5 Princípios para Aprender Inglês com Música

Você já parou para pensar como a música pode ser uma ferramenta incrível para se aprender várias coisas? Você já parou para observar a música não só como uma forma de entretenimento, mas também como uma excelente fonte de novas informações? Você já parou para pensar na música como um meio a ser explorado para aprender um idioma?

Descobri ao longo desses anos que para mim, a música é o melhor caminho para aprender inglês. Foi em um encarte de um CD da banda de rock Red Hot Chili Peppers que eu encontrei quase tudo que eu precisava. E, definitivamente, eu não sou a única pessoa que descobriu nesse método a sua melhor opção para aprender inglês.

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.

Durante este mês, eu estive pesquisando opiniões de experts sobre este assunto. Eu perguntei a eles se eles acreditavam na música como uma maneira eficiente de aprender inglês (e recebi algumas respostas incríveis como a de Aaron G. Myers, citação abaixo). Eu também li alguns artigos em blogs de pessoas que já mencionaram essa maneira de aprender e fiquei surpreso, pois não esperava encontrar tanta gente falando bem e recomendando este método.

I believe in creating a robust learning program that focuses on learner interests, personality and learning style.  Music can certainly be a big part of that program and can be a really great resource.  If you love music and find music beneficial for learning other things then I think it would be an efficient way to learn English.  If not, you would want to make sure you are focusing on other ways to learn.  Music is an important part of creating an immersion like environment though and so everyone should be listening to at least some music in English. – Aaron G. Myers

Aprender inglês com música envolve vários fatores que provavelmente você já conhece: ter dedicação, ter força de vontade, ter interesse, ser curioso, ter foco e treinar muito.

Diferentemente dos métodos tradicionais que aprendemos nas aulas das escolas e dos cursos, aprender inglês com música pode ser um método muito mais fácil, rápido e divertido. O fato é que a música é uma ferramenta fantástica porque afinal, existe alguém no mundo que não gosta de música?

Se você ama (e eu sei que ama!) música e deseja aprender inglês através dela, este pode ser o caminho certo para você também. Basta confiar nessas melhores práticas abaixo para aprender inglês com música:

1. Aprenda a ouvir primeiro

Uma das grandes vantagens que a música pode nos oferecer quando aprendemos através dela é que treinamos nossos ouvidos ao mesmo tempo que nosso cérebro processa sentimentos e “acorda” para lembrar palavras.

Toda vez que ouvimos uma música que gostamos, nós acionamos uma região do cérebro que está ligada à experiência do prazer, da mesma maneira como se comêssemos um chocolate ou tomássemos um sorvete.

Então, o ponto aqui é: sempre escolha uma música que você gosta e em primeiro lugar a ouça bastante e com atenção. Tente transcrevê-la em um caderno ou em seu próprio computador. Você terá que pausar a música ou voltar algumas partes às vezes para captar algumas palavras mais difíceis. Este processo é muito eficiente e te ajuda a aprender palavras novas, expressões e muito mais. Resumindo, você desenvolve o seu “listening” e o seu “writing” com algo que te dá prazer.

2. Leia a letra e faça anotações

Após ouvir alguma música que você gosta, leia a letra dessa música e faça uma lista com todas as palavras que você achar interessantes e anote também tudo o que te gerar dúvidas.

O ponto aqui é: com esta ação você treinará o seu “reading” e de quebra seu “writing” também ao mesmo tempo em que aguça sua curiosidade e aprende a não ter preguiça de pesquisar por novas informações quando se deparar com algo que você ainda não aprendeu.

3. Traduza a letra

Com a letra da música por perto e sem tradução, pegue seu dicionário ou utilize ferramentas online de tradução e comece a traduzi-la. Quando terminar, procure pela letra traduzida e compare com a tradução que você fez. Veja como você se saiu e não se preocupe muito se em algumas partes sua tradução não ficar tão boa. Prestando bastante atenção, aprendendo com os erros e treinando muito você conseguirá melhorar suas traduções.

