Como encontrar sua Voz Inglesa

Com o objetivo de melhorar a pronúncia, eu criei o hábito de gravar as conversas que tenho com amigos americanos via Skype. Isso é muito interessante, pois posso escutar os diálogos novamente e com isso ir me avaliando. Essa prática já me rendeu uma considerável melhora na fluência.

Alguns dias atrás aconteceu uma situação interessante. Eu mostrei uma dessas gravações para minha irmã, que também está estudando Inglês. Adivinhem o que aconteceu? Ela não reconheceu a minha voz. Eu achei isso interessante e ao ouvir com mais atenção percebi que ela tinha razão, a voz que eu uso para falar em Português é diferente daquela que uso para em Inglês. Esse episódio me lembrou de um artigo escrito por Jason Bermingham na revista Speak Up. Veja o que ele diz:

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da Englishtown: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Portuguese is a more nasal language than English […] If you are a Brazilian who speaks English, you need to reduce the amount of air entering the nasal cavity. But remember no air is as bad as too much air. If you cut off the flow, it will sound as if you have a stuffy nose.

Traduzindo… O Português é um idioma mais nasal do que o Inglês […] Se você é um Brasileiro que fala Inglês, você deve reduzir a quantidade de ar que entra na cavidade nasal. Mas lembre-se nenhum ar é tão ruim quanto muito ar. Se você cortar totalmente a corrente de ar, ficará parecendo que você está com o nariz entupido.

Esse mesmo artigo apresenta um teste muito interessante. O teste revela se você tem uma voz nasal (ideal para quem fala Português) ou não (ideal para quem fala Inglês). Siga as instruções: comece a contar em Inglês (é claro) de 1 até 10 (one, two, three…), quando você chegar no 5 (five) feche o nariz e continue contando. Se a mudança for quase imperceptível isso quer dizer que você está pronunciando corretamente. Interessante, não é?

Talvez isso explique porque a nossa voz muda de acordo com o idioma que estamos falando. Só uma dica, não faça esse teste no trabalho. Os seus colegas poderão achar que você está pirando. ;-)

That’s all folks!

Se você gostou desse artigo provavelmente vai apreciar também as dicas abaixo:

Best Regards,

Referência: Revista Speak Up Nº218

Aplicativo para Ampliar o Vocabulário

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

154 comentários

  • 08/08/09  
    adé diz: 1

    gostei mto do seu trabalho, parabéns. queria algumas dicas de estudo pq eu adoro ingles mas tenho mta dificuldade em falar e eu queria dicas pra estudar sozinha pq por enquanto a grana ta curta p/ fazer um curso. Estou fazendo pos em lingua inglesa + estou pensando em desistir pq na turma so tem fera e eu me sinto uma ervilha perto deles. desd ja obrigada ops thank you

  • 24/08/09  
    Rodrigo diz: 2

    Hi people, i’m 12 and i love english, i’m a native brazilian, but i just want to say in english !

    All days i’m training a little…

    Hugs for all, and nice post !

  • 27/08/09  
    Ronaldo diz: 3

    Pessoal, bem legal este espaço, hein ?
    Gostaria de saber se alguem tem ideia de qual é a palavra em inglês equivalente à nossa palavra “supimpa” ?

  • 30/08/09  
    viviane diz: 4

    hey man!!! what’s up..
    i loved ur site congrats!!!!!
    eu amo o ingles mais ñ sei muito
    e estou adorando tudo aki!
    u are the best thanks!
    hug! see u…

  • 04/09/09  
    Sueli diz: 5

    Nossa gostei do comentário do “adé” que disse:”eu me sinto uma ervilha perto deles.” Estou fazendo o terceiro livro no CCAA e assim que me sinto, entendo a maioria das coisas colocadas, mas na hora de pronunciar é quase impossível. Adoraria mais dicas de “Dicas Para Melhorar a Pronúncia”. O site está ótimo, parabéns a todos.

  • 04/09/09  
    Xênia Soares diz: 6

    Meu caro,

    Sensacional esse site. Minha maior dificulade é a pronúncia, pois bloqueio totalmente, principalmente na presença de outros. Faço curso na UPTIME em Recife. Mas, preciso deesnrolar a leitura e escrita, pois é fundamental para o MESTRADO (linguística).
    Parabéns,
    A big hug!
    Xênia.

  • 04/09/09  
    Dudu Farias diz: 7

    A dica de não fazer o teste no trabalho devia vir antes do próprio teste. Não deu outra, li o artigo aqui no trabalho e por impulso fiz o teste. Quando olhei pro lado, estavam todos rindo achando que eu tinha endoidado. hauhauhauhuaha…
    Ótimo site, continuem assim…

    • 04/09/09  
      Alessandro diz:

      Dudu,

      Não se preocupe. Aconteceu o mesmo com muita gente.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraço,

  • 11/09/09  
    jessica diz: 8

    amei …parabéns o site vai ser muito ultil pra mim. porque eu ñ pronusiu bem o ingles tanpouco leiu haskhkshakhs ;)xau.

