Aprenda inglês assistindo seriados de TV

Aprenda inglês com seriados de TV: Beverly HillsHey you guys! How are you all doing? Como todos sabem, ouvir em inglês é um processo que não acontece da noite para o dia e exige uma dedicação preferivelmente diária. Como professor, sei da importância que o input do listening dá e hoje vou dividir com vocês como eu, professor de inglês brasileiro, fiz para melhorar o meu listening.

Eu era super fã do seriado Barrados no Baile (Beverly Hills 90210) e certo dia vi no jornal um cara em Juiz de Fora que vendia os episódios que ainda nem tinham sido exibidos no Brasil, gravados direto da TV dos EUA. Comecei a comprar tais episódios e assisti-los avidamente, sempre com um caderninho do lado, anotando expressões novas e frases ditas de diferentes formas, como “What does that mean”, “What’s that supposed to mean ”.

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.

Devo dizer que tal prática me ajudou muito com meu listening e deixo aí a dica: use DVDs de séries (Friends, The OC, House, Desperate Housewives, CSI, entre outras) e filmes, assista-os com paciência, sempre anotando palavras e expressões novas, revise-as constantemente.

I hope this tip will help you a lot. It still helps me!

Take care!

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

6.jpg

Adir Ferreira

Adir Ferreira é professor e tradutor de inglês e espanhol há 22 anos. É responsável pelo blog de língua espanhola da empresa americana Transparent. Trabalha com educação corporativa, treina professores e ministra workshops sobre metodologia.

50 comentários

  • 11/09/07  
    EDUARDO diz: 1

    Ótima dica!

    Uma pergunta:

    – Do dia que você começou, quando você conseguiu sentir segurança no seu listening? Há quanto tempo depois? 06 meses? 01 ano, 02 anos?

    Desde já Obrogado!!!

  • 11/09/07  
    Adam diz: 2

    Prison Break and 24 are my two favorite series.

  • 11/09/07  
    Bruno Oliveira diz: 3

    Professor gostaria de fazer uma pergunta.Vamos lá?
    Atualmente veio treinando meu listening todos os dias fico ouvindo histórias em inglês,música e lendo,prccuro alinhar meus estudos com as coisas que me dão prazer.Por exemplo,como gosto de formula 1 obviamente procuro ler coisas relacionadas a F1,estou sempre visitando os sites da minhas bandas prediletas e tal,acho que a gente aprende muito mais quando alinhamos o aprendizado com as coisas que a gente gosta.
    Últimamnte passei a ver filmes com o Idioma em inglês e com legendas em português,depois quando me sentir seguro quero passar a velos em inglês juntamente com legendas em inglês para ai depois passar a velos sem legendas!!!
    Estou agindo de forma correta?O fato de eu ver os filmes com legendas em português pode me atrapalhar?Tem alguma dica que vc pode me dar?Desde de já agradeço a tenção abraços!!!

  • 11/09/07  
    Bruno Oliveira diz: 4

    Opa me perdoe os erros de português,é que escrevi um pouco rápido!!! rsrs

  • 11/09/07  
    Ester Beatriz diz: 5

    Oi Alessandro, cheguei até pelo Favoritos e já favoritei!!

    Eu faço inglês e seu blog será um complemento e tanto!!!

    Parabéns!!!

  • 11/09/07  
    Alessandro diz: 6

    Eduardo e Bruno, eu vou deixar que o autor do post responda vocês. Ele é colaborador do blog e acho que pelo fato de ter escrito o texto ele irá responder melhor.

    Ester, muito obrigado pela confiança. Eu tenho que agradecer formalmente a Luiza Voll, ela foi muito gentil ao indicar o blog. Se quiser me adicione no msn. O endereço está na página Sobre do blog.

    Abraço,

  • 11/09/07  
    EDUARDO diz: 7

    Ok Alessandro! Muito Obrigado!

    Olha, seu agora, não mais blog e sim ( site ) é um sucesso. Parabéns pelo desenvolvimento desse trabalho, de grande relevância para os estudantes de inglês do Brasil e do Mundo.

    O English Experts e o Inglês na Ponta da Lingua do Denilso são show.

    Valeu!

  • 11/09/07  
    Bruno Oliveira diz: 8

    Valeu Alessandro!Vou esperar a resposta do professor Adir.
    Tenha uma ótima semana,parabéns pelo blog/site!