4. Cante junto com a música

Depois disso tudo vem a melhor parte de todas: cante junto com a música e divirta-se. O ponto aqui é que ao cantar você treine seu “speaking”.

5. Repita o processo

Repita estes processos continuamente para tirar o máximo de proveito do que a música como ferramenta para aprendizagem de um idioma pode oferecer e divirta-se sempre.

E então, o que você acha de tentar colocar este método em prática agora mesmo?

Existem várias maneiras possíveis e totalmente válidas para se aprender inglês com algo que você goste muito. A única coisa que você precisa fazer é descobrir qual é o melhor caminho para você. Eu descobri que o melhor caminho para mim é a música. Pode ser o seu também. Ou pode não ser. Encontre você o seu caminho.

Se você adora música assim como eu, coloque em prática agora estes 5 princípios para aprender inglês com música e perceba como os resultados aparecem de forma natural. Você aprende muito e ainda se diverte. Aproveite isso e bons estudos.

See you!

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

30.jpg

Diego Cassiolato

Diego Cassiolato é estudante autodidata de inglês e ajuda pessoas online a aprender inglês através da música.

70 comentários

  • 09/04/12  
    Diego Matias diz: 1

    Eu aprendi dessa maneira. Com música e video games.

    • 10/04/12  
      Diego diz:

      Legal Diego! Até com videogames!

      Obrigado pelo comentário!

  • 09/04/12  
    BiahCane diz: 2

    Muito boa essa matéria! A música realmente ajuda muito para o aprendizado de inglês. E agora, com essas dicas, ficou mas fácil de usar esse método.
    Obrigada, EE!

    • 10/04/12  
      Diego diz:

      Olá Biah, muito obrigado!

      Espero que você possa seguir estes princípios e tirar bastante proveito do potencial que existe no aprendizado de um idioma através da música.

  • 09/04/12  
    Fabiana Lara diz: 3

    Aêeeee Diego, gostei de ver. Great job! :)

    Fabi

    • 10/04/12  
      Diego diz:

      Oi Fabi!!

      Muito obrigado!
      Fico feliz que tenha gostado :D

      Take care!

  • 09/04/12  
    Bruno diz: 4

    Definitivamente se aprende muito com musica, grande parte do que eu aprendi até hoje das língua inglesa veio com musica, seja americana ou de outro pais aprendi muito, existem certos pontos de cultura que só estão presentes nela e com isso você mata muitas informações que um dia vão ser necessárias, eu costumava imprimir a letra em coluna do lado esquerdo a letra e do lado dinheiro um tracejado _____ que eu mesmo preenchia com tradução ou observações que eu fazia durante a escuta, aprendi que o “k” não existia em know, e que Rehab e uma abreviação rs(alias sofri pra matar essa) entre outras, realmente musica e um grande meio

  • 09/04/12  
    Sirlene diz: 5

    Eu consegui avançar muito meu ingles ouvindo,decorando e cantando junto a musica que estou gostando no momento.
    Ouço várias vezes.. canto várias vezes até saber cantá-la sozinha. Eu recomendo, vale a pena!!!!

    • 11/04/12  
      Diego diz:

      Olá Sirlene!

      É isso aí! Continue fazendo esses passos, vale muito a pena sim!

      Um abraço!

  • 09/04/12  
    Jonas diz: 6

    Quero parabenizá-lo pelo excelente artigo!

    Sempre utilizei a música como um recurso de aprendizado, porém, nunca pensei encontrar uma metodologia tão bem elaborada como a sua… Sem dúvida, o aproveito torna-se ainda maior!

    Um forte abraço!

    • 11/04/12  
      Diego diz:

      Muito obrigado Jonas!

      Essa é uma metodologia muito simples mas muito eficaz. E o bom é que qualquer um pode aplicar, porque qualquer pessoa pode conseguir aprender dessa maneira!

      Um grande abraço!

