Aprenda inglês em 7 passos

Hoje o Cicero Montiel enviou para o grupo de estudos a sua metodologia de estudos de Inglês. Eu achei muito interessante e decidi compartilhar com vocês. Leia abaixo:

  1. Ouvir: Ouço muito (ligq, china232, eslpod, cnn, bbc, etc);
  2. Repetir em voz alta: Repito imediatamente diversas frases completas que ouço, e palavras também;
  3. Ler: Procuro ler muita coisa em inglês, desde os podcast’s que ouço, a jornais, revistas, etc;
  4. Revisar: Reviso todo o conteúdo que ouvi, repeti e li durante o tempo de estudo;
  5. Escrevo: Escrevo todas as novas frases que aprendi, as novas palavras, sentenças, etc. Isso ajuda no “improve” da escrita;
  6. Não ligo para gramática: Adotei o método do Steve (lingq.com) que fala nove idiomas. Todos ele aprendeu sozinho, usando esse método;
  7. Como moro sozinho, até eu chegar no serviço (13:00), não falo nada em português. Apenas fico ouvindo tudo em inglês. Da televisão ao podcast. De livros a internet, tudo em inglês.

É isso, praticamente uma imersão. Estou aprendendo muito com isso. Para praticar uso o Sharedtalk. There converso com vários americanos, australianos, chineses, etc. Pessoal, é incrível como você passa a pensar em inglês. Às vezes você “esbarra” nas pessoas na rua e quase, por pouco, não fala sorry. Eu recomendo essa prática … no rules of grammar, yes listening, reading, writing and review.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da Englishtown: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Não sei se vocês perceberam, ele está tão viciado que ao invés de escrever “lá eu converso” ele escreveu “there converso”. Realmente ele está começando a pensar em Inglês.

See you!

Aplicativo para Ampliar o Vocabulário

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

38 comentários

  • 28/08/07  
    Monthiel diz: 1

    it’s ok,
    but the correctly website is lingq.com no ligq. Sorry.

    Thanks
    Take care

  • 29/08/07  
    Luis Otávio diz: 2

    Alessandro, muito legal.
    Vou começar a estudar dessa maneira.

    Abração e obrigado.

  • 29/08/07  
    Túlio Vargas diz: 3

    Muito legal esse post !!
    eu tbm concordo com esss metodologia !

    congratulations for blog !

    []´s

  • 29/08/07  
    Sandra diz: 4

    Qual seria este “Metodo do S”teve”?

  • 29/08/07  
    Monthiel diz: 5

    Olá Sandra…

    Quando o Alessandro me questionou se poderia publicar esse conteúdo no blog eu disse que sim, mas que seria super importante que colocasse que na verdade apenas sigo o método do Steve. Realmente tudo que foi informado acima é o método do Steve, apenas muitos não conhecem e eu quiz mostrar que eu pratico..

    Apenas isso.

    Alessandro, seria bom dar um update no post e colocar essa informação, que essa é a técnica do Steve do lingq.com

    Abraços
    Take care

  • 29/08/07  
    themeron diz: 6

    Apesar de iniciante no estudo da língua inglesa, como professor de música por muito tempo, tento fazer um comparativo entre o aprendizado de música/instrumento e o de uma língua estrangeira. Temos o ‘ouvir’, o ‘repetir’, o ‘ler’ (teoria), etc.
    Acho que a maior dificuldade é o estudo passivo, sem uma ‘supervisão’ de que o que estamos aprendendo é o correto, do jeito mais fácil, etc. É comum o aluno autodidata de algum instrumento adqüirir vários vícios e acredito que o mesmo se dá no aprendizado passivo. Por sorte temos esse espaço para trocar idéais e experiências, justo o que estou fazendo agora! Thank and good luck for all.

  • 02/10/07  
    Ariosto Costa diz: 7

    Monthiel

    Gostei do método, só que eu não entendi revisar. Poderia explicar melhor? Quanto a gramática, estou tentando dar o melhor de mim.

    Bye

    Ari

  • 05/10/07  
    Anderlon Andrade diz: 8

    Ok, excelente técnica e vou passar a utilizar.

  • 25/10/07  
    JOSE ANTONIO DE TOLEDO diz: 9

    preciso me corresponder (por escrito mesmo)para aprender um pouco de ingles (básico). quem quizer me ajudar não tenha acanhamento.

    meu email. joseantoniotoledo@terra.com.br

  • 07/11/07  
    Geni diz: 10

    necessito aprender inglês, falo português

  • 18/11/07  
    tiago diz: 11

    hi for evebory quero saber como faço para inscrever me pois não consigo acessar as salas de bate papo para praticar o inglês.
    quem souber me explicar eu agradeço. thank you!!!

  • 06/12/07  
    Ozeias Rocha diz: 12

    Achei o seu método prático e interessante! Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura! A chave do sucesso é insistir e nunca desanimar.Como dizia um Sargento do Exército, no Batalhão onde serví: animais! ou seja, ânimo pessoal.

