Fonética: Melhore a Pronúncia do Inglês no Phonetics

PhoneticsNão seria ótimo aprender a pronuncia correta de uma palavra sem a necessidade de recorrer ao seu professor? É isso que o estudo da fonética possibilita.

Desde que passei a estudar os símbolos da fonética o meu inglês falado (Spoken English) melhorou consideravelmente. Para quem não sabe, símbolos fonéticos são aqueles “desenhos estranhos” que aparecem ao lado das palavras nos dicionários, eles têm uma função muito importante: indicar a pronúncia correta dos verbetes. Por exemplo, a palavra student tem a seguinte simbologia ‘stju:dnt. De grosso modo, o determina a sílaba mais forte, j tem um som parecido com o nosso i e o : indica que o som é mais prolongado.

A leitora Josiane Aquino enviou a dica de um site muito interessante, chamado Phonetics: The Sounds of English and Spanish. Através dele você vai aprender a pronunciar todos os sons do Inglês através de uma animação em flash e um vídeo real. O site Phonetics, também disponibiliza a pronúncia dos sons do Alemão e do Espanhol. Imperdível!

Recomendo para estudantes que querem aproveitar o curso de inglês e ainda para quem estuda sozinho.

See you!

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

3 comentários

  • 09/08/08  
    Rodiney diz: 1

    Eu tenho que aprender a lidar com estes símbolos da fonética :S

    Parabéns pelo blog ;)

  • 19/03/09  
    Ajascio José da Cruz Neto diz: 2

    Valeu, gostei muito das dicas apresentadas por este blog. Sou professor de Inglês (iniciante) e preciso muito dominar a pronúncia. Aprender inglês, para mim, é um desafio prazeroso.

  • 10/07/09  
    Luciana diz: 3

    Como os símbolos são complicados, digo aos meus alunos (quando ainda iniciantes) que os símbolos são o menos importante, que eles são um modo de entender a correta pronúncia. No entanto, se o aluno não consegue lê-los, são ineficazes no auxílio ao aprendizado. Acho que uma forma de auxiliar a memorização da correta pronúncia das palavras, os alunos podem, inicialmente, aportuguesar o som da palavra. Para lembrar a correta pronúncia de “culture”, por exemplo, poderiam escrever algo como /cãltxâr/ ao lado da palavra. É lógico que, adiante, seria interessante tentar familiarizar-se com os símbolos fonéticos para poder aprender pronúncia através de dicionários, por exemplo, sem depender de alguém para falar a palavra ou de um arquivo de áudio.
    See you.

  •    
    Webmaster diz:  

    Caro leitor,

    Só é possível enviar comentários em posts publicados há no máximo 1 mês. Para perguntas sobre o assunto abordado no artigo acima envie uma mensagem em nosso fórum.

    Link do fórum: Fórum do English Experts

    Se você nunca utilizou um fórum aprenda agora: Como utilizar o fórum.

    São mais de 50.000 membros no fórum. Garantimos que nenhuma pergunta ficará sem resposta.

    Mais informações

    - Para críticas e sugestões envie um email para alessandro [arroba] englishexperts.com.br

    - Para se tornar um colaborador clique aqui.

    - Confira as Dicas Recomendadas.

    Bons estudos!

    Equipe do English Experts