Artigos indefinidos do inglês: como e quando utilizar

Perguntas e respostasTata perguntaO uso do artigo indefinido é obrigatório ou pode ser opcional em sentenças como: I like to eat (a) banana for lunch e I like (a) small cat.

Oi Tata, obrigado por enviar a sua questão no fórum do EE. O tema é aparentemente simples, mas algumas particularidades podem pegar até mesmo os estudantes mais experientes. Muito legal você ter colocado esse assunto em pauta.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da Englishtown: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Para começar quero fazer uma breve revisão sobre os artigos. Os artigos são palavras que precedem os substantivos para determiná-los ou indeterminá-los. Em inglês existem três tipos de artigos: the, a e an. O primeiro é usado para indicar seres definidos, conhecidos da pessoa que fala ou escreve. Já “a” e “an” indicam os seres de modo vago, impreciso. Portanto, indefinido.

Em “I like to eat (a) banana for lunch” o artigo “a” é obrigatório. Essa é uma daquelas formações que usamos de forma tão natural que raramente paramos para questionar. Existe uma regra no inglês que diz que nós não podemos usar substantivos contáveis no singular isoladamente. Banana é contável e está no singular, portanto a palavra deve ser precedida por um artigo, um pronome etc. Para evitar o uso do artigo você poderia dizer “I like to eat bananas for lunch”. Por quê? Acertou se respondeu que é permitido usar substantivos contáveis no plural isolados, como no exemplo: “Dogs are man’s best friend”. Aqui estamos falando da espécie cachorro por isso podemos usar a palavra dessa forma. Vou falar mais sobre isso em uma outra oportunidade.

A segunda frase “I like (a) small cat” isoladamente não faz muito sentido. Se eu entendi bem a intenção é dizer “Eu gosto de (ou adoro) gato pequeno”, sendo assim em inglês talvez ficaria melhor a frase “I like small cats”. Conforme dito no parágrafo anterior não é necessário (e nem permitido) utilizar artigo nesse caso.

Já que estamos falando de artigos indefinidos em inglês quero chamar a atenção para um ponto muito importante: quando usar o “a” e o “an”. Tem muito professor por aí ensinando que devemos usar o “a” antes de consoantes e o “an” antes de vogais. Depois ensina que palavras como hour e university são exceções, pois elas não seguem a regra.

Pra quê complicar se podemos simplificar?

Aprenda sobre os símbolos fonéticos e melhore sua pronúncia.

Quem define o uso do “a” e “an” é o som (em destaque para ninguém esquecer). Se o som é de vogal usamos “an”. Se for consonantal então usamos “a”. No caso clássico “a university”, o “u” tem som de “y” como em yes /jes/ ou yellow /ˈjeloʊ/. Quem tiver a curiosidade de consultar os símbolos fonéticos dessas duas palavras vai perceber que elas começam com o símbolo “j”, isso serve para ajudar a memorizar.

Por que dizemos “an hour” e “a house”?

Como dito anteriormente quem manda é o som. Veja a representação fonética das duas palavras:

  • hour – ˈaʊər (a – vogal)
  • house – haʊs (h – consoante)

Acho que isso responde a questão. Tata, espero ter ajudado nos seus estudos. Agradeço ao Donay e ao Tim Phillips pelas brilhantes respostas dadas no tópico lá no fórum. Valeu pessoal. É isso.

Aprenda e Pratique

Referências

Aplicativo para Ampliar o Vocabulário

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

19 comentários

  • 03/11/11  
    Amanda diz: 1

    Alessandro, muito obrigada pelo post, pois sempre tive dúvidas quanto a isso. Obrigada também a Tatá que levantou a questão.
    Eu gostaria de abrir uma questão também, como faço para realizar a minha pergunta?
    Abraços.

  • 03/11/11  
    Rick diz: 2

    Parabéns pelo post Alessandro. Eu nunca tinha entendido, mas agora sim. *–*

    Até a próxima!

  • 03/11/11  
    Rafael Fernandes Henrique dos Santos diz: 3

    Ajudou e muito, sempre tinha dúvidas quanto ao uso de “a” e “an”, agora não tenho mais a partir de hoje. Tudo é uma questão de ouvir bem pra compreender melhor. ^^

  • 04/11/11  
    jose rodrigues diz: 4

    AMEI ESSA DICA, FOI MUITO ESCLARECEDORA PARA MIM, EU AINDA NÃO HAVIA PERCEBIDO A DIFERENÇA DOS SONS FONETICOS, AGORA SEI COMO FUNCIONA.
    OBRIGADO!
    HAMILTON

  • 04/11/11  
    valeria diz: 5

    Ótima explicação! Parabéns! Tirou a dúvida de muita gente. Abraços!

