Os benefícios do estudo de idiomas para o Cérebro

Eu sempre fui fascinado por estudos sobre o funcionamento do cérebro. Quando era adolescente lia e relia as reportagens da Superinteressante sobre as pesquisas do cientista Ivan Izquierdo, pioneiro no estudo da neurobiologia da memória e do aprendizado. O assunto já rendeu alguns artigos aqui no EE, vocês devem se lembrar dos posts Como nosso cérebro aprende inglês e Mapas Mentais para estudar inglês.

Na última sexta-feira fiquei muito feliz ao ver que o assunto do último NerdCast era Neurociência. Entre outros assuntos interessantes, o convidado André Souza, doutorando em Psicologia cognitiva, falou sobre as vantagens de se falar mais um idioma.

A parte que mais me chamou a atenção foi quando ele falou sobre Sinestesia Cognitiva. O termo é “feio”, mas a explicação é simples. Nós temos a tendência de achar que a percepção de alguma coisa pode influenciar na compreensão de uma coisa completamente diferente. É mais ou menos o que acontece quando baixamos o volume do som do carro quando estamos tentando encontrar algum endereço. Você já fez isso?

Agora a informação que realmente me surpreendeu e que vai interessar a todos que estudam idiomas. Veja só o que André falou sobre a Sinestesia Cognitiva para quem fala mais de uma língua:

… pessoas que falam mais de uma língua tem um controle atencional muito maior. Então, elas conseguem mudar de uma tarefa para outra de forma mais fácil sem ter que desligar uma tarefa, sem ter que baixar o volume do rádio para poder enxergar um número melhor…

Isso se dá por conta do treinamento constante. Entenda melhor.

…quando a pessoa fala duas línguas, ou mais de duas línguas, ela tem que constantemente inibir um sistema e colocar o outro em evidência. Quando ela quer falar inglês, por exemplo, se ela está falando português ela tem que baixar o conhecimento do inglês para ela focar no inglês.

Além de todos os benefícios, estudar idiomas é ainda uma academia para o cérebro. Eu tenho alguns apontamentos sobre o livro Use Your Head do famoso Tony Buzan, espero falar sobre ele em breve.

Vocês gostariam de ler mais sobre tema aqui no blog?

Aguardo comentários!

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

49 comentários

  • 26/03/12  
    Lucas Romão diz: 41

    Adorei seu post e sempre estou aconselhando o EE aos meus amigos que estudam inglês !

  • 28/03/12  
    mario diz: 42

    way to go buddy. I wish I could hear more from this subject. This intersts me a lot.

  • 28/03/12  
    mario diz: 43

    I am delighted for the quality of information and articles in this site. That’s why I recommend it to all my students.

  • 30/03/12  
    Learning languages does your brain good! – Spanish Language Blog diz: 44

    [...] the original text in Portuguese by clicking here. Share this Post! Tweet Posted in Learning Tagged tips Pestiños, un [...]

  • 30/03/12  
    Fabiano diz: 45

    I’d very much like to read more abou it, great article by the way. :)

  • 31/03/12  
    Stan diz: 46

    great article….very interesting this subject…I’ll hope much more….tks a lot
    hugs!!!

  • 03/04/12  
    Ivy diz: 47

    Gostaria de publicar isso no meu blog, meu blog tem acesso basicamente dos meus alunos, e acho que essas informações seriam importantes pra eles. Existe alguma política ou proibição pra isso? Claro que colocarei a fonte e o nome do autor.

    Obrigada desde já.

    Ivy

    • 03/04/12  
      Alessandro diz:

      Oi Ivy,

      Que tal em vez de copiar o conteúdo você colocar seus comentários sobre o assunto no seu blog e indicar este artigo com um link?

      Acho que essa é a melhor forma.

      Obrigado pelo comentário!

  •    
    Webmaster diz:  

    Caro leitor,

    Só é possível enviar comentários em posts publicados há no máximo 1 mês. Para perguntas sobre o assunto abordado no artigo acima envie uma mensagem em nosso fórum.

    Link do fórum: Fórum do English Experts

    Se você nunca utilizou um fórum aprenda agora: Como utilizar o fórum.

    São mais de 60.000 membros no fórum. Garantimos que nenhuma pergunta ficará sem resposta.

    Mais informações

    - Para críticas e sugestões envie um email para alessandro [arroba] englishexperts.com.br

    - Para se tornar um colaborador clique aqui.

    - Confira as Dicas Recomendadas.

    Bons estudos!

    Equipe do English Experts

1 3 4 5