Aprenda a pensar em Inglês

Mary Ziller (colaboradora do blog) e eu participamos de um chat com Ron Martinez. É isso mesmo galera, nós trocamos algumas idéias com o autor do best seller Como dizer tudo em Inglês. Durante o bate papo ele fez uma analogia interessante entre a dança e o aprendizado de idiomas e eu complementei com outra comparação:

When we are driving we don’t realize how many things we are doing simultaneously, when we are talking in English this happens too.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da Englishtown: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Quando nós estamos dirigindo nós não percebemos quantas coisas estamos fazendo simultaneamente, quando nós estamos falando em Inglês isso deve acontecer também.

Vou detalhar um pouco a idéia. Quem já tirou carteira de motorista vai entender o que eu quero dizer. As primeiras aulas na auto-escola são um tormento para o aluno, parece quase impossível lembrar de tanta coisa ao mesmo tempo – manobras, marchas, pedais, o cinto de segurança, setas – como se não bastasse isso tudo, cada um deve ser “ativado” em uma ordem determinada. Isso para não falar dos outros carros, parecem conspirar contra você, querem atrapalhar de qualquer jeito a sua vida, querem bater no seu carro, verdadeiros inimigos ambulantes.

Acho que exagerei um pouco, mas é quase isso que acontece. Depois de algum tempo toda aquela dificuldade inicial, como que num passe de mágica, desaparece. Mas como? Na verdade o nosso cérebro assimila aquilo tudo e transforma em conhecimento permanente, ou seja, em coisas que a gente não precisa pensar para fazer. Você pára pra pensar em como vai escovar os dentes? É claro que não!

Com o inglês acontece o mesmo, quando estamos começando a estudar é complicado lembrar de tanta regra e tanto vocabulário novo. O segredo é praticar todos os dias, com o tempo aquele conhecimento se torna tão comum que a gente usa naturalmente. Vou dar um exemplo, observe o diálogo:

Hi. How are you?
I’m fine thank you. And you?
I’m fine too, thank you.

Você parou para tentar traduzir? Provavelmente não, essa é a primeira situação ensinada em qualquer curso de idiomas. De tanto ouvir, provavelmente você já assimilou. Portanto, estude o máximo que puder, até o dia em que conseguir pensar em Inglês, depois é só colher os louros da vitória.

Bons estudos!

See you!

Aplicativo para Ampliar o Vocabulário

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

142 comentários

  • 26/09/09  
    Fábio diz: 1

    Me formei em 2004, fui para Liverpool logo depois e me dei muito bem na comunicação, posteriormente, há dois meses atrás, fui para New York e percebi que estava totalmente travado no idioma, haja visto que não o pratico a um certo tempo.
    Adicionei o blog aos meus favoritos, excelente idéia de quem o montou. Você ganharam mais um assíduo participante.
    Cordial abraço.

  • 28/09/09  
    Juliana diz: 2

    é muito bommmmm mesmo recomendo viu!!! ju.

  • 01/10/09  
    Tassiana diz: 3

    Oiiii….nossa esse site ta mudando a mina forma de aprender Inglês….Adoreiii…Tassi

  • 14/10/09  
    Carmem diz: 4

    Eu adorei este site comecei a estudar ingles e preciso de um suporte assim.

  • 17/10/09  
    Gabriel diz: 5

    Olha foi muito bom conhecer este site
    estou tentando aprender ingles
    por uma necessidade e não tenho com pagar um curso por ser muito caro. Parabén por este site.

  • 18/10/09  
    Cássio diz: 6

    Cara isso é com certeza demais!!!
    Estou cada vez mais fascinado com esse blog
    Abracos

  • 23/10/09  
    jonathan diz: 7

    bom,achei facil de apreder,mas minhas dificuldade é muito mas dificil de si dá

  • 26/10/09  
    Janailton diz: 8

    These tips are good, but the student needs to practice every day. In my opinion, you must to buy some books and movies in English. Read and watch them any time will help everyone to acquire more knowledge in the language. And, another tip is: The Brazilian student never will be actualized with the rules of this language.
    I repeat: keep on practicing. Like me!

