Como Escrever uma Carta de Apresentação em Inglês

Você certamente já ouviu a expressão “a primeira impressão é a que fica”. No mundo corporativo, isso não é diferente. Na verdade, em um mercado de trabalho competitivo, uma primeira má impressão pode te impedir de conseguir aquela tão sonhada entrevista de emprego na empresa que gostaria de trabalhar.

Como criar a melhor impressão, sendo que ainda não teve a oportunidade de fazer a entrevista de emprego? A resposta é muito simples: através do seu currículo e, principalmente da carta de apresentação.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da Englishtown: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

E o que isso tem a ver com a língua inglesa? Se você pretende se destacar em meio a tantos outros candidatos, saber inglês é fundamental!

Além disso, multinacionais podem requerer entrevistas todas em inglês, assim como seu currículo e sua carta de apresentação escritas nesse idioma. Por fim, se você mora fora do Brasil e/ou pretende se candidatar para uma vaga internacional, a carta de apresentação em inglês é um requisito básico para ser selecionado.

Carta de Apresentação em Inglês

Antes de começar a escrever, é necessário saber o que é uma!

Um currículo é imprescindível para se candidatar a uma vaga de trabalho. Nele está contido todo o seu histórico escolar e profissional. Contudo, é muito e impessoal. É possível saber o que você é, mas não quem você é.

A carta de apresentação vem justamente para suprir essa impessoalidade que o currículo tem. Uma cover letter, ou carta de apresentação, é a primeira página do seu currículo, em que você se apresentará brevemente para o empregador, sintetizando o que virá a ser apresentado em seguida no seu resumé.

Não seu esqueça: uma boa cover letter é a oportunidade para se destacar entre outros candidatos e aumentar as chances de conseguir ser chamado para uma entrevista. Por outro lado, uma cover letter mal escrita pode impedir que consiga aquela vaga de emprego, mesmo que tenha um currículo invejável.

Algumas Dicas Básicas

Alguns candidatos se perguntam se uma carta de apresentação é realmente apropriada para mandar junto com o currículo – e a resposta é sim! A não ser que o empregador especifique que não quer uma cover letter, o certo é enviar uma, afinal, ele o conhecerá através dela. É a oportunidade que você tem para se vender!

Enquanto o currículo contém suas informações, a carta de apresentação em inglês é você propriamente dito! Uma boa cover letter mostrará que é a pessoa certa para aquele emprego e que não se arrependerão de viabilizar uma chance para que isso possa acontecer.

Uma cover letter pode ser enviada por e-mail ou pessoalmente. Caso seja online, use-a como corpo da sua mensagem e anexe a mesma como arquivo de PDF para que tenha certeza que sua carta seja lida.

Da mesma forma que um currículo deve ser customizado e feito com suas informações, a cover letter também deverá seguir a mesma linha. Portanto, não pegue modelos prontos na internet para mudar apenas algumas informações. O empregador recebe vários currículos por dia e saberá se sua carta de apresentação em inglês foi apenas uma cópia de um conteúdo que já existe online. Isso contará como ponto negativo, pois será visto como falta de profissionalismo.

Carta de Apresentação em Inglês

Seja breve e conciso. Você não quer fazer o empregador cair de sono com a epopeia que você escreveu, não é? Limite-se a apenas uma página, pois quantidade de palavras não é sinônimo de qualidade. Escreva o que considera essencial no menor espaço possível, de maneira profissional, mas amigável.

Enquanto seu currículo é extremamente formal, a cover letter é um reflexo da sua personalidade. Você não quer apenas que leitor saiba que é a pessoa certa para aquele emprego – afinal, todos os que estão concorrendo à vaga pensam da mesma maneira –, mas também fazê-lo gostar de quem é. Se quiser, pode lançar mão do humor de maneira apropriada para a ocasião.

Escreva sua carta direcionada a uma pessoa específica. Você pode não saber o nome da pessoa que vai contratá-lo, mas não é impossível descobrir! Faça algumas ligações, pergunte a secretária da empresa quem trabalha com contratações, peça para falar no departamento de Recursos Humanos. Endereçar sua carta à pessoa específica mostrará que você está verdadeiramente interessado na vaga e é cheio de recursos para conseguir o que quer. No entanto, faça os cumprimentos de maneira formal, chamando a pessoa pelo sobrenome e utilizando os pronomes de tratamento adequados.

Não fale de apenas sobre você. Eu sei que isso pode soar meio estranho, afinal a carta de apresentação é sobre o candidato! Porém, uma boa cover letter não foca apenas na pessoa quem está escrevendo e sim também no empregador e suas necessidades. Exalte aquelas habilidades que acredita que tenha para resolver o problema do empregador, para que você seja a solução para problemas dele. Não use my e I o tempo todo.

