Aquisição de vocabulário e autonomia

VocabulárioAquisição de vocabulário é um dos meus temas favoritos dentro do aprendizado de uma segunda língua. Isso se deve, talvez, por eu adorar aprender palavras novas e esse ser um universo vastíssimo já que é parte do processo natural de uma língua a constante incorporação de novas palavras, expressões e ainda o uso de palavras que já fazem parte da língua num novo contexto. Um exemplo desse último caso é o termo “irado” do português que passou a ser utilizado com o sentido positivo de algo muito interessante, “maneiro” diferentemente do seu uso original como um estado de ira, de raiva.

Agora você já deve estar se perguntando o que isso tudo tem a ver com autonomia. Bem, existem vários “truques” para aprendermos vocabulário, já falei em outros artigos sobe a importância da prática, da repetição, da reciclagem, mas hoje gostaria de focar em certas práticas simples mas eficazes que todo mundo pode adotar para melhor reter vocabulário.

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.

Foi feito um estudo em que os participantes que leram em voz alta uma frase contendo novas palavras demonstraram ter uma melhor lembrança das palavras do que aqueles que leram silenciosamente. Participantes que criaram suas próprias frases com essas novas palavras e as leram em voz alta tiveram um resultado ainda melhor. E os que se saíram melhor ainda foram aqueles que tiveram como tarefa criar uma imagem mental para cada palavra, o que sugere que mesmo para palavras abstratas fazer essa associação mental ajuda muito na retenção de vocabulário.

Outra atitude que se pode ter é praticar a atenção. Contrariamente ao que muitos acreditam você não melhora vocabulário simplesmente ouvindo um áudio enquanto dorme. Algum grau de atenção é necessário e um alto grau de atenção aumenta muito a memorização e conseqüente aquisição de vocabulário e se você fizer anotações enquanto ouve terá ainda melhores resultados.

Então, que tal:

  • Ler em voz alta
  • Criar frases com o vocabulário aprendido
  • Ler suas próprias frases também em voz alta
  • Criar imagem mental para vocabulário aprendido
  • Ouvir áudios e prestar atenção ao que está ouvindo
  • Ouvir áudios e fazer anotações

Dê o seu primeiro passo para a autonomia e tenha um vocabulário mais extenso.

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

20.jpg

Mônica Bicalho

Mônica Bicalho é brasileira. Além de 20 anos de experiência em sala de aula é examinadora certificada da Universidade de Cambridge. Atualmente trabalha como supervisora pedagógica e professora do curso Meuinglês.

7 comentários

  • 27/07/09  
    Andreia diz: 1

    Monica, eu usei parte deste metodo e sempre me ajudou muito, agora vou poder encrementar com sua dica, vai ficar melhor ainda!!! Muito obrigada!

  • 27/07/09  
    Andreia diz: 2

    Olá Monica! Muito importante a sua dica!! Quanto mais usarmos as palavras novas que aprendemos melhor! big abraço

  • 27/07/09  
    Diego Carlos Camilo diz: 3

    ola galera do EE!!
    funny, eu sempre fiz exatamente isso!!

    irado!!

  • 27/07/09  
    Adir Ferreira diz: 4

    Realmente, Monica, ser mais atento e analítico ao aprender é muito importante. Falei isso na entrevista que dei aqui no EE quando falei como havia aprendido inglês.

    Parabéns pelo artigo, muito bom!

  • 28/07/09  
    Ronaldo diz: 5

    I’d like to leave a suggestion to improve the reader’s vocabulary: make posts (daily posts) with a couple not-much usual words.
    What about it?
    THANKS.

  • 30/07/09  
    Jonã Machado diz: 6

    Muito interessante! Eu sempre fiz isso e realmente ajuda bastante a memorizar palavras.

  • 02/08/09  
    Eliana diz: 7

    Mapas mentais ajudam muito! Recomendo sempre aos meus alunos.

    :o)