Adjetivos em inglês: O Guia Definitivo

Logo quando começamos a estudar inglês, aprendemos a nos descrever, a dar qualidade para pessoas e coisas. Isso só é possível com os adjetivos. Você sabe o que são? Para que servem? Neste guia explicarei detalhadamente sobre essa classe gramatical. Confira.

O que são os Adjetivos? Para que servem?

O adjetivos são uma classe gramatical que tem a função de descrever as características de algo ou alguém (estes, que são substantivos ou pronomes). Eles servem para caracterizar uma pessoa, objeto, animal em relação às:

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.
  1. Qualidades duradouras ou permanentes;
  2. Características ou propriedades hereditárias;
  3. Características que expressam estados passageiros e condições;
  4. Características ou qualidades em relação a duas pessoas, objetos, animais, normalmente, requerendo complemento;
  5. Classificação das pessoas, objetos, animais em tipos;
  6. Características das ações de pessoas, objetos ou animais.

Exemplos:

  • The movie was long. [O filme foi longo.]
  • The final exams were difficult. [As provas finais foram difíceis.]
  • The actor gave a wonderful performance. [O ator fez uma performance maravilhosa.]

Como identificar os adjetivos

Os adjetivos estão entre as três maiores classes gramaticais de palavras abertas, ou seja, classes que são constituídas por um número ilimitado de palavras, que vai aumentando de acordo com a evolução da língua. Dessa forma, é difícil listar todos os adjetivos da língua inglesa, principalmente porque, após um tempo, essa lista se tornaria desatualizada.

Assim, tanto identificar como classificar os adjetivos se torna uma tarefa complexa. Contudo, existem alguns aspectos que podem ser levados em conta que ajudam a identificá-los:

  1. Um adjetivo tem como função dar uma característica a um substantivo, logo, um adjetivo sem algo para classificar ficaria sem sentido. Por isso, observe que o adjetivo estará sempre próximo de um nome (substantivo).
  2. No português, utilizamos o adjetivo depois do substantivo. No inglês usamos antes do substantivo.
  3. A posição do adjetivo em uma frase pode variar, assim como sua terminação. Algumas das terminações mais comuns são: -al, -ed, -ic, -ent, -ble, -ing, -ive, -(l)y, -an, -ous, -ar, -ful, -less. Exemplosgeneral, excited, scientific, excellent, sensible, expensive, healthy, American, anxious, popular, beautiful, senseless.
  4. Os adjetivos terminados em -ed indicam como alguém se sente, ao passo que os terminados em -ing dizem a você sobre algo ou alguém. Exemplosbored, boring.
  5. Quando há dois substantivos juntos em uma frase (um logo em seguida do outro), o primeiro se comportará com adjetivo classificando o segundo substantivo.

Exemplos:

  • The small kitten jumped at the big dog. [O pequeno gatinho pulou no cachorro grande.]
  • The dancing was graceful. [A dança foi graciosa.]
  • The enthusiastic fans painted their bodies with the team’s colors. [Os fãs entusiasmados pintaram seus corpos com as cores do time.]

Qual é a ordem dos adjetivos?

Quando utilizamos mais de um adjetivo consecutivamente em uma mesma frase, devemos obedecer uma ordem de uso, de acordo com a ideia implícita em cada um:

  • opinion (opinião) + size (tamanho) + age (idade) + shape (forma) + color (cor) + origin (origem) + material (material) + noun (substantivo)

Não é necessário utilizar todos os adjetivos com todas as ideias implícitas acima, contudo, dos que utilizar, mantenha na ordem. Uma boa dica, caso se esqueça da ordem, é começar pelas características mais generalizadas e abrangentes e finalizar com as mais específicas e particulares.

Exemplos:

  • The ugly red chair. [A cadeira vermelha feia.]
  • The big Egyptian silver mask. [A grande máscara prateada egípcia.]
  • The old blue silken curtains. [As velhas cortinas azuis de seda.]

Quais são os graus dos adjetivos?

Os adjetivos podem possuir um grau de comparação, quando utilizados para classificar mais de um substantivo que possui uma mesma qualidade em comum. Dividimos o grau de comparação entre comparativos e superlativos.

Os comparativos, como o próprio nome já indica, tem a função de comparar dois ou mais substantivos em relação a um adjetivo em comum. Essa relação de comparação pode ser de inferioridade (quando um substantivo possui menos daquela qualidade que o outro), superioridade (quando um substantivo possui mais daquela qualidade que o outro) ou de igualdade (quando ambos os substantivos possuem a mesma quantidade daquela qualidade).

Exemplo

  • My brother is older than me. [Meu irmão é mais velho que eu.]
  • You’re as pretty as Princess Leia and as smart as Yoda. [Você é tão bonita quanto a Princesa Leia e tão esperta quanto o Yoda.]
  • This road is less dangerous than the other one. [Esta estrada é menos perigosa que a outra.]

Já os superlativos tem a função de intensificar a qualidade de um substantivo em relação a todos os outros substantivos de um mesmo grupo, categoria, segmento. Essa relação de intensidade pode ser de superioridade (quando um substantivo possui mais daquela qualidade que todos os outros de um mesmo grupo específico) ou de inferioridade (quando um substantivo possui menos daquela qualidade que todos os outros de um mesmo grupo específico).

Exemplos:

  • This stone is the heaviest of all. [Esta pedra é a mais pesada de todas.]
  • The smallest kitten at the Petshop. [O gatinho menor no petshop.]
  • That’s the least interesting story I have ever heard. [Esta é a história menos interessante que já ouvi.]

Dessa forma, com o grau de comparação, além do adjetivo dar qualidade, ele irá definir qual a intensidade daquela característica o substantivo terá quando comparado com outros.

Adjetivos x Advérbios

Adjetivos e advérbios possuem funções parecidas, contudo, enquanto os adjetivos nos falam sobre os substantivos (como as coisas e pessoas são), os advérbios nos falam sobre os verbos (como as ações são feitas).

No entanto, é possível utilizar os advérbios para modificar os adjetivos. Chamados de modifiers, esses advérbios são utilizados antes dos adjetivos para dar mais ou menos intensidade em relação àquela qualidade:

  • so [tão]
  • too [muito, demais]
  • absolutely [absolutamente]
  • extremely [extremamente]
  • quite [bastante]
  • very [muito]
  • incredibly [incrivelmente]
  • really [realmente]
  • such [tão]

Exemplos:

  • This pie is very delicious and extremely expensive. [Esta torta é muito deliciosa e extremamente cara.]
  • The new outfit was very pricey but really beautiful. [A nova roupa era muito cara mas realmente bonita.]
  • Mom said the cost of a car is too high. [Mamãe disse que o custo de um carro é alto demais.]

Espero que tenha gostado.
Bons estudos!

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

37.jpg

Camila Oliveira

Camila gosta de viajar, conhecer lugares, pessoas e culturas, ouvir música, sentir aromas, degustar sabores, saborear a vida, aprender novos idiomas. Não quer criar raízes, pois sabe onde é o seu lugar: o mundo.

5 comentários