Ampliando o Vocabulário: SWEET

SweetHello English Experts Readers, depois de um tempo ausente com a série Ampliando o Vocabulário, cá estou novamente com ela.

Para quem não sabe, a série Ampliando o Vocabulário, aí vai uma breve explicação: trata-se de uma série na qual analisamos os vários significados de uma palavra em inglês. Assim, você aprende um pouco sobre em que outros contextos a palavra é usada.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da Englishtown: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Hoje, a escolhida é ‘sweet’. Para todos não há segredo nesta palavrinha, afinal ela significa ‘doce’, o contrário de amargo [bitter] ou salgado [salty]. No entanto, isto não é tudo!

Saiba que também podemos usá-la para descrever uma pessoa ‘amável’, ‘gentil’. Logo, ‘she’s so sweet’ quer dizer ‘ela é tão amável’. Vale ressaltar que dependendo do modo como enfatizamos a palavra ‘sweet’ o seu significado também poderá ser de ‘bonitinho’ ou ‘bonitinha’. Desta forma, a mesma sentença – ‘she’s so sweet’ – poderá ser interpretada como ‘ela é tão bonitinha’.

Além de pessoas, usamos ‘sweet’ para descrever uma música, uma canção. Neste contexto o significado será ‘agradável’. E ainda podemos usá-la para descrever uma voz ou um aroma [cheiro]. Por exemplo, ‘a sweet voice’ [uma voz doce, uma voz agradável] ou ‘a sweet smell’ [um cheiro gostoso, um cheiro adocicado].

No Inglês Britânico, ‘sweet’ é a palavra usada para referir-se a ‘bala’. Não é bala no contexto de munição, que é ‘bullet’; mas sim, bala doce. No Inglês americano, a palavra mais comum para isto é ‘candy’.

Informalmente, podemos usar ‘sweet’ para nos referirmos à ‘sobremesa’. Portanto, após o almoço, podemos dizer ‘hey, let’s have some sweet now!’ [ei, vamos pegar a sobremesa agora!].

Para encerrar, anote aí que ‘sweet’ é também uma gíria. Neste caso, significa ‘demais’, ‘legal’, ‘super’, ‘manero’, ‘dá hora’. Acho melhor dar um exemplo. Suponhamos que você conte uma boa notícia para alguém. Algo como ‘I’m going to the USA next month’ [Vou pros States mês que vem]. A pessoa para quem você conta isto poderá dizer ‘Sweet, man!’ [que demais, cara!; que dá hora, meu!; ‘que legal, mano’].

Bom, é isto! Lembre-se o objetivo da série Ampliando o Vocabulário [que conta com mais de 20 posts já] é o de ajudar você a entender melhor como usar as palavras do jeito certo. Portanto, aguarde mais dicas assim em breve.

Have a nice day, y’all!

Aplicativo para Ampliar o Vocabulário

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

2.jpg

Denilso de Lima

Denilso de Lima é autor de "Inglês na Ponta da Língua" e "Por que assim e não assado?" [Ed. Campus/Elsevier]. Dá palestras e workshops sobre ensino/aquisição de vocabulário [Lexical Approach e Linguística de Corpus] em instituições de ensino.

16 comentários

  • 28/04/09  
    Jonatã diz: 1

    It’s on of my favorite sections on this site!

  • 29/04/09  
    Taísy Silva diz: 2

    What a sweet post!!!!!
    Realmente este blog melhora a cada dia! Parabéns Denilso, sou sua fã também em seu blog e acompanho seu trabalho, e parabéns ao pessoal do English Experts…
    Cada dia o blog cresce mais e os leitores também!!!
    Espero ver mais contribuições suas por aqui! Abraços, Taísy Silva

  • 29/04/09  
    Francisco de Assis Marques de Sousa diz: 3

    Fala-se tanto em listening mas manda-se dicas, tesxtos,…etc.. e até videos falados mas sem legendas. Tudo incentivando a leitura apenas e não o listening, Falemos tb: Good Morning English Experts dear Readers!, and so on. De preferencia slowly…Aí eu acredito que a coisa pega melhor. Ouvir em inglês e ver um vídeo com legendas tb em inglês é ponto alto no aprendezado do listening. Thank you very much for your kind attention, ASSIS

  • 29/04/09  
    Vladimir diz: 4

    Gostaria de receber as dicas diarias super interessantes da English Expert, pois minha esposa já as recebe e indica a todos. Ela faz aula de inglês e diz que estas dicas complementam seu aprendizado e vêm tendo mais êxito desde que começou a recebê-las.

    obrigado!

  • 29/04/09  
    Adriane diz: 5

    Sweet Denilso……….Cara vc é Sweet (será que tá certo?

  • 29/04/09  
    Edimar diz: 6

    Amei as dicas.SWEET MAN!!!

  • 29/04/09  
    Geralda diz: 7

    Adorei o “Ampliando o vocabulário”, é tudo o que preciso! Parabéns.

  • 29/04/09  
    Ádila Campos diz: 8

    otimo post!!!É bem LEGAL,gostaria de post sobre o listening!!!pela dificuldade dos iniciantes!!!!obg!!!
    bju see you…

  • 29/04/09  
    Kleber Danielski diz: 9

    quem conhece o programa de radio “pretinho basico” da radio atlantida de porto alegre, ouviu esta dica hoje lida pelo Potter. porem SEM creditos.

  • 30/04/09  
    VitorGGA diz: 10

    Curtih, tomara q continue ai sempre com esses posts de ampliando o vocabulário que são os que aprendo e gosto mais… vlw ;)

  • 01/05/09  
    Denilso de Lima diz: 11

    Olá pessoal,

    Obrigado pelos comentários. Ficamos – Alessandro e eu – extremamente felizes com a participação de todos vocês. É bom saber que nossa parceria rende algo útil para todos.

    Kleber, gostaria que você me informasse o e-mail dos produtores da rádio e até mesmo dos apresentadores do programa. Assim, posso eu mesmo entrar em contato com eles e pedir mais profissionalismo da parte deles.

    Afinal, escrever um texto como este toma tempo. Ainda mais agora com as tais das Novas Regras Ortográficas da Língua Portuguesa.

    Acredito que não custa nada eles mencionarem o autor do texto e a fonte de onde foi tirada.

    O que me diz? Se puder informar até o telefone da rádio fico agradecido! Assim, eu ligo no horário do programa e deixo meu recado no ar e ao vivo. Que tal?

    :D

  • 03/05/09  
    Jonã diz: 12

    Maneiro!

  • 07/05/09  
    Eurides Tupinambá diz: 13

    Congratulations! This space is very nice. I am learning English and you help me a lot.

  • 16/05/09  
    Rafaella Bianchi diz: 14

    Olá, eu acompanho o site desde Junho/2008…que foi quando eu estava me preparando para meu intercâmbio pra os Estados Unidos… sempre gostei muito dos artigos, as dicas são ótimas!!
    Faltam só 45 dias pra eu voltar pro Brasil e agora eu entendo tão bem essas dicas…
    Eu estou no Texas, entao me identifiquei com o “y’all”!
    Parabéns a toda a equipe do site…

  • 29/09/09  
    cristina diz: 15

    Sweet, man!!! I really liked it.

  • 23/11/09  
    Ricardo Azevedo diz: 16

    Uma gíria enormemente comum na Nova Zelândia é ‘Sweet As’ .. http://www.urbandictionary.com/define.php?term=sweet%20as

    Abraços