A importância do Listening

ListeningComo aprender idiomas é algo que todo estudante deve saber. Não somente busque aprender o idioma isoladamente, mas também aprenda o “como aprender” essa língua que você não entende. Como aprender vocabulário, como melhorar sua compreensão oral, como aproveitar melhor o tempo em sala de aula, etc. Tudo isso você como estudante de idiomas tem que saber, e eu, como professor de Inglês, sempre tento passar para meus alunos dicas do que funciona e o que não funciona no aprendizado de línguas.

Hoje eu vou falar um pouco de umas das atividades mais importantes, principalmente para estudantes iniciantes, para desenvolvermos compreensão oral e futura fluência. Essa atividade chama-se “escuta”, ou listening, como os professores de Inglês falam.

Listening é de suma importância nos estudos de qualquer língua. Muitos estudantes passam meses estudando Inglês debruçados em livros didáticos, fazendo exercícios de tipo “fill the blanks” (complete as lacunas), estudando gramática, etc., porém sem nunca pararem para escutar o idioma na TV, na Internet, nos CDs que normalmente acompanham os livros, nos seus mp3 players, etc. Como que um você espera entender e falar inglês se você simplesmente não escuta o idioma? Eu até mesmo desenvolvi uma equação para isso, é mais ou menos assim…

No listening = No English = Failure (No Fluency)!

…enquanto que…

Listening = English = Success (Fluency!).

Se seu objetivo é fluência, a capacidade de entender e se comunicar em Inglês, Listening é a atividade mais importante. Mas como fazer esse listening, o que e onde escutar? Antigamente o acesso a materiais em áudio era bem mais limitado. O máximo que tinhamos era pilhas de fitas K7 com uma qualidade de som horrorosa. Hoje em dia, com a globalização e as novas tecnologias, tudo ficou muito mais fácil. Você pode assistir canais em Inglês via TV a cabo, pode ver vídeos, noticiários e escutar rádios na Internet, pode baixar podcasts e escutá-los no seu mp3 player enquanto caminha, malha, lava a louça, etc. Você pode, mesmo sem viver nos EUA ou na Inglaterra, cercar-se do idioma. Veja meu exemplo: meu iPod é cheio de podcasts em Inglês, eu baixo seriados em Inglês na Internet (Lost 5ª temporada!), o programa que estou usando para escrever este artigo está em Inglês, a música que estou escutando agora é em Inglês, e por aí vai! Todos os dias eu escuto no mínimo 1 hora de Inglês real, falado por falantes nativos, como se eu estivesse nos EUA ou na Inglaterra. E você meu amigo, pode fazer o mesmo. E não me diga que você não tem tempo, pois você tem! É apenas uma questão de se organizar. Lembre-se que regularidade é muito importante, assim, escutar 10 ou 15 minutos por dia é melhor do que não escutar nada.

Organize-se, pegue seu mp3 player e comece a escutar o máximo de Inglês que puder. Eu garanto que escutando todos os dias, em questão de alguns meses você vai no mínimo dobrar sua compreensão oral. E isso dará resultado direto na sua fala, mas isso já é assunto para outro texto.

Abraços,

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

19.jpg

Mairo Vegara

Mairo Vegara é professor e estudante de idiomas, além de manter dois blogs sobre o assunto: Como Aprender Japonês e The Language Learning Blog.

27 comentários

  • 05/09/09  
    Sueli diz: 21

    Estou cursando o terceiro livro de um curso de inglês e tenho enorme dificuldade em falar inglês, entender até dá. Mas para falar é terrível, as palavras não saem e quando saem a
    pronúncia está horrível. Gostaria tb de fontes de áudio e material para listening e mais dicas para aperfeiçoar a pronúncia. Valeu. O site está ótimo. Parabéns.

  • 25/09/09  
    Ana Paula diz: 22

    AMEI esse post!
    Era a dica que eu precisava!

  • 22/01/10  
    Ronaldo Agostinho FErreira diz: 23

    Quanto ao listen, tenho uma pergunta:
    Devo ouvir sem ter um um material impresso para acompanhar?
    Minha duvida é como vou entender as palavras se nào tiver nada escrito para acompanhar?
    Obrigado?

  • 20/02/10  
    Luiz Damião diz: 24

    Parabéns pelo blog … acesso todos os dias para ler as dicas … uma dúvida, ouço tudo q posso em inglês mesmo sem entender muita coisa … é útil fazer isso ou devo procurar por audios com vocabulários mais básicos? abraço!

  • 14/04/10  
    edvaldo goes diz: 25

    foi otimo seu comentario estou praticando o listining e estou melhorando minha compreensao e muito valeu e que Deus o ilumine sempre

  • 21/05/10  
    edvaldo goes diz: 26

    parabens pela dica valeu muito para mim vou correndo escutar

  •    
    Webmaster diz:  

    Caro leitor,

    Só é possível enviar comentários em posts publicados há no máximo 1 mês. Para perguntas sobre o assunto abordado no artigo acima envie uma mensagem em nosso fórum.

    Link do fórum: Fórum do English Experts

    Se você nunca utilizou um fórum aprenda agora: Como utilizar o fórum.

    São mais de 60.000 membros no fórum. Garantimos que nenhuma pergunta ficará sem resposta.

    Mais informações

    - Para críticas e sugestões envie um email para alessandro [arroba] englishexperts.com.br

    - Para se tornar um colaborador clique aqui.

    - Confira as Dicas Recomendadas.

    Bons estudos!

    Equipe do English Experts

1 2 3