Cresce procura por profissionais que falam vários idiomas

Não importa a vaga, não importa a carreira. Não basta mais saber só o inglês. As oportunidades, agora, têm vários sotaques e em áreas diferentes das tradicionais, conhecidas por exigir uma segunda língua.

Não importa a vaga, não importa a carreira. Não basta mais saber só o inglês. As oportunidades, agora, têm vários sotaques e em áreas diferentes das tradicionais, conhecidas por exigir uma segunda língua. Hoje, até para vender sarapatel e fazer sucesso tem que se expressar em inglês”. Assim começa uma reportagem do Bom Dia Brasil.

Falar de globalização virou clichê, entretanto é sempre bom lembrar que em tempos de Internet e comunidades globais, aprender novos idiomas é sempre um diferencial. Eu não estou falando de aprender inglês que, diga-se de passagem, já deixou de ser um plus, agora é obrigação. Sem um inglês afiado, não é possível nem participar de uma entrevista de seleção, em muitos casos. Falo de outros idiomas como: russo, ucraniano, mandarim, francês e alemão.

A procura por profissionais que falam idiomas menos comuns está crescendo muito, para as multinacionais esse profissional vale ouro. Vale lembrar que os salários pagos pelas multinacionais giram em torno de 20% a 30% a mais.

Você já parou para pensar qual idioma você vai estudar depois do inglês? Não deixe de assistir a reportagem do Bom Dia Brasil, segue abaixo o vídeo abaixo:

Aguardo comentários com sua opinião sobre o tema.

Abraço,

Matéria sugerida pelo leitor Camilo Lopes

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

1.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é analista de sistemas e coordenador do English Experts. Estudante autodidata, aprendeu inglês por conta própria via Internet. Atualmente trabalha em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

Comentários (27)

  • 14/02/09  
    cabroso disse: 11

    Duvido q uma pessoa consiga falar 5 idiomas fluentemente mas duvido mesmo, pra isso prescisa sempre estar em dia omc o idioma

  • 15/02/09  
    eliana disse: 12

    gostaria de baixar o video, como faço isso?

  • 16/02/09  
    Hellen dos Reis Silva disse: 13

    Noossa, já acho tão difícil o inglês gente, mas fazer o quê, a cada dia surge uma nova exigência no mercado, só nos resta estudar, estudar e estudar…

    Abraços!!

    PS: Seu blog é excelente!! Me ajuda bastante.

  • 16/02/09  
    BRUNO disse: 14

    aprender idiomas não tem misterio nenhum !!!!!!!! Basta estudar o dia inteiro e basta AMAR o idioma…. Busque um idioma no qual vc se identifiqeu mais e que goste do país.. então aprende com vontade …. vc logo verá qeu depois de 3 meses vc falara fluentemente com qualquer nativo de outro país…. É muito facil. Eu estudo alemão de 13:00 ás 22:00 todos os dias pq eu adoro esse idioma então em 3 meses consigo falar com qualquer alemão ou suiço!!!!!!!

  • 19/02/09  
    Vinicius disse: 15

    Falar 5 idiomas e sim possivel , mas e muito raro uma pessoa com menos de 25 anos que ja domine 5 idiomas , isso leva muito tempo , O Papa João Paulo II falava 7 idiomas , ja assisti uma entrevista no SBT com um rapaz que estaava no convento e dominava 6 idiomas e tinha 21 anos *.*.

    Tenho 17 e estudo inglês por conta propria , quando tiver um trabalho entro em um curso , e depois do inglês quero aprender alemão e japonês

  • 23/02/09  
    Viviane disse: 16

    Já faço inglês e francês, confesso que não é muito fácil estudar duas línguas ao mesmo tempo, e conciliar isso à faculdade. Mas estou indo bem nos dois idiomas, o segredo é dedicação, motivação e muito estudo. A paixão que tenho por idiomas é que me faz prosseguir mesmo sendo um pouco “pesado” e bastante cansativo.
    Depois desses dois idiomas estou pretendendo fazer espanhol, e um pouco mais à frente, alemão, mandarim e russo.

    Parabéns pelo blog, está ótimo!

  • 27/02/09  
    Jordana Lima disse: 17

    Vou me inspirar no esemplo do Julio! E correr atrás do tempo, melhor da fluência perdida!

  • 01/03/09  
    Marcelo Vilela disse: 18

    Caramba, tenho 19 anos e concordo que a competitividade esta cada vez exigindo mais dos profissionais. Tenho um espanhol por prazer, me indentifico com a verdade do idioma, o inglês é uma necessidade, faz pouco tempo que me motivei de verdade a aprende-lo, sentia a minha privacidade linguistica esfacelada pelo inglês, mas agora consigo compreender sem ficar reclamando os porques da lingua, vou tentar mandarim e alemão, penso em antes dos 40 aprender italiano hauahuhuahaahu

  • 04/06/09  
    Gabriel disse: 19

    Concordo que o mundo é competitivo e devemos aprender mais do que uma segunda língua… mas também não adianta SÓ estudar idiomas. Concordo com o prof. Adir, que disse que devemos estudar o idioma que realmente nos será útil. Eu, como descendente, gostaria de voltar a estudar alemão, mas no meu mercado o mais importante é inglês, e em segundo lugar espanhol. Também não vou perder meu tempo com idiomas em que oportunidades mal aparecem na área.

  • 19/07/09  
    Johnny Freeman disse: 20

    Depois do inglês, certamente começarei a estudar françês.

  •    
    Equipe do English Experts informa:  

    Caro leitor,

    Só é possível enviar comentários em posts publicados há no máximo 1 mês. Para perguntas sobre o assunto abordado no artigo acima envie uma mensagem em nosso fórum.

    Link do fórum: Fórum do English Experts

    Se você nunca utilizou um fórum aprenda agora: Como utilizar o fórum.

    São mais de 20.000 membros no fórum. Garantimos que nenhuma pergunta ficará sem resposta.

    Mais informações

    - Para críticas e sugestões envie um email para alessandro [arroba] englishexperts.com.br

    - Para se tornar um colaborador clique aqui.

    - Confira as Dicas Recomendadas.

    Bons estudos!

    Equipe do English Experts

1 2 3