Carta de Apresentação em Inglês

Por fim, o mais importante: faça revisão ortográfica da sua carta de apresentação em inglês. Se estiver na dúvida se escreveu as palavras corretamente, se usou a pontuação adequada ou se foi formal o suficiente, peça ajuda de amigos, professores, a equipe do English Experts e familiares que tenham experiência com a língua inglesa. Uma carta de apresentação em inglês com typos poderá implicar que seu currículo vá para a pilha de candidatos rejeitados. Portanto, leia, releia e não envie até ter certeza que está 100% livre de erros.

Comece com um cumprimento formal:

  • Dear Mrs. Jones,
  • Dear Mr. Montgomery,

Faça uma breve introdução sobre o fato de estar enviando sua cover letter e seu currículo:

  • I am glad to see there is an opening for Account Manager; I hope to be invited for an interview.
  • I am writing to enquire if you have any vacancies in your company. Please find enclosed my resumé for your information.
  • Please find enclosed my resumé in application for the post advertised on your website.

Em seguida, escreva sua mensagem. Se formar mais de sete sentenças, é hora de criar um novo parágrafo, porém não exceda mais de cinco parágrafos.

Por fim, despeça-se do leitor utilizando o equivalente ao “atenciosamente”, em inglês:

  • Yours sincerely,
  • Sincerely,
  • Yours truly,
  • Yours faithfully,
  • Regards,
  • Best regards

Modelos de Carta de Apresentação em Inglês

1. Formal: enviada normalmente para cargos relacionados ao Direito, Engenharia, Contabilidade, Administração e Vendas. Confira o modelo feito para o artigo Three Excellent Cover Letter Examples, do site The Guardian, com adaptações:

São Paulo, January 4th, 2016.

Dear Mr Black,

Please find enclosed my CV in application for the post advertised in the Guardian on 30 November.

The nature of my degree course has prepared me for this position. It involved a great deal of independent research, requiring initiative, self-motivation and a wide range of skills. For one course, [insert course], an understanding of the [insert sector] industry was essential. I found this subject very stimulating.

I am a fast and accurate writer, with a keen eye for detail and I should be very grateful for the opportunity to progress to market reporting. I am able to take on the responsibility of this position immediately, and have the enthusiasm and determination to ensure that I make a success of it.

Thank you for taking the time to consider this application and I look forward to hearing from you in the near future.

Yours sincerely,

Luís Henrique Silveira

2. Informal: enviada normalmente para cargos de empregos criativos, relacionados a Design, Marketing, Editoras, Revistas, Jornais. Confira o modelo feito para o artigo Three Excellent Cover Letter Examples, do site The Guardian, com adaptações:

São Paulo, January 4th, 2016.

Dear Ms Green,

  • Confused by commas?
  • Puzzled by parenthesis?
  • Stumped by spelling?
  • Perturbed by punctuation?
  • Annoyed at the apostrophe? (And alliteration?)

Well, you’re not alone. It seems that fewer and fewer people can write. Unfortunately, there are still a lot of people who can read. So they’ll spot a gaffe from a mile off. And that means it’s a false economy, unless you’re 100% sure of yourself, to write your own materials. (Or to let clients do it for themselves.)

To have materials properly copywritten is, when one considers the whole process of publishing materials and the impact that the client wishes to make, a minor expense. Sloppiness loses clients, loses customers.

There is an answer. Me. Firm quotes are free. You can see some of what I do on my multilingual website at [insert web address]. If you’d like, I can get some samples out to you within 24 hours. And, if you use me, you’ll have some sort of guarantee that you can sleep soundly as those tens of thousands of copies are rolling off the presses.

Luck shouldn’t come into it!

With kindest regards,

Maria Eduarda Costa Silva

Aprenda mais

  1. Como dizer “Carta de apresentação (trabalho)” em inglês
  2. Vocabulário de emprego, currículo e entrevista em inglês
  3. 1000 palavras mais usadas em inglês
  4. Misspell x Typo: Qual a diferença?

Espero que você tenha gostado!
See you.

Fonte:
The Guardian – Three excellent cover letter examples

Aplicativo para Ampliar o Vocabulário

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

37.jpg

Camila Oliveira

Camila gosta de viajar, conhecer lugares, pessoas e culturas, ouvir música, sentir aromas, degustar sabores, saborear a vida, aprender novos idiomas. Não quer criar raízes, pois sabe onde é o seu lugar: o mundo.