As piores apresentações do Mundo

Muito se fala atualmente das melhoras práticas e técnicas de apresentação de projetos. Eu mesmo já citei aqui no blog algumas dicas para você se dar bem em uma apresentação. Muitos conceitos são básicos como: se preparar bem, ensaiar anteriormente, verificar o tempo total da apresentação, inserir pouca informação por slide e garantir que ela seja visível ao espectador, conhecer o público, verificar se o computador exibe de forma adequada os seus slides e por aí vai (and so forth).Mas uma lição, em minha humilde opinião (IMHO – In My Humble Opinion) a mais importante de todas é: nunca, vou repetir, absolutamente NUNCA apresente um “software” em tempo real. Todos nós já vimos no que isso pode dar. Vocês se lembram de quando Bill Gates foi apresentar o Windows 98 na CES (maior feira de tecnologia do mundo) e o bendito sistema operacional travou? Pois é, imagina a cara dele tendo que reiniciar a máquina na frente de milhares de potenciais clientes. Passou a maior vergonha.

Portanto, se isso pode acontecer com ele (“o cara” da informática), porque não aconteceria com você ou comigo? Eu trabalho com software e freqüentemente tenho que apresentá-los. Eu uso a seguinte técnica: coloco tudo em slides ou gero um vídeo com a exibição do software em funcionamento, muito mais fácil e a possibilidade de erros é bem menor. Como disse o sábio Murph em uma de suas famosas leis: “Se alguma coisa tem que dar errado, ela dará na pior hora de forma a causar o maior dano e prejuízo possível”. Eu não duvido dele e você?

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.

Pensando nisso, assista abaixo um exemplo das piores práticas de apresentação. Estrelando os engenheiros da poderosa Microsoft. Observe como as coisas podem ser muito piores do que você imagina.

Espero que isso sirva de lição.

See you!

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

5 comentários

  • 28/04/07  
    Renata Puertas diz: 1

    Não é por nada, mas o carinha que mandou o video para a lista blogosfera merecia um link de agradecimento. Questão de camaradagem entre blogs…

    Veja por exemplo:
    http://parlendatech.com.br/2007/04/28/piores-apresentacoes-do-evento-medc/

  • 28/04/07  
    Alessandro Brandão diz: 2

    Renata,

    Obrigado por me alertar. O Caio enviou o link do YouTube para o grupo. Eu acabei não vendo o endereço dele na mensagem. Logo após publicar o texto aqui, eu enviei o agradecimento para o próprio grupo e o link da minha postagem. Se eu não tivesse a intenção de dar crédito para ele você acha que eu teria feito isso?

    Mas já está resolvido, eu já coloquei o trackback para ele no post.

    Abraço

  • 28/04/07  
    MatPestana diz: 3

    Eu não acho que o Bill Gates seja “o cara” da informática :D.Não consigo ver uma pessoa que faz monopólio,em cima de uma coisa com erros,travamentos e vírus,ser o cara da informática :D mas tudo bem ;D

  • 29/04/07  
    Marcos Dell Antonio diz: 4

    E na apresentação do meu TCC, onde os caras da banca pedem demonstrações na hora de todas as funcionalidades do projeto?

    Argh! É de matar o cara.

    Mas concordo com você. Não devemos arriscar nesta hora.

    T+.

  • 20/03/09  
    geison diz: 5

    Ele fez monopólio em cima de uma coisa com erros, travamentos e vírus.

    Por isso ele é o cara.