Aprenda Inglês cantando

Aprenda Inglês cantandoParece estranho um post com o título Aprenda Inglês cantando, mas é exatamente isso que eu quero propor hoje. Eu conheço algumas pessoas que afirmam ter aprendido inglês através da música, infelizmente não foi o meu caso, mas acho isso completamente viável.

A grande vantagem de cantar em inglês é que com esse exercício o vocabulário ativo é desenvolvido. Só para lembrar, quando nós escutamos ou lemos, empregamos nosso vocabulário passivo, e quando nós falamos ou escrevemos, empregamos o vocabulário ativo.

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.

É praticamente uma regra. O estudante de inglês aplicado desenvolve com muita rapidez o vocabulário passivo, isso é resultado muito listening e reading. Porém o vocabulário ativo só vem com uma ação mais – desculpe a redundância – ativa. Por isso tanta gente reclama que não consegue a tão sonhada fluência. Ouvir e ler é fácil, o complicado é quando chega a hora de escrever e falar.

Hoje eu li um texto muito interessante no blog Marceland, o autor explica de forma bem leve como ele aprendeu inglês através da música. Começa assim:

Eu aprendi inglês ainda no Brasil através da música. Sempre gostei de inglês, sempre gostei de música, mas não curti muito os métodos de ensino da língua das escolas. Ainda na adolescência, comecei uma prática q cultivo até hoje: Traduzir as letras das músicas que gosto.

Fica aí a mensagem, cante em Inglês, nem que seja no chuveiro! ;-)

I hope that helps!

Atualizado em 10/08/2011

Marcelo criou um blog dedicado à musica, vale a pena conferir o blog Embromation.

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

31 comentários

  • 30/11/07  
    Nathan Highlander diz: 1

    Muito legal ouvir isso! A gente também tá aí nessa luta do inglês com música!!! By the way, this blog is getting even better!!! And of course I hope you can always go on fighting this damn good battle!!!

    A hug from a great fan-friend!!!

    English Roxxx!!!

  • 30/11/07  
    Emanuel Tavares diz: 2

    Eu acredito que qualquer que seja a forma de aprendizagem, mesmo que pareça estranha, tem que ser agradável ao estudante deste idioma…
    eu aprendo um pouco mais lendo revistas que gosto, sobre aquarismo, sobre saúde … só coisas que me interessam.

    cheers !

  • 30/11/07  
    Harlley diz: 3

    No meu caso, que estudo inglês sozinho, realmente é mais difícil desenvolver o inglês ativo, principalmente a conversação. Já tentei uma vez lá na lista uma iniciativa pra reunir pessoas para praticar conversação através de skypecasts, mas não tive sucesso. Vi outras pessoas também tentando através do Paltalk, mas acho que também não foi pra frente. Alessandro, talvez seria legal criarmos salas ou no Paltalk ou Skypecast, e você ajudar aqui pelo blog a divulgar. Claro que muitas pessoas sempre tem restrições de horário, mas pra resolver isso, poderíamos criar talvez reuniões 3 vezes por semana, em horários pré-definidos. Acho que muitas pessoas aqui devem ter esta mesma dificuldade em treinar conversação. O que acha?

  • 30/11/07  
    Emanuel Tavares diz: 4

    Harlley …

    vc conhece http://www.sharedtalk.com ??
    neste site vc pode conversar tanto em texto como em áudio com pessoas do mundo todo!! já falaram neste site aqui no experts…
    good luck !

  • 30/11/07  
    Alessandro diz: 5

    Nathan, obrigado pelo comentário. É bom saber quer você acompanha o EE.
    Emanuel, eu concordo com você. A melhor forma de aprender é estudar os temas que gostamos, em inglês. No meu caso eu estudo Inglês a partir de textos sobre tecnologia.
    Harley, no momento eu estou sem tempo de moderar esse tipo de reunião. Mas se você quiser organizar uma é só avisar que eu divulgo aqui no blog. By the way, é uma ótima idéia.

