Imersão em inglês no Brasil

Imersão em inglês no Brasil

Olá, amigos do English Experts! É muito comum ouvirmos as pessoas dizerem, ou até mesmo nos pegarmos dizendo que só aprendemos inglês corretamente quando moramos fora do Brasil. Essa afirmação não é verdadeira, já que temos muitos casos de pessoas que falam um excelente inglês sem nunca ter saído do país.

Claro que morar fora (leia-se, em um país de língua inglesa) proporciona muitos benefícios, o maior deles é a imersão no idioma a ser aprendido, o que é mais difícil de atingirmos em nosso país. Temos também a questão cultural, mas isso é assunto para um outro post.

APRESENTAÇÃO PESSOAL EM INGLÊS Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina como você deve se preparar para fazer uma apresentação pessoal profissional em inglês. O conteúdo dessa aula ajudará você a aproveitar melhor as oportunidades no ambiente corporativo. ACESSAR AULA

Por hora, vamos analisar qual é a dinâmica de estarmos imersos no idioma em um país de língua inglesa.

Nosso aprendizado é acelerado porque temos inúmeras oportunidades de interagir com nativos naquele idioma, e ouvimos repetidas vezes as mesmas palavras e expressões sendo utilizadas em uma variedade de contextos diferentes, como na TV, rádio, no mercado, e em outros lugares.

Se formos comparar, são limitadas as nossas oportunidades de praticar aqui no Brasil, como aulas de inglês em escolas e até mesmo auto-estudo. Raramente encontramos situações reais para interagir com estrangeiros em um contexto autêntico. Quem mora em cidade pequena ou onde o turismo não é forte sabe bem do que eu estou falando.

A internet ajudou a diminuir as limitações dessa interação nos últimos anos, mesmo assim, diálogos na “vida real” são necessários, especialmente para quem estuda online. Eu já falei isso aqui em outras oportunidades.

Uma forma de imitar a experiência em um país de língua inglesa é fazer uma imersão por alguns dias em nosso país mesmo. O maior benefício não é o volume de informações que se aprenderá, e sim a perda de inibição e ganho de confiança para falar inglês. É uma combinação de experiência autêntica com estudo dirigido.

Entendo que o investimento pode parecer alto, mas acho que a experiência é válida. Além disso, fica muito mais barato do que viajar. O nosso colaborador Daniel Bonatti, já conhecido de muitos aqui (Podcast 17), desenvolveu uma imersão feita aos finais de semana, próxima a cidade de São Paulo. O objetivo é justamente propiciar ao participante uma experiência autêntica com uma mescla de professores nativos e brasileiros. Conversei bastante com ele sobre o assunto e achei a proposta do LivEnglish muito interessante. Pode ser que eu participe ;-)

ATIVE O ENGLISH PLUS Além de aprender sem anúncios, você terá acesso: aos Cursos do English Experts, a respostas verificadas por especialistas (ilimitado) e ao aplicativo Meu Vocabulário. ATUALIZAR AGORA

Outra vantagem de uma imersão desse tipo é o ambiente relaxado no qual se desenvolve o idioma. Diferente de uma sala de aula, o participante pratica o inglês de forma natural: conversando, caminhando, comendo, assistindo filmes e até mesmo praticando esportes ou atividades ao ar livre.

Você já fez uma imersão? Se sim, como foi a sua experiência?

Aguardo comentários!

Ainda precisa de ajuda?

Configura algumas opções:

  1. Envie sua questão em nossa comunidade;
  2. Assine o English Plus e tenha acesso ilimitado a respostas verificadas por especialistas.
Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro é fundador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 32 comentários