Cirurgia na língua promete melhorar a pronúncia do Inglês

Cirurgia na línguaVocê já pensou em passar por uma cirurgia na língua com o objetivo de melhorar a sua pronúncia de Inglês? É exatamente isso que os Chineses estão fazendo. A cirurgia consiste em um pequeno corte na parte inferior da língua e isso, segundo os médicos, pode melhorar a pronúncia dos pacientes.

Alguns professores Chineses são totalmente contra esta prática, veja o que eles dizem: “It’s a waste of time, waste of money”.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da Englishtown: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Você passaria por uma cirurgia para melhorar a sua pronúncia?

Link enviado por: Juliano José Lourenço

Aplicativo para Ampliar o Vocabulário

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

31 comentários

  • 08/09/07  
    Roberto diz: 1

    A pronúncia da lingua Inglesa é meio complicada, eu acho que nem cirurgia daria certo. Se for tão necessário assim, mude para o Estados Unidos, ou para Inglaterra, fica mais fácil.

  • 09/09/07  
    Rodrigo diz: 2

    It’s totally repugnant!!

  • 09/09/07  
    gabriela diz: 3

    totalmente desnecessário.O sotaque é tão bonitinho,charmoso.Fiz curso de inglês no Canadá e eles gostavam do meu sotaque.
    Como vocês já mostraram neste blog,existem alguns exercisios de fonética pra melhorar a pronuncia.É só treinar

  • 10/09/07  
    Bruno Oliveira diz: 4

    Kra acho lindo quando uma pessoa não é nativa mais mesmo assim se comunica fluentemente,o sotque mostra que nós estudamos e aprendemos a lingua deles.
    O negócio é Falar inglês sem perder nossa identidade.

  • 11/09/07  
    Didi diz: 5

    Ei! Vi a dica do seu site no Favoritos e passei pra conferir. Adorei. E achei muuuuito curioso isso da cirurgia na língua. Acho uma loucura, mas chinês realmente deve sofrer pra aprender Inglês assim como eu acho que sofreria para aprender Chinês. Boa sorte com seu blog interessantíssimo!

  • 11/09/07  
    Alessandro diz: 6

    Oi pessoal, obrigado pela opinião de vocês. Eu também não concordo com esta prática. Uma cirurgia não se justifica nesse caso.

    Didi, obrigado pelo apoio. Volte sempre!

  • 05/10/07  
    Luis diz: 7

    Eu quero provar isso, quem gostaria de me oferecer uma cirurgia dessas grátis pois estou tendo muitas dificuldades em pronunciar com sotaque;

  • 13/10/07  
    Peixe Parfero diz: 8

    Não sou completamente a favor e nem contra.
    Os americanos, ingleses e pessoas com o ingles como idioma nativo não precisaram fazer cirurgia para terem uma boa pronuncia. é apenas questão de prática.
    se fosse assim, para cada idioma teria que ser feita uma cirurgia especifica para adequar sua lingua a pronuncia do
    idioma desejado.
    Mas isso não impede ninguem que queria de fato melhorar
    seu inglês.
    Eu prefiro praticar.

  • 22/10/07  
    josue diz: 9

    haua nossa esses chineses estão ficando loucos, onde já se viu isso…hehehe …De bést uei tchu larnin English is pratiss , ridin end listenin….Tcheik quér pipol…

  • 15/11/07  
    Julio diz: 10

    Totalmente repudiante! Todos devemos saber que TODOS somos capazes de tudo (natural) a pronuncia de uma lingua não precisará de uma cirurgia! É uma orientação fonética que é importante!

  • 20/11/07  
    Luiz Geronimo diz: 11

    Concordo com o Julio, todos somos capazes de aprender, naturalmente.

  • 28/11/07  
    MARISTELA diz: 12

    Bom….nao tenho nenhum problema de: ficar envergonhada quando falo ingles e os nativos perceberem de imediato que nao sou americana. Alias, nem gosto quando as pessoas pensam antes de me conhecerem que sou americana, porque isso ja aconteceu. Falo com enfase que vim do Brasil, mesmo nao tendo orgulho disso. somos mais ou menos 11 milhoes de imigrantes aqui.Temos sim, que aprender o idioma, e tentar melhorar a pronuncia, mais nos igualar nunca, a sirurgia pra mim, e mais uma forma de ganhar dinheiro, jamais desperdiciaria meu dollar nessa bobagem.

