As aventuras de uma gringa no Rio

Gringa no Rio

Você já parou pra pensar como é a vida de um estrangeiro no Brasil? Como é a adaptação, a mudança de hábitos, o clima diferente, o impacto do estilo de vida do brasileiro entre outras coisas? A nova-iorquina Rachel teve uma ótima idéia, ela criou um blog para relatar as suas experiências em terras Tupiniquins, ou melhor, na Cidade Maravilhosa.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da Englishtown: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Raquel mora no Brasil há 1 ano e meio – “eu fiquei fascinada pela cultura brasileira”, relata ela em seu blog. A paixão pelo nosso país nasceu quando ela estudava na Argentina. Irritada com a cultura de nossos hermanos, ela acabou fazendo amizade com alguns Brasileiros e decidiu pegar algumas aulas de Português. Resolveu conhecer o Brasil, gostou tanto que depois de terminar os estudos nos EUA, decidiu vir morar aqui. Para conhece-la melhor confira o link abaixo:

I hope you like it!

Aplicativo para Ampliar o Vocabulário

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

32 comentários

  • 13/02/09  
    Rio Gringa diz: 1

    Thank you sir! That was too kind. : ) I hope you enjoy the blog too!

  • 13/02/09  
    Egon Henrique diz: 2

    BOm… ela deveria mudar o nome das aventuras…
    Aventuras em um País sem escrúpulos!

    Não gosto da cidade do rio de janeiro… e acho que de maravilhosa não tem nada, temos cidades muito mais maravilhosas do que o Rio, só pq foi a segunda capital todos à chamam de cidade maravilhosa ^^

    bom… de qualquer forma, obrigado por mais um post…

  • 14/02/09  
    Lucas Carioca diz: 3

    Pois é Egon,tá no seu direito.

    Graças a Deus que tem mais gente que gosta do Rio, do que gente como você.

  • 14/02/09  
    Lucas Carioca diz: 4

    Ainda bem que existem mais pessoas que gostam do Rio…

  • 15/02/09  
    Iwan diz: 5

    Lucas td bm que vc fale bm do Rio porque é Carioca,mais reconheça que a cidade não tm segurança nenhuma q a violência predomina no Rio de Janeiro e os governantes não fazem nada pelo Estado e sem falar que os estrageiro ver o Rio como um lugar de prostituição.Eu gosto do Rio de Janeiro ,só q não devemos tampar o Sol com a peneira .O Rio de Janeiro já foi bom.Hoje é tomado pelo medo,sem falar de uma tal linha vermelha que isso não existe em lugar nenum e por último as varias comunidades existente no Rio .

  • 15/02/09  
    Monica diz: 6

    Acho o comentário de mau gosto pois mostra o preconceito de uma pessoa que não conhece a cidade. E mesmo que conheça foi de uma falta de gentileza absoluta com uma cidades que acolhe a todos indiscriminadamente relacionado a ser A Cidade Maravilhosa é um título mais que merecido visto que o Rio de Janeiro oferece uma vida cultural intensa e uma paisagem digna de todos os elogios.

  • 15/02/09  
    Diêgo Lôbo diz: 7

    Maravilhosa é mais por convenção do que por título, mas, enfim…
    E se for por capital… sou mais minha Salvador.

    ;)

  • 15/02/09  
    evaldo diz: 8

    É difício entender que um(a) gringo(a) enxergue melhor a beleza do Rio do que alguns da própria casa.

  • 15/02/09  
    evaldo diz: 9

    Morei durante 1 ano no Rio e fui assaltado por um taxista mas isso não tira a beleza do lugar e sim das pessoas.

  • 15/02/09  
    Lucas Carioca diz: 10

    Para sua informação evaldo, sou nascido e criado no Rio e fui assaltado em Salvador.

    Para sua informação, o que acontece em outras capitais, fora do eixo Rio-São Paulo não dá notícia.

    Um assalto em qualquer outra capital que não seja Rio ou SP, não repercute da mesma forma que um assalto no Rio.

    E falta de segurança, basta viver no Brasil que a gente tá correndo risco. Ou estou enganado?

  • 15/02/09  
    Lucas Carioca diz: 11

    Diego, visite o Rio e reveja seu conceito.

    O Rio é chamado de cidade maravilhosa e não é a toa.
    Se você já visitou o Rio, me admira seu comentário.
    Se nunca visitou, não pode opinar sobre o que você não conhece, certo?

