Como ajudar os alunos a aprender vocabulário? (2)

vocabularioDada a grande importância do aprendizado de vocabulário para uma comunicação efetiva numa língua estrangeira pensei em estender um pouco mais esse assunto já visto num artigo anterior.

Gostaria de apresentar mais duas ideias. Já havia falado de exposição à língua com o devido suporte do professor e também da importância da apresentação de estruturas fixas. Hoje gostaria de falar sobre a questão da reciclagem e da importância da autonomia do aluno.

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.

Reciclagem constante leva à retenção de vocabulário e quando falamos em retenção temos aí duas ideias implícitas, freqüência e memória de longo prazo. A freqüência com que vemos um palavra é o que vai definir se essa palavra vai passar da nossa memória de curto prazo para a nossa memória de longo prazo. Cada vez que reencontramos uma palavra, no nosso subconsciente a avaliamos, modificamos ou expandimos sua interpretação até alcançar a variedade de significados que um falante nativo tem. Agora, uma dica importante é que a retenção de vocabulário acontece de forma mais eficaz se a exposição acontece em intervalos, assim, quando apresentamos um novo vocabulário para nossos alunos não adianta massificar a sua exposição e sim ter o cuidado de introduzi-lo novamente em diferentes contextos. Por exemplo, se ele foi apresentado da primeira vez num diálogo ou texto, peça que os alunos criem frases com essa palavra, volte a elas em exercícios, jogos. E vice-versa, vocabulário pode ser introduzido através de um jogo, um quiz ou simplesmente uma pergunta e depois retorna-se a ele num texto, diálogo, música.

Autonomia! Palavra importantíssima no universo do aprendizado. É preciso que os alunos entendam que embora professores sejam facilitadores do processo ensino-aprendizagem esse processo não se limita ao momento da aula. Alunos precisam aprender como continuar a adquirir vocabulário por si próprios. Um primeiro passo para essa independência é mostrar ao aluno que ele precisa reconhecer o seu estilo de aprendizagem, ele deve ter consciência de que estratégias são mais eficazes para o seu próprio aprendizado:

  • Ler e repetir em voz alta?
  • Tomar notas?
  • Fazer lista de vocabulário?
  • Desenhar ?
  • Traduzir?
  • Criar frases?
  • Criar estórias?

E você? Já sabe como aprende melhor vocabulário?

Aguardo comentários!

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

20.jpg

Mônica Bicalho

Mônica Bicalho é brasileira. Além de 20 anos de experiência em sala de aula é examinadora certificada da Universidade de Cambridge. Atualmente trabalha como supervisora pedagógica e professora do curso Meuinglês.

15 comentários

  • 05/07/09  
    Jonathan diz: 1

    Ótimo post, parabéns.

  • 05/07/09  
    Guilherme Bispo diz: 2

    Nowadays, I write down on my notebook some words that I’ve never had seen in my life, so I do phrases (four or five) and each one is different.

    Word: Tent

    I bought a new tent yesterday.
    I’ve never slept in a tent.
    I’ve paid $40 to rent two tents
    Can we tent tomorrow?

    Word: Advice

    Can you give me any advice?
    Would you like some advice?
    What should I wear? Can you give any advice, please?
    Why are you giving me this advice?

    And I show to my teacher and he revises, and I read sometimes.

    ps: nowadays I learned when I wrote on my notebook. :D

    hugs (sorry for my bad English….) and thanks for your advices.

  • 06/07/09  
    Adir Ferreira diz: 3

    Guilherme, that’s awesome!

    I teach my students a similar technique, but using verb tenses.

    I have this friend who never remembers people’s names, so whenever she meets someone new she makes a point at saying this person’s name at least three times during the conversation.

    This is a great tip for remembering words, congrats!!!

  • 06/07/09  
    Max diz: 4

    No meu curso de inglês, o professor deu um pequeno livro de ingles, Apolo’s Gold, super facil, nem precisei de dinicionario. Fiquei muito empolgado. Bem, eu gosto muito do Dilbert, mais quase não tem em Portugues, a maioria em Inglês, então eu comprei 3, logo de cara, em Inglês, achando que ia ser facil, né.. nosssa.. cai do cavalo, muitas palavas novas, muitas expressões, bem diferente do livrinho, então, de pouco em pouco, estou traduzinho, pra mim mesmo, e assim vou aprendendo muito mais, e com algo motivacional, pois eu adoro Dilbert!!