  • 11/09/09  
    vitor diz: 9

    foi legal gostei pakas;)

  • 11/09/09  
    amanda diz: 10

    boa tarde alessandro o meu nome é amanda
    eu sou uma analfabeta em ingles nao entendo nada e quero aprender e gostaria de saber por onde começar…e queria que vc mim desse algumas dicas do ingles qualquer coisa q possa mim ajudar

  • 14/09/09  
    SUSANA ALIXANDRINA diz: 11

    Estou amando este site….

    Adoro aprender outros idiomas e estou adorando receber dicas de Espanhol e Francês.

    Ótima iniciativa, um abraço

  • 26/09/09  
    Ana Paula diz: 12

    Olá, sou Ana Paula.
    Adorei esta dica.Muito legal.
    Continue assim, esse site é muuuuuuito bom.

  • 28/09/09  
    Bruno Dias diz: 13

    Primeiramente parabens pelo site, gosto muito do ingles e preciso aprende-lo urgente, nos tempos de hoje e necessario saber ouvir, falar e escrever esse idioma valioso. Um abraço para todos

  • 29/09/09  
    Brüno diz: 14

    muito interessante,por isso que quando meus amigos pedem pra eu faalr ingles eles dizeem que eu falo portugues de um jeito engracado e estranho e quando eu falo ingles minha voz muda completamente

  • 01/10/09  
    Paul Heacher Algrein diz: 15

    That`s very interesting, whenever I try to speak portuguese I feel like my voice is getting heavier. I feel myself as being somebody else.
    It is strange to listen to my own voice in portuguse!

  • 02/10/09  
    vivi rock star diz: 16

    amei as dicas quero aprender a falar ingles agora ja sei qual a melhor escola bjs valeu pela enquete

  • 08/10/09  
    Bella diz: 17

    Amei!!!
    isso tirou todas as minha duvidas ,Ale….. quero uma prof… q eu possa fala em ingles mais não sei qual = ( mais estou estudando muitooo
    espero q eu possa acha kkk
    xau….. fik com Deus

  • 12/10/09  
    revil diz: 18

    oi eu falo ingles um pouco mais me esforço bastante muito boas as dicas, amei afinal tenho 12 anos é que eu escrevo tudo por que eu gosto amei seu blog alessandro muito bom , congratulation!!!

  • 20/10/09  
    Drica diz: 19

    Alê,
    Adorei tuas dicas…
    Eu tenho uma enorme vontade de aprender inglês, agora parece muito mais fácil.
    Thank you!

  • 22/10/09  
    Jonathas Augusto diz: 20

    “Só uma dica, não faça esse teste no trabalho. Os seus colegas poderão achar que você está pirando.”

    Fiz o teste antes de chegar nesta parte… :×

  • 04/11/09  
    Keroline diz: 21

    Amo este site!!As materias são de facil entendimento e é exatamente o que procuro..valeu por ter criado!

  • 04/11/09  
    jocivan diz: 22

    Brother, adorei o site!!!!
    Sempre gostei de estudar inglês, mas mesmo fazendo curso sempre tive dificuldade em dialogar com meus colegas!!!!
    Agora me sinto mais confiante!!!!!
    Thanks evrybody!!!!
    See u ..

  • 06/11/09  
    Hugo diz: 23

    Achei este Site realmente muito bom e prático, trazendo dicas muito legais mesmo! Sendo assim, gostaria de aproveitar a oportunidade e perguntar-lhe se você pode disponibilizar alguma dica ou material para download de como formular frases em inglês corretamente; conheço várias pessoas que tem uma boa compreensão do idioma inglês mas quando precisam formular uma frase se enrolam, acho que é devido ao verbo “To Be” ensinado nas escolas que de prático não tem nada, muito pelo contrário, só confunde, já que querem que primeiro se aprenda a conjugar para depois se comunicar, você já viu alguma criança conjugando verbos? Se for possível tal material você poderia me mandar uma cópia no e-mail? Desde já agradeço e mais uma vez parabéns pelo ótimo trabalho.

  • 06/11/09  
    josiane lima diz: 24

    Adoro a língua inglesa, já venho estudando sozinha há alguns anos e descobrir esse blog maravilhoso foi um presente e tanto! obrigada!

    • 07/11/09  
      Alessandro diz:

      Josiane,

      Obrigado pelo comentário. Espero que as dicas enviadas por nossos colaboradores possam te ajudar.

      Bons estudos e abraço!

  • 06/11/09  
    josiane lima diz: 25

    Excuse me this is a site no a blog!

