse que significa ‘resposta’. Ok! No problem! O problem é que nesta classe também pode significar ‘resultado’ (de um cálculo) ou talvez a ‘solução’ (de um problema).

Para encerrar, aprenda esta expressão: “there’s no answer”. É isto aí o que você diz quando telefona para alguém e ‘ninguém atende’. Ou ainda quando você toca a campainha da casa de alguém e ‘ninguém atende’.

See you! Take care!

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

2.jpg

Denilso de Lima

Denilso de Lima é autor de "Inglês na Ponta da Língua" e "Por que assim e não assado?" [Ed. Campus/Elsevier]. Dá palestras e workshops sobre ensino/aquisição de vocabulário [Lexical Approach e Linguística de Corpus] em instituições de ensino.

9 comentários

  • 26/10/07  
    Rafael Dx7 diz: 1

    Olá, Denilson.

    estou gostando muito desta série. meu vocabulário está realmente se ampliando a cada post. uma sensação de que o “campo de visão” está se ampliando. rsrsrs

    abraços

  • 26/10/07  
    VitorGGA diz: 2

    O negócio eh na hora de utilizar o ingles pensar como os americanos. Usar a mesma palavra para 10 coisas huhuhhu, isso q é economia!

  • 26/10/07  
    Denilso de Lima diz: 3

    Olá Rafael,
    Estou gostando de saber que você está gostando desta série! Hoje foi o último da semana! Mas vez ou outra vou voltar aqui no English Experts com dicas como está!
    Espero contribuir mais e mais com o vocabulário de todas e todos. Aliás, não apenas com o vocabulário, mas com o aprendizado integral (holístico) da Língua Inglesa.
    Vamos trocando experiências… Take care…

  • 26/10/07  
    Denilso de Lima diz: 4

    Pois é Vitor, o negócio é mesmo ir se acostumando com esta peculiaridades da língua inglesa! Não é fácil! Mas devemos tentar, persisitir, insistir, etc.
    Foi sobre esta questão do PENSAR que eu escrevi o texto de hoje no meu blog (http://denilsodelima.blogspot.com/2007/10/pensar-em-ingls-como.html). Dê uma olhadinha lá!
    Lembre-se que em português nós também costumamos usar uma mesma palavra para várias coisas. Só não percebemos isto porque para nós é natural. Mas experimenta dar dicas assim a um gringo aprendendo inglês e você vai se espantar com a riqueza de vocabulário na nossa língua!
    Take care… See ya…

  • 28/10/07  
    geraldo wilians diz: 5

    muito bom trabalho pela primeira vez me senti preso ao ingles, embora viva nos usa e precisa muito e tenho tentado varias vezes faze-lo .obrigado.

  • 28/10/07  
    arlecio u. bosso diz: 6

    Sou um estudante de Ingles e estou engatiando nesta lingua.Entrei neste site hoje e gostei muito da dica sobre answer.Acho que visitarei-o constantemente e avisarei aos meus amigos.um grande abraço

  • 28/10/07  
    Lunne Lestrange diz: 7

    interessante esta dica
    eu ja sabia de algumas que foram citadas no texto
    mas agora…eu vou enviar isso ai para meus amigos q estudam ingles e os que nao estudam, sera uma motivação a mais pra começar

  • 29/10/07  
    Denilso de Lima diz: 8

    Olá Geraldo, Arlécio e Lunne,

    Fico feliz em saber que vocês ficaram felizes com as dicas. Estou certo que o Alessandro também está feliz com a presença de vez aqui e ainda mais com o fato de divulgarem o English Experts!
    Enfim, tá todo mundo muito feliz! Muito mesmo!
    Obrigado pelos comentários!

  • 22/07/09  
    Ernane Trindade diz: 9

    Dear Denilso,
    I liked your explanation about the word ANSWER. Now I know TO ANSWER to a lot of things.
    God bless you.
    You are helping many people and inclusive myself.

  •    
    Webmaster diz:  

    Caro leitor,

    Só é possível enviar comentários em posts publicados há no máximo 1 mês. Para perguntas sobre o assunto abordado no artigo acima envie uma mensagem em nosso fórum.

    Link do fórum: Fórum do English Experts

    Se você nunca utilizou um fórum aprenda agora: Como utilizar o fórum.

    São mais de 60.000 membros no fórum. Garantimos que nenhuma pergunta ficará sem resposta.

    Mais informações

    - Para críticas e sugestões envie um email para alessandro [arroba] englishexperts.com.br

    - Para se tornar um colaborador clique aqui.

    - Confira as Dicas Recomendadas.

    Bons estudos!

    Equipe do English Experts