Certificado TOEFL

Se você precisa comprovar sua proficiência em inglês, estudar fora do país ou fazer alguma prova de mestrado ou residência o TOEFL certamente será um dos certificados necessários para tornar tudo isso possível. Você conhece o TOEFL? Descubra aqui para quem esse teste é indicado e como ele funciona.

O que é o TOEFL?

O TOEFL (Test of English as a Foreign Language – Teste de Inglês como Língua Estrangeira) é um teste que avalia a proficiência na habilidade de entender e utilizar o inglês em um ambiente acadêmico.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da Englishtown: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

É o exame ideal para quem procura estudar em alguma universidade no exterior ou para quem deseja avaliar seu progresso no aprendizado de inglês.

Além disso, o TOEFL é usado como pré-requisito para ingressar no programa Ciências sem Fronteiras, mestrados, doutorados e provas de residência médica. Pode ser requerido em departamentos de imigração para emitir vistos de trabalho, residência ou estudo, por agências médicas e de licenciamento para fins de certificação profissional.

Quais são os tipos de prova e quais habilidades são testadas?

Há três tipos de prova:

  • TOEFL IBT
  • TOEFL PBT
  • TOEFL ITP

1. TOEFL IBT: TOEFL Internet Based Test

Esta é a prova feita por 96% das pessoas e é aceito por mais de 9.000 instituições em mais de 130 países, incluindo a Austrália e Reino Unido, de acordo com o ETS, órgão aplicador da prova.

Como o próprio nome indica, a prova é aplicada via internet. Mas atenção: não quer dizer que podemos fazê-la na internet e no computador da nossa casa. É necessário ir em um local específico fazer essa prova, em uma sala com fiscais e todos os equipamentos aprovados pelo ETS. No Brasil o TOEFL IBT é aplicado mais de 50 vezes ao ano e os locais de prova geralmente ficam em grandes cidades, você pode conferir datas e locais aqui.

A prova do TOEFL IBT abrange quatro competências integradas: reading, listening, speaking e writing.

  • Reading: A seção de reading mede a sua habilidade de entender textos e passagens acadêmicas de nível universitário. Isso acontece porque acredita-se que em muitos cenários acadêmicos ao redor do mundo, é necessário ler e entender informações de materiais didáticos e outros materiais acadêmicos escritos em inglês. Então, na seção de reading espera-se que você desenvolva a habilidade de leitura para encontrar informações no texto e entendê-lo, assim como reconhecer sua organização e proposta.
  • Listening: A seção de listening mede a habilidade de entender o inglês falado. Isso acontece porque acredita-se que no cenário acadêmico você seja capaz de ouvir palestras e conversas. Então, na seção de listening espera-se que você tenha compreensão da ideia principal, reconhecer a intenção e o nível de certeza do falante que irá ouvir, bem como reconhecer a organização da informação apresentada, fazer inferências e tirar conclusões acerca do que foi ouvido.
  • Speaking: A seção de speaking mede a habilidade de falar inglês efetivamente no cenário acadêmico, tanto dentro quanto fora da sala de aula. As tarefas desta seção se assemelham à situações da vida real que os estudantes enfrentam, como debates, exposição de opiniões, participação acadêmica em sala de aula, conversas em ambientes fora da classe. Na seção de speaking será pedido para falar sobre uma variedade de tópicos que são baseados nas experiências pessoais, opiniões de pessoas e também perguntas que integram listening e reading, como seria em uma sala de aula, por exemplo.
  • Writing: A seção de writing mede sua habilidade de escrever em inglês em um cenário acadêmico. Isso acontece porque em todas as situações em que escrever em inglês é solicitado, é necessário que você seja capaz de apresentar ideias claramente, de maneira organizada. Na seção de writing espera-se que você tenha a capacidade de resumir, parafrasear e citar informações  de forma precisa, analisar dados e cruzar informações. Também espera-se que você seja capaz de escrever redações que expressem ou apoiem suas opiniões.

2. TOEFL PBT: TOEFL Paper Based Test

O TOEFL PBT funciona de maneira parecida com o IBT, a diferença é que o PBT é feito no papel. Ele é aplicado somente em localidades que não haja a existência de internet ou computadores. Este teste não é aplicado no Brasil há alguns anos e consta no site do ETS que será desativado.

