Como minha filha ficou fluente em inglês

DaughterA leitora Magda nos contou no fórum como a sua filha aprendeu inglês e hoje, com 20 anos de idade, é fluente. Sei que muito se discute a respeito do bilinguismo infantil, alguns criticam a ideia, outros apoiam. De qualquer forma, se você tem filhos pequenos vale a pena conferir e avaliar os prós e contras (pros and cons).

Depois de ler alguns relatos resolvi contar algo muito interessante que surgiu em minha casa. Sempre gostei de estudar inglês e embora não seja nenhuma expert, sempre consegui me comunicar com outras pessoas nesta língua, sempre busquei melhoras, mas o que conto, tem a ver com a minha filha mais velha, hoje com 20 anos.

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.

Quando ela era pequena, tínhamos a assinatura de tv a cabo, porém muitos dos canais internacionais não tinham nenhuma tradução, lembro de vê-la, com 3 anos na frente da tv assistindo o Cartoon Network totalmente absorta, porém naquela época os desenhos não eram traduzidos e mesmo os poucos legendados não adiantavam pra ela, pois era pequena e não sabia ainda ler. Sempre ria e perguntava pra ela se estava entendendo o desenho (pois apesar de eu falar um pouco em inglês, nunca me dirigia a ela nesta língua) ela sempre me olhava com uma cara de óbvio. Dizia: Claro, né mãe! Passava horas vendo os desenhos e absorvendo o idioma, depois veio a paixão pela música, letras e melodia eram estudadas e repetidas e traduzidos.

Hoje ela tem 20 anos fala fluentemente inglês sem nunca ter feito algum curso para isto, hoje busca a internet para tirar dúvidas relativas a gramática e aperfeiçoar mais a língua, mas quando tenho dúvidas normalmente é a ela que me dirijo primeiro. Isto mostra o quanto a é importante a dica de sentirmos o inglês como algo natural.

Hoje, assistimos aos filmes em inglês e colocamos as legendas também em inglês para que a mesma “fórmula” possa auxiliar meus outros filhos a ter a mesma afinidade com esta língua. Minha filha de 14 anos já está lendo seu primeiro livro em inglês, e meu filho de 11 anos já consegue acompanhar um filme, com o nosso auxilio.

Quando descobri o EE foi ótimo, pois agora todo dia abro meu e-mail e encontro algo para apreender ou relembrar por lá, assim discutimos estes temas em casa e todos saem ganhando. Um abraço a todos e obrigado equipe do EE!

Magda, obrigado pelo seu maravilhoso depoimento. Tenho certeza que ele poderá orientar outros pais na educação de seus filhos.

Se você leitor,  tem algum comentário a respeito do tema, fique a vontade para enviar sua opinião.

See you!

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

31 comentários

  • 27/05/09  
    Daniela Sato diz: 1

    Gostaria de comentar aqui que este texto foi muito legal. Primeiro pela filha já ter uma facilidade com a língua e o interesse em aprender. E a Magna, parabéns por vc incentivar seus outros filhos a aprender esta língua universal. Eles só irão ganhar com isso.
    Abraços

  • 27/05/09  
    Álan diz: 2

    I do not have children yet but I’m going to do the same with them. It’s a lot easier to you to learn a second language when you still a child and I’ll try that… I’m only afraid that teaching two languages to him/her at the same time will make him/her confused… Is there any professional that can help with that?

  • 27/05/09  
    João Ghizoni diz: 3

    Magna, congratulations on your dedication and effort to learn English and to encourage your children to do the same. As many of us have already written here, a lot of effort and discipline is necessary when one wants to learn a language, especially if they don’t go to a language institute. Again, congratulations to you all.

  • 27/05/09  
    Adir Ferreira diz: 4

    Magna,

    Parabéns por usar a TV como aliada na educação de seus filhos.

    Não tenho filhos porém com meu sobrinho Leonardo só me comunico em espanhol (Casa de ferreiro…). Hoje ele tem quase 5 anos e embora não produza oralmente quase nada, entende perfeitamente e faz tudo o que eu peço nessa língua.

    Comprei alguns DVDs de filmes infantis, e como ele fica bastante na minha casa a língua dos desenhos e filmes é sempre o espanhol. Tentei já colocar em inglês mas ele diz que é “muito difícil”.

    Enfim, parabéns novamente pelo esforço e dedicação.

  • 27/05/09  
    Daniele Nunes diz: 5

    Gostaria de dizer que adorei o seu depoimento, eu tenho duas filhas (6 e 8 anos) e estava pensado em como introduzir o inglês na vida delas e esse depoimento me incentivou a buscar mais esse meu objetivo,acho importante o conhecimento de outras línguas e culturas, mas sem que isso se torne cansativo para elas.

