Formando frases em Inglês

WordsHoje recebi um email de um leitor perguntando como ele poderia se comunicar melhor em Inglês, já que entende a língua mas não consegue falar. Como sei que outras pessoas estão na mesma situação, resolvi publicar os conselhos que dei a ele.

Aqui onde moro (Reino Unido) as pessoas brasileiras entendem bem melhor do que falam, mas acho que isso pode ser superado sem muitos problemas.

O que eu posso te dizer é que acima de tudo, a sua mente precisa aceitar que Inglês é diferente de Português. Eu sei que isso é óbvio, mas é imprescindível que você não tente montar as frases em Inglês da mesma maneira em que monta na sua língua materna. O que se pode fazer para exercitar sua comunicação é encontrar algum site ou livro e escolher uma frase bem simples, algo que você entenda. Por exemplo:

“I go to school everyday”.

Escreva a frase num papel ou no computador e mude algo na frase, por exemplo:

“I go to school sometimes”. (ou I go to work everyday, até mesmo She goes to school everyday.)

É importante que escreva a frase porque assim se sentirá mais confiante quando for usá-la. Mas não pare por aí, mude o máximo que puder de cada frase, mas mude uma palavra só de cada vez (desde que a concordância esteja correta). Se tiver dúvida se está correto, ponha aspas ao redor da frase e dê uma busca no Google – provavelmente a frase estará lá se estiver correta, ou pelo menos parte dela. A partir dai você pode também lançar perguntas a respeito das frases que formou, como “why?” “how?” etc…. De pouco a pouco você vai se soltando e sabendo se expressar melhor.

Se possível, faça amizade com algum nativo com um razoável nível de estudo pra ser seu “mentor”, não precisa ser nada complicado, apenas peça pra ele te corrigir quando falar algo errado. Isso pode ser feito através do Skype, MSN, email, Facebook etc.

Vale ressaltar  que essa pessoa vive no exterior, então seu vocabulário não é 100% iniciante, já tendo uma base. Essas idéias podem ser complementadas por muitas outras! Se tiver algum método ou “jeitinho” que queira compartilhar conosco, nos mande um comentário!

Take care!

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

14.jpg

Fabiana Lara

Fabiana Lara é brasileira, fala inglês desde os 10 anos de idade e mora na Irlanda há 5 anos. Atualmente se dedica ao ensino de inglês online através de vídeos gravados por ela e disponibilizados em seu site.

19 comentários

  • 21/04/09  
    castro diz: 11

    bastante interessante e criativo, gostei de como é exposto os temas.

  • 02/05/09  
    cleuton santos diz: 12

    quero muito aprender a falar e escrever em ingles pois mim policio muito em nao saber o ingles. gostaria de saber a maneira ou o geito mais facio de se aprender?

  • 18/08/09  
    ANA ADELIA SURKUS FORNI diz: 13

    Olha, todas essas dicas ajudam muito, estou fazendo curso a aproximadamente 4 meses, e estou adorando. Assim como o Anderson, estou assistindo as minhas séries e filmes favoritos, em inglês, e com isso aprendendo muito. Bjs. a todos e muito obrigada por todas as dicas.

  • 20/08/09  
    Rozy Rocha diz: 14

    Quando agent penssa que sab todas as respostas,Vem a vida e mostra todas as perguntas !!! Gostaria de saber como que se escreve esta fraze em ingles.

  • 27/08/09  
    Genival dos Santos da Cruz diz: 15

    Eu tenho um modo de aprender a ouvir e falar em ingles…
    Foi uma apostila com audio que eu baixei para Basic and Intermediates Students, and I learn a lot of with it….
    Este é o site: http://www.downgratis.com/category/cursos/page/4/, e então voce procura por ingles profissional curso completo em audio e apostila

    Vale a pena conferir, quando voce terminar o listenning voce percebera o tanto que aprendeu ouvindo as pronuncias e as frases que são usadas no audio

  • 14/10/09  
    Maria Bernadete Short diz: 16

    Meu sonho é aprender ingles para assistir filmes e cantar acho lindo quem sabe fazer isso mas vou conseguir, tenho certeza, tenho uma sobrinha que é professora de ingles e me da a maior força, estou muito impolgada.Kisses. Bernadete Short.

  • 07/11/09  
    claudete diz: 17

    Quero aprender inglês para falar com os meus amigos no orkut e msn.

  • 21/12/09  
    João Ricardo diz: 18

    Olá! Vou dizer, de coração, que isso é uma tarefa muito bonita. Dispor de um tempo para ajudar aqueles que por algum motivo não podem aprender inglês em cursos (ou não querem) é uma coisa muito legal!
    Por isso, parabenizo você, Fabiana, pelo trabalho fabuloso!
    Tenho um sonho: conhecer o mundo. Mas, para isso, preciso aprender (e adoro essa parte) o inglês (no mínimo). Talvez eu não chegue a realizar esse grande sonho… por inúmeros fatores. Condições financeiras é um deles, rsrs. Mas seu trabalho me incentiva a continuar em busca desse grande desejo que vai além de querer “curtir” em outros países. Não, não. Quero aprender mais! Quere conhecer mais as coisas! Infelizmente minha a vida é curta demais para tamanho sonho. Mas desistir, jamais! E o seu trabalho aqui me impulsiona!
    Deve ser uma sensação sublime saber que está ajudando pessoas a conquistarem seus sonhos (mesmo que dependa BEEM mais da pessoa).
    Um dia, se Deus quiser, eu estarei ajudando a outros como você.
    Mais uma vez, parabéns.

  • 18/02/10  
    José Soares Pereira diz: 19

    Adoro a Fabiana,
    este blog precisa de gente como ela, com dicas
    sensacionais. Visito sempre o site dela . bom ta
    Acho muito importante, não só falar o idioma, mas tbém. escrever bem as nossas idéias na língua que buscamos aprender.
    Abraços,
    Soares

  •    
    Webmaster diz:  

    Caro leitor,

    Só é possível enviar comentários em posts publicados há no máximo 1 mês. Para perguntas sobre o assunto abordado no artigo acima envie uma mensagem em nosso fórum.

    Link do fórum: Fórum do English Experts

    Se você nunca utilizou um fórum aprenda agora: Como utilizar o fórum.

    São mais de 60.000 membros no fórum. Garantimos que nenhuma pergunta ficará sem resposta.

    Mais informações

    - Para críticas e sugestões envie um email para alessandro [arroba] englishexperts.com.br

    - Para se tornar um colaborador clique aqui.

    - Confira as Dicas Recomendadas.

    Bons estudos!

    Equipe do English Experts

1 2