Aprenda inglês com Cartoons e Charges

Quando você era criança, a primeira coisa que você talvez fizesse quando chegava o jornal era olhar todos os desenhos que ele tinha. Não só as tirinhas (comic strips), mas também as charges e os cartoons, apesar de muitos não fazerem muito sentido ou não parecerem tão engraçados na época. Tanto as charges quanto os cartoons remetem a um grande repertório cultural: enquanto a charge retrata um episódio recente (a área de política nos dá vários exemplos), o cartoon não tem necessariamente esse propósito, servindo geralmente a temas ligados ao comportamento. Esses desenhos já não estão presentes só nos jornais, mas na televisão (como no programa Roda Viva) e, principalmente, nas redes sociais.

Não é diferente na língua de Shakespeare. Ler cartoons não é apenas um jeito de melhorar seu inglês e de construir vocabulários com possíveis palavras novas – é abrir-se para todo um novo jeito de pensar as relações humanas e a sociedade como um todo. É entender indiretas e jogos de linguagem enraizados no mais profundo de uma língua. Ler cartoons não é fácil, nunca foi. Mas, ao entendê-los, você nota o quanto o seu inglês progrediu – não só em gramática, mas culturalmente falando. A imagem (drawing) dialoga com a legenda (caption) de uma maneira indissociável, algo essencial nesse tipo de linguagem.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da Englishtown: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Um dos cartoons da revista The New Yorker: it takes more than grammar to understand what they’re talking about!

Não tem como falar de cartoons sem falar nas diversas revistas (magazines) que os publicam de modo impresso ou virtual: The New YorkerEsquire e revistas com um cunho mais engajado ou cultural possuem vários exemplos. A The New Yorker possui, inclusive, um blog do editor de cartoons da revista– o que talvez se deve à grande fama de seus cartoons serem “sem pé nem cabeça”, dando problemas até mesmo para os estadunidenses. Nos desenhos mais simples estão as entrelinhas mais complexas. Como estudante de inglês, aprender a lidar com essas entrelinhas é mais um passo em busca da tão desejada fluência!

Você gosta de cartoons e charges? Se sim, onde você os lê? Quais são os temas que mais aparecem?

See you next time!

Sobre a Autora: Mariana Fonseca é estudante de Jornalismo. Paulistana, leitora ávida e nerd to the core. Fez alguns anos de curso de inglês, mas passou (e passa) boa parte de seus estudos como autodidata. Atualmente, escreve crônicas quinzenais em seu blog pessoal, o Fonsecando.

Aplicativo para Ampliar o Vocabulário

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

25.jpg

Autor Convidado

Este artigo foi escrito por um Autor Convidado do English Experts. Confira o nome do autor no rodapé do texto acima. Seja um colaborador, clique aqui e saiba como participar.

11 comentários

  • 05/09/12  
    Pablo diz: 1

    Parabéns pelo post. Muito legal.
    Aprendemos de várias maneiras, e essa é ótima também.

    Tem o website que sempre visito, lá tem cartoons e dicas de inglês também.

    http://natively-speaking-comics.blogspot.com.br/
    http://www.fluenciavip.blogspot.com.br/

  • 05/09/12  
    felipeh6 diz: 2

    Dear Mariana,

    Excellent post! Congrats.

    Those are truly great tips! That kind we enjoy to read!

    Best Regards,

    Felipe Haag

  • 05/09/12  
    Lucas Felipe diz: 3

    9gag.com “Just for fun”

  • 05/09/12  
    Ademir Junior diz: 4

    Gosto de ler algumas tirinhas no blog do 9gag.com.

  • 05/09/12  
    Andre Luiz diz: 5

    What great tip Mariana! Besides having fun you can also enjoy to improve your english as well as learn more about american politics, culture and so forth.

    Take care!

  • 06/09/12  
    Cinthia diz: 6

    Adorei a matéria, mas gostaria de saber se o English Experts pode me indicar sites de cartoons/charges que sejam também para as crianças dos níveis iniciantes, para trabalharmos assuntos de vocabulário (roupas, hora, móveis) e gramática (this/that, simple present), etc. Ou, então, algum site em que o próprio professor possa se utilizar somente dos desenhos e ter os balões em branco. Aguardo retorno! Obrigada!

  • 06/09/12  
    CATALINE diz: 7

    Excelent!

  • 07/09/12  
    Margret Richter diz: 8

    I like it!

  • 08/09/12  
    nazare diz: 9

    Very good tips

  • 19/09/12  
    Stan diz: 10

    As charges são sempre muito benvindas, como uma divertida e eficáz estratégia p/ o ensino da Língua Inglesa….considerando-se o interesse e interação dos educandos….Muito bom!!!

    tks, hugs