  • 11/09/07  
    Elisama diz: 9

    Alessandro adoro seu blog, tem me ajudado muito…preciso de uma ajudinha, eu usava muito aquele dicionário que tinha no blog antigo, queria saber onde o encontro, pois já tentei achar na net e não consegui…adorei aquele dicionário…vc pode me ajudar???

  • 11/09/07  
    Alessandro diz: 10

    Elisama,

    Eu estou trabalhando para colocar o dicionário novamente no blog. Inclusive vou publicar um post esta semana sobre o Babylon. Aguarde! Se tiver pressa acesse http://www.babylon.com é ele que eu usava aqui no blog!

    Abraço,

  • 11/09/07  
    Adir Ferreira diz: 11

    Boa noite Eduardo e Bruno.

    Vamos às respostas!

    Primeiro para o Bruno. Comecei a dar aulas de inglês quando tinha 17 anos (hoje tenho 32). Na época o máximo que tinhamos era o video cassette. Então, o que me restava? Alugava filmes e assistia-os primeiramente com a legenda, por prazer. Depois colocava uma tarja feita com papel sulfite em cima da legenda, colava com fita crepe e via o filme sem as legendas, porém com somente a metade da tela. E fui vendo que muitas frases que eu ouvia no áudio dos livros eram ditas de forma diferente ou tinham outra entonação etc. Comprei um caderninho, que tenho até hoje, e fui anotando. Quando não tinha certeza da grafia da palavra colocava um “genérico” e ia perguntar pra outros professores. Em meados de 98, com o advento da Internet e da DirecTV em Bebedouro-SP minha vida mudou. Tive muito mais recursos para melhorar meu listening. Outra coisa muito legal era a revista SpeakUp, que também comecei a assinar na época, e recomendo a todos, mesmo iniciantes, para irem acostumando o ouvido. E certamente, Bruno, ao escolher um tópico que te agrada, você aprenderá com muito mais prazer, porém temos que tomar cuidado para não criar preconceitos acerca de um assunto. Te explico: junto com as aulas meti a cara e comecei a fazer traduções de textos técnicos. Meu objetivo era traduzir somente textos jornalísticos porém foi o que eu menos tive. Traduzi textos de psicologia, um trilhão (rs.) de medicina, odonto, etc. Então o inglês vem de várias fontes, prazerosas ou nem tanto. Espero ter respondido sua pergunta, se não, escreve de novo ok? Um abraço e obrigado pelo post. Obs. Meu site ainda está em construção. No inicio de outubro fica pronto, dái eu aviso vocês ok?

  • 11/09/07  
    Adir Ferreira diz: 12

    Agora para o Eduardo. Devo te confessar que no início era penoso ouvir em inglês. Muitas palavras ditas juntas que pareciam uma só, mas foi dando aula que eu me condicionei a ouvir com freqüência. E não era somente os listenings dos livros com os quais eu trabalhava, era tudo. Lembro que eu gravava entrevistas do Roda Viva, com jornalistas americanos ou ingleses e assistia muitas vezes, e quando digo muitas, quero dizer de 10 em diante. Ah, deixa dar uma outra dica. A Cambridge tem uma série de livros para alunos intermediários que se baseia nas funções da lingua, são “Functions of American English” e “Speaking Naturally”. Comprei esses dois livros com seus respectivos cassettes e ainda os tenho e uso. Eles dão vários exemplos de como as frases podem ser ditas de outra forma e em certa situação. São frases prontas, em inglês natural, muito bom mesmo. E quanto à confiança, hoje assisto filmes e seriados e entendo numa média de 90% do que é dito. Às vezes tenho que recorrer à legenda para alguma frase ou expressão que ficou no ar. Por exemplo, o filme, “Vera Drake”, com Judi Dench é falado num inglês britânico que eu achei bem complicado então comecei a assistir sem legendas. Vendo que a coisa complicou pus as legendas em inglês e parei bastantes vezes para anotar expressões e palavras novas. Ouvir como nativos e entender piadas e raps pode não ser uma realidade para mim em algumas situações porém ouvimos com um propósito e creio que sempre temos que buscar a melhora nas quatro habilidades (reading, writing, listening e speaking). Obrigado pelo post, qualquer dúvida manda aí que respondo com prazer. Obs. Meu site ainda está em construção. No início de outubro fica pronto, daí eu aviso vocês, ok?