    PS: Muito bom o seu post Monica, realmente, não basta só a sala de aula, o aluno tem que dar um plus!!

    Abs,
    Max

  • 06/07/09  
    Julia Bellini diz: 5

    Usually, when I’m watching a movie, or a TV show or even a documentary, I write down some new expressions, like: “You’re making a big deal out of nothing”. And then I write many sentences using the new expression. And it’s funny, because every time I try to remember any word or expression, I always remember the movie or the TV show I had seen the word before.

  • 07/07/09  
    Renan Andrade diz: 6

    Parabéns pelo post!

    No meu caso, o que é mais eficiente é a leitura de texto em voz alta e também o desenvolvimento de algumas ‘essays’ durante a semana. Isso faz com que meu raciocínio fique focado no inglês.

    Outro ponto importante é verificar o que ‘não é eficiente’ para você, no meu caso; fazer lista de vocabulários…

    Regards!
    Take care

  • 07/07/09  
    Mamys diz: 7

    Quando eu aprendo uma nova palavra, eu costumo criar frases ou algum pequeno texto com ela, mas que seja algo relacionado com meu dia-a-dia, com minha vida, trabalho etc., assim eu consigo assimilar melhor.

    Abraço

  • 08/07/09  
    camilo diz: 8

    parabens monica pelo post. realmente excelente. eu ja tentei de varias formas a melhorar meu vocabulario. porem nunca tive sucesso, ate que o certo dia deixei de lado essa cobranca e fui viver a vida, continuando meus estudos com video, leituras etc. Onde descobrir que no meu caso nao adiantava muito eu ficar criando listas e querendo decorar ou coisa do tipo, que a melhor forma era eu ver a palavra varias vezes, ou usa-la frequentemente, assim conseguir evoluir meu vocabulario significativamente. Usando filmes, seriados, cartoons, podcast, leitura de revistas autentica como newsweek nesse material muitas palavras de repetem. Assim me sentir mais aliviado, sempre que vejo uma nova palavra anoto, por precaucao. Tb comprei um quadro branco e nela tem as palavras novas da semana, quando levanto de manha antes de ver o sol, eh esse quadro que está na minha frente, e antes de dormir to olhando para ate pegar no sono.
    flw! abraco,

  • 10/07/09  
    Denise diz: 9

    Adorei o artigo sobre como aprender vocabulário mas, adoraria receber dicas ou outro artigo sobre como ensinar vocabulário no contexto do Inglês instrumental. Sou professora de Inglês de ensino médio e meus alunos sempre se queixam sobre isso.

  • 22/07/09  
    cecilia Regina diz: 10

    I like very much your article. I’m a teacher learner and it was very important to me. Congratulations!

  • 27/07/09  
    Therezinha Medeiros diz: 11

    Muito boas essas dicas para memorizar palavras e expressões. Minha maior dificuldade é FALAR. Fico sem saber se a pronúncia está certa.

  • 28/07/09  
    Jonã Machado diz: 12

    Isso me lembra aquele esquema de flashcards, muito usado para memorizar, existem inclusive programas específicos pra isso. Nunca vi nenhuma matéria aqui no blog sobre o assunto.

  • 31/07/09  
    Márcia diz: 13

    Amei as dicas, tudo de bom

  • 19/10/09  
    KENNY HELLY DOS SANTOS. diz: 14

    Gostei muito das dicas,v0u começar apraticar….
    Com certeza var dar resultados.
    ^^

  • 23/03/10  
    lamarca diz: 15

    Adorei as dicas, muitos que desistiram do aprendizado do Ingles, deveria ser informado que nos temos um grande aliado:ENGLISHEXPERT.COM.BR rsrs
    nao consigo ficar 1 dia sem pegar alguma dica .
    Grande abraço a todos!!