  • 07/11/09  
    thiago diz: 26

    hi everyone!!!
    i’m here to speak for everybody that to learn english is not so dificult, only study a lot and you will learn everything

  • 12/11/09  
    Alessandra diz: 27

    Olá Alessandro

    Adorei as dicas, é muito bom ter alguem para incentivar as outras pessoas que querem aprender outro idioma. Eu não gostava do inglês, mas aprendi a gostar a partir do dia que me vi em uma situação difícil, em que pedir a vaga de emprego por não saber o idioma.
    Conversei com uns amigos que falam o inglês fluente e os mesmo me deram muita força, então a partir deste dia, ja não via mais o inglês como bicho de sete cabeças. Ja comecei a fazer aulas particular com um excelente professor: Michael Kovach.
    Thank you

  • 01/12/09  
    Lucília ; -) diz: 28

    I really liked!Na minha opinião, aprender essas coisinhas básicas são muito importantes para quem quer falar o inglês corretamente.

  • 02/12/09  
    Arcelino diz: 29

    cara esse site e d + alessandro olha meu msn me add pliss

    pliss
    congradulations!!!
    tank you ^^

  • 16/12/09  
    Iana diz: 30

    Oii, adorei seu site… Parabéns pelo trabalho desenvolvido. Lhe desejo bastante sucesso!
    P.S.: Não é por nada, mas quando fui ler o aviso para não fazer este teste no trabalho já era tarde demais… Eu já havia feito! rsrsrsrs
    Abraços!

    • 16/12/09  
      Alessandro diz:

      Iana,

      Absolutamente normal, aconteceu comigo também. heheeh

      Abraço,

  • 18/12/09  
    júnior diz: 31

    I loved the site wait to learn much here

  • 06/01/10  
    Emerson Inacio diz: 32

    Poxa Alessandro, ja são at 1 o’clock e eu to aqui dando risando parecendo louco com esse tal teste de locução da “voz inglesa” kkkkkkkk.
    Mas parabens pela iniciativa, que bom que o mundo tem pessoas como vc e o que é melhor, brasileiro.
    Amo inglês e sei das dificuldades de se entender a lingua, to tentando aprender e consequentimente melhorar o pouco e basico que sei.

    Thank you so much.

    • 06/01/10  
      Alessandro diz:

      Emerson,

      Obrigado pela mensagem. É muito bom ouvir elogios dos leitores, o EE é feito por um bando de amantes da língua inglesa para vocês, estudantes brasileiros.

      Bons estudos em 2010!

  • 07/01/10  
    Carol diz: 33

    Hi folks, I admit this website is being a very good solution for most of busy Brasilian English students… People who doesn’t have lots of time to study the language doing a course for instance, are looking for sites which can focus on it! The English Experts has been helping me very much, and I am really glad with several new information and curiosities I could get here…Thank you guys, I hope this site will encrease the popularity in few months, I am FOR English Experts, see you!

  • 09/01/10  
    juliana diz: 34

    adorei mesmo esse site é um dos melhores que eu ja vi !
    sucesso que Deus te abençoe, abraços !
    até mais.

  • 09/01/10  
    Assia diz: 35

    Excelente iniciativa e contribuição aos amantes da língua inglesa!

    Estou aproveitando mais ainda, uma vez que não custa nada estudar sempre, praticar mais e observar o que é preciso melhorar.

    Obrigada… de fato, parabéns!

  • 12/01/10  
    CARLA SIMÃO diz: 36

    Sou professora de Inglês dos Ensinos Fundamental e Médio. Amei o site e irei indicar para meus alunos. Um abraço.

  • 16/01/10  
    alexander diz: 37

    Muito bom….eu fiz o teste e vi que já pronunciava bem os numerais em inglês

  • 01/02/10  
    mahatma diz: 38

    Kra…Vc é De +…Achei o Site Muito Bom
    Vo Indica Ele Pra Meus Amigo!!

    Abraço!!

    Vc Me Ajudo Muito!!

  • 29/03/10  
    Claudini diz: 39

    Encontrei o site numa busca pela net e confesso que nunca tinha visto um blog tão útil e interessante sobre idiomas…..Parabéns!!! Não consigo mais desconectar dele e a cada dica que leio, fico mais e mais interessada pelo estudo….

  • 03/04/10  
    Carmelita F. A. Rodrigues diz: 40

    Adorei fazer o teste nasal! Eu explicava aos meus alunos que o n das palavras seven e ten eram linguodentais, portanto ao pornunciar a língua tinha que terminar no dente. A partir de hoje, para facilitar vou fazer o teste com todos eles. Obrigada.

  • 08/05/10  
    ezequias diz: 41

    Muito bom, peguei algumas dicas que estão me ajudando bastante, principalmente pensar em inglês.

  • 12/05/10  
    Samanta diz: 42

    Ola Alessandro

    Parabens pelo site, por seu trabalho e talento!
    porem nao entendi muito bem, como devo proceder para acessar o curso de ingles para timidos, aguardo a sua ajuda
    meus cumprimentos!
    Timida ..rss

  • 12/05/10  
    Samanta diz: 43

    Ola Adir e Alessandro, vcs são o maximo!
    Ooops..desconsidere o primeiro comentário, ok
    ja encontrei as aulas, me desculpe..ja estou adorando!
    ja estou menos timida..rss
    muito obrigada !
    samanta

1 2 3