  • 09/12/07  
    Juliane Cruz diz: 13

    sim eu faria essa cirugia
    nada de mais é so remover uma pequena parte inerior da lingua rsrsrsrsr mas eu faria sim

  • 10/02/08  
    NAZARE diz: 14

    Cada qual com suas doideiras! já pensou se essa idéia pega!

  • 20/04/08  
    Jean Marcelo Santos (jean.master@hotmail.com) diz: 15

    Bem, acho interessante essa idéia de fazer cirurgia, mas eu, por exemplo, falo quase sem sotaque de brasileiro, eu acho, portanto, que isto seja apenas uma questão de prática para que possamos falar perfeitamente, possívelmente como um Norte-Americano fala.
    Valeu.

  • 28/05/08  
    Gilberto Martins diz: 16

    Os chineses têm dificuldade em pronunciar, trabalho com alguns deles e nas reuniões sinto dificuldade tanto para nós entendermos quanto para eles falaram certas palavras. Se a cirurgia é simples, sem complicação, pq não fazer?

    Eles usam muito o nariz para a pronúncia do mandarim, enquanto no ocidente o nariz não é tão usado, então acho necessário para eles sim. Quanto aos brasileiros, não tem pq, basta praticar, inclusive existem técnicas para perder o sotaque.

  • 08/06/08  
    Marina diz: 17

    Com certeza, desnecessário.
    Principalmente os brasileiros, a cirurgia seria uma opção meio… arriscada, e completamente futil. Já que só algumas pessoas tem que melhorar a pronúncia do R.

  • 23/06/08  
    Viny Lima diz: 18

    Oh! O português é umas das linguas latinas charmosas, a sonalidade do português é muito mais forte que o inglês e também o português têm uns ritmos de sons muito bunitos , mas também eles tem dificuldades nas pornuncias em português!
    O português levasse mais em conta o tom e a maria com se fala, exeplo disso e o modo das nossas perguntas que é tonalizadas e não precisa de verbos auxiliares como:

    Você esta aprendendo inglês.
    Você esta aprendendo inglês?

    O que muda é intonação na hora de falar!
    Mas voltando o assunto da sirurgia é muito bom ter sotaque sim!
    Eu não faria!

    kkkkkk…..

  • 03/07/08  
    Luck diz: 19

    Tudo é questão de prática e determinação. Além do mais a cirugia para ser eficiente teria que ser na cabeça e não na lingua.rsrsrsrs

  • 10/07/08  
    Fernanda Ribeiro diz: 20

    Ah, é tão legal com o sotaque.
    haha

  • 18/08/08  
    Christiane diz: 21

    Olha, minha língua é presa. A pronúncia da minha própria língua não é perfeita, porém pessoas comuns não conseguem perceber o fato e quando falo que minha língua é presa tenho que mostrar, pois ninguém acredita! Somente fonoaudiólogos e músicos conseguem perceber que há “algo” diferente. Não fiz esta cirurgia até hoje para falar minha própria língua vou fazer para falar a língua dos outros?! Ja´conversei com canadenses, americanos, galeses, ingleses, autralianos, irlandeses e todo mundo endendeu o meu inglês, mesmo com minha língua presa. O inglês é necessário hoje, porém não é para tanto… Frenectomia?! Só para falar inglês “melhor”?!! Fala sério!!!!!

  • 18/08/08  
    cremilda Silva diz: 22

    I don’t know about this matter.

  • 28/08/08  
    jack eyes diz: 23

    fiz a cirugia, e axo q ta ajudando e muito.
    tinha dificuldade com a pronuncia, e depois da cirugia melhorou.
    cirugia e facil gratuita e rapido.
    encomoda no 1 e 2 dia,,mais depois tranquilo…

  • 28/08/08  
    jack eyes diz: 24

    eu tambem tinha lingua presa.mais no portugues pouco se notava mais no ingles tinha dificuldade a falar certas palavras.mais se for só o sotaque,,nao axo q devem fazer,a menos q vc axe q realmente precise.
    a cirugia é realmente muito simples.axo q levou no maximo 10 minutos comigo.
    e Luis,quanto ao seu pedido,,basta ir num posto de saude,,q vc faz d graça.é uma cirugia muito simples.

