A gente só enxerga o que está preparado para ver

TEDNão precisa ir muito longe, veja o que acontece em nossos estudos de inglês. É só aprender uma nova palavra, que um fenômeno acontece. Parece que o universo conspira para que o novo verbete apareça em todo canto. Mesmo em textos ou podcasts antigos, onde não havíamos percebido a sua presença. Será que elas foram inseridas lá por um ser supremo? Provavelmente não.

Assim como acontece em diversas áreas de nossa vida, a gente só enxerga o que está preparado para ver. Por isso que às vezes é quase impossível convencer uma outra pessoa de algo que para você parece óbvio.

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.

Vamos a outro exemplo, quem já comprou carro sabe do que eu vou falar. Depois de escolhido o modelo, a gente passa a vê-lo nas ruas a todo momento. É incrível! É como se o carro que você vai comprar estivesse te perseguindo.

O mundo está cheio de exemplos de pessoas que perderam oportunidades incríveis por pura falta de visão, elas eram burras? Claro que não! Simplesmente não estavam preparadas para enxergar as oportunidades. Recorro à velha história da Xerox, sim, estou falando da empresa que fabrica as famosas copiadoras.

Vocês sabiam que o computador, da forma que conhecemos hoje, foi completamente concebido pelos engenheiros da Xerox? Na época a diretoria da empresa, com receio de perder mercado para as concorrentes, reuniu um time de aproximadamente 50 gênios e lhes deram a tarefa de inventar a forma como os escritórios iriam funcionar no futuro. Os caras arrebentaram! Entre outras coisas incríveis, eles criaram a interface gráfica e o conceito de mouse. Coisas que muitos anos depois seriam a base da informática moderna.

Hoje a Xérox poderia dominar toda a indústria da informática, no lugar da Microsoft, Apple e arrisco a dizer, Google. Vejam só! Ao ver as invenções que o time de engenheiros havia desenvolvido, os diretores ironizaram: “como uma coisa chamada mouse pode fazer sucesso?”. Era uma oportunidade única, só que eles simplesmente não viram isso. Para nossa sorte Steve Jobs, viu. O resto é história!

Fica a mensagem, “a gente só enxerga o que já está preparado para ver”, o sucesso pode estar debaixo no seu nariz. Então procure!

Para concluir, gostaria de indicar um site que foi um verdadeiro achado para mim: o TED. O seu slogan é Ideas Worth Spreading. Ele apresenta uma série de palestras de pessoas incríveis, seres humanos que conseguem ver um pouco além da visão míope tradicional. Vale a pena acessar e degustar deste universo de conhecimento.

See you tomorrow!

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

17 comentários

  • 17/03/09  
    Jordana Lima diz: 1

    Thanks for the tip!!

  • 18/03/09  
    Ana diz: 2

    No comments pra esse post, excelente e aplicável em todos os setores de nossas vidas!!!

    Obrigada por compartilhar essas sábias palavras.

  • 18/03/09  
    Karen diz: 3

    O único problema é que precisa pagar pela associação, para visualizar as palestrar =(

    • 18/03/09  
      Alessandro diz:

      Karen,

      Não precisa não. Confere lá de novo com calma.

      Abraço,

  • 18/03/09  
    priscila diz: 4

    Olá!
    Não sei porquê, parei de receber as dicas por e-mail. Tentei me recadastrar mas não consigo. O que eu devo fazer?

    Obrigada

    • 18/03/09  
      Alessandro diz:

      Priscila,

      Tente efetuar o cadastro novamente na página inicial do blog.

      Abraço,

  • 18/03/09  
    Rick Van Dehrer diz: 5

    Hmm… assuntos metafísicos no English Experts. :D

    Se eu não me engano, esse é um conceito da física quântica: algo só passa a existir depois que você percebe a sua existência. Isso vale para pessoas, objetos, palavras, qualquer coisa que faça parte desse contexto de realidade.

    Essa história da Xerox é contada no filme “Piratas do Vale do Silício”. Vendo o filme, dá para ter uma ideia da cara dos diretores da Xerox quando viram aquele troço (que era de madeira!) com botões e um fio ligado a uma caixa. Eles devem ter dito: “WTF?!?” :D

  • 18/03/09  
    Bruno diz: 6

    Não foi a Xerox que inventou o mouse, foi a SRI.

  • 18/03/09  
    Ewerton C. Martins diz: 7

    Esse fenômeno acontece toda hora comigo!
    (eu pensava que eu era o único, rs)

    Mais agora está explicado! ;)

    See you!

  • 18/03/09  
    Romulo Freitas diz: 8

    Belo texto.
    puts. nao sabia q tu era analista de sistemas.
    que massa

  • 20/03/09  
    kelly diz: 9

    Excelente post Alessandro!!!
    quero deixar registrado aqui minha gratidão pela sua iniciativa de ajudar tantas pessoas…..o EE simplesmente mudou a minha vida!!!!não estou exagerando Juro!!, meu ingles estava péssimo nunca frequentei uma escola de ingles por mais de 6 meses….foi então que descobri este site excelente e a partir daí comecei a seguir as dicas recomendadas..a estudar muito e melhorei consideravelmente meu Ingles. Recentemente fui contratada por uma empresa muito importante onde conhecer o ingles é fundamental, não teria conseguido sem a ajuda de voces…muito obrigado MESMO.!!!!!! São pessoas como voces que fazem um mundo melhor! Valeu!

    • 22/03/09  
      Alessandro diz:

      Kelly,

      Comentários como o seu são o combustível para que a gente continue dedicando boa parte de nosso tempo em manter o EE. Ficamos muito felizes que você estaja alcançando seus objetivos com nossa ajuda. Mas lembro que a grande responsável pelas vitórias é você, o seu esforço.

      Abração,

  • 22/03/09  
    creones diz: 10

    nao sei nade de inglês,tenho muita vontade de aprender ingles voce poderia mim dar algumas dicas com video,escrito em portugues e em ingles.

    • 22/03/09  
      Alessandro diz:

      Creones,

      Navegue por este blog, ele está recheado de dicas de inglês. Quem quer aprender tem que correr atrás.

      Abraço,

  • 23/03/09  
    crislayne de sousa guaitolini diz: 11

    oiiiiiii minha professora me pediu para entrar nesse site e eu achei ótimo

  • 02/04/09  
    Celly diz: 12

    Ultimamente isso vem acontecendo muito comigo, tenho pesquisado vários assuntos diferentes para conversar com meu filho ( ele está com 15 anos )e agora vivo topando com esses mesmos assuntos em forma de documentário, livros , revistas, acho ótimo !
    Obrigada pelo fantástico trabalho que é desenvolvido nesse site !
    Thanks so much for sharing !!

  • 27/12/09  
    Camila diz: 13

    Olá!
    I’m here in your blog first time!
    Muito interessante e verdadeiro os artigos e dicas!
    Estarei sempre por aqui!
    Gostaria de dizer também que existem muitas redes sociais que ajudam muito na prática do inglês, tem uma que eu adoro… chama-se: my.englishclub.com
    Tem uma galera do mundo inteiro conectada e muito interessada em compartilhar conhecimento!!
    Demais!!

    Abraço!!

    See you!!