1 mês de intercâmbio em Toronto, Canadá

Olá a todos! Sou leitor assíduo do site e, recentemente, cheguei de Toronto, Canadá. Resolvi investir em um curso no exterior devido à minha profissão: sou analista de sistemas. Fui fazer um curso de 1 mês e fiquei em casa de família.

O Embarque

Por aqui foi tudo tranquilo, mas ainda não acreditava que estava viajando para o Canadá! Isso só aconteceu durante o voo quando os comissários de bordo começaram a distribuir a ficha da alfândega para ser preenchida e entregue na imigração quando chegasse. Nessa hora fiquei pensando no que falar caso o policial que me atendesse fizesse muitas perguntas. Bem, pousei e fui com a cara e a coragem, seguindo o fluxo. Entrei na fila da imigração e chegou a minha vez de ser atendido. Apresentei meu passaporte, carta de matrícula e endereço da minha host family.

– Are you going to study?
– Yes.
– Is this your address while you stay here?
– Yes.

Ainda bem que a policial só me fez estas perguntas! Heheh. Pois bem, entrei no Canadá.

Leia dicas de quem já fez intercâmbio

Quando cheguei em minha homestay, meus hosts parents me apresentaram a casa e, para minha surpresa, o chinês e as duas coreanas que também estavam intercambiando. Começaram a me fazer perguntas sobre o Brasil e sobre minha vida. Eu entendia, mas travava na hora de responder.

O Primeiro Dia

No dia seguinte, tinha aula pela manhã. Peguei o ônibus pra ir pra escola e logo descobri que era o errado. Nessa hora ou eu destravava ou continuaria perdido! Mas consegui pegar as informações corretas e chegar à escola. Foi então que comecei a me acostumar com o idioma, mas não pensava rápido para ter um bom diálogo ainda.

O Desenvolvimento

Durante toda minha estadia, tinha aulas das 9h às 12h e, depois, passeios pela cidade com uma coordenadora oferecida pela escola. Fui me acostumando aos poucos e o diálogo foi se tornando algo mais comum e fácil. Situações como compras, visitas a pontos turísticos, o interesse da família em saber como foi seu dia e até mesmo as aulas ajudam e muito na tão sonhada fluência.

Infelizmente, pude ficar apenas durante o período de minhas férias do trabalho e da faculdade, mas posso dizer que foi uma experiência única. Quero poder ajudar vocês escrevendo mais vezes contando um pouco do que aprendi nas aulas.

Sobre o autor: Rafael Xavier Felipe é Analista de Sistemas, estudante de Sistemas de Informação pela Unesp (Bauru/SP) e estuda inglês nas horas vagas.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

25.jpg

Autor Convidado

Este artigo foi escrito por um Autor Convidado do English Experts. Confira o nome do autor no rodapé do texto acima. Seja um colaborador, clique aqui e saiba como participar.

112 comentários

1 10 11 12