Aprenda inglês com o tradutor do Google

Tradutor do GoogleSegundo as estatísticas, cerca de 80% de todo o conteúdo da Internet é apresentado em inglês. Sendo assim, como aproveitar toda essa ampla gama de informações tendo apenas um conhecimento básico desta língua? Quem não sonha em ler a versão online do jornal “The New York Times” sem ficar atordoado com tantos termos complicados?

Mesmo não dispondo de softwares de tradução pagos, como o Babylon, é possível fazer a tradução instantânea pela busca do Google. Basta fazer uma pesquisa simples no Google pelo site de língua estrangeira do seu interesse e clicar em [Traduzir esta página], esse link sempre aparece ao lado dos resultados da busca.

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.

Até aí nenhuma novidade, acredito que muitos já sabiam disso. Mas há um problema, a tradução não é perfeita e muitas frases são incompreensíveis. Agora vem a parte interessante, por que não transformar esta deficiência da ferramenta em aprendizado?

Veja só como eu estudo. Após ter clicado no link [Traduzir esta página] na ferramenta de busca do Google, você dispõe de um recurso bem interessante. Ao posicionar o cursor do mouse sobre uma frase da página, aparece um balão (daqueles de histórias em quadrinhos) com o seu conteúdo original em inglês. Com isso é possível comparar a tradução com o texto original. Neste processo de comparação eu acabo aprendendo muitos verbetes novos e em muitos casos até sugerindo melhores traduções. Sim, no balão que aparece é possível ajudar o Google a melhorar o seu tradutor com sugestões.

Clique aqui para conferir o exemplo que ilustra este post

É importante observar que essa técnica de estudo deve ser mesclada com outras, encare isso apenas como um plus, não como modo principal de estudo.

Espero ter ajudado!

Post baseado na dica enviada pelo leitor Paulo Silveira

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

13 comentários

  • 14/01/09  
    Rober diz: 1

    Parabéns pela dica! gostaria de acrescentar que os usuários do navegador firefox, possuem a sua disposição um Add-on chamado gtranslate. Este complemento, fornece um front-end para o google translator.

    Após habilitado, sempre que selecionar um texto e clicar com o botão contrário, ele exibirá o resultado da tradução, bem útil!!

    Abraço!

    Link: https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/918

    • 14/01/09  
      Alessandro diz:

      Rober,

      Obrigado pela dica. Eu também uso firefox, é sem dúvida o melhor navegador que existe. Esses complementos são show de bola!

      Abraço,

  • 14/01/09  
    Shirley Gomes diz: 2

    Muito interessante as duas dicas!

    Muito obrigada! =D

  • 14/01/09  
    Adan diz: 3

    I use google translate to automatically translate Portuguese pages into English in my Google Reader :)

  • 14/01/09  
    Paulo diz: 4

    Oi, sou eu, Paulo Silveira (o que escreveu a dica que serviu de base para este post…)

    Eu não sabia que o Firefox tem esse recurso… Mas, de qualquer forma, quem é usuário do Internet Explorer pode baixar a barra de ferramentas do Google. Nela há as opções de traduzir a página atual para qualquer língua e, também, de posicionar o cursor sobre uma palavra e ver instantaneamente a tradução da palavra PARA O ESPANHOL (porque não tem português). A vantagem em relação ao recurso do Firefox sugerido por Rober é que não precisa selecionar a palavra. Basta posicionar o cursor sobre ela. A desvantagem é que só traduz uma palavra. Não um trecho selecionado.

  • 14/01/09  
    Vitor Hugo diz: 5

    Existe também essa página do Babylon:

    http://search.babylon.com/

    Eu uso como página inicial.
    Funciona como tradutor e como o google.com, pois utiliza a mesma engine deles.

    C´ya!

  • 14/01/09  
    Cristiane McBrain diz: 6

    A dica é boa, mas deve-se tomar MUITO cuidado com tradutores automáticos, que não tem como analisar o contexto, expressões idiomáticas e tudo mais. O ideal é utilizá-los apenas para frases simples e palavras isoladas. Não recomendo para iniciantes, pois pode levar a graves erros que depois darão trabalho para corrigir, tornando o aprendizado mais lento e dificultoso. ;)

  • 15/01/09  
    Renê de Lima Barbosa diz: 7

    Good one. By the way if you use google talk you can add some translator bots. It’s so simple and works fine, you just write and they answer for you.

    reference: http://googlesystem.blogspot.com/2007/12/translation-service-for-google-talk.html

    • 16/01/09  
      Alessandro diz:

      Renê,

      Obrigado pela colaboração.

      Abraço,

  • 18/01/09  
    Legion diz: 8

    Não é uma dica muito boa, pois é aprendizado baseado em tradução. O ideal é meter a cara no texto original em inglês mesmo, simplesmente ir lendo de boa, para que ocorra acquisition.

  • 23/02/09  
    Marcelo diz: 9

    Que nada! O melhor navegador é o Safari.

  • 13/06/09  
    Victor diz: 10

    Tenho dificuldades em pronucias, o que faço? esculto bastante música internacionais, lendo a letra ao mesmo tempo e mesmo assim não domino bem… gostaria de uma dica melhor que a das músicas! desde já obg!

  • 25/03/10  
    rafael fernandes diz: 11

    sem contar tbem que pelo orkut dá para ter o google tradutor…. é só add o usuario… pt2en@bot.talk.google.com para portugues ingles e en2pt@bot.talk.google.com para ingles portugues é super pratico v convers e ele responde add estes contatos e nunca mais vc vai passar vexame no ingles!