Como identificar se o YOU significa VOCÊ ou VOCÊS

Tio Sam convocaçãoOi pessoal, em 2005 eu peguei algumas aulas (4) particulares com uma professora, o meu objetivo era fazer uma revisão dos tempos verbais e praticar um pouco de conversação (spoken English). Adivinha qual foi a primeira pergunta? Eu digo isso por que o questionamento mais comum de quem está iniciando o estudo de Inglês é sobre como identificar se o “you” significa “você” ou “vocês”. Veja só a resposta que obtive:

“No Inglês formal não existe como identificar se o “you” significa “você” ou “vocês”, isso vai depender do contexto”.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da Englishtown: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Na época eu me contentei com a resposta, mesmo porque a professora estava absolutamente certa. Hoje, lendo o blog do professor Denilso, eu encontrei uma explicação bem interessante sobre o assunto:

na língua falada eles lançam mão de certos artifícios para que quem ouve saiba se eles estão falando “você” ou “vocês”. Mesmo em texto escritos – quando informais – eles usam estes artifícios. Observe o exemplo abaixo:

– What are you guys doing?

Veja que no exemplo acima a palavra “you” está acompanhada de “guys” [pronúncia-se /gáis/]. Neste caso, o “guys” não deve ser traduzido por “caras” [acredite: muita gente costuma traduzir]. Esta palavrinha está ali, junto de “you”, apenas para indicar que a pergunta está sendo feita a duas ou mais pessoas e não apenas a uma. Ou seja, a interpretação deve ser a seguinte:

– O que vocês estão fazendo?

Com isto descobrimos que em inglês eles não usam apenas o “you” para fazer referência a “vocês”. Aprendemos também que o “you” sozinho deve ser entendido como “você”. Veja,

– What are you doing? = O que você está fazendo?
– What are you guys doing? = O que vocês estão fazendo?

Além do “you guys”, eles também costumam dizer “you all” – geralmente dito apenas “y’all” – ou ainda “you folks”. Quando são apenas duas pessoas, eles também dizem “you two” – parecido com nosso “vocês dois”.

Obrigado pela explicação prof. Denilso.

See you guys!

Aplicativo para Ampliar o Vocabulário

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

10 comentários

  • 24/01/07  
    Denilso de Lima diz: 1

    olá Alessandro, fico feliz que a explicação sobre o “you” tenha sido útil e interessante a ponto de esta publicada aqui no seu blog…

    Você não tem nada que agradecer! Muito pelo contrário, eu é que sou extremamente grato por sua visita ao meu blog e divulgação do mesmo aqui no seu de forma tão notória…

    Let’s keep up the good work… Take care…

  • 24/01/07  
    Alipio Augusto diz: 2

    Boa dica! Aliás, eu tenho o livro do Denilso e fica aqui uma outra recomendação, é muito bom. Tem muitas dicas interessantes!

    Abs

  • 10/03/09  
    cristiane diz: 3

    valeu por me ajudar

  • 18/04/09  
    Bruna diz: 4

    Vlw por me ajudarem
    Apesar de eu ja saber
    Algumas coisinhas em Inglês

  • 13/06/09  
    quincas diz: 5

    na verdade foi meu professor de informatica que passou um questionario perguntando o que significava a letra e … eu não entendi e achei que era significado en ingles

  • 21/06/09  
    Ricardo diz: 6

    Boa noite Denilso!

    Tenho uma dúvida com relação à utilização da preposição “OF”… Em que situação deverei usa-lá?

    Um forte abraço!

  • 25/07/09  
    Gabriel Barros diz: 7

    Eu realmente estava querendo saber o que significava “y’all”, pois esta palavrinha é muito comum em letras de raps. Valeu pelo artigo.

  • 28/08/09  
    silvia diz: 8

    Muito boa a explicação! Ajudou muito

  • 03/01/10  
    Marcela diz: 9

    perfect !
    Thank you =]

  • 08/01/10  
    david diz: 10

    vlw pela dica … já fazia muito tempo que eu estava com está dúvida . thank !