  • 09/04/12  
    felipeh6 diz: 7

    Hi Diego,

    Parabéns pelo post e pelo teu site! Também gosto da ideia de estudar Inglês através de músicas, tanto que tenho tentado postar aqui no EE algumas maneiras pra isso. Mais recentemente, tenho postado exercícios lá na forum, nao somente com Rock como no teu caso, mas com outros gêneros musicais também. O mais recente post é este:
    http://www.englishexperts.com.br/forum/exercicio-musica-em-ingles-acerte-a-traducao-19-t24380.html
    Congrats once more!

    • 11/04/12  
      Diego diz:

      Muito obrigado Felipe!

      Seus exercícios são muito legais! Tenho certeza de que também podem ajudar muitas pessoas.

      Abraço!

  • 09/04/12  
    Guto Howe diz: 8

    I love this way of learning english…

    “I remember those songs on the radio” (Survivor)

    • 11/04/12  
      Diego diz:

      Olá Guto,

      Obrigado pelo comentário!

  • 09/04/12  
    Cleiton diz: 9

    Boas dicas. Quanto a dica nº3, cuidado ao comparar a tradução que você fez com tanto cuidado com traduções que tem nesses sites de letras que foram simplesmente coladas do google tradutor. Embora haja muitas letras corretas há também muitos erros cabeludos nessas traduções, literalidades, expressões com sentido errado etc. Na dúvida pesquise mais, afinal você está estudando, sua atenção está voltada a isso, não vá aprender errado por estar com preguiça.

    • 10/04/12  
      Flavia Magalhaes diz:

      Falou e disse, Cleiton. Eu tenho até medo desses sites que permitem que qualquer pessoa compartilhe a “tradução” que a pessoa *acha* que está correta.

  • 09/04/12  
    Adriano Acioli diz: 10

    Ótima dica Diego!
    Sem dúvida a música é uma das ferramentas mais eficientes para aprender uma língua estrangeira, se treina listening, reading, vocabulary, e ainda pode praticar o speaking ao cantar no chuveiro!
    Abs e valeu!

    • 11/04/12  
      Diego diz:

      Com certeza Adriano!

      É uma forma de aprendizado que praticamente se completa por si só!

      Abraço!

  • 09/04/12  
    Rouseman Niemeyer diz: 11

    Muito Legal esta dica…
    à alguns meses também venho estudando inglês através da músicia
    e posso afirmar que os resultados são incríveis.
    Valeu Diego… Abraços!!!

    • 10/04/12  
      Diego diz:

      Olá Rouseman, obrigado pelo comentário!

      Com certeza os resultados que podemos obter estudando inglês com músicas são extraordinários!

      É uma opção que eu penso que todas as pessoas deveriam considerar para os seus estudos.

      Abraço!

  • 09/04/12  
    dil diz: 12

    Muito bom. Também estou aprendendo assim. obrigada

    • 10/04/12  
      Diego diz:

      Obrigado Dil!

      Te desejo boa sorte e que você consiga aprender muitas novidades interessantes com músicas.

  • 09/04/12  
    Rakky diz: 13

    Esse é um dos melhores jeitos de aprender e eu já aprendi muito com música! =)

    • 10/04/12  
      Diego diz:

      Rakky, também acredito muito no potencial dessa forma de aprendizado! Recomendo a todos :D

  • 09/04/12  
    nazaré diz: 14

    Muito bom mesmo, adoro música e principalmente Rock, e vivo escutando e cantando no site Vagalume, realmente é muito bom, além de fazer bem para o coração, kkk você aprende muito inglês, e seguindo as dicas do EE como sempre tudo será ótimo.

    • 10/04/12  
      Diego diz:

      Obrigado Nazaré!

      Continue escutando e cantando muitas músicas em inglês e seguindo as dicas do English Experts. Com certeza atrvés dessa combinação você aprenderá muitas coisas novas.

      Abraço!

  • 09/04/12  
    Carlos Fernando Melo Soares diz: 15

    That’s great.Thank you so much.

    • 10/04/12  
      Diego diz:

      Thanks Carlos! I’m glad you liked it :D

  • 09/04/12  
    Diogo Santos diz: 16

    É muito bom!
    Eu poderia enviar um link com vários artistas brasileiros cantando em inglês ?
    Aguardo resposta!

