Como ensinar inglês para crianças

Ensinar ingles para criançasHey everybody! Nosso post hoje é sobre ensinar inglês para crianças. Além de trabalhar com adultos também trabalho com crianças em duas escolas municipais e como os recursos nem sempre são os que esperamos temos que nos “virar nos 30”. Hoje apresento duas atividades que eu usei com a 1ª série (2º ano) e a 2ª série (3º ano).

1ª série

Com 7 anos de idade a criança ainda está no processo de aquisição da leitura e da escrita, e aprendem muito bem com o que é real e significativo em seu meio, fazendo referência ao sociointeracionismo de Vygostky. O que mais relevante para a criança do que trabalhar com seu próprio nome?

Usando duas folhas sulfite escreva (ou faça no Word) o alfabeto (com hidrocor ou lápis de cor) dividido da letra A a M e na outra folha de N a Z. trabalharemos as cores amarela, verde, vermelha, preta, azul e marrom. Na primeira folha as letras amarelas são A, H, I, L; as verdes são B, C, D, E, G e as vermelhas são F, J, K e M. Na segunda folha as vermelhas são N, S e X; as pretas são O e Y, as verdes são P, T, V e Z e as azuis são Q, U e W. Podemos fazer uma moldura de papel duro e colocar Contact para conservar e usar em outras aulas. As etapas são:

1. O professor vai apresentando as letras, com as duas folhas apoiadas ou coladas na lousa, apontando mas não dizendo o nome, e sim dizendo a cor, sem escrever nada na lousa, somente na forma oral. As crianças somente ouvem. O professor faz a apresentação novamente e as crianças repetem as cores.
2. As crianças copiam o alfabeto com as cores correspondentes no seu caderno e depois escrevem seu próprio nome com as cores correspondentes. Assim que forem acabando vêm mostrar ao teacher quais cores seu nome contém. O professor deve sempre repetir as cores com os alunos.
3. As cores novas da segunda parte do alfabeto começam todas com a letra B (black, brown e blue).
4. Numa outra aula o professor pode começar a apresentar o som das letras do alfabeto em inglês, usando o mesmo material dizendo, “Quem aqui tem o nome que começa com a letra A (êi)?”, se não houver ninguém diga, “Nobody?”, “Alguém se lembra o nome da cor da letra A in English?”. É um trabalho que deve ser dividido em várias aulas e revisado constantemente, ativando o conhecimento prévio dos alunos.
5. Lembrem-se, apesar da agitação e de inúmeros fatores que possam perturbar a aula, os pequenos sempre merecem nosso sorriso e muitos “Very good!” “Congratulations”, “Wonderful”. Afinal, quem não gosta de elogios?
6. Último detalhe: a oralidade, a audição e “botar a mão na massa” garantem ótimos resultados. Explore mais seu inglês, dê mais comandos em inglês, exponha seu aluno ao máximo à língua inglesa.

2ª série

Sempre me preocupei muito com a fala de alguns colegas que subestimavam a capacidade de compreensão e produção das crianças. Depois de ler alguns livros do Michael Lewis sobre o Lexical Approach me veio uma idéia e resolvi coloca-la em prática. Meu planejamento continha “períodos do dia”, “refeições” e “atividades diárias” (levantar, ir à escola, etc.). Fiquei pensando, preparei as seguintes “phrases” e coloquei na lousa:

WHEN ? – quando ?

IN THE MORNING – de manhã
IN THE AFTERNOON – de tarde
IN THE EVENING – de noite

GO TO SCHOOL – ir à escola
HAVE LUNCH – almoçar
HAVE DINNER – jantar
PLAY – brincar
GO TO BED – ir dormir

Na 2ª série os alunos copiam um pouco mais rápido (aprox. 20 minutos). Então passamos para a prática oral. Veja:

1. Pergunte aos alunos: “Agora estamos in the morning, in the afternoon ou in the evening”? Peça que repitam, “in the morning”, etc.
2. “Quando vamos à escola? In the morning? Yes or no? In the afternoon? Yes or no?” etc. Vá trocando as palavras para formar uma frase somente em inglês: “Quando nós go to school?”, “Quando do we go to school?”, “When do we go to school?”, sempre dando as opções dos períodos. “Quando tomamos café da manhã?”, daí espera-se a resposta “in the morning”, etc.
3. Faça isso (a seu critério e tempo) com as outras atividades, utilizando mímicas, desenhos na lousa, falando a phrase em uma parte, “Qual é a palavrinha que combina com lunch? Play? Noooo! É have! E com bed, cama, bed, cama! É have? Não, alguém pode vir à lousa e apontar qual palavra é?”
4. E assim por diante. É interessante o professor ter seu roteiro de perguntas à mão para não se perder. Como complemento o professor pode trazer alguns flashcards (feitos por ele ou impressos) e também usa-los na aula. Aula com criança sem agitação? Jamais! Prepare-se para problemas de disciplina, crianças dispersas y otras cositas más, que são ossos do oficio.

Separei alguns sites com flashcards prontinhos para aqueles colegas que queiram otimizar seu tempo ou pegar idéias interessantes para trabalhar com os pequenos.

British Council / English-4kids / ESL4kids

É muito rewarding compartilhar as idéias com meus colegas leitores do English Experts e aguardo seus comentários com atividades que deram certo e tiveram resultados bem positivos.

Bons estudos!

Se você gostou desse artigo provavelmente vai apreciar também as dicas abaixo:

See you next time!

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

6.jpg

Adir Ferreira

Adir Ferreira é professor e tradutor de inglês e espanhol há 22 anos. É responsável pelo blog de língua espanhola da empresa americana Transparent. Trabalha com educação corporativa, treina professores e ministra workshops sobre metodologia.

108 comentários

  • 22/04/10  
    Caroline Silva diz: 101

    Nossa, achei esse site e ele me ajudou bastante!Estou começando a praticar a difícil arte de ensinar. Foram ótimas as dicas, vou usar com certeza nas aulas. Obrigada pela ajuda!

  • 29/04/10  
    bruna diz: 102

    muitissimo legal esse site ate mais que eu sou professora deingles agora estou dando para a 1 serie

  • 01/05/10  
    Samara F. da Rocha diz: 103

    Achei essas dicas muito boas!
    Hoje começo a dar aulas de inglês para crianças de 9-13 anos e gostaria de receber algumas dicas de ensino pra essa galerinha meio “pré adolescente”.

  • 13/05/10  
    Rosa diz: 104

    Adorei, muito dinâmico…

  • 18/05/10  
    Kézia diz: 105

    Muito interessante! Adorei, me ajudou muito!
    Obrigada!

  • 22/05/10  
    Cloves diz: 106

    Excelente o site. Gostei das dicas. Vou aplicar com o meu filho de 13 anos.

  • 23/05/10  
    Laura Miranda diz: 107

    gostei muito das dicas,vou aplicar em minhas aulas.

  •    
    Webmaster diz:  

    Caro leitor,

    Só é possível enviar comentários em posts publicados há no máximo 1 mês. Para perguntas sobre o assunto abordado no artigo acima envie uma mensagem em nosso fórum.

    Link do fórum: Fórum do English Experts

    Se você nunca utilizou um fórum aprenda agora: Como utilizar o fórum.

    São mais de 60.000 membros no fórum. Garantimos que nenhuma pergunta ficará sem resposta.

    Mais informações

    - Para críticas e sugestões envie um email para alessandro [arroba] englishexperts.com.br

    - Para se tornar um colaborador clique aqui.

    - Confira as Dicas Recomendadas.

    Bons estudos!

    Equipe do English Experts

1 9 10 11