  • 11/09/07  
    Gustavo Carvalho diz: 13

    alessandro, eu – e os vários internautas que por aqui passa – é que agradeço. seu blog é realmente interessantíssimo para quem usa a internet como uma ferramenta de auxílio ao aprendizado da lingua inglesa.

    como esl teacher, já recomendei seu blog a alguns de meus alunos – os mais viciados em internet.

    sucesso e um grande abraço

    Gustavo Carvalho

  • 12/09/07  
    Alessandro diz: 14

    Gustavo,

    Muito obrigado pelas belas palavras. Este blog é resultado do trabalho de uma equipe de colaboradores: Americanos nativos (Adam, Mary), professores de Inglês (Nilza, Roberto, Adir, Maria Brasileira), autores de livros (Denilso, Ulisses), estrangeiros (Karin – Guatemala) e principalmente dos leitores. Acredito que essa sinergia é a alma deste blog. Agradeço a todos!

    Abraço

  • 12/09/07  
    Ramon diz: 15

    Eu sou de Juiz de Fora e por coincidência adorei teu blog muuuuuuuuuuuuuuuuito útil!

  • 12/09/07  
    Bruno Oliveira diz: 16

    Valeu professor e obrigado pela atenção em responder minhas perguntas!Espero notícias do seu site abraços!!!

  • 12/09/07  
    Deivis diz: 17

    Vocês todos tão de parabéns.

  • 12/09/07  
    Wagner Cordeiro diz: 18

    Gente, com o DVD surgiu a possiblidade de colocar as legendas em Inglês, o que é sempre recomendável. De repente, se a pessoa gostou muito do filme e decidiu assisti-lo novamente, assista pela segunda vez já com as legendas em Inglês. Como o filme já foi visto, fica mais fácil de acompanhar a história, e acabamos prestando mais atenção em novos detalhes, como expressões idiomáticas ou gírias.

    Agora, uma outra maneira ótima de melhorar o listening é ouvindo podcasts, algo que sempre recomendo aos meus alunos. Exdperimentem o site http://www.betteratenglish.com . Ele possui, além dos arquivos em áudio, as transcrições das conversas.

  • 12/09/07  
    Adir Ferreira diz: 19

    Abraço grande e se precisar de algo, não hesite em perguntar.

  • 12/09/07  
    EDUARDO diz: 20

    Adil

    Muito obrigado! Dicas valiosas como essa são sempre bem vindas. Quando o seu site estiver OK dá um toque mesmo!!

    Abraço!!!

  • 23/10/07  
    francisco torres diz: 21

    olá pessoal sou o Prof. Francisco Torres, também gosto muito de aprender com filmes. eu costumava assistir o filme todo, mas não prestando atenção no conteúdo visual, mas tã somente na linguagem, e anotava todas expressões idiomática que não sabia. depois que me interava da mesmas, assistia o filme novamente sem prestar atenção nas legendas, que alguns anos atrás vim somente em portugues em vhs, imagina? ou está tudo mais fácil. meu e-mail é danfato@hotmail.com

    um grande abraço galera e parabéns alessandro!!!!!!

  • 27/10/07  
    Eddie diz: 22

    Olá, meu ouço inglês muito bem, entendo muito do que é dito em um filme, porém não falo com fluência…Não tenho amigos que falem inglês para que eu possa treinar minha conversação, há alguma alternativa pra mim? alguma dica?

  • 27/10/07  
    Adir Ferreira diz: 23

    Eddie, bom dia!

    Bom, faça o que muitos fazem: fale sozinho! Imagine-se respondendo uma série de perguntas sobre vários assuntos. Pegue algum episódio de algum seriado, transcreva as falas e seja um dos personagens. Só se consegue fluência oral falando então mãos à obra!!!

    Prof. Adir
    http://www.adirferreira.com

  • 31/10/07  
    Claudio Leonardi diz: 24

    muito interessante, parabéns, muita dica legal

  • 04/11/07  
    Eddy diz: 25

    Adir Ferreira.

    Muito obrigado!=)

    Eu já falo sozinho as vezes, e tento pensar em inglês também…
    Mas imaginar-se um personagem de seriado, nunca tinha pensado =)

    Vou ser o Ben em Lost =)

    ahusuhasuhas

    Obrigado novamente!

    Abraço!