  • 27/05/09  
    Misael Amorim diz: 6

    Li esse post e não pude deixar de comentar, atualmente estou iniciando ainda no estudo do inglês mas um dos meus planos para meus futuros filhos, é educá-los desde pequenos nas duas línguas, acho que a facilidade que as crianças tem em absorver o idioma quando pequenas é algo que não podemos desprezar.

  • 27/05/09  
    Jonã Machado diz: 7

    Não vejo problema em bilingüismo infantil, conheço vários casos como este ou parecidos como de famílias brasileiras ou mistas vivendo nos Estados Unidos mas que se comunicam em português em casa de modo que seus filhos aprendam também o idioma dos pais. Isso se torna somente benefício para a criança.

  • 27/05/09  
    Juliana diz: 8

    Olá Magna.. Muito obrigada pelo incentivo…tenho uma filha de 1 ano e 10 meses..e eu tento falar com ela em ilnglês, mas meu marido é professor de inglês e fala muito bem.. e fala com ela… é impressionante como eles prestam atenção..e sabem exatamente o q vc esta dizendo…hj ela fala algumas palavras como where..pergunta pra gente..where mamãe??? ball, gril, boy, cookie,hair,eye,nose,mouth e outras..
    Esses dias atrás ela viu uma pipa e apontou, meu marido ensinou a ela …kite cecília..ela respondeu certinho..e eu me esqueci como era.. hj ela viu denovo uma pipa..ela disse:- kite mamãe kite..ai que eu fui me recordar..
    Obrigada Magna por me mostrar o final de tudo isso..hehe com uma filha de 20 anos que fala inglês.. espero que ela seja igual!!!
    Até mais..

  • 27/05/09  
    Juliana diz: 9

    ah!! hj eu tbm utilizo a tv.. assistimos filmes em ingles.. e la adora assistir ice age..e pede baby mamãe…hehehe…
    Parabéns..pelo esforço.. e obrigada.. me deu ainda mais incentivo para continuar..

  • 27/05/09  
    Weslley diz: 10

    OLÁ ALESSANDRO, TUDO BEM? PARABÉNS PELO SEU SITE, É REALMENTE MARAVILHOSO. EU VEJO QUE VOCÊ FALA MUITO BEM DO LIVRO Como “não” aprender Inglês . DEVIDO À ISSO ESTOU PENSANDO EM COMPRÁ-LO, MAS NO MOMENTO NÃO DISPONHO DE 60 REAIS. ESTOU VENDO QUE EM ALGUNS SEBOS ESTE LIVRO ESTÁ à VENDA POR 20 REAIS, SENDO A 1 ª EDIÇÃO, COM 208 PGS, É A MESMA COISA? SERÁ QUE VALE A PENA?? E É DO ANO DE 1999. O QUE ACHAS? ABRAÇOS!

    • 28/05/09  
      Alessandro diz:

      Weslley,

      Apesar de não conhecer a 1ª edição deve vale a pena o custo benefício. O livro é muito bom!

      Abraço,

  • 28/05/09  
    Savio Moreira diz: 11

    Parabens pelo incentivo aos filhos. Num futuro proximos tenho certeza que eles irao lhe agradecer por isso.

    So uma questao: Quando queremos dizer que somos fluentes em algo temos quer ter bastante cuidado. Fluencia significa dominio sobre a mesma.

    Eu nao me considero fluente nem mesmo em portugues ja que nao possuo dominio sobre todas as regras gramaticais, nao conheco todos os verbos e aplicacoes, nao conheco todas o significado de muitas expressoes idiomaticas e girias.

    Diria que nem o nativo em ingles pode ser classificado como fluente. Ja cansei de ouvir entre eles phrasal verbs que um desconhece o significado ou nao saber como se escreve uma palavra.. ou ate o fato de nao entender um sotaque .

    Abraco a todos.

  • 01/06/09  
    debora diz: 12

    Muito maravilhoso esse depoimento.Eu sempre tive comigo que para aprender uma língua, era fundamental o auxílio de um professor ou alguém que conheça o idioma.
    Depois de perceber que se pode aprender inglês sozinho aravés da boa vontade, mais uma vez me surpreendo….muito legal….vou tentar melhorar o meu ingles assim tbm, não só através dos sites, mas com os filmes tbm…AMEI!!!

  • 03/06/09  
    Josué diz: 13

    Madga,

    Eu concordo com bilingüismo infantil.

    Um amigo que fala inglês fluente começou a conversar com a filha a partir do 6º mês de gestação. Quando a criança nasçeu, o pai falava em inglês e a mãe em português. Como resultado, a criança, na época com 2 anos, já entendia e falava pouco inglês e português.

