Aulas interessantes e motivadoras

Aulas de inglesTodos nós professores sabemos que nem sempre é fácil motivar nossos alunos para o aprendizado. Existem pessoas que têm uma motivação intrínseca para aprender uma segunda língua, mas outras simplesmente “precisam” aprendê-la, mas nem sempre “querem” e o “precisar” pode não ser suficientemente motivador.

Como fazer então nesses casos? Não há receita de bolo, mas além dos itens já amplamente debatidos, como criar um ambiente agradável, propor aulas interessantes e trazer o conteúdo para mais perto da realidade do aluno gostaria de ressaltar uma questão que muitas vezes é deixada de lado: familiarizar os alunos com a cultura da língua a ser ensinada e não se preocupar apenas com a língua em si.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da Englishtown: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Gostaria dessa forma de focar as minhas dicas de hoje não nas questões linguísticas, mas sim nas questões culturais, ressaltando três pontos importantes:

  1. Sempre que possível mostre aspectos interessantes da cultura dos países que falam a língua que você está ensinando. Você pode falar de muitas coisas interessantes nas áreas de esportes, alimentação, feriados, vestuário, relacionamento e etc ….
  2. Compare aspectos culturais desses outros países com a cultura brasileira. Quando falamos de esportes, por exemplo, e comparamos Brasil e Estados Unidos sempre daremos um colorido maior à aula se falarmos da diferença do soccer e do American football.
  3. Sempre que possível utilize material autêntico: letra de música, poemas, discursos de políticos, manchetes de jornais. É só uma questão de estar atento ao grau de dificuldade do material e se for o caso usar apenas parte dele.

Com essas dicas tenho certeza que suas aulas serão mais interessantes e motivadoras.

Sucesso!

Aplicativo para Ampliar o Vocabulário

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

20.jpg

Mônica Bicalho

Mônica Bicalho é brasileira. Além de 20 anos de experiência em sala de aula é examinadora certificada da Universidade de Cambridge. Atualmente trabalha como supervisora pedagógica e professora do curso Meuinglês.

16 comentários

  • 22/09/09  
    Fernanda diz: 1

    São dicas bem interessantes… e os próprios alunos podem fazer uma pesquisa orientada pelo professor sobre aspectos culturais e outros…

  • 22/09/09  
    Deise diz: 2

    I agree with you. The classes must be more interesting when we talk about the culture. Congratulations!

  • 23/09/09  
    Quelly diz: 3

    Oi, gostaria de parabeniza-los pelo blog que tem mim ajudado muito, sou iniciante e minha maior dificuldade é compreender um diálogo, ás vezes até entendo um ou duas palavras mas quando tenho que responder não consigo, mas tenho facilidade em compreender textos.Tem alguma dica que possa me ajudar?desde já obrigada.

  • 23/09/09  
    Roberto Franklin Ostrower Junior diz: 4

    Completamente apoiado. Estou tendo aula no Wise-Up e estou no 1º estágio do Call. Está um tédio. Sabe de alguma dica de alguma escola com aulas de conversação, filmes, musicas, … que seja bem interessante? Obrigado.

  • 23/09/09  
    Lucia diz: 5

    Faço curso com professor nativo (ingles) em
    São Caetano do Sul, e faz
    apenas 6 meses, 2 vezes por semana, mas não
    está sendo fácil, por mais que eu queira, pois
    estou aposentada e com a idade tudo se torna
    mais dificil, mas o meu professor tem muita
    paciencia e com a minha persistencia já estou
    conseguindo falar alguma coisa (eu não sabia nada).
    O meu professor faz joguinhos com moedas (libras),
    com dados (p/fazer perguntas ), com cenários
    e enfim, quase sem querer e naturalmente,
    estou aprendendo o ingles.

  • 23/09/09  
    Maria do Carmo diz: 6

    Sem dúvida,professor. Apoio interamente sua observação quanto a motivação. Relacionar um conteúdo a ser aprendido com algo que nossos sentidos fiquem mais aguçados em aprender. Gosto da idéia. E´ isso ai.

  • 23/09/09  
    Luziene Silva diz: 7

    É muito bom saber disso, assim fico mais satisfeita com a Millennium Trilogical Language Institute as aulas são bem parecidas.

  • 23/09/09  
    Cida diz: 8

    unindo o útil ao agradável…um dos grandes atrativos nas aulas de Inglês, é a mais bela expressão do amor, em qualquer idioma….a MÚSICA….difícil quem não goste, se é que isso seja possível….
    kisses,

  • 24/09/09  
    Lanier Wcr diz: 9

    Sala-de-Aula versus Class-Digital-Media (?)
    Eu tenho lido muitos artigos a respeito disso, mas nenhum abordou este importante aspecto: o ambiente de estudo em si e a sua influência. Nas salas de aula professores e alunos se submetem às limitações de um particular ambiente físico, onde então ocorrem os horários, as regras de comportamento ou de conduta, as disciplinas… Na internet realmente não existe sala – ‘room’ – em relação à idéia de espaço-físico ou ambiente limitado. Professores e alunos ficam separados, literalmente à distância. E como passam a ocorrer então os relacionamentos entre eles? Sem as limitações do espaço físico e a presença – em pessoa – do professor, qual será a ‘motivação’ do aluno e a sua conduta?… Ou será que este novo tipo de escola digital ou virtual somente funciona para alunos adultos, auto-motivados, onde a responsabilidade pelo aprendizado é exclusivamente deles?…

  • 25/09/09  
    marivania diz: 10

    Gostei bastante das suas dicas pois os alunos tem mais interesse com itensivo. Com coisas que lhes rodeiam.Obrigado!

  • 26/09/09  
    simone diz: 11

    Com certeza a aula dada com motivação e de maneira dinâmica, leva o aluno a desenvolver melhor o seu aprendizado.

  • 05/11/09  
    Juliana diz: 12

    Adoro as dicas , sugestões e novidades deste site.
    Gostaria de sugestões de filmes para trabalhar em aulas de Inglês. Que filmes e como trabalhar?
    desde já agardeço
    Juliana

  • 05/11/09  
    Margarida Izaura diz: 13

    Oi!
    Estou estudando com uma professora particular que morou 12 anos na Inglaterra.
    Somos um grupo de 3 alunas aposentadas.
    Ela usa essa metodologia de dar aulas com assuntos atuais e nacionais, editados em revista em Inglês. É muito atrativo e funcional. A gramática a tradução e as expressões são estudadas no próprio artigo analisado. Achamos o método muito bom, e dá resultado.
    Nota: a professora foi minha aluna e alfabetizada por mim, é tudo muito BOM.
    Tchau, Margarida

  • 15/11/09  
    fran garcia diz: 14

    I love studying with you and to practice alone, it is not difficult, of course your lessons help me a lot, thanks for all.

  • 04/12/09  
    Vinicius diz: 15

    Lucia,

    Pode me informar onde consigo o contato deste professor nativo de São Caetano?

    Obrigado

  • 18/03/10  
    Ana Cláudia diz: 16

    Trabalho com Língua Inglesa no ensino médio da escola pública e tento sempre motivar meus alunos que na sua maioria , sentem muita duficuldade com o aprendizado da língua estrangeira.Se possível,gostaria de receber materiais que me ajudem na sala de aula.obrigada.