3. TOEFL ITP: TOEFL Institutional Testing Program

O TOEFL ITP não é internacionalmente reconhecido como um certificado que comprova a fluência completa do aplicante, pois não há a avaliação das habilidades de speaking e writing. Por isso é chamado de teste institucional e funciona mais como uma maneira de avaliar o nível de inglês de um aluno e não a proficiência.

A prova se assemelha com as que são normalmente aplicadas em uma sala de aula normal de cursos de inglês. Na verdade, muitas escolas de idiomas utilizam o TOEFL ITP como prova de fim de curso para comprovar oficialmente que o aluno finalizou o curso com o nível em que estava matriculado.

Além disso, por ser institucional, o TOEFL ITP é amplamente utilizado como comprovação oficial de que a pessoa possui certo nível de inglês, quando a proficiência não é um fator decisivo, como em concursos, provas de mestrado, doutorado e residência médica (nestes casos, saber ler e escrever é primordial, mas falar nem tanto).

Em nível internacional, o TOEFL ITP pode ser aceito por programas acadêmicos de países que não são falantes nativos de inglês e que a língua inglesa não é a forma dominante de instrução. Serve também para bolsas de estudo, como uma forma de contribuir para a documentação que você possui conhecimentos de inglês acadêmico. Por fim, o TOEFL ITP também serve para monitorar seu progresso no aprendizado da língua inglesa.

Há dois tipos de prova: o Level 1, feito para pessoas com nível de inglês intermediário a avançado e Level 2, com nível de inglês iniciante a intermediário. Ambas as provas abordam as mesmas habilidades, que são estruturas e expressões escritas e compreensão de áudio e de leitura. O que difere uma da outra é a duração da prova e a carga de conteúdo que é voltada para cada nível.

Qual é a duração da prova e como os pontos são distribuídos?

Cada prova tem suas particularidades e distribuição de pontos diferentes:

TOEFL ITP
Level 1 (intermediário a avançado): 2 horas
Seção Número de Questões Tempo Pontuação
Listening Comprehension 50 35 minutos 31 – 68 pontos
Structure and Written Expression 40 25 minutos 31 – 68 pontos
Reading Comprehension 50 55 minutos 31 – 67 pontos
TOTAL 140 115 minutos 310 – 677 pontos

 

TOEFL ITP
Level 2 (básico a intermediário): 1 hora e 10 minutos
Seção Número de Questões Tempo Pontuação
Listening Comprehension 30 25 minutos 20 – 50 pontos
Structure and Written Expression 25 17 minutos 20 – 50 pontos
Reading and Vocabulary 40 31 minutos 20 – 50 pontos
TOTAL 95 70 minutos 200 – 500 pontos

 

TOEFL IBT
Duração: 4 horas
Seção Número de Questões Instruções Tempo Pontuação
Reading 3 –  4 passagens

12 – 14 questões cada

Ler passagens e então responder as questões. 60 – 80 minutos 0 – 30 pontos
Listening 4 – 6 discursos

6 questões cada

Ouvir as palestras ou discussões de sala de aula e então responder as questões. 60 – 90 minutos 0 – 30 pontos
BREAK Intervalo obrigatório. 10 minutos
Speaking 6 tarefas: 2 independentes

4 integradas

Usando um microfone, falar sobre tópicos que esteja familiarizado, e discutir o material que leu e ouviu. 20 minutos 0 – 30 pontos
Writing 1 tarefa integrada

1 tarefa integrada

Ler a passagem, ouvir a gravação e então escrever sua resposta (digitando no teclado do computador). 20 minutos

30 minutos

0 – 30 pontos
TOTAL   250 minutos 0 – 120 pontos

Fonte: ETS – TOEFL

Qual é a validade do certificado?

Não existe uma verdadeira validade para o certificado, mas é de acordo comum que ele dure apenas dois anos, após esse tempo as instituições não costumam aceitá-lo mais. Isso acontece pelo fato da língua inglesa estar em constante mudança e acredita-se que após dois anos a pessoa pode não estar mais tão preparada para enfrentar o meio acadêmico, por isso é necessário refazer a prova.

Quem pode fazer as provas? Quantas vezes é possível fazê-las?

Qualquer pessoa pode fazer a prova e quantas vezes desejar. Contudo, é necessário respeitar um intervalo mínimo de 12 dias entre uma prova e outra.

Onde as provas são aplicadas? Como fazer a inscrição e qual o valor?

