A importância da prática: Practice makes perfect

vitoriosoJá é senso comum a necessidade e importância de se praticar tudo que aprendemos e o aprendizado de uma língua estrangeira não é exceção. Quando pensamos em diferentes estágios do aprendizado dentro da abordagem comunicativa pensamos nos três Ps (presentation, practice e production) / (apresentação, prática e produção) , ou seja, a prática é o meio do caminho no processo de aprendizagem. Dessa forma, não podemos esperar que os alunos cheguem ao estágio de “production”, estágio esse em que se usa a língua mais livremente, sem que antes tenha havido um bom trabalho de prática.

Para que o momento da prática seja o mais bem aproveitado possível é preciso ter em mente três regras básicas:

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.
  1. O professor deve dar aos alunos a chance de usar a estrutura ou vocabulário alvo sem que estes se sintam numa situação em que estejam sendo testados.
  2. A prática deve seguir o movimento de uma espiral, reintegrando conteúdo previamente trabalhado.
  3. A prática deve acontecer num ambiente confortável, os alunos devem se sentir investigando, descobrindo, experimentando com a estrutura ou vocabulário em questão sem que haja qualquer tipo de “ameaça”. É normal que erros aconteçam e isso é extremamente positivo, errar é parte do processo. Uma forma de proporcionar esse ambiente é escolher atividades como: trabalho em duplas ou pequenos grupos ou atividades interativas como jogos e quizzes.

Dentro desse contexto o ensino online é extremamente eficaz pois não é ameaçador, se bem conduzido pode trabalhar o movimento espiralar com facilidade e no caso das redes de aprendizado, das comunidades online preenchemos também o terceiro pré-requisito. Nesse último caso é normal que haja uma troca de conhecimento, um compartilhar entre os membros da comunidade.

Com essas pequenas regras em mente, seja no ensino presencial ou online, com certeza haverá uma prática eficiente preparando terreno para o objetivo maior que é a produção linguística, seja ela escrita ou oral.

Então, não perca tempo: Pratique!

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

20.jpg

Mônica Bicalho

Mônica Bicalho é brasileira. Além de 20 anos de experiência em sala de aula é examinadora certificada da Universidade de Cambridge. Atualmente trabalha como supervisora pedagógica e professora do curso Meuinglês.

4 comentários

  • 14/07/09  
    Rodrigo Oliveski diz: 1

    Dicas importantissímas, sem prática não tem como realmente aprender inglês. Falando em dicas, seria interessante se os posts fossem em portugues e tbm em ingles logo abaixo ou vice e versa, assim para quem esta aprendendo (eu) seria uma boa oportunidade para praticar aqui na EE.

    Abraços, fique com Deus.

    • 14/07/09  
      Alessandro diz:

      Rodrigo,

      Vou tentar viabilizar sua sugestão. Obrigado pelo comentário.

      Abraço,

  • 14/07/09  
    José Olimpo diz: 2

    I do really enjoy receiving EE email every day; I’d enjoy more if it were all written in english though.
    Why do you keep on sending the tips in portuguese?

  • 14/07/09  
    Edivan Garcia diz: 3

    Observei que ao citarem o trecho em inglês:”(presentation, practice e production)” parte dele está em portugues e logo em seguida vem a tradução, apenas um detalhe, mas pode influenciar um erro.
    “(presentation, practice and production)”

    Grato
    Edivan Garcia