  • 28/12/07  
    Hélio Nascimento diz: 13

    Como faço para ouvir a BBC de londres no rádio?

  • 21/02/08  
    Deise Souza diz: 14

    COLEGAS….

    PRECISO APRENDER INGLES…. NAO FALO NEM ESCREVO NADA… ESTOU AQUI NESTE SITE PESQUISANDO ALGUMA COISA E ESTOU SEM GRANA PARA PAGAR UM CURSO… ESTAVA A PROCURA DE AULAS ONLINE GRATIS MAS NAO ACHO E QUEM QUISER ME AJUDAR, COM DIACAS OU SITES QUE EXPLICAM, AGRADECERIA MUITO… VOU ENTRAR NO CURSO DE LETRAS (PORTUGUES/INGLES) E ACHO QUE NAO VOU ME DAR MUITO BEM EM INGLES… PLEASE… ME AJUDEM…. MEU E-MAIL: DEISE_CSOUZA@YAHOO.COM.BR…. VALEU GALERA!

  • 30/03/08  
    SHEILA HELENA PASSOS diz: 15

    COMECEI A ESTUDAR INGLES 3 HS POR DIA ,APESAR DE CHEGAR EXAUSTA DO ESCRITÓRIO.NÃO SEI O QUE ACONTECEU ,MAS CRIEI UM “STREES ” DA PALAVRA QUE ESTEJA ESCRITO EM INGLES .O QUE FAÇO ,POIS MEU MAIOR SONHO É SER FLUENTE NESTA LINGUA .TENHO MUITA VONTADE DE APRENDER ,MAS AGORA TRAVEI TOTALMENTE.ALGUÉM PODERIA ME AJUDAR????

    SHEILA HELENA PASSOS

  • 07/05/08  
    silvio rogerio diz: 16

    é muito bom ,mas preciso de mais porque eu não sei nada até mesmo o verb to be eu nem levro mais ,por favor como deve começa para que possa aprender mais rapido possivel..

  • 01/06/08  
    Dicas de Inglês :: SharedTalk: Aprenda inglês com nativos do idioma (grátis) diz: 17

    […] Aprenda inglês em 7 passos Não minta em seu Curriculum Vitae […]

  • 17/06/08  
    midiã diz: 18

    É um ótimo método, mas eu quero saber como eu faço pra entrar em sala de bate papo com nativos do idioma???!!!

  • 16/10/08  
    regina diz: 19

    tenho um trabalho em vista mas nao falo fluentemente embora me comunique bem com os turístas. Quero falar fluente.

  • 22/11/08  
    JOSÉ BENEDITO VOLPINI diz: 20

    Ola! amigos comecei a estudar inglês sozinho a poucos dias graças a este maravilhoso trabalho ENGLISH EXPERTS.
    Estou aprendendo muito,não estou preocupado com otempo que vou demorar para aprender o ingles.
    O importante para mim é que tenho aprendido um pouco a cada dia e isto é melhor que nada.Conto muito com a ajuda de todos pois a muito tempo eu deixei de estudar.
    a todos meu muito obrigado

    JOSÉ BENEDITO VOLPINI

  • 28/11/08  
    Camila de Bairros diz: 21

    Olá Agradeço-te por essa dica; com certeza dá certo mesmo, porque diversas palavras aprendiz com canções… hug to you ;)

  • 15/12/08  
    elaine cristina passos diz: 22

    oi meu nome é Elaine gosto muito de inglês e pretendo ser professora dessa área presiso mmuito de ajudar quero ser esforça bastante pois sei que eu quero eu posso eu consigo.

  • 15/12/08  
    JOSÉ BENEDITO VOLPINI diz: 23

    OLA! MINHA COLEGA : ELAINE CRISTINA PASSO.
    GOSTARIA DE DESEJAR A VOÇÊ MUITO SUCESSO,POIS VOCÊ DISSE QUE GOSTA MUITO DE INGLÊS ACHO QUE ISTO VAI CONTRIBUIR MUITO PARA SE TORNAR REALIDADE TODOS OS SEUS SONHOS.TENHO PROCURADO FAZER ALGUMAS TRADUÇÕES DE MUSICAS COMO ALGUEM ME ACONSELHOU ÉSTÁ SENDO MUITO LEGAL POIS ESTOU CADA DIA MAIS CURIOSO PARA DESCOBRIR O QUE DIZEM ALGUMAS MUSICAS DE CANTORES QUE EU MAIS GOSTO DA LINGÜA INGLÊSA,OLHA COMPANHEIRA É MUITO BOM. TAMBEM QUERO MUITO APRENDER INGLÊS POIS MINHA PROFISSÃO EXIGE MUITO QUE EU APRENDA OUTRAS LINGUAS OLHA NÃO GOSTO DE PERDER NENHUMA AULA E DICAS DE INGLÊS DESTE CURSO QUE ESTÁ ME DEOLVENDO A ALEGRIA DE ESTUDAR INGLÊS POR ISTO AGRADEÇO A TODOS MESTRES E COLEGAS DO ENGLISH EXPERTS “SOMOS FORTES QUANDO PERMANECEMOS UNIDOS.” UM GANDE ABRAÇO
    JOSÉ BENEDITO VOLPINI

  • 14/01/09  
    Marilene diz: 24

    olá a todos,

    Realmente este site é dez, tenho aprendido bastante, recebo dicas por e-mail e tem sido uma ferramenta muito importante, mas não tem mágica, tem que ouvir e repetir muito.

    há uma dica que diz primeiro ouça, depois repita, depois leia e depois escreva.