As provas são aplicadas em locais oficiais do ETS. Existem 4500 centros de testes em 165 países, basta conferir o melhor local para você no site oficial. A inscrição pode ser feita online, via carta, telefone ou pessoalmente.

O TOEFL ITP possui mais centros de testes, algumas franquias de escolas de inglês e universidades são autorizadas a aplicar.

O valor entre as três provas varia, sendo necessário consultar no site, mas, até o momento, os valores são:

  • TOEFL IBT: 250 dólares americanos*
  • TOEFL PBT: 170 dólares americanos*
  • TOEFL ITP: 250 reais*

* Atenção: estes valores estão sujeitos a alteração, portanto, confira sempre no site do ETS o verdadeiro valor.

TOEFL para Ciências Sem Fronteiras – CsF e Inglês sem Fronteiras – IsF

O programa de estudos Ciências sem Fronteiras, oferecido pelo Governo Federal, tem possibilitado que muitos jovens tenham sua primeira experiência internacional e, para completar, em um ambiente acadêmico.

Um dos pré-requisitos para participar do programa é a comprovação de fluência em uma língua estrangeira, na maiorias das vezes, inglês. Essa comprovação se dá através de certificados de proficiência e tanto o TOEFL IBT quanto o ITP são aceitos. Fazer e pagar a prova fica por conta do aluno que tentará pleitear uma vaga no programa e, como você viu acima, fazer qualquer um dos TOEFL não é nada barato.

Contudo, o Governo Federal lançou um programa chamado Inglês sem Fronteiras, em que é possível fazer provas de certificação de proficiência em inglês, francês e italiano gratuitamente. E não vale só pra quem pretende participar do CsF, é para qualquer universitário. Através do IsF é possível fazer apenas o TOEFL ITP, e ele é aplicado em qualquer cidade que possua alguma universidade estadual ou federal.

O resultado do teste demora mais que quando feito direto em um centro de teste do ETS: enquanto no centro oficial o prazo é de 15 dias para o resultado online, no IsF o resultado pode sair entre 15 dias úteis e 3 meses, portanto, se tiver urgência, é bom ficar atento!

Como estudar para o TOEFL

Não existe uma regra ou metodologia exata para se estudar para o TOEFL, contudo, estar preparado para a prova é fundamental. O próprio site do ETS oferece alguns materiais de estudo gratuito. Confira:

  1. TOEFL – Go Anywhere
  2. TOEFL iBT® Quick Prep
  3. The TOEFL® Video Library
  4. TOEFL® Planner Test Prep
  5. TOEFLtv
  6. O teste TOEFL® em maior detalhe – parte 1
  7. O teste TOEFL® em maior detalhe – parte 2

Espero que tenha gostado.
Boa sorte!

Aplicativo para Ampliar o Vocabulário

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

37.jpg

Camila Oliveira

Camila gosta de viajar, conhecer lugares, pessoas e culturas, ouvir música, sentir aromas, degustar sabores, saborear a vida, aprender novos idiomas. Não quer criar raízes, pois sabe onde é o seu lugar: o mundo.

7 comentários

  • 27/07/16  
    Marcelo Rafael Feli diz: 1

    Ótimo artigo, Camila. Esclareceu algumas dúvidas que eu ainda tinha sobre o TOEFL (como o valor a ser pago, por exemplo).

    • 01/08/16  
      Camila Oliveira diz:

      Thank you so much!

  • 27/07/16  
    Donay Mendonça diz: 2

    Ótimo post!

    Bom trabalho!

    • 01/08/16  
      Camila Oliveira diz:

      Thank you Donay! =)

  • 31/07/16  
    OEstudantedeIngles diz: 3

    Amazing post! Some day I’ll have the knowledge to do the Toefl haha =)

    • 01/08/16  
      Camila Oliveira diz:

      You can always try it more than once until you get used to and feel comfortable ;)

  • 12/08/16  
    Amanda Azevedo Marq diz: 4

    Ótimo post.
    No site do idiomas sem fronteiras existem diversas indicações de sites (alguns deles gratuitos) nos quais você pode testar seu nível de proficiência.
    Segue link:http://isf.mec.gov.br/ingles/pt-br/18-qual-e-meu-nivel-de-proficiencia-em-ingles/35-conheca-os-sites-que-disponibilizam-testes