  • 12/11/07  
    Clayre diz: 26

    Adir,
    estou iniciando em um curso de conversação. Quando estamos eu e o professor, tudo bem. Mas as vezes colocam pessoas para “monitorar” as aulas. Fico nervosa e não me solto. Acho que estou fazendo tudo errado, insegurança pesada.
    Quero estudar sozinha, para surpreender meu professor e mostrá-lo que o trabalho dele está valendo a pena e por mim mais ainda. O que me aconselha?

    No início é sempre difícil assim? Tem só dua semanas.

  • 08/04/08  
    Luis Fernando diz: 27

    Eu tenho estudado ingles desde os meus 12 anos, e agora com o auxílio da internet tem sido ainda mais fácil, gostei muito de achar seu site e o link http://www.twiztv.com, para aqueles interessados deixo aqui minha dica de sites onde vc. pode ver os tv shows e com o auxílio dos scripts melhorar seu ingles: http://www.flickpeeck.com / http://www.quicksilverscreen.com ,bom eu pelo menos achei interessante espero q. aproveitem também, eu costumo ler o script primeiro e depois ver o seriado, as vezes também leio o script ao mesmo tempo q. ouço o tv show no outro site, pois ainda não achei uma maneira de assistir e ao mesmo tempo ler o script, mas vale a pena tentar.

  • 01/07/08  
    Debbie Guerra diz: 28

    Muito boa a dica…. alias o site todo esta muito bom! Tenho frequentado o site faz um tempinho e tem me ajudado muito!

    Gostaria de agradecer e contar que graças a um siginificativo “up” no meu inglês, consegui criar “coragem” de assistir um filme todo em inglês, com legendas em inglês… e me surpreendi muito com meu entendimento…
    Até o momento eu só tinha assistido em inglês com legenda em portugues ou português com legenda em ingles (como minha mãe tem uma certa preguiça de ler hehe).

    Tb faço uso constando da tecla SAP, assisto meus seriados repetidos com o recurso sempre q possivel, e quando não tenho material novo na TV, assisto desenhos em inglês, que mesmo sem legenda são compreendiveis pelo inglês mais simples e pelo fato de serem curtinhos!

    Mais uma vez: Thanks!

  • 26/08/08  
    Laaua diz: 29

    Hi,
    I have beem doing an english course for 6 years, and I recvently have traveled to the usa, but I just been there for 15 days, so this hasn’t helped me a lot,
    but my problem is that I am supposed to do a test, an F.C.E test, that comes from Cambridge University, and I don’t feel prepared to this, I just can´t Know every think that I should!
    wHAT aM i SUPPOSED TO DO?
    iF OU COULD HELP ME, I’D BE THANKED

  • 27/08/08  
    Adir Ferreira diz: 30

    Laaua,

    Here´s the deal: exams like FCE, CAE and CPE requiere preparation and practice because they include special types of exercises. One thing you can do is buy some mock tests and practice until then.

  • 14/10/08  
    Odalice Moraes diz: 31

    Oi professor!
    Comecei a fazer inglês recentemente,tenho na verdade apenas três meses,e obviamente sinto alguma dificuldade,já que tenho aulas apenas aos sabádos,enfim,vc poderia me recomendar alguma leitura,algum método…Bom tenho muita vontade de aprender,vc pode me ajudar?
    Obrigada.

  • 21/11/08  
    Cintia diz: 32

    Comecei a estudar inglês já algum tempo, e fiquei surpresa com a sua dica, pois eu estava fazendo exatamente isso, ao assistir as séries, sempre fico com um caderno do lado anotando.

    Seu site é ótimo!

  • 04/12/08  
    Andrea diz: 33

    eu estou aprendendo agora, estou no 2 semestre mais estou adorando as dicas um bjao

  • 08/12/08  
    Cláudio Sambuichi diz: 34

    Comecei a estudar inglês com mais ou menos 10 anos. Passei a praticar conversando com estrangeiros via msn/chat, e mais tarde através de seriados de TV. Até hoje assisto muito seriado e é uma das maneiras que encontro para manter o inglês não tão enferrujado no dia-a-dia.

    []’s

  • 08/12/08  
    Adir Ferreira diz: 35

    Prezados, realmente sem esforço não tem ganho. O negócio é meter a cabeça nos livros, DVDs, Cds e peneirar a net para pegar coisa boa (que tem de monte!).

    Take care and thanks for visiting EE!

