Como aprender inglês motivado

Acredito que os fatores mais importantes para se aprender alguma coisa são primeiramente o interesse e a motivação constante. Quando se tem estes dois ingredientes básicos, todos os obstáculos são superados com o tempo. Talento, ajuda, mas não define. Todos nós possuímos potencial suficiente para aprendermos, normalmente, o mais difícil é saber como fazer uso deste potencial, como descobri-lo e desenvolvê-lo adequadamente.

Acredito que no caso do inglês, a parte mais fácil e prazerosa de se desenvolver é a fala, a comunicação verbal. Ela é fundamental no aprendizado. Caso as coisas não saiam como deveriam – e isso pode acontecer -, o meu aluno vai pelo menos aprender a falar. Penso assim porque verbalizar está muito ligado ao instinto que todo ser humano possui, e digo mais: não há limites para o mesmo.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da Englishtown: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Comecei a aprender inglês para não ser reprovado na escola, depois de um tempo, percebi que tinha alguma facilidade, mas, hoje, acredito que meus professores me motivaram a ponto de eu descobrir esta facilidade. A reflexão, a autocrítica, e a aceitação de nossas limitações ajudam muito no processo de aprendizagem e nos tornam mais completos, pois acredito que aprendemos até o último dia de nossas vidas. Se meu aluno tiver dificuldade, preciso motivá-lo, se tiver facilidade para aprender, tenho que motivá-lo também. Um gênio que não se dedica pode ser superado por qualquer um que se esforce mais que ele. Desistir pode até nos aliviar, mas com o tempo este alívio se transforma em frustração. A vontade que surge ao persistirmos supera todo e qualquer obstáculo e pode levar a criação de algo tão grandioso quanto o potencial humano.

Bom, espero que seja útil. Bons estudos e até a próxima.

Aplicativo para Ampliar o Vocabulário

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

12.jpg

Donay Mendonça

Donay Mendonça é professor de inglês com anos de experiência no ensino de idiomas para jovens. Além de colaborar com artigos ele ainda é moderador do Fórum do English Experts.

21 comentários

  • 05/12/08  
    Alex Jilas diz: 1

    Prof. Donay,

    Obrigado pelo seu exemplo de motivação.

  • 05/12/08  
    donay mendonça diz: 2

    Olá Alex,

    Este deve ser o meu papel como professor e eterno aprendiz.Obrigado pela participação!

    Abraço,

  • 06/12/08  
    Taisy Silva diz: 3

    Donay adorei seu depoimento e me identifico um pouco com você. Confesso que tento ao máximo motivar meus alunos, mas vejo que muitas vezes eles estão estudado ingles por pressão( seja ela dos pais, mercado de trabalho ou mesmo do emprego que ja possuem) isso prejudica um pouco a aprendizagem e torna o estudo chato e maçante. Gotaria que escrevesse mais dicas sobre motivação, pois acho muito importante…. Parabens à todos voces daqui do blog, que é muito bom!

  • 06/12/08  
    Naiara diz: 4

    Ótimo texto!De fato, é persistindo sem medo de errar e respeitando nossas limitações que chegamos longe!E concordo plenamente: “aprendemos até o último dia de nossas vidas”!

  • 07/12/08  
    Deivis diz: 5

    Wonderful post. I wholeheartedly agree with each word of it. It bothers me when some people say they’re not gifted to learn this or that. I’m likewise of the opinion one can learn anything on the face of the earth so long as his not lazy.

    Thank you.

  • 07/12/08  
    donay mendonça diz: 6

    Olá Pessoal,

    Obrigado pela participação,

    Abraço,

  • 08/12/08  
    Flávio José diz: 7

    Olá Donay,

    Força de vontade talvez seja maior do que motivação.
    A motivação é o(s) que meio(s) que torna o aprendizado melhor e faz com que o aluno fique estimulado a aprender. Ela pode partir do professor e contagiar o aluno, ou mesmo o contrário.

    Já a força de vontade é o que faz com que mesmo em situações difíceis o aluno continue estudando firme. Assim como as vezes acordamos de mal humor e não queremos fazer nada e o aprendizado do inglês muitas vezes paga por isso. A vezes acordamos bem dispostos e devoramos os materiais. A força de vontade já tem de partir do aluno.

    Juntar os dois ( motivação + força de vontate ) é o sonho de qualquer bom professor. Uma classe empolgada aprende muito mais fácil.

    Mas isso as vezes é difícil, já vi ótimos professores se desdobrando pra cativar uma sala de 8 alunos e somente dois ou três alunos tinham esta percepção. O restante não via a hora de a aula de 1 hora ( que já era muito curta ) pra sair correndo como se estivessem aprisionados.

    Esses professores ficavam inclusive 1, 2 horas depois aplicando novos conteúdos para quem se interessava. Mesmo sem receber 1 tostão a mais pelo temo decorrido.

    Hoje em dia está tão mais fácil aprender qualquer idioma graças a internet. Só não aproveita quem não quer.