  • 02/11/09  
    Lene Barbosa diz: 9

    Adorei o site, ja indiquei para uma amiga!

    Lene,
    Ananindeua,PARÁ

  • 03/11/09  
    Hallisson diz: 10

    Muito Bom Esse Site Ta me ajudando bastante no começo de uma caminhada longa que vai ser aprender ingles fluente deis de ja so tenho agradeçer abraços !

  • 04/11/09  
    christiane diz: 11

    Poderia me indicar alguns livros de leitura em inglês para iniciantes ? Só sei o básico, mas acho que ler alguma coisa já ajudaria a adquirir mais vocabulário…

  • 16/11/09  
    Paula diz: 12

    Thank you! i don’t know if it helps yet, i’m just going out to the computer and going to let my head work out x) but i loved the idea of the diary. i think i’m gonna do it. thaks again!

  • 12/12/09  
    Rosana Kuçbo diz: 13

    Olá, sou formada em Letras mas falo muito pouco em inglês. Fiz um curso particular até o intermediário, mas não tenho com quem falar, até descobrir esse site. Ano que vem pretendo lecionar para iniciantes e penso que esse site será muito bom para eu estudar em casa. Estou muito ansiosa para começar a estudar aqui.
    Parabéns e um grande abraço!

  • 18/12/09  
    Jorge Lucas diz: 14

    Parabéns é o mínimo que podemos dar à você Alessandro. Esse site é excelente. Fiz curso de inglês na adolescência (de 11 aos 15anos), mas a escola de línguas, que era estadual, não era muito boa. Naquela época fazia o curso por obrigação de meus pais. Agora, entrando na universidade, vejo as coisas por outro lado. Aprender uma nova língua é uma necessidade nos dias de hoje. E por coinscidência, estou super empolgado em continuar o aprendizado que larguei. Encontrei esse site, e estou amando ele. Super completo. Mais uma vez, Parabéns!! Que vocês continuem assim.

    • 20/12/09  
      Alessandro diz:

      Jorge,

      Muito obrigado pelo comentário. Eu que agradeço pela visita e participação sempre ativa dos leitores.

      Abraço e bons estudos!

  • 29/12/09  
    Magaitiq diz: 15

    Parabéns pelo site! Eu comecei a estudar inglês não faz muito tempo, e o site me ajudou em algumas coisas, as dicas são ótimas! Parabéns!
    Abraços.

  • 06/01/10  
    Paulo Sousa diz: 16

    O conteudo é simplesmente fantástico, estou super entusiasmado para estudar inglês agora…

    Thank you very much!

  • 09/01/10  
    anthony diz: 17

    hello , gostaria de parabenizalo pelo o seu site, esta me ajudando e muito, mas tenho algumas duvidas, quanto a esse assunto “como pensar em ingles” como vc fala em suas dicas para ouvir musicas e assistir filmes em ingles, mas mesmo sem entender nada, as vezes alguma coisa mas bem pouca mesmo, isso ajuda mesmo sem entender nada do que esta sendo dito?
    estou seguindo duas dicas passo a passo, seu site é um dos melhores que ja vi, gosto de ver seus videos, muito obrigado por tudo por compartilhar seus conhecimentoo conosco, fico no aguardo de uma resposta
    quando a minha duvida grato!!

  • 18/01/10  
    Rosana Herculano diz: 18

    obridado por você existir e,ajudar as pessoas insentivando na educação. Parabens.

  • 23/01/10  
    Joel Lucas diz: 19

    Olá Alessandro, parabéns pelo excelente trabalho, estou decido a aprender inglês com a ajuda de seu site.
    Muito obrigado!
    Você é uma pessoa muito generosa.
    Felicidades
    Abraço!

