A importância do Listening

ListeningComo aprender idiomas é algo que todo estudante deve saber. Não somente busque aprender o idioma isoladamente, mas também aprenda o “como aprender” essa língua que você não entende. Como aprender vocabulário, como melhorar sua compreensão oral, como aproveitar melhor o tempo em sala de aula, etc. Tudo isso você como estudante de idiomas tem que saber, e eu, como professor de Inglês, sempre tento passar para meus alunos dicas do que funciona e o que não funciona no aprendizado de línguas.

Hoje eu vou falar um pouco de umas das atividades mais importantes, principalmente para estudantes iniciantes, para desenvolvermos compreensão oral e futura fluência. Essa atividade chama-se “escuta”, ou listening, como os professores de Inglês falam.

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.

Listening é de suma importância nos estudos de qualquer língua. Muitos estudantes passam meses estudando Inglês debruçados em livros didáticos, fazendo exercícios de tipo “fill the blanks” (complete as lacunas), estudando gramática, etc., porém sem nunca pararem para escutar o idioma na TV, na Internet, nos CDs que normalmente acompanham os livros, nos seus mp3 players, etc. Como que um você espera entender e falar inglês se você simplesmente não escuta o idioma? Eu até mesmo desenvolvi uma equação para isso, é mais ou menos assim…

No listening = No English = Failure (No Fluency)!

…enquanto que…

Listening = English = Success (Fluency!).

Se seu objetivo é fluência, a capacidade de entender e se comunicar em Inglês, Listening é a atividade mais importante. Mas como fazer esse listening, o que e onde escutar? Antigamente o acesso a materiais em áudio era bem mais limitado. O máximo que tinhamos era pilhas de fitas K7 com uma qualidade de som horrorosa. Hoje em dia, com a globalização e as novas tecnologias, tudo ficou muito mais fácil. Você pode assistir canais em Inglês via TV a cabo, pode ver vídeos, noticiários e escutar rádios na Internet, pode baixar podcasts e escutá-los no seu mp3 player enquanto caminha, malha, lava a louça, etc. Você pode, mesmo sem viver nos EUA ou na Inglaterra, cercar-se do idioma. Veja meu exemplo: meu iPod é cheio de podcasts em Inglês, eu baixo seriados em Inglês na Internet (Lost 5ª temporada!), o programa que estou usando para escrever este artigo está em Inglês, a música que estou escutando agora é em Inglês, e por aí vai! Todos os dias eu escuto no mínimo 1 hora de Inglês real, falado por falantes nativos, como se eu estivesse nos EUA ou na Inglaterra. E você meu amigo, pode fazer o mesmo. E não me diga que você não tem tempo, pois você tem! É apenas uma questão de se organizar. Lembre-se que regularidade é muito importante, assim, escutar 10 ou 15 minutos por dia é melhor do que não escutar nada.

Organize-se, pegue seu mp3 player e comece a escutar o máximo de Inglês que puder. Eu garanto que escutando todos os dias, em questão de alguns meses você vai no mínimo dobrar sua compreensão oral. E isso dará resultado direto na sua fala, mas isso já é assunto para outro texto.

Abraços,

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

19.jpg

Mairo Vegara

Mairo Vegara é professor e estudante de idiomas, além de manter dois blogs sobre o assunto: Como Aprender Japonês e The Language Learning Blog.

27 comentários

  • 05/02/09  
    Jow diz: 1

    Gostei!
    Só acho que vc deveria citar algumas fontes de áudio e material para listening.

  • 05/02/09  
    Daniel diz: 2

    Assino em baixo. De nada adianta um vasto vocabulário se vc não é capaz de compreender oralmente o Inglês.

  • 05/02/09  
    gabriel diz: 3

    Hoje, eu realmente percebi que o listening é essencial.

    Comecei a fazer os downloads dos podcasts do http://www.eslpod.com/website/

    Gostei bastante, pois é em inglês americano!

  • 05/02/09  
    camilo diz: 4

    opa! parabens bom post. Eu sigo o conselho do amigo, tenho um vocabulario muito pouco e tento cada dia aumenta-lo. porem eu ouço muito foxnews.com/radio muito show, acho que uma das melhores radio on-line, me sinto no pais. Faco download dos podcast no englishpod.com e sair de casa estou assim ouvindo ingles… nao consigo perceber os resultados.. mas ja me disseram que sao lentos e questao de tempo. Eu fico media de 8 a 10 hrs ouvindo, durante todo meu trabalho ao inves de ta ouvindo musica em alguns momentos presto atencao bem logo de manha, em outros so deixo passando mais ouco as pronuncias.

  • 05/02/09  
    Bruno Oliveira diz: 5

    Fala Mairo, engraçado te encontrar por aqui porque já te conhecia lá no blog do Steve Kaufmann (que por sinal recomendo a qualquer um que queira aprender um novo idioma), muito bom esse post. Vejo muita gente dando importância de mais a gramática e outras nuances, quando na verdade, as principais atividades de um estudante de línguas deveria ser “ouvir” e “ler”. Uma coisa que acho importante e deveria ser mencionada e que tenho certeza que você também concorda é que a pessoa deve respeitar o seu o próprio nível, acho que não adianta muito um iniciante ver televisão e assistir filmes já que essas atividades são recomendas pra quem está no mínimo no nível intermediário.
    Que tal um post sobre leitura e como adquirir vocabulário? Ficaria legal o que você acha?