    See you!

  • 01/12/07  
    Alessandro diz: 6

    Mais um teste!

  • 16/12/07  
    Marcelão diz: 7

    Olá Aleesandro! Aqui é o Marcelão do Marceland.. blog ao qual vc se refere na materia acima. Cara, fiquei super feliz ao ver sua referência ao meu projeto. De fato, a melhor maneira de aprender um idioma… ou qualquer outra coisa, é associar tal matéria a diversão. POr falar nisso, estou testando esse método em outro idioma… o alemão. Fiz até um blog especial pra tal. Caso queria conhecer a idéia, aqui está ele: http://deutschmitmusik.blogspot.com/
    Bem, vendo sua matéria sobre o “Aprenda inglês Cantando” serei obrigado a criar um tb para o inglês… hehehe. De qualquer forma, valeu! E como diz o subtítulo do meu blog… Entre sem bater, vc e todos interessados em idiomas são sempre bem-vindos!

  • 16/12/07  
    Marcelão diz: 8

    BTW, inclui seu site na lista do meu blog! :0)

  • 11/02/08  
    marcos monteiro diz: 9

    olá pessoal meu nome é marcos tentei de todas as maneiras ser nacionalista e só falar o bom e velho português porém comecei a trabalhar com tecnologia e agora tenho que aprender inglês de qualquer maneira , uma boa dica é aprender cantando mesmo e ouvindo o som do ” rush ‘ …..
    grande abraço , ja virei fâ do blog só falta agora a carteirinha ….

  • 20/03/08  
    Anonima diz: 10

    EU KERO SER CANTORA MAS PRA ISSO PRECISO DE APRENDER INGLES E OLHEM K É DIFICIL DE EU COMPREENDER INGLES!!!!!!!!!

  • 30/04/08  
    Gilmar diz: 11

    Na verdade estou iniciando agora na área da educação e estou precisando de um exercício criativo em ingles. Quem poderia me auxiliar nisso?

  • 13/07/08  
    Ananda diz: 12

    Obrigada eplo ótimo post novamente Alessandro. Me inspirou para fazer um post no meu blog também :-)

  • 29/07/08  
    kiko diz: 13

    tche tenho uma banda e sou preguiçoso de mais, nada me traz empolgasão para aprender ingles nem mesmo as musicas que gosto..
    pois fico muito irritado em nao entender e nao ter um ouvido para definir como se pronuncia para ao menos copiar e cantar as mesmas…
    tem uma receita ai??? um grande abraço

  • 06/09/08  
    Ingrid----Manaus-Amazonas diz: 14

    N0ssa mãe!!!! esse siti é msm td, vcs não tem idéia de como estão me ajudando…..esse metodo de cantar em inglês é msm super b0m!!!!!
    Valeu pela ajuda pess0al!!!!!!

    ……..;)

  • 30/10/08  
    Nicoly diz: 15

    Aprender Inglês cantando é um método super incrivel pois eu não sou muito boa , mais muito do que sei aprendi cantando porque gosto muito de musicas internacionais pricipalmente em ingles então eu me interesso em canatr ver a tradução das musicas e acabo aprendendo muito!!

    BjÔ

    Xau

  • 27/12/08  
    sheila diz: 16

    gostei muito do texto…
    principalmente pq eu uso esse método só “de brincadeira”, pelo puro prazer de cantar em inglês ^^
    acho q eh por isso que muitos colegas meus ficam surpresos com o meu vocabulário extenso e com a minha facilidade em resolver tudo relacionado ao inglês, que aliás, eh a minha matéria preferida!
    beijos ;*

  • 17/02/09  
    Carlos Diego Moreira de Sousa diz: 17

    realmente vemos que escolas aparentemente conceituadas no mercado falham ao transmitir para seus alunos o ensino de um novo indioma exageram de gramatica enquato o falar se relega ao último lugar aprendi ingles cantando e traduzindo textos ! carlos diego gerente de vendas