  • 15/02/09  
    Lucas Carioca diz: 12

    Evaldo,

    É difícil entender a sua mensagem.

  • 15/02/09  
    luciana diz: 13

    Independente da violência, que também existe em todos os Estados o Rio de Janeiro foi, é e sempre será considerada a cidade maravilhosa……..

  • 16/02/09  
    Daniel diz: 14

    Olá pessoal. Por mais que falem mal do Rio, ele não pode ser considerado tão violento assim.
    A capital mais violenta do Brasil, pasmem é Recife e são dados segundo o IBGE. Recife conta com 67.4 homicídios a cada 100 mil habitantes enquanto no Rio é de 49.5 .
    Não sei quanto a vocês mas quando subi no cristo e vi aquela beleza penso que não verei lugar mais bonito no mundo.
    Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2004/08/040730_vsaopaulodbdi.shtml

  • 16/02/09  
    Daniel diz: 15

    Só para deixar-los mais pasmos até São Paulo é mais violenta que o Rio segundo a tabela.

  • 16/02/09  
    RAFAEL INACIO diz: 16

    Ah gente, não vamos brigar!

    O Rio é divino mesmo. Nós temos uma Av. Atlântica em Copacabana, temos Ipanema, Leblon, o Pão-de-açúcar (maravilhoso), o Cristo Redentor (uma das sete maravilhas do mundo), temos a maior floresta em meio urbano do mundo, a Floresta da Tijuca, puxa temos também os Arcos da Lapa, a mais recente descoberta, o tal pré-sal, também está no nosso mar. O contraste do que é moderno, tecnológico com a natureza é perfeito aqui.

    Além do mais, o Rio está super lotado por pessoas que tiveram que largar seus Estados de origem pra vir trabalhar aqui. Leia a história do Rio e veja quem são os moradores das favelas. Em sua maioria, nordestinos. São Paulo também sofreu e sofre com isso. Ah se o Rio fosse apenas dos cariocas… Estamos cheios de história e o nosso sotaque é único.

    Problemas todos os estados têm. Mas quero ver ter tudo isso que acabei de citar. Somos o cartão postal do Brasil!

    OBS.: Nada contra os outros estados, ainda tenho que conhecer muitos. Cada um tem uma beleza peculiar que me encanta. Mas não largo o Rio!

  • 16/02/09  
    Eduardo diz: 17

    Eu adoro o Rio. É maravilhoso sim. E é muito legal ver a opinião (boa ou ruim) de quem vem de fora. Recomendo o livro “Deu no NY Times”.
    É a visão de um correspondente do jornal sobre as coisas boas e ruins de nosso país. Vale a pena.

  • 16/02/09  
    Lucas Carioca diz: 18

    Pois é Daniel… Mas a TV Globo compara o Rio com o Iraque.
    As pessoas tem razão de se sentirem amedontradas em visitar o Rio.
    Aqueles que só conhecem o Rio pelo Jornal Nacional, é uma pena!

  • 17/02/09  
    Bruno Caimar diz: 19

    Outro site legal sobre estrangeiros no Brasil é o http://www.gringoes.com/
    Gosto principalmente da parte de entrevistas. Acho muito interessante ver como as pessoas de outros países enxergam nosso país quando estão vivendo aqui.

  • 21/02/09  
    lena diz: 20

    @Egon Henrique entre outros.

    Também acho de mal gosto o tipo de comentário feito ao Rio de janeiro. E outra, não tem nada a ver com post apresentado aqui (apesar desse meu comentário também ser offtopic, mas não posso ignorar.). Se o Rio de janeiro é bom ou não é da opinião de cada pessoa, eu particulamente adoro e sim sou carioca e nunca fui assaltada e nem conheço alguém próximo que tenha sido. Por favor também gostaria que tivesse mais respeito.

    Aconselho a ler esse post feito pela Rachel: http://riogringa.typepad.com/my_weblog/2009/02/southern-superiority-syndrome.html

    Adoro o Blog dela!! ótima recomendação.