    Bjs,
    Marilene

    • 14/01/09  
      Alessandro diz:

      Marilene,

      Interessante o seu ponto de vista, um idioma é essencialmente oral ouvir e repetir são realmente mais importantes na comunicação.

      Abraço,

  • 15/01/09  
    João Figueiredo Vitorino diz: 25

    Ok as ferramentas/metodologias aqui apresentadas são estremamente eficazes e eficientes para eu poder aprender a falar inglês nasdicas diárias de inglês.

    Continuem a trabalhar porque vosso contributo reforça as capacidades humanas que é um grande promissor do desenvolvimento no mundo. Meu trabalho exige muito a lingua inglês e vou fazer este voô contodos aqueles que assinaram antes de mim,aumentando nossas capacidades.

    • 15/01/09  
      Alessandro diz:

      João,

      Obrigado pelo seu comentário. Pode contar conosco nesse voô em busca do conhecimento.
      Cadastre-se também o nosso fórum: http://www.englishexperts.com.br/forum

      Abração,

  • 02/02/09  
    BIDIELARACING diz: 26

    I MI NICKNAME IS BIDIELA AND I THINK THIS SITE VERY INTERESTING AND HAS MANY STUFF TO DO , LEARN, READ AND OTHRES CONGRATULACIONS FOR US AND WILL CONTINUE ME TO VISIT THIS SITE . WELL I´M SPEAKER AND DEVELOPMENT A JOB AND CHAMPIONSHIP OF MOTOCROSS IN MI COUNTRY AND FOR THIS MOMENT I´M VERY HAPPY WITH MI CLASSES .SEE OTHER DAY.

  • 04/02/09  
    Maria Auxiliadora Perez (apelido Dora Perez) diz: 27

    Tenho vontade e necessidade de melhorar meu inglês. Tenho bom vocabulário, facilidade para me expressar e uma incrível dificuldade para entender. Quero trabalhar apresentando minha cidade a estrangeiros, mostrando pontos turísticos, locais históricos e eventos culturais. Porisso, preciso desenrolar esta falta de entendimento. Gostaria de saber como começar e como conversar com meus futuros colegas.
    Obrigada por esta oportunidade
    Um abraço, Dora

  • 14/02/09  
    zelaofeliz@hotmil.com diz: 28

    estou adorando as dicas sinto q vou aprender com vcs—–OBRIGADO.

  • 18/03/09  
    Maria Nunes diz: 29

    Preciso aprender com úrgencia pois estou com um bom emprego mas preciso fafar o minimo é só atender clientes no comercio é mesmo o basico obrigada.

  • 18/04/09  
    jessica diz: 30

    gente, não tô conseguindo me cadastrar…diz que tá fora do ar, pelo que entendi. =/ alguém sabe outro site de intercâmbio que nao o sharedtalk??

  • 01/07/09  
    Dilma diz: 31

    Eu adorei as dicas para aprender inglês. Tenho vontade e necessidade de melhorar meu inglês

  • 15/09/09  
    regiane diz: 32

    Oi gostei das dicas.
    Eu moro na inglaterra estou com muito dificuldade de aprender onde eu trabalho tem muito brasileiros, estou com vergonha de falar ingles.Quero muito aprender,tenho um filho pequeno nao tenho muito tempo para estudar…

  • 05/10/09  
    marinara diz: 33

    mto bom!!!
    aprendi mto bem
    vou vr se me dou bm na prova!
    se dr eu agradeço!!
    ESSE METODO E SHOW D BOLA!!!!!

  • 05/10/09  
    marinara diz: 34

    metodologia super show!!!!!!!!!!!!!!!!

  • 27/12/09  
    Rtyoshida diz: 35

    Hi everyone! I loved this tip. My goal to the next year is improve my English. Then I will try any method for this.

  • 08/04/10  
    marcus diz: 36

    Legal esta dica, vou começar a praticar,daqui mais um tempo, digo para voçes se estar dando certo. depende muito do esforço pessoal de cada um. já fiz varios cursos, que ficaram pela metade por causa das dificuldades,e dos preço no ultimo curso estava pagando 160 reais por mes mais 110 do livro. mais so fazia uma aula por semana. espero que voçes conquistem este idioma tão imprecendivel para todos. abraços Marcus.