  • 05/11/11  
    VaL diz: 6

    olá pessoal, estou iniciando uma caminhada rumo à compreensão do inglês, sozinho e caseiramente, pois não tenho grana para fazer um cursinho. Tenho, entre várias, 3 dúvidas cruéis. a primeira é a seguinte…quando se deve usar “at” ou “in” ou “in the”? exemplo… I study at night ou in the night? a segunda é: quando se usa night e quando é evening? e a terceira: o que significa “do” e quando e porque usar o “do” “don’t” e o “does’t”..se alguem puder me ajudar e me enviar materiais de facil compreensão serei imensamente grato.
    mito obrigado e um abraço a todos.
    esse site é simplesmente D++++++++++++++

    • 06/11/11  
      Alessandro diz:

      Val,

      Seja bem-vindo ao time dos que estudam idiomas por conta própria. Desejo muito sucesso nessa caminhada!

      Sobre as suas questões, sugiro que utilize a nossa busca que fica no topo da página, todas elas já foram explicadas aqui no site. Para mais detalhes de como pesquisar aqui no EE veja o link abaixo:
      http://www.englishexperts.com.br/forum/como-buscar-no-english-experts-t10099.html

      Abraços,

  • 07/11/11  
    Tania Mara Cordovil diz: 7

    gostaria de receber tbm e-mail para melhor aprendizado.
    Grato,

  • 07/11/11  
    Amanda diz: 8

    Muito obrigada Alessandro! Irei enviar minha pergunta em breve.

  • 11/11/11  
    José Ricardo diz: 9

    Esse site é muito legal, eu tenho acompanhado muito os podcasts com os experts Alessandro e o Adir Ferreira.

    Agora sou mais um frequentador do EE.

  • 18/11/11  
    Helena diz: 10

    Adorei o post! Como sempre =) Eu havia aprendido na escola sobre o som do “an” mas no meu curso de inglês a professora disse que estava errada. Fui pela cabeça dela e me ferrei xD Muito obrigada :D Sempre achei que aprender inglês sozinha é a melhor coisa.

  • 13/12/11  
    Orranis diz: 11

    Olá Alessandro, primeiramente parabéns pelo blog, está sendo muito útil para mim,e com certeza para muitos aqui também.
    Não sou iniciante no ingles, já estudei diversos anos, mas falar mesmo que é bom nada ainda.
    Hj moro em Montréal, mas como aqui a principal lingua é o frances, estudo-o na escola em tempo integral. Mas a partir de 2012 entrarei em uma escola a noite, para estudar tb o ingles. Sei q deve ser loucura estudar as duas linguas, mas tenho q aproveitar a oportunidade.
    Bem, gostaria de receber uma dica sua, de como poderei estar acompanhando seu blog, ou melhor, como eu poderia melhor aproveitá-lo para meu aprendizado. Me de dicas de estudos. Ah no teste de ingles fiquei no nivel intermediário, mas preciso atualizar meu básico.
    Aguardo seu contato,
    abçs

  • 29/12/11  
    Jordan Paixão diz: 12

    Rapaz, agora estou pegando mesmo no inglês. Isso tudo aqui está me ajudando (e ô, se tá!). Eu amo todas as vezes que entro no EE! Sabe por quê? É fascinante os métodos, as formas de explicação… Nada aqui deixa algo a desejar, pelo menos para mim. Tenho 16 anos, até que tenho uma boa pronúncia! Eu amo Inglês, Espanhol e nossa Língua Portuguesa. Eu tô aproveitando as férias para continuar meus estudos, e cara, você arrasou na explicação! E sim, tem profs aí ensinando essa forma errada de usar os Indefinite Articles, e isso me deixa passar batido nas provas da escola. Não faço curso de Inglês, estudo por conta própria e gosto de devorar o dicionário, me ajuda muito! E aqui tá me mostrando uma forma legal de estudar a Língua Inglesa sem quebrar muito a cabeça(quebrar a cabeça não é comigo! rsrs), e eu acabei formando um jeito parecido com esse de estudar. Resumindo…: Achei meu lugar, ou, achei ‘o lugar’ de se estudar essa língua louca e legal! Acho que estou no caminho certo, e isso aqui tá muito legal! :) Obrigado pela atenção!

  • 18/01/12  
    Cilene Pereira diz: 13

    Muito legal as dicas sobre artigo indefinido em inglês. Tive boa compreeção com essas dicas. Estudo para um Concurso federal, e está me ajudando muito essas expelicações de regra gramaticais de inglês. Voltarei mais vezes…

  • 07/02/12  
    Maci costa diz: 14

    Dúvidas esclarecidas. Muito bom!

  • 13/06/16  
    Cleverton Silbar diz: 15

    Boa noite.
    Quero saber se há regra específica para o uso de A e An com dois adjetivos na mesma frase?

    • 20/06/16  
      Camila Oliveira diz:

      Hey Cleverton, how are you?

      Não há uma regra específica. Se houver uma sequência de substantivos, é aconselhável que se utilize um artigo para cada substantivo:
      – I have a house, a car and a dog.

      Caso haja uma sequência de adjetivos, apenas um artigo é necessário. Neste caso o artigo irá se adequar (entre a e an) com o primeiro adjetivo da sequência:
      – She’s a beautiful and intelligent student.

      Espero ter ajudado! See ya