  • 26/02/09  
    Natasha diz: 21

    Quem acha que o Rio é maravilhoso, com certeza não perdeu alguém com um tiro de bala perdida. Ou, mora numa puta cobertura no Leblon. Talvez seja míope e não enxergue direito a quantidade de crianças abandonadas nas ruas.
    O Rio é maravilhoso por suas praias e belos cariocas? Sim. Mas, tudo isso perde total sentido quando você vê uma cidade que vive num caos.
    Eu saio todo dia de casa com a certeza de que posso morrer ao passar pela Rocinha, ou quando vou à casa de algum amigo que mora em Jacarépaguá, então passo pela CDD.
    Vi uma amiga de faculdade morrer num assalto, aos 22 anos, numa sexta-feira, início de noite, em frente ao Downtown (conhecido shopping da Barra da Tijuca). Isso não é maravilhoso. As pessoas não são maravilhosas. O que restam são bonitas praias. Mas isso, tem em vários outros lugares.

    Quem vê de verdade a violência do Rio, não esquece nunca mais.

  • 27/02/09  
    Lucas Carioca diz: 22

    Bom dia Natasha,

    Quando li seu comentário, não estava nem com vontade de responder, afinal, você tem lá os seus motivos. Mas, como não sou míope (tenho astigmatismo) e muito menos moro numa cobertura no Leblon (sou 100% suburbano), aí resolvi comentar também.

    Toda essa violência que você acabou de descrever pode acontecer em qualquer cidade do mundo. Ok, podemos ter algumas exceções, mas, em grandes centros urbanos, esse é o cenário, ou estou errado? Se a gente limitar essa visão apenas no Brasil, aí então é geral, a diferença básica é que não aparece no Jornal Nacional, conforme mencionei anteriormente. As pessoas que estão se mudando para cidades menores, estão percebendo que a violência já chegou por lá também.

    Sinto muitíssimo por sua amiga, é lamentável se perder uma pessoa tão jovem, mas também já perdi vários amigos, e sem contar que eu próprio já quase fiz parte dessa estatística.

    Mas eu não sou míope. O Rio de Janeiro é violento? É claro que é. Mas não vai deixar de ser lindo nunca, por mais que você esbraveje e diga que não.

  • 28/02/09  
    Patrícia diz: 23

    Não há como negar que o Rio tem paisagens belíssimas. E não é só na capital. Por isso a cidade é maravilhosa. Tenho parentes cariocas, estive aí em janeiro. Conheci lugares lindos como Cabo Frio, Arraial do Cabo, na Região dos Lagos. Agora como toda cidade brasileira, o Rio tem problemas graves de violência. O problema é que qualquer manchete no jornal nacional faz qualquer brasileiro não querer conhecer a cidade. Achar que vc toda esquina tem traficante com arma na mão. Sou baiana e aqui na cidade em que morei no interior, cidade pacata uma quadrilha assaltou o BB duas vezes, causou pânico e terror em toda cidade. Detalhe eles metralharam o BB cujas portas são de vidro e as portas de todos estabelecimentos que estavam abertos. Só não mataram porque não quiseram….Mas não saiu no Jornal Nacional…

  • 06/03/09  
    EDUARDO diz: 24

    Quando meu filho não quer jantar, eu digo a ele…Se você não comer tudo te levo para o RJ…Aí ele come tudo…

  • 07/03/09  
    Lucas Carioca diz: 25

    Eduardo,

    É claro que a gente tem que levar essa aí na esportiva… :o)

    Mas eu aposto que deve ter um lugar aí na sua cidade, caso não seja no paraíso, que você não deixaria seu filho ir, em hipótese nenhuma…

  • 13/03/09  
    EDUARDO diz: 26

    Lucas,

    Claro que existe…A igreja Universal por exemplo rsrsrssrsr

    Pode levar na esportiva, só brincadeira pra quebrar o gelo

    Abraço!

  • 17/05/09  
    Jordélia diz: 27

    Não sou carioca, mas fluminense, afinal, moro em Niterói,lá do outro lado da baía, uma cidade muito charmosa. No entanto, passo grande parte do meu dia no Rj, onde trabalho e estudo.
    Já fui assaltada uma vez à mão armada ( em Niterói !!!), mas furtada pela primeira vez na Alemanha. Trabalho em uma favela,onde drogas e armas fazem parte do dia-a-dia dos moradores. Tenho que sair com pelo menos 2h30 de antecedência de casa para chegar ’em cima da hora’, pois os engarrafamentos são catastróficos. A poluição sonora da cidade me irrita profundamente. Enfim, há uma trecho de uma música famosa que,para mim, traduz muito bem a cidade: ” Rio 40°, cidade purgatório da beleza e do caos”. Pois é, o Rj é caótico e tem suas mazelas e sua feiúra. No entanto, não se pode deixar de contemplar essa cidade que possui uma beleza tão singular e espetacular, beleza esta que podemos perceber em seus atrativos naturais, culturais , históricos e, sem dúvida, em seu povo – sempre tão aberto, caloroso e alegre.
    Penso que está na hora de começarmos a exercer a nossa cidadania de modo mais eficaz para que assim esse título se preserve…
    Um abraço,