  • 14/12/08  
    Englishexperts post « Java - Blog Camilo Lopes diz: 36

    […] Aprenda inglês assistindo seriados de TV […]

  • 28/12/08  
    WALISSON diz: 37

    MANDO UMA DICA LEGAL PRA TODOS QUE GOSTAM DE FAÇAR NA NET PARA APRENDER ALGO EM INGLES EU USO SEMPRE A BUSSOLA TRADUTORA É MUITO BOA, TRADUZ SITES ,FRASES, TEXTOS, ETC.

    http://www.bussolaescolar.com.br/tradutor.htm

  • 17/06/09  
    Suzamara Aparecida de Souza Bispo diz: 38

    Adorei os artigos.Sou professora de Inglês e só descobri isso hoje. Muito legal. E possivel elaborar algo sobre quanto estrangeirismos ( inglês ) existem na nossa lingua ( português ) ?

  • 12/07/09  
    maria belle diz: 39

    I think we can have a good way here, finally.
    Learning and listening English language is wonderful.
    It’ s amazing!
    Congratulation you!
    maria belle

  • 13/09/09  
    Rafaela diz: 40

    Valeu pela dica de site dos scripts!
    Adoro assistir seriados (principalmente Smallville, Supernatural e Heroes) e foi por causa deles, juntamente com a música, em 2005, que eu comecei a ter o interesse de estudar a língua inglesa. Essas ferramentas me ajudaram muito nestes últimos anos, mas ainda não domino 100% do listening, apesar que eu sei que isso demanda mais tempo e minha paixão pelo idioma não permite que eu desista.

    Parabéns pelo blog.
    Abraços!

  • 21/12/09  
    Danilson diz: 41

    my mama is to develop my listening and my as soon as i solve that i will consider myself like native

  • 04/01/10  
    Flávio diz: 42

    Gostaria de saber o seguinte? Tenho 17 anos e estudo inglês sozinho, porém ainda não sei muitas palavras e mesmo que eu consiga ler todo um texto ou misica aida nao entendo nada se estou apenas ouvindo. Vc pode me da uma dica de como entender filmes estando no inicio do aprendizado da lingua e outras dicas.

  • 09/01/10  
    anthony diz: 43

    ola, gostaria de tirar uma duvida, ja ouvir fala muito que nao devemos traduzir as palavras para o portugues correto, ja que quando uma criança quando aprende a falar o portugues ela nao tem como traduzir nada ja que essa é a sua primeira lingua, mas nos adultos ja temos a nossa lingua mae, e tudo que vem na cabeça em ingles automatico traduzimos para o portugues, eu nao entendo como agente vai entender uma palavra se nao souber o significado dela, por favor tire essa duvida minha, e me corrija e eu estiver errado grato!

  • 22/01/10  
    Mário diz: 44

    Alessandro, parabéns pelo trabalho que nos ajuda muito, em relação aos seriados, tenho uma dica interessante, para quem acredita em neurolinguística, ai vai, assista 5 minutos de um seriado em inglês com legendas em portugues, depois inglês/inglês e por último, inglês sem legendas , assim não cansamos, e “abrimos” nosso nosso cérebro.
    Bons estudos!!!!

  • 23/01/10  
    Laís diz: 45

    Olá, gostaria de ter uma dica, pois desde os 12 anos faço curso de ingles, eu sempre começo e paro, nunca dou continuidade e eu tenho grande dificuldade de montar frases, o meu vocabulário é pobre. Preciso melhorar, pois onde eu moro, o ingles é essencial e por enquanto não posso pagar um curso particular.
    O que vcs me aconselham fazer??

  • 01/03/10  
    chrystian eduardo diz: 46

    professor eu queria saber como vc aprendeu a falar ingles queria saber quando eu canto ingles todo mundo fala que eu so erro quando to ouvindo musica eu canto ingual mais as pessoas fala que eu canto errado queria intender isso ja fiz curso ingles ???

  • 22/05/10  
    Bruno Amaro diz: 47

    Olá,

    tenho que concordar que, ver seriado realmente ajuda, e muito!
    eu sou viciado em seriados hehe, sempre com legenda, ja assisti unindo todos seriados, +/- umas 40 temporadas, realmente, posso dizer que dentro do que eu ja sei de ingles, consigo ouvir quase tudo, bastante claramente, mesmo quando falam bem rapido hehe, recomendo a todos! e parabens aos que tao a frente deste maravilhoso site!

    Abraço

    • 22/05/10  
      Alessandro diz:

      Bruno,

      Obrigado pelo comentário e pelos elogios.

      Volte sempre e bons estudos!