Ampliando o Vocabulário: WAY

Ampliando o Vocabulário: WAYPara aqueles que talvez não saibam, “way” é uma das palavras mais usadas da língua inglesa. Na lista das 100 mais, ela ocupa a 96ª posição. Isto pode não parecer muito, mas para uma palavra que muitas vezes passa tão desapercebida significa muito mais que muito. Ela aparece em uma grande quantidade de expressões. Por exemplo, “by the way” (por falar nisto), “learn the hard way (aprender às duras penas; aprender do jeito mais difícil); “in a way” (de certa forma); “one way or another” (de um jeito ou de outro); etc.

Um dos significados mais comuns de “way” é o de “modo”, “jeito”, “forma”: “I’ll do it my way” (você fazer do meu jeito); “this is the best way to help him” (esta é a melhor forma de ajudá-lo).

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.

“Way” pode ainda significar “caminho”: “We go the wrong way” (Nós pegamos o caminho errado); “do you know the way to the mall?” (Você sabe o caminho para o shopping?); “I’m on my way home” (estou a caminho de casa).

Tem ainda o sentido de “jeito” referindo-se ao jeito como alguém se comporta: “Don’t get angry! It’s just her way.” (Não fique com raiva! É o jeitão dela mesmo.); “She looked at me in a strange way” (Ela olhou pra mim de um jeito esquisito.)

Para finalizar por aqui, “way” refere-se ainda à “distância”: “We walked a long way to get here” (A gente andou pra caramba pra chegar aqui); “It’s really a long way to walk” (é uma distância e tanto para se caminhar).

Lembre-se que somente com a ajuda de um bom dicionário de inglês e muito prática você será capaz de destrinchar os mitérios que cercam a palavra “way”. Comece a observar em textos, filmes, diálogos, etc o modo como ela é usada. Acostume-se ainda a anotar em seu caderno o jeitão dela ao er usada. Com muita paciência e tempo, você poderá domá-la por completo!

Take care, you all!

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

2.jpg

Denilso de Lima

Denilso de Lima é autor de "Inglês na Ponta da Língua" e "Por que assim e não assado?" [Ed. Campus/Elsevier]. Dá palestras e workshops sobre ensino/aquisição de vocabulário [Lexical Approach e Linguística de Corpus] em instituições de ensino.

18 comentários

  • 12/02/08  
    Eliezer Cardoso diz: 1

    Olá. Gosto muito de seu blog. Em breve pretendo lançar um informativo empresarial na minha cidade, Criciúma, Santa Catarina, e gostaria de publicar alguns textos sobre o inglês. Seria possível, com os devidos créditos citados e, quem sabe, com seu e-mail publicado, você me propiciar o direito de publicar alguns textos seus neste informativo? Teria algum problema? Fico no aguardo de uma resposta. Se concordar, vc poderia me dizer qual e-mail quer que eu cite neste informativo. Também vou citar seu blog, claro! Abraços! Ps: o jornal estará disponível tb na internet e seu blog também lá estará.

  • 13/02/08  
    Feps diz: 2

    Eii..
    Adorei essas dicas, muito boas
    ja anotei tudo aqui para poder estudar :)
    Brigadoooo
    BeijOos

    =*

    .Feps.

  • 19/02/08  
    Rafael Ferreira diz: 3

    Ola,

    Denilson queria te dar os parabéns. Cara a série “ampliando o vocabulário” é sempre um ótima leitura aqui no English. Sempre que entro no blog corro procurar a última postagem. Mas sabe, dessa vez fiquei com uma baita curiosidade:

    Quais são as outras 99 palavras mais usadas no inglês?

    Tipo, meu inglês é intermediário e com o pouco que sei já concordo plenamente que “way” é muito usada, o que me chocou foi que ela é só a 96ª… hehehehehe… eu esperava que fosse mais lá pela 50ª posição… por isso to curioso, onde consigo pegar essa lista pra estudar? Esta em algum livro ou pesquisa que possa ver na net?

    Abraços
    Rafael

  • 22/06/08  
    Silmar diz: 4

    Favor verificar despercebida e desapercebida

  • 30/07/08  
    Dayane diz: 5

    Oii!

    Muito bom…assim podemos aprimorar nossos conhecimentos!

    Thank you!

    Kiss*

  • 03/11/08  
    julio cesar diz: 6

    entrei agora para aprender o ingles de sete cabessas erspeero encontra tambem respostas para tudo q eu precisar Thank

  • 06/01/09  
    Letícia diz: 7

    Olá !

    Eu gostei muito do post.Porém me surgiu uma dúvida em relação ao segundo exemplo dado : “learn the hard way (aprender do jeito mais difícil)”,pois quando se trata de superlativo (EX:jeito mais difícil),o adjetivo muda ou seja ficaria the hardest ao invés de hard,não é.Ou estou enganada?

    Abraços,
    Letícia Pereira.

  • 13/01/09  
    Marcos Abreu diz: 8

    Parabéns pelo Site. È bem completo e estou aprendendo muitas expressões e traduções para Palavras além das triviais. Parabéns a Todos….

    Tks, Have a nice Day..See Yeah

    • 13/01/09  
      Alessandro diz:

      Marcos,

      Obrigado pelo comentário. Estamos trabalhando para tornar o EE cada dia melhor.

      Abraço,

  • 16/01/09  
    clayton mosquito diz: 9

    ohh! nice mam thanks for information

    agora eu so tenho q aprender ler em ingles entender bastante e fala

    pq meu geito e da queles q fussa primeiro pra depois saber oque e sem ver o manual see you latter.

  • 05/02/09  
    josefna diz: 10

    espero aprender muito com vc.bjao

  • 12/02/09  
    Matthaeus diz: 11

    Way também pode significar “estilo” e muitas vezes o que era para ser traduzido como estilo é traduzido como jeito.

  • 19/04/09  
    Clayton Matos diz: 12

    Muito boas dicas. Valeu!

  • 28/04/09  
    ronaldo diz: 13

    ola amigos estou gostando muito das explicaçoes,do ampliando o vocabulario,muito dinamicas e diretas ,e de facil entendimento.
    Gostaria se possivel poder receber a lista com as 100 palavras mais importantes da lingua inglesa,para estudar e partir para outra lista logo,logo.
    see you

  • 05/05/09  
    Jacky Pinheiro diz: 14

    Adoro o seu bolg! está me ajudando muito com o meu estudo para o vestibular
    Obrigata!

  • 19/05/09  
    Eurides Tupinambá diz: 15

    Como sempre suas dicas são VERY NICE,. Obrigado por me ajudarem tanto.

  • 13/09/09  
    Dion diz: 16

    Muito bom. Me ajudou bastante! Valeeu ;*

  • 10/02/10  
    AURELIZA diz: 17

    Hi everybody
    Adorei o comentario que me foi de grande valia, e ja aproveitando, estou estudando um texto onde apareceu a expressão ANYWAY e nao encontrei uma traduçao definida voce poderia me ajudar.

    bjssss