    • 09/04/12  
      Alessandro diz:

      Claro que sim.

    • 10/04/12  
      Flavia Magalhaes diz:

      Pessoal, eu soube que o Dinho Ouro Preto do Capital Inicial acabou de lançar um cd em inglês. A Paula Fernandes também manda super bem no Dust in The Wind. Alessandro, acho que temos um post a caminho…

    • 12/04/12  
      Diogo Santos diz:

      Já enviei uma lista com 10 videos.

  • 09/04/12  
    Hend diz: 17

    olá, a forma mais divertida de aprender inglês para mim é atramúsicas…
    esse site http://www.lyricstraining.com é meu favorito…abs

    • 10/04/12  
      Diego diz:

      Olá Hend, obrigado pelo comentário!

      Tome cuidado apenas com muitos desses sites com traduções de músicas pela internet pois nem sempre certas traduções que eles apresentam são as mais corretas, ok?

      Obrigado pela recomendação para o pessoal!

      Abraço.

  • 10/04/12  
    Ana L. S. Bogo diz: 18

    Bom dia! Achei bem estimulante essa dica de aprender inglês com música! Só uma dúvida: Existe algum estilo musical que não é aconselhável utilizar? (exemplo: algum estilo que induza mais ao erro?)
    Saudações

  • 10/04/12  
    FABIANA COSTA diz: 19

    Hello!

    Adorei o Tópico de hoje: 5 Princípios para Aprender Inglês com Música
    Seus e-mails sempre me ajudam muito.
    É assim que eu faço… comecei a traduzir as músicas porque queria entender a letra. É um método muito útil e prazeroso.
    Outra dica boa também são Seriados legendados, como Smallville e Sobrenatural.

    Thanks my friend.

    • 11/04/12  
      Diego diz:

      Olá Fabiana,

      Eu também sempre me preocupei em entender o que os artistas cantavam nas músicas que eu mais gostava.

      Muito obrigado pelas dicas adicionais. Seriados legendados são uma ferramenta excelente também. Eu acompanho alguns: House, Grimm (esses dois sempre!) e alguns outros de vez em quando.

      Abraço!

  • 10/04/12  
    Pautilho diz: 20

    Muito boa a dica! O legal é que eu pratico isso há muito tempo( desde 2006, mas não havia ligado uma coisa com a outra!!!!) com música pop japonesa (não aquelas músicas encas e de rock de anime/otaku!) e algumas coreanas, pois eles usam MUITO inglês em suas canções. Além disso percebo claramente a diferença da pronúncia do inglês asiático entre o inglês americano/britânico, e já aprendi (e continuo aprendendo) muitas coisas inglês e também de japonês e coreano. Muitos tem preconceito, mas creio que vale a pena dar uma chance a alguns cantores(as) e bandas asiáticas…
    ps: não sou e nem tenho familiares asiáticos!

  • 10/04/12  
    thais moreira diz: 21

    Eu sou uma autodidata! Eu aprendi muito com a música! Eu estudava tanto inglês que acabei por reprovar.Tinha quilos e quilos de cadernos com palavras em que eu havia dúvida. Até hoje possuo um caderno com frases e palavras. É concordo plenamente a música é uma grande aliada a pessoa que querem aprender inglês por si próprio ou até mesmo aqueles que cursam inglês

    • 11/04/12  
      Diego diz:

      Olá Thaís!

      Obrigado pelo comentário!

  • 10/04/12  
    CATALINE diz: 22

    I love songs, I loved this tip. I think a lot of people like too, thank you so much.

    • 11/04/12  
      Diego diz:

      Olá Cataline,

      Muito obrigado! Também concordo que muitas pessoas devem gostar dessa forma de aprender inglês.

      Abraço!

  • 10/04/12  
    Claudio da Maia diz: 23

    Comecei a melhorar minha pronúncia ouvindo música. Realmente é uma ferramenta muito boa. Tenho uma amiga, que também é autodidata, que me disse que a música foi fundamental pra ela. Parabéns por esse site, Um abraço!

    • 11/04/12  
      Diego diz:

      Muito obrigado Cláudio!

