Como ajudar os alunos a aprender vocabulário?

StudentsAtualmente existe um reconhecimento cada vez maior da importância do aprendizado de vocabulário para uma comunicação efetiva numa língua estrangeira. Quando não se faz a escolha correta de palavras e expressões há quebra de comunicação.

Como fazer, então, para potencializar a aquisição de vocabulário? Gostaria de apresentar duas ideias. Primeiro o aluno deve ser exposto à palavras e frases em contextos variados para que fique claro não só suas variações de significado como também a frequência com que aparecem na língua, seu grau de formalidade, como se colocam numa frase em relação a outras palavras. Agora, é papel do professor explicitar esses usos, chamar a atenção do aluno para determinado vocabulário ajuda o aluno no processo mental da sua aquisição.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da Englishtown: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Vocabulário novo só será absorvido se tivermos o suporte de algo que já conhecemos, seja na nossa primeira língua ou na língua que está sendo ensinada. Pode estar certo que simplesmente ouvir uma língua estrangeira totalmente desconhecida por horas não vai levar à aquisição de vocabulário. Se você nunca aprendeu nada de alemão, por exemplo, experimente sintonizar uma rádio alemã e veja se vai conseguir aprender alguma coisa.

Uma outra forma de ajudar nossos alunos é apresentando o que chamamos de “chunk”, “chunks” são expressões já prontas da língua como por exemplo:

Anything else? (Mais alguma coisa?)
By the way (Por falar nisso/ Aliás)

Essas expressões fixas são muito frequentes em conversas do dia-a-dia e ajudam o falante a produzir construções mais longas e com maior segurança.

Tendo essas duas ideias em mente, com certeza, já podemos contribuir, e muito para que nossos alunos tenham um melhor vocabulário e consequentemente uma comunicação mais efetiva na língua que está aprendendo.

Leia a parte 2 deste artigo.

Aplicativo para Ampliar o Vocabulário

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

20.jpg

Mônica Bicalho

Mônica Bicalho é brasileira. Além de 20 anos de experiência em sala de aula é examinadora certificada da Universidade de Cambridge. Atualmente trabalha como supervisora pedagógica e professora do curso Meuinglês.

14 comentários

  • 19/05/09  
    Rodrigo Oliveski diz: 1

    Aprender inglês é essencial, o problema é ficar “travado” depois, estou iniciando meu curso, gostaria de uma opinião, eu modificar meus recursos de informática para inglês poderão me auxiliar em minha aprendizagem?

  • 19/05/09  
    Daniel Maciel diz: 2

    Olá Rodrigo. Creio que sim, você pode casar o ensino de Inglês mas não pode esquecer que aprenderá muito mais de informática com o Português, já que é a língua que você entende mais.
    No entanto eu acho que você conseguiria mais absorção tanto do Inglês como Informática se ler o livro em Português e depois em Inglês, de capítulo em capítulo.
    Hoje estou fazendo assim, isso fez meu vocabulário técnico subir e o estudo de Informática não ficou prejudicado.

  • 19/05/09  
    Mônica Bicalho diz: 3

    Rodrigo,
    O que você quis dizer com modificar os seus recursos de informática? Você poderia explicar melhor?

  • 20/05/09  
    Rodrigo Oliveski diz: 4

    Olá, qdo dico meus recursos em informática seria as ferramentas Google que utilizo (agenda, gmail, etc) e o meu sistema operacional (Linux) para inglês, de informática eu já tenho uma boa compreensão, porém para melhorar meu inglês modifiquei os idiomas do meu PC para inglês em vez de português. A questão é aprender inglês, vou tentar seguir algumas dicas do EE, pois creio que estou estudando inglês de uma forma errônea.

    Abraços.

  • 20/05/09  
    Mônica Bicalho diz: 5

    Entendi Rodrigo,
    Realmente quando ficamos mais expostos à língua temos mais oportunidades de aprender novas estruturas e novas palavras então é uma boa idéia mudar os seus recursos. Outra dica importante é ouvir músicas, fimes, áudios para aprender a linguagem oral com a pronúnica correta.

  • 20/05/09  
    Rodrigo Oliveski diz: 6

    Muito obrigado pelas dicas, eu simplesmente gostei muito desse blog, faço curso na Englishtown, e de início estava muito perdido e apenas gastando tempo e não aprendendo (8 a 10 hrs semanais estudando) mas com umas dicas que peguei aqui, vejo que não é questão de tempo, mas sim de viver o inglês. A propósito Monica, vc não conhece um site que tem bons artigos em inglês voltados para administração e/ou liderança?

    Abraços.

  • 21/05/09  
    Mônica Bicalho diz: 7

    É isso aí Rodrigo, viver o inglês, tentar por em prática de alguma forma o que estiver aprendendo de novo. Quanto aos textos de administração e/ou liderança, bem, essa não é muito a “minha praia”. Desculpe não poder te ajudar dessa vez.

  • 22/05/09  
    Rodrigo Oliveski diz: 8

    Tudo bem Monica, acho que tambem forcei a barra, hehehe.

    Abraços, fique com Deus.

  • 22/05/09  
    Mônica Bicalho diz: 9

    Fico feliz em saber que você está gostando do site, Rodrigo. É isso aí, vivenciar a língua é fundamental, tem até um ditado “practice makes perfect”, a prática faz a perfeição. Quanto aos artigos sobre administração e/ou liderança eu infelizmente não conheço muita coisa, sorry…

  • 05/07/09  
    Dicas de Inglês :: Como ajudar os alunos a aprender vocabulário? - Parte 2 diz: 10

    […] Dada a grande importância do aprendizado de vocabulário para uma comunicação efetiva numa língua estrangeira pensei em estender um pouco mais esse assunto já visto num artigo anterior. […]

  • 07/07/09  
    Sônia Freire diz: 11

    Gostaria de receber dicas de livros com vocabulário simples , onde eu possa aprender a língua inglesa….Obrigado Sônia

  • 07/07/09  
    Mônica Bicalho diz: 12

    Sônia, uma boa dica para aprender vocabulário simples é começar a ler livros adaptados, os chamados Readers. Esses livros vêm normalmente em 6 versões, da mais básica a mais avançada, assim você pode escolher o que melhor se adequa ao seu nível. Você pode encontrá-los nas livrarias especializadas

  • 27/07/09  
    Reem diz: 13

    Olá Monica..

    estudei english há 25 anos atrás..mas como nunca mais pratiquei conversação muito menos leitura , acabei esquecendo quase tudo…agora estou trabalhando em agencia de turismo, e preciso falar fluente.
    me sinto insegura quando falo..dá branco, demora para relembrar..
    gostaria de vc me ajudar encontrar audios para MP3…para ouvir …sou corredora, corro 1h30m quase todos os dias..para ouvir os lessões qdo corro…
    e parabéns pela materia…é otima..
    MEU EMAIL
    reemkamel@hotmail.com

    abraços
    Reem

  • 01/08/09  
    Paula disse: diz: 14

    Eu acho que, quando estudamos e escrevemos várias fezes o que estamos estudando, não só mentalizamos como aprendemos melhor, e ao mesmo tempo, repetindo o que estamos escrevendo. Eu estudo assim e dá certo.É uma sugestão para aprender vocabulário.