  • 17/05/09  
    Lucas Carioca diz: 28

    Jordélia,

    Você disso tudo o que eu queria dizer mas não sabia como…

    Valeu! E viva o Rio…

  • 07/08/09  
    Diêgo Lôbo diz: 29

    Sim, eu já visitei o Rio… Claro, há muitos lugares bonitos. Porém, como em qualquer outro estado… Mas Maravilhosa??? Maravilhosa é a Chapada Diamantina… É Bonito, em MG, o Pantanal, a Amazônia, Foz do Iguaçu… mas a cidade do Rio? Com todas aquelas favelas? Trânsito todo? Sem contar, a pedância… o sotaque deles é o certo, o meu, baiano, era de preguiçoso e vagabundo… Sempre davam umas risadinhas quando eu ia falar ou perguntar algo. Tosco.

  • 21/09/09  
    Mariana diz: 30

    Olá, sou paulista e visitei o Rio em Janeiro deste ano, meu pai está morando por lá e ano que vem pretendo ir pra Niterói especificamente, adorei a cidade, não fui asslatada, nem sofri qualquer tipo de violência, achei as pessoas muito simpáticas e acho que damos a nossa opinião, seja boa ou má de acordo com as nossas experiências; violência e beleza exitem em todos os lugares, portanto devemos saber a hora certa de aproveitá-la e a de estarmos “atentos”.Rio lá vou eu!!!

  • 24/09/09  
    Paulo Jordão diz: 31

    Bem, pessoal. Sou de Recife, morei 15 anos no Rio de Janeiro, numa excelente cobertura frente para o mar. Digo isto não para me gabar mas apenas para mostrar que, em se tratando de belezas naturais, o Rio de Janeiro é indiscutível. No entanto, toda a beleza natural que possui transforma-se em nada quando confrontada com a extrema violência. É horrível você ter de sair de casa para ir a um banco, a uma praia e, de repente, se deparar com um arrastão e ter seus objetos roubados ou ter seu apartamento invadido por bandidos, como aconteceu comigo e foram momentos terríveis porque estavam disfarçados de entregadores de pizza. Além do mais, todos nós sabemos que o poderia armado da bandidagem é superior ao da polícia e, infelizmente, a polícia reconhece que nãoé pareo para os bandidos. Isso sem contar que já perdi dois grandes amigos por conta do bang-bang que se vê lá no Rio, além de sermos, na maioria das vezes, reféns dos bandidos que comandam a cidade. Depois de sermos submetidos, eu e minha família, a todas aquelas humilhações, decidimos voltar para nossa cidade. Pelo menos aqui, desde que voltamos há 8 anos, nunca tive meu apartamento invadido por bandidos nem fomos submetidos às ordens dos bandidos para fecharmos nosso estabelecimento comercial até segunda ordem dos traficantes que dominam a cidade e, caso o comerciante não obedeça, terá seu estabelecimento metralhado. Cidade maravilhosa? Só se for, repito, quanto às belezas naturais, porque o resto, é pura bandidagem e o turista é uma das grandes vítimas. Sem também contar que dois amigos meus um americano e um belga foram assaltados no Leblon e ficaram tão indignados que prometeram nunca mais voltar ao Brasil. Acabem com essa ilusão de cidade maravilhosa! Vocês já se acostumaram com tanto tiroteio e não se dão conta disso.

  • 25/05/10  
    Milton Pereira de Paiva diz: 32

    Olá pessoal!

    Não queria entrar no meríto de enaltecer ou denegrir esta ou aquele cidade, pois todas são belas, em se tratando de Brasil, visto que todo esse país é maravilhoso. Lamentavelmente mal administrado politicamente em todos os aspectos. Entretando não tenho nenhuma pretenção de falar sobre política porque o meu interesse é realmente aprender Inglês com vocês. Sim, moro numa cidade também muito bonita que é Fotaleza. Ou Fortaleza Bela como alguns a chamam. Até concordo se levarmos em conta somente as belezas naturais, felizmente.