      A música é uma ferramenta tão boa que você consegue treinar tudo o que é essencial no aprendizado: a pronúncia, a escrita, seus ouvidos, e muito mais.

      Abraço!

  • 10/04/12  
    Stan diz: 24

    Inglês com música….concordo plenamente em unir o útil ao agradável….Leciono Inglês e percebo o grande interesse dos alunos, quando preparo aulas com letras musicais. Apenas tomo certo cuidado ao escolher a música mais adequada, de acordo com a série e o nível da turma, pois tratam-se de salas de aulas heterogêneas. Muito legal!!!!! valeu!!!!
    tks

    • 11/04/12  
      Diego diz:

      Olá Stan,

      Eu penso que a música tem um poder muito grande sobre cada um de nós. Basta adicionar música a qualquer atividade que se queira fazer que tudo fica mais gostoso! E isso acontece também no aprendizado de idiomas, é claro!

      Um abraço!

  • 10/04/12  
    Humberto diz: 25

    Quem tem smartphone e internet, pode instalar o aplicativo adequado e possuir acesso às letras das músicas direto no player. E no melhor estilo karaokê, com a letra passando conforme o artista canta.
    Ás vezes se está sem fazer nada no ônibus ou na fila do banco, e é nesse momento em que podemos treinar nossos ouvidos.
    Fica a dica.

    • 11/04/12  
      Diego diz:

      Olá Humberto,

      Muito obrigado pela dica!

      Valew!

  • 10/04/12  
    Jennifer Aline Ernesto de Oliveira diz: 26

    Adorei as dicas, eu meio que treinava o meu inglês dessa maneira só que eu não tentava fazer a tradução e escrever a música sozinha sem antes consultar um dicionário ou a tradução pronta da música.
    Vou usar essas dicas =)

    • 11/04/12  
      Diego diz:

      Oi Jennifer!

      Treine sempre que possível seguindo essas dicas e você verá como seu inglês vai melhorar bastante com naturalidade!

      Obrigado pelo comentário!

  • 11/04/12  
    Robson Pereira diz: 27

    Olá , eu uso esse método a bastante tempo evolui demais estudando músicas que eu curto dei preferencias para as românticas ,eu imprimo a letra ,toco a música anoto na própria folha da letra as palavras que não conheço ai escuto muitissimo e assimilo as palavra que não conheço pelo contexto , muito bom.

  • 11/04/12  
    Luan diz: 28

    Olá, gostei muito do post. Sempre pratico meu inglês com música..Não sei se alguém comentou, mas eu utilizo um programa chamado “MiniLyrics” que você instala e ele roda a letra da música no tempo certo (como se fosse um karaokê, pra mim é muito eficaz para aprender o inglês com música, por isso que muitas vezes eu digo que o Heavy Metal é meu melhor professor de inglês. Na parte que o autor do tópico falou que devemos encontrar o nosso caminho, eu já lembrei de uma música nova do Iced Earth que diz “we mus find our way” (8). É isso aí.. excelente o tópico como de costume aqui no EE.

    • 12/04/12  
      Diego diz:

      Olá Luan!

      Muito obrigado pela dica do programa que você utiliza para aprender inglês com música. Eu mesmo não sabia desse programa. Com certeza também pode ser uma ferramenta muito útil para as outras pessoas!

      E é isso mesmo: para aprender algo com prazer devemos encontrar nosso caminho. Uma vez encontrado, certamente você colherá muitos frutos.

      Um grande abraço!

  • 13/04/12  
    Ronaldo diz: 29

    won pretty good i learn very with music ^^

    • 15/04/12  
      Diego diz:

      Olá Ronaldo!

      Obrigado pelo comentário!

  • 14/04/12  
    Lucas Romão diz: 30

    A música pode nos ajudar muito sim ,eu sou um exemplo disso ,aprendi muito com as músicas da Lady Gaga ,entendo muito bem suas letras e acredito que é uma ótima forma de aprendermos Inglês !