  • 01/03/09  
    fernanda diz: 18

    olha muito obrigado com vcs me ispirei a aprender ingles cantando musicas e depois ler a letra dela e assim fui aprendendo palavras em ingles !!!
    muito obrigada!!!
    e foi assim q aprendi a falar em ingles…
    bay-bay

  • 09/03/09  
    Jordana Lima diz: 19

    Eu canto muito em inglês xD

  • 26/03/09  
    Tiago Gomes diz: 20

    Eu canto q canso rsrs… Ajuda sim… Eu consigo pronunciar bem elas… Graças a p´ratica…

  • 17/05/09  
    Flávio diz: 21

    bom pessoal eu tambem tenho que aprender inglês , porque trabalho com tecnologia , mas até agora não achei um metodo fácil é que seja divertido para aprender o inglês , bom aprender cantando e super legal , é da para aprender mesmo. agora ouvir uns amigos falarem que aprenderam inglês assistindo filmes em inglês sem legenda para o português . será que assitir filmes em inglês ajudaria a aprender o inglês ?

  • 16/07/09  
    ivan manaus diz: 22

    YES.. Imaginem vcs que aos 10 anos, eu já estava aprendendo as primeiras palavras em ingle… Sozinho, com a ajuda de uma coleção que meu irmao tinha chamada “pop Music 1977” alem das musicas serem agradáveis e romanticas, eram superfáceis de aprender do ba´sico ao intermediário… Obvio.. perdi um pouco da pratica mas agora preciso correr contrao tempo… A cidade Onde moro foiesclhida para ser sede da copa 2014.. aprender ingles com musica é muito bom mesmo porque vc nao esquece nunca… abraços

  • 20/07/09  
    Rebecca diz: 23

    Bom,eu naum sei cantar nada em INGLÊS apesar de me amarrar mtu sei falar poucas coisa mais poucas mesmo só as que eu aprendo na escola sao os basicos q temos q aprender,vou começar a fazer um curso de inglês agora pq eu ADOROOOOOOO.Eu acho maximo estou desposta a aprender pq é uma coisa q eu me amarro mtu entaum é só isso mtu OBG pessoal.
    Bay Bay folks
    kiss…

  • 28/08/09  
    rosangela diz: 24

    gostaria de saber como aprendo ingles para poder cantar musicas em inglês, so estou começando e preciso de um professor particular. alguem tem alguma informação de professor em campinas.

  • 09/09/09  
    larissa diz: 25

    eu quero aprender ingles para cantar….

  • 12/09/09  
    Gustavo diz: 26

    Vale lembrar que este tropco e para incentivar
    e tem muitos que ainda nao sabem nada do ingles
    se possivel daki para frente nao escreva muita coisa em ingles pois tem jente que nao vai emtender nada
    mais vamos em frente com esta luta e eu estou fasendo minha parte
    sou musico
    mal sei portugues como ja deven ter notado mais amo o ingles
    por iso insentivo e vamos em frente

  • 01/02/10  
    Maria Filomena Ramos Teixeira diz: 27

    Gostaria de saber se vocês têm curso para terceira idade, ( tenho 68 anos) fiz 3 semestres na Cultura há muitos anos atrás) e só.
    Não lembro de mais nada.

  • 17/02/10  
    daniele correa diz: 28

    mto interesante isso , eu comecei a fazer isso e espero que de certo =) , obrigado

  • 24/04/10  
    emanuele diz: 29

    tambem estou nesta luta de aprender inglês, minha professora tambem me reicetou cantar em inglês
    graça a deus estou apredendo mesmo o inglês

  • 29/04/10  
    Suelen diz: 30

    Adorei essas dicas,mas precisa melhorar um pouco,não foram muito boas…para uma pessoa como eu.