Professor nativo x Professor não-nativo

Professora de inglêsCertamente uma das vantagens de coordenar a edição de um site de dicas de inglês, mesmo não sendo professor, é que eu não preciso defender nenhuma bandeira (leia: escola de idiomas) ou metodologia. Tudo que publico aqui é resultado dos meus estudos. Se funcionou para mim ou para um leitor, então é publicado.

Por isso, ao invés de site somos um blog, o que permite que o leitor possa expor suas opiniões nos comentários e também saber o que os outros pensam a respeito dos tópicos abordados.

Em 2007 publiquei um texto bastante polêmico enviado por um leitor, nesse texto ele dizia a seguinte frase “escolha de preferência um professor nativo da língua ou pessoa que morou muito tempo (mais de 10 anos) em país de língua inglesa”. Como não poderia deixar de ser, recebi muitas críticas pela publicação, vários professores indignados saíram em defesa da classe e enviaram comentários de protesto.

O bacana disso tudo é que depois do debate chegamos à seguinte conclusão: alguns alunos preferem estudar com professores nativos, isso é fato, porém no quesito didática não importa a nacionalidade. Da mesma forma que existem bons e maus professores de inglês nativos, também existem bons e maus professores de inglês não-nativos.

Os leitores Rogerio Costa e Alessandra Carvalho enviaram uma indicação de um artigo publicado no G1. Nesse artigo o linguista britânico David Graddol ao ser indagado sobre o perfil ideal do professor de idiomas respondeu o seguinte: “o melhor professor é aquele que fala a língua materna de quem está aprendendo o idioma. Também é preciso ser altamente capacitado e ter um ótimo domínio do idioma, claro”.

Qual sua opinião a respeito da  afirmação do David? Aguardo comentários.

See you.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

75 comentários

  • 16/05/10  
    Thiago diz: 71

    Imagine um brasileiro que nunca foi à escola ou que estudou somente até o Ensino médio, ensinar Português no exterior (…) Ele fala Português fluente porque nasceu no Brasil , mas não pode ser considerado professor, me poupe! profissão professor é coisa séria e não devemos nos render a um vislumbre momentâneo que nos trará mais frustração que aprendizado! O que eu vejo acontecer muito aqui no Brasil é um americano falido, às vezes pertencente à escória norte americana ou de outro país encontrar no Brasil um jeitinho de ganhar dinheiro no país dos tolos! Não são professores, muitas vezes são pessoas que não encontrava trabalho de qualquer espécie no exterior e vem de mãos abanando ao Brasil assumir uma profissão seríssima no terceiro mundo, lamentável! Deveria ter órgãos para avaliar este tipo de acontecimento, pois educação é coisa séria!

    Os professores de Inglês do exterior recebem muito bem no país deles, será que eles largariam suas regalias para lecionar no Brasil ganhando 10 reais por hora nas escolinhas da vida? que tipo de pessoa larga os States e Inglaterra pra se sujeitar a isso? Uma pergunta retórica para reflexão geral! Estes professores os quais citei no início do parágrafo até vem ao Brasil, mas em uma situação de opção pessoal e ganam de 50 a 60 reais por hora ( SIC) pois tem formação para isso, comprometimento e conteúdo muito além do nascer lá fora ( são professores) e escola para pagá-los são caras demais já que devem arcar com custo alto de contratação e pagamento de aulas (…) Cabe agora a todos vocês justificarem que tipo de professor nativos estamos falando! Professor de verdade ou um atendente do Mcdonald ….O cara tem vivência, oks, o dia que educação for só vivência minha avó será professora de Português!!!!!

    Um professor bom é aquele que ensina e se ensina é porque alguém aprendeu, lógico, e que domina o discurso oral e escrito, mas tem didática e intenção de ensinar pelos valores cívicos morais e éticos, cursos no exterior são bem vindos, vivência é interessante, mas chamar de professor de Inglês oportunistas é rebaixar o valor da profissão e da língua concernente!

    nada mais!

  •    
    Webmaster diz:  

    Caro leitor,

    Só é possível enviar comentários em posts publicados há no máximo 1 mês. Para perguntas sobre o assunto abordado no artigo acima envie uma mensagem em nosso fórum.

    Link do fórum: Fórum do English Experts

    Se você nunca utilizou um fórum aprenda agora: Como utilizar o fórum.

    São mais de 60.000 membros no fórum. Garantimos que nenhuma pergunta ficará sem resposta.

    Mais informações

    - Para críticas e sugestões envie um email para alessandro [arroba] englishexperts.com.br

    - Para se tornar um colaborador clique aqui.

    - Confira as Dicas Recomendadas.

    Bons estudos!

    Equipe do English Experts

1 6 7 8