    • 15/04/12  
      Diego diz:

      Olá Lucas,

      Sem dúvida um dos grandes prazeres de estudar inglês com músicas é também poder entender o que suas músicas favoritas dizem em suas letras.

      Você adquire conhecimentos e ainda entende e sabe o que está cantando.

      Um grande abraço!

  • 15/04/12  
    Nancy diz: 31

    It´s wonderful learning English language listening music. I like music very much, mainly Rock n´Roll.

    • 30/04/12  
      Diego diz:

      Oi Nancy,

      Obrigado pelo comentário!

  • 25/04/12  
    luciana henriques diz: 32

    estou a 2 anos em um curso muito bom de inglês, mas não venho progredindo muito devido faltas, pois trabalho ás vezes aos sábados, dia do curso. Estou um pouco cansada da mesma metodologia. Adoro cantar, portanto acho excelente contar com tal ferramenta para alcançar o tão sonhado inglês. Vou tentar seguir as dicas e turbinar meu inglês. Até breve Lu.

    • 30/04/12  
      Diego diz:

      Olá Luciana,

      É isso aí! Procure usar métodos que você goste. Cantar é muito gostoso e pode sim ajudar bastante a aprender novidades de inglês.

      Take care!

  • 26/04/12  
    Daniele diz: 33

    Hi! Nice tips!
    Também sou “self-taugh” de inglês e uma das ferramentas que uso para melhorar o meu inglês sem dúvidas é a música! Lendo o post parecia que estava me vendo quando estudo pelas músicas… Recomendo a todos que como eu estudam por contra própria, como também a quem está matriculado em escolas de línguas. Só terão a ganhar com essa ferramenta tão mágica chamada música!

    Valeu pelo post!

    • 30/04/12  
      Diego diz:

      Obrigado Daniele!

      Muito legal ver que você se identificou com esta maneira de aprender inglês :D
      A música é uma ferramenta muito boa mesmo.

      Abraço!

  • 30/04/12  
    Paulo Eldo diz: 34

    I think it´s very good I will try it too.

  • 02/05/12  
    goodBadApple diz: 35

    Também aprendi muita coisa com o Red Hot, if you know what I mean ;D.

    Mas uma coisa legal que aconteceu comigo, eu aprendi inglês sem nem perceber ouvindo música. Isso é sério, comecei a ouvir muita música em inglês e fiquei interessada pelas letras, o tempo passou e eu basicamente ganhei nível intermediário em inglês.

    É engraçado pois hoje pensando bem, eu nem estava interessada em aprender o idioma, mas acabou acontecendo. Atualmente iniciei um curso pois apesar de saber uma porção de gírias (incluindo umas bem “dirty”, thanks Anthony Kiedis!) e ter um vocabulário bem avançado, infelizmente gramática não é o forte dos músicos.

    Mas é isso aí, método testado e aprovado por aqui também. E Long Live to Rock’n’Roll!

  • 03/05/12  
    maira do ceu diz: 36

    Diego,

    Adorei suas dicas e parecia que vc estava falando tudo isso pra mim, pois meu speaking e listening melhorou mto depois de ouvir musicas e até seriados.

    Mto obrigada pelas dicas

  • 03/05/12  
    Aprenda Inglês com Músicas « Teacher Fabio diz: 37

    […] artigo 5 Princípios para Aprender Inglês com Música traz orientações valiosas sobre como se trabalhar de forma efetiva com músicas para […]

  • 23/07/16  
    Iza224 diz: 38

    Fiz agora com Linkin Park – Numb e é tudo verdade o que você disse; mesmo eu sabendo que estava certo. No começo, mesmo conhecendo a música e amando, tive muitas dificuldades de entender a pronuncia das frases de forma . Depois de escutar sem o lyrics, escutei com lyrics, cantei junto algumas vezes e fui para o Lyrics Training, antes estava “apanhando muito”. Meu speaking melhorou, em relação a música e depois vou praticar a dica 2 e 3.

    • 25/07/16  
      Alessandro Brandão diz:

      Iza,

      Obrigado por compartilhar conosco a sua experiência.

      Sucesso nos estudos!