    Comecei a estudar inglês devido a falta deste idioma ser uma barreira para conseguir uma nova oportunidade de emprego. Depois comecei gostar e aqui estamos nós lendo diariamente os materiais do EE.

    Abraços

    Flávio

  • 09/12/08  
    Deivis diz: 8

    I wonder why the coment I let here some days ago didn’t make it? It sure was related to the topic.

  • 02/03/09  
    vitoria diz: 9

    eu estou morando na Inglaterra a 3 meses,tenho 17 anos… mais n sei nada de ingles.
    estou morando com meu irmao e minha cunhada, mais ela nao fala nada de portugues.. eu nao estou indo pra escola ainda pq primeiro quero aprender o basico em casa…
    entao estou estudando em site. e com livros em casa..
    eu ja aprendi muita coisa… mais na hora de falar eu travo.. queria uma dica pro meu estudo render mais.. eu estudo 2h por dia…

    Obrigado.

  • 14/03/09  
    Reem diz: 10

    hi teacher Donay..
    parabéns pela materia..
    pois eh , eu travo qdo quero falar, me dá branco e fica procurando palavras…
    o que que eu faço para perder esse bloqueio…?
    obrigada
    abraços
    Reem

  • 22/03/09  
    paulo diz: 11

    estou fazendo curso sao 75 minutos por aula
    2 aulas por semana o curso dura 42 meses
    mas a minha professora diz que pessoas que vao fazer curso no exterior aprendem mais rapido devido ao fato dela vivenciar o ingles
    tento fazer isso assistindo filmes e ouvindo
    musicas (em ingles) o principal motivador
    acredito e like de learn ingles se obrigado a
    fazer alguma coisa eu nao o faço bem

  • 07/04/09  
    Anna diz: 12

    Adorei o post. Completo e que me motivou, pois agora eu ando desmotivada, era um genio mas por um tempo nao havia me dedicado e acabei sendo superada por muitos e agora pretendo recuperar, pois sei que consigo.

  • 01/06/09  
    Renan Andrade diz: 13

    Olá pessoal!

    No meu caso o que me motiva é o fator ‘profissional’ que eu realmente necessito aqui no meu trabalho e também para viagens internacionais…. futuro intercambio, com certeza, precisarei de um nivel ‘bom’ de domínio do idioma…. e as possibilidades que este nos proporciona. Com o passar do tempo aprendi a gostar bastante da lingua e hoje tenho interesse em aprender não só a língua, mas a cultura e história por detrás disso.

    Abraços!

  • 01/06/09  
    Sueli diz: 14

    Eu andava desmotivada por motivos de saúde,mas agora estou voltando com a determinação de alcançar meu objetivo que é aprender inglês. Eu venho descobrindo que um pouquinho a cada dia o entendimento vai surgindo sem sentir. Procuro ouvir as músicas que gosto,ler e ver notíciarios em inglês e as vezes me pego entendendo boa parte do que é dito. Eu chego lá!

  • 17/09/09  
    Cida diz: 15

    Amei seu depoimento, professor, gostaria de lhe pedir uma sugestão, sou principiante…mas principiante mesmooooooo, quero e preciso muito aprender o ingles…acha que com música, é possível aprender? adoro as músicas norte americanas….imprimi algumas (músicas antigas, do meu tempo, rs) gravei no mp, e tento acompanhar, acha que é uma boa forma de aprender? Se puder me ajudar, enviando letras mais simples…eu ficaria muito grata..
    Abraços, obrigada ..

  • 22/09/09  
    Dicas de Inglês :: Aulas interessantes e motivadoras diz: 16

    […] sabemos que nem sempre é fácil motivar nossos alunos para o aprendizado. Existem pessoas que têm uma motivação intrínseca para aprender uma segunda língua, mas outras simplesmente “precisam” aprendê-la, mas nem […]

  • 25/09/09  
    vitor hugo morgado ambrosio diz: 17

    obrigado pela mensagem motivadora mas infelizmente eu não entendo nada que minha professora fala…….não sei como aprender…. esforço eu tenho de sobra só que não consigo aprender

  • 28/09/09  
    Rubeval diz: 18

    Parabéns Prof. Donay. Sempre acreditei que estava certo , por amar todos meus ex-professores. Agora estou estudando pela internet , inglês e espanhol. Meus sinceros agradecimentos a todos. A beleza de ser um eterno aprendiz. (Gonzaguinha-compositor brasileiro).

  • 28/09/09  
    Ana Paula diz: 19

    ‘Desistir pode até nos aliviar, mas com o tempo este alívio se transforma em frustração.’

    Adorei essa frase!

  • 30/09/09  
    luis Sebastiao diz: 20

    Eu descbri muito tarde este sait de aprendizagem do englehs mas estou satisfeito com o que estou a ler so que mesmo eu ainda nao tenho a abilidade de manusiar o computador.Mas aos poucos estou sabendo cada dia. Espero que nao se aborressam comigo. tenham muita paciencia comigo.thank you my teatchers.

  • 18/01/10  
    Thayanne Freitas diz: 21

    Congratulations!!!
    Loved your words…

    Bye