  • 23/01/10  
    Joel Lucas diz: 20

    Olá Alessandro, parabéns pelo excelente trabalho, estou decido a aprender inglês com a ajuda de seu site.
    Muito obrigado!
    Você é uma pessoa muito generosa.
    Felicidades
    Abraço!

  • 25/01/10  
    Dayane diz: 21

    Não faço o curso, mas a partir de hoje vou visitar frequentemente o site, pois é ótimo e contem muuuuuuuito conhecimento!
    Tá vendo como na internet a gente acha coisas boas tmb!?
    Abraços e até a próxima!

  • 28/01/10  
    Glerivan diz: 22

    Nooooossa!! estou maravilhado com este site!! O alessandro e todos que estão com ele estão de parabéns!! agora ficarei mais atenado!! este artigo foi manero!! vou fazer uma coisa que quase nao consigo: que é estudar Inglês todos os dias!! tenho essa vontade, comecei ontem, vamos ae entrar na torcida!! EU QUERO, EU CONSIGO!! Yes I can!!!

  • 05/02/10  
    Eliéder diz: 23

    Muito bom esse sait….
    to aprendendo mais aqui do que na escola…
    valeu até mais..!!

  • 25/02/10  
    Alexandre diz: 24

    Perfeito. Até esse momento não tinha encontrado um site tão didático, tão bem planejado e muito bem feito como esse. Queria aproveitar e parbenizar o Alessandro pela atitude. Nós, falantes da língua portuguesa com a necessidade de pensar e aprender o Inglês fica bastante complicado, porém com a ajuda desse site acho que o resultado será compensador…..até melhorei bastante no aprendizado. Valeu pela ajuda! Thanks!

  • 03/03/10  
    Osvaldo Junior diz: 25

    Eu espero conseguir os louros da vitória um dia. E que neste dia eu não esteja muito velho…. rssss Temos sonhos e carreira para fazer também. Valeu!!!

  • 03/03/10  
    Felix diz: 26

    I was looking for a site like this! Congratulations for the suggests! That’s my favorite now! And I’ll become to write my diary now! I loved the Idea!

  • 13/03/10  
    Dionete Mendes diz: 27

    I love a lot this site!!! In my opinion it is the best!!!! Congratulations!!! And this suggestion to thinking in English is very good. I will try do it! Thanks.

  • 22/03/10  
    Joyce diz: 28

    Muito obrigada por este post! Eu estava começando a desanimar um pouco pois ainda sofro com isso, por isso muitas vezes prefiro conversar apenas online, pois tenho mais tempo para pensar no que vou responder.

    Abs.

  • 31/03/10  
    Mauro alves de oliveia diz: 29

    Parabens por todo o tabalho apresnadao .Vc é um genio sou teu fã. não pare um abraço

  • 25/04/10  
    BRUNO diz: 30

    EU ESTUDO INGLÊS A ANOS E NUNCA APRENDI TANTO!VALEU!

  • 26/04/10  
    Aline diz: 31

    Hm, verdade.. acho que é por isso que tem hora q eu leio algo e depois não lembro se foi em ingles ou não, por estar pensando em inglês. Legal, gostei, brigada pelo post.

  • 11/05/10  
    Alberto neves diz: 32

    Gostei muito do site!
    Estou fazendo o curso de Letras em Inglês
    e achei muito boas as dicas.

  • 12/05/10  
    eugenia coutinho diz: 33

    gostaria de aprender com muita rapidez o idioma ingles, visto que eu necessito com urgencia para assuntos profissionais.

  • 13/05/10  
    gelton diz: 34

    muinto bom! gostei da dica very good! thans!

  • 15/04/16  
    ANTÓNIO MAULA diz: 35

    Eu também gostei imensamente mas preciso aprender convosco mais vocabulários e expressões em inglês

1 2 3