  • 20/09/08  
    Eduardo Fernandes diz: 25

    Já fiz essa cirurgia, realmente ajuda, mas não é tudo, principalmente em se tratando de casos como o meu, que é de nascença. No meu caso, pronuncio muito mal as palavras com “r”, mas por outro lado pronuncio bem as palavras com “th”, que já vi muita gente dizer que são o terror dos brasileiros, porém acho isso um exagero. Acho que vale muito mais a pena fazer algumas sessões de fonoaudiologia, o que também não é mágica, da mesma forma que algumas pessoas se livram de erros fonéticos com algumas sessões, outras podem levar meses. Resumindo, varia de pessoa para pessoa, a cirurgia ajuda, mas somente ela não resolve, tem que haver um acompanhamento com um fonoaudiólogo, e outra coisa, será não existem americanos com a língua presa? Com certeza sim…

  • 26/09/08  
    Axilaine diz: 26

    Nooooooooooooosssa!!!!
    Deus me livre…
    Acho que poderia ajudar.. Mas não tenho caragem..

  • 25/05/09  
    icaro Gibran diz: 27

    olá, tudo bem?
    estudo inglês desde 1991. dificuldades todosnós temos ao longo do caminho. mas, com vontade, paciência e bom humor, superamos os obstáculos e chegamos lá. até então tudo bem até eu começar estudar espanhol. aí, o bicho pegou. no espanhol há uma pronúncia com o “r”, como: “perro”(dog). que temos que vibrar com a língua. em suma, fiz a cirurgia de freio lingual e continuou a mesma coisa.falo normal sem dificuldade alguma. mas , essa determinada pronúncia não consigo ainda.(perfeitamente!)descobri através de uma fonoaudióloga que não teria necessidade de ter feito. (cirurgia) pois existem exercícios com a língua para fortalecer a musculatura. comecei a fazer e hoje já pronuncío esse som. isso foi de uns 4 anos pra cá. Paz, Sucesso e Saúde para todos!!
    Icaro Gibran

  • 04/09/09  
    Tatiana Adamov diz: 28

    Oi, pessoal…sou uma brasileira morando na Austrália e acompanho o trabalho do EE, que acho fascinante em tb tem me ajudado bastante…bom, comentando o assunto, sou dentista e passei meus últimos 12 anos trabalhando com cirurgias orais e posso afirmar que essa cirurgia é simples e descomplicada pra quem sabe fazer, o desconforto pós-operatório passa depois de 2 dias e ela precisa sem bem indicada para ser realizada. O que quero dizer é que geralmente o ortodontista, o fonoaudiólogo e o cirurgião precisam discutir cada caso, porque nem sempre a cirurgia é necessária. Já realizei muitas cirurgias para remoção do freio lingual (até em crianças bem pequenas) e afirmo novamente que cada caso deve ser bem estudado. Nunca tivemos problemas pós-operatórios associados a esse tipo de cirurgia, mas concordo com o pessoal que disse que parece ser um exagero passar por uma cirurgia dessas só para melhorar a pronúncia do inglês. O QUE TENHO VIVENCIADO EM 6 MESES DE AUSTRÁLIA É QUE A GENTE TEM QUE ESTUDAR E TREINAR MUUUUUITO! Em tempo: nosso filho de 2 anos, que está aprendendo a falar, já tem a pronúncia melhor que a minha e que ado meu marido….rsrsrsrs
    cheers, mates!

    • 04/09/09  
      Alessandro diz:

      Tatiana,

      Muito obrigado pelo seu comentário. Com certeza complementou as informações do post, principalmente por se tratar de uma opinião de uma especialista na área.

      Bons estudos!

      Abraço,

  • 25/01/10  
    RAQUEL diz: 29

    EU TAMBÉM TENHO LÍNGUA PRESA E DIFICULTA MUITO MINHA LINGUAGEM
    E MEU FILHO EU DESCOBRI E TAMBÉM SOFRERA DESSE PROBLEMA
    GOSTARIA DE OPERAR
    EU PUXO MUITO O S E O Z
    GOSTARIA DE UMA OPINIÃO
    OBRIGADA.

  • 12/03/10  
    Fabii diz: 30

    Bom o caso da lingua presa é diferente. Mas acho muito estranho eles fazerem isso só para aprender um novo idioma. Não acho muito necessário nada como muito esforço.