Como o Videogame pode turbinar seu inglês

Sempre ouviu dizer que videogame era perda de tempo ou coisa de nerd? Já levou muitas puxadas de orelha da sua mãe para desligar seu Playstation e ir afundar nos livros? Bom, talvez seja hora de quebrar esse preconceito – e provar, de uma vez por todas, que jogar não é inútil, e sim uma das maneiras mais efetivas de melhorar seu inglês.


O jogo Metal Gear Solid 4: “War has changed. It’s no longer about nations, ideologies, or ethnicity. It’s an endless series of proxy battles fought by mercenaries and machines. War – and its consumption of life – has become a well-oiled machine.”

O videogame faz o que chamamos de processo de aprendizagem ativo: se você não entender o que é dito, além de não entender a história – como já acontece nos filmes, por exemplo -, você não passa de fase. É uma “questão de sobrevivência” entender a mensagem. Você não é passivo ao que recebe, como ao assistir um programa. Você tem de se concentrar muito mais, interagir com o emissor – mais ou menos o que acontece com um livro. Se você se distrai, não prossegue. É um processo vivo de contato com a língua estrangeira. Vários sites de escolas de idiomas já colocam uma seção de jogos online, por perceberem que os estudantes veem nos jogos uma forma de aprender e de se divertir ao mesmo tempo. Combinar lazer e trabalho, como nós já sabemos, é uma das premissas dos nossos tempos tecnológicos. Não que os filmes não sejam importantes, é claro que são também uma forma muito prazerosa de se aprender inglês; mas quanto mais diversificadas forem suas fontes de aprendizado, melhor e menos cansativo para você.

Antes de sair correndo tirar o pó do seu console, uma ressalva: há jogos e jogos. Se você ainda é um iniciante, talvez seja uma boa dica começar por jogos de ação como Resident Evil 5, que não possuem tantos diálogos, e ir abrindo seu leque de opções com o tempo. Para quem já está em um nível intermediário, jogos de RPG (Role-Playing Games) como Final Fantasy XIII possuem uma história envolvente e um vocabulário muito extenso, além da diversidade de sotaques (accents). Nesse último, por exemplo, alguns personagens possuem pronúncia australiana! Além de treinar seu listening (ouvindo as falas) e seu reading (lendo a legenda), você descobre palavras novas e as deduz pelo contexto.

No jogo Call of Duty: Black Ops, por exemplo, aprendi o significado da palavra “rendezvous”: ponto de encontro – o diálogo já me dava dicas do que a palavra significava, e eu apenas usei o dicionário para confirmação. Mas o principal não são as palavras em si, mas o fato de que você consegue acompanhar uma história e aprender todos os jargões relacionados à sua temática (no caso, Guerra Fria).

Saí do meu curso de inglês há alguns anos e estava em um nível intermediário. Hoje, pelas avaliações que eu fiz, estou no nível C1 (ou seja, avançado). Sem ler nenhum tópico novo em gramática. Em compensação, joguei muito (mais do que devia, admito…) e aprendi muitas gírias que um curso tradicional dificilmente ensinaria. Ditando meus diálogos preferidos, o meu speaking também melhorou.

Para quem já se considera bom no inglês, lanço um desafio: o jogo Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots. É uma história muito densa e confesso que vou ter jogar de novo para entender o básico. Segundo muitos, é a melhor história de todos os videogames já feitos – essa continuação demorou dez anos para ser lançada!

Bom, fica aí minha dica. Se você tem videogame, comente: qual é seu console? Wii, Xbox, Playstation? Qual seu jogo predileto? Você já aprendeu alguma expressão nova jogando videogame?

Bons estudos e até outro dia!

Créditos: agradeço ao site IMDb pelo comentário (quote) que abriu este texto e ao site Techgeek  pela imagem.

Sobre a Autora: Mariana Fonseca é estudante de Jornalismo. Paulistana, leitora ávida e nerd to the core. Fez alguns anos de curso de inglês, mas passou (e passa) boa parte de seus estudos como autodidata. Atualmente, escreve crônicas quinzenais em seu blog pessoal, o Fonsecando.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

25.jpg

Autor Convidado

Este artigo foi escrito por um Autor Convidado do English Experts. Confira o nome do autor no rodapé do texto acima. Seja um colaborador, clique aqui e saiba como participar.

40 comentários

  • 28/01/12  
    Stan diz: 31

    jogos, filmes, etc…maneira útil e agradável de aprender…….O grande aliado de uma língua estrangeira é a curiosidade, portanto, sejamos curiosos em exagero….não é pecado!!!!!!!!rssssssss…….great!!!!!!!!!!!!!! tks

  • 29/01/12  
    cristina diz: 32

    Eu recomendo Heavy Rain , só disponível para Ps3. Não me ligo tanto assim em game, mas este é mto bom, todas as decisões que vc toma no joga influencia no final, assim o jogo tem vários finais, e para o inglês é ótimo pois tem bastante dialogo sem ser chato. confiram!!!

  • 31/01/12  
    Maria diz: 33

    great idea! enjoy yourself and learn a lot!
    thanks.

  • 04/02/12  
    Márlon diz: 34

    Meu inglês diria que é intermediário, pois consigo entender diálogo, não tudo, mas quase o suficiente, graças aos jogos. Jogo desde pequeno e nunca fiz inglês na minha vida e não pretendo fazer, vou melhorar meu inglês só jogando mesmo. xD

  • 15/02/12  
    Jack diz: 35

    Em muitos jogos de luta, quando o jogador perde ou ganha, a mensagem na tela é: YOU WIN! ou YOU LOSE! Por que não é YOU WON! ou YOU LOST! ?

  •    
    Webmaster diz:  

    Caro leitor,

    Só é possível enviar comentários em posts publicados há no máximo 1 mês. Para perguntas sobre o assunto abordado no artigo acima envie uma mensagem em nosso fórum.

    Link do fórum: Fórum do English Experts

    Se você nunca utilizou um fórum aprenda agora: Como utilizar o fórum.

    São mais de 60.000 membros no fórum. Garantimos que nenhuma pergunta ficará sem resposta.

    Mais informações

    - Para críticas e sugestões envie um email para alessandro [arroba] englishexperts.com.br

    - Para se tornar um colaborador clique aqui.

    - Confira as Dicas Recomendadas.

    Bons estudos!

    Equipe do English Experts

1 2 3 4