    Legal te ver por aqui, espero ver mais posts seus.
    Abraços…

    Vou deixar alguns links de podcasts que uso, espero que gostem…

    http://www.betteratenglish.com/
    http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/
    http://www.listen-to-english.com/
    http://www.britishcouncil.org/learnenglish-podcasts-professionals-archive.htm

  • 05/02/09  
    Wesley diz: 6

    Bem legal o post, realmente é verdade tudo o que foi dito. Meu unico problema em ingles é com o listening. Todos os dias, eu assisto um episódio do seriado Heroes. A primeira vez assisto em ingles com legendas em portugues, depois com legendas em ingles e depois sem legendas, e logo após isso treino com meus flashcards, a dica sobre o seriado eu vi ainda aqui no forum. Também concordo com o Jow, deveria ser citados alguns links com audio para aprendizado.

  • 05/02/09  
    Vera lúcia Pinto Campos diz: 7

    Olá! Sempre sigo as dicas enviadas. Acho todas muito proveitosas. Obrigada.

  • 05/02/09  
    antonio carlos maia de araujo diz: 8

    realmente concordo ,é muito importante o listening

  • 06/02/09  
    Eduardo R guimaraes diz: 9

    concordo! essa é a melhor forma de aprender.

  • 06/02/09  
    Reginaldo diz: 10

    Há muitos anos que eu estudo Inglês mas confesso que não sei nada, traduzir até que eu consigo alguma coisa . Mas quando se trata de falar ou entender algum diálogo não consigo entender quase nada neste primeiro semestre eu estou querendo mudar o meu método de estudar, vou só ouvir inglês.O que vocês acham deste meu novo método de estudar?

  • 07/02/09  
    Fabiana diz: 11

    Assino em baixo!

    Listening is pretty much everything!

  • 08/02/09  
    Adir Ferreira diz: 12

    Listening is really of paramount importance. I remember when I started learning English that I could speak more than I could listen effectively.

    It was very frustrating but I educated myself in the point that (in the early 90’s) I bought tapes with series from the US recorded from TV, with commercials and everything.

    Listen! Listen! Listen!

  • 14/02/09  
    rose diz: 13

    O listening é indispensável para se compreender bem o idioma e fundamental para o speak

  • 04/03/09  
    Jordana Lima diz: 14

    Eu atualmente estou praticando meu listening! E acho que isso é muito impotante!!

  • 04/03/09  
    David Varelo diz: 15

    Conheci seu site recentemente e já gostei de cara. Sou péssimo em listening e essa matéria veio a calhar.

  • 08/05/09  
    Flavia diz: 16

    Realmente o Listening é muito importante para aprendermos o Inglês

  • 10/06/09  
    Helem diz: 17

    Essa matéria é sensacional. Incentiva qualquer pessoa a se dedicar ao aprendizado da língua inglesa e a obter resultados depois de tantas tentativas.
    A partir de hoje praticarei mais e todos os dias meu listening!

  • 18/06/09  
    Samirian diz: 18

    Hi!!! Sou estudante de Letras Inglês e estou defendo uma tese sobre listening…adorei encontrar este artigo! Concordo plenamente…Parabéns!!

  • 10/07/09  
    Neide Maria da Costa diz: 19

    Thank you for advice how improve the listening. This is my trouble. I can speak , write
    very well but listening. I can’t. After reading the text, I am able to understand all.
    I’ll take your advice.
    thanks a lot

  • 07/08/09  
    giorgio dantas diz: 20

    Tirei minha duvida aqui. Ainda não tinha lido está dica. Valeu.

  • 05/09/09  
    Sueli diz: 21

    Estou cursando o terceiro livro de um curso de inglês e tenho enorme dificuldade em falar inglês, entender até dá. Mas para falar é terrível, as palavras não saem e quando saem a
    pronúncia está horrível. Gostaria tb de fontes de áudio e material para listening e mais dicas para aperfeiçoar a pronúncia. Valeu. O site está ótimo. Parabéns.

  • 25/09/09  
    Ana Paula diz: 22

    AMEI esse post!
    Era a dica que eu precisava!

  • 22/01/10  
    Ronaldo Agostinho FErreira diz: 23

    Quanto ao listen, tenho uma pergunta:
    Devo ouvir sem ter um um material impresso para acompanhar?
    Minha duvida é como vou entender as palavras se nào tiver nada escrito para acompanhar?
    Obrigado?

  • 20/02/10  
    Luiz Damião diz: 24

    Parabéns pelo blog … acesso todos os dias para ler as dicas … uma dúvida, ouço tudo q posso em inglês mesmo sem entender muita coisa … é útil fazer isso ou devo procurar por audios com vocabulários mais básicos? abraço!

  • 14/04/10  
    edvaldo goes diz: 25

    foi otimo seu comentario estou praticando o listining e estou melhorando minha compreensao e muito valeu e que Deus o ilumine sempre

  • 21/05/10  
    edvaldo goes diz: 26

    parabens pela dica valeu muito para mim vou correndo escutar