    A TV à cabo, músicas, filmes e séries americanas foram importantíssimos no processo de aprendizagem do inglês.

    That´s all folks!

  • 04/06/09  
    Tiago Gama diz: 14

    Children are more capable to learn a foreign language then any other adult. I know it for myself cuz I have a 4-year-old cousin who I sometimes teach some words in english and it is amazing how fast he picks things up.

    I remember when I was learning English. I was just 17 years old and that time english wasn’t that hard for to learn. In a few months I could make out some phrases in englisha nd even to communicate and make myself understood in a conversation.
    I used a lot of things to help me out such as books, english websites, movies and all that stuff but what really helped me have a good accent in english was when I had contact with native speakers who could help me with pronunciation and understanding.
    Today I am 22 and teach english.
    I don’t know about that but some say that my accent is to close to the american accent! who knows…

  • 05/06/09  
    Mari diz: 15

    Tenho uma filha de 5 anos e moro atualmente em Vancouver- Canada há 3 meses. Minha filha está no Kindgarden, as vezes ela fala que não entende o que os coleguinhas falam e fica triste, eu a incentivo e falo que ela não precisa se preocupar que logo logo vai aprender. Ela adora High School Music, canta as músicas várias vezes. Minha preocupação é ensiná-la o portugues e em casa ensino as duas linguas para ela.

  • 07/06/09  
    FoxJudsf diz: 16

    Good, interesting article, but where took information?

  • 07/06/09  
    Rodolfo diz: 17

    olá,parabéns magna pelo seu esforço e depoimento,minha história foi quase parecida bom nao tenho filhos,aconteceu com migo mesmo,eu tinha 12 anos,sempre gostei da lingua inglesa,começei assitindo filmes,desenhos animados e tudo que eu escrevia em portugues queria traduzir,em casa com as legendas,começei a praticar a lingua,com meus 19 anos fiquei fluente sem nem mesmo fazer um curso,muitas pessoas fazem curso mas nem sabe falar direiito,acho que tudo depende da boa vontade do interesado a aprender a lingua,hoje com 21 anos falo com todo as pessoas americanas no e-mail,e entendo muito bem o que elas dizem…

  • 08/06/09  
    Luís diz: 18

    Oops! Correcting!

    Well, i liked that story very much. ,I’M ONLY TWELVE YEARS OLD and i guess that i’m near to speak english fluently. I don’t know.
    but, i’m sending congratulations to your daughter.
    And for you! Because some kind of fathers could turn the television off, and say:
    let’s play another thing, son/daughter.

    but not you, you didn’t block the channel only because it’s in english.

    By a surprised student,

    Luís from Brasil/Brazil

  • 15/06/09  
    marileide diz: 19

    estou fazendo o curso de letras/inglês e sinto muita dificuldade em aprender essa língua, mas, isso está mudando com as dicas que estou recebendo.
    obg.

  • 11/07/09  
    VINICIUS diz: 20

    muito legal esse depoimento
    tenho um irmãozinho de 3 anos…ele só esta apreendendo o portugues, porem estou com vontade de ensino-lo em ingles igual essa mãe fez…coloca-lo pra assistir tv USA
    só tenho medo que ele confunda as linguas quando for pra escola :/

  • 13/07/09  
    carla raquel mota belfort diz: 21

    muito bom ter vocês por perto
    ok!
    beijos

  • 24/07/09  
    Hiago diz: 22

    Gostei desse texto, muito bom para quem é jovem e queira aprender outro idioma. Eu tenho apenas 16 anos e procuro sempre aprimorar mais os meus conhecimentos em inglês. Com a ajuda do English Expert eu consigo acompanhar o inglês atual todos os dias no meu e-mail. Agradeço a todos da equipe desse site.

  • 28/08/09  
    Schaiane diz: 23

    Pois é! isso funciona mesmo! no curso tenho dois professores e um deles tem 18 anos e aprendeu inglês quase desta mesma maneira, com a diferença que aos 5 anos ele foi para Nova York e lá teve por alguns meses o contato com a língua, mas assim que retornou ao Brasil, ainda com 5 anos, ele assistia todos os dias cartoon network também e hoje é fluente e um dos melhores professores que eu já tive!

  • 14/10/09  
    Maria Bernadete Short diz: 24

    Eu estudando ingles, e sempre procuro a internete para tirar dúvidas e estou eprendendo bastante, acesso todos os dias pois comecei um pouco tarde e tenho alguma dificuldade mas com esta ajuda esta sendo ótimo, sou apaixonada pelo idioma e so agora aos 59 anos e que tive oportunidade. Thanks.Kisses. Bernadete Short.

  • 16/11/09  
    Gessé diz: 25

    Estudo bastante inglês e não consigo passar de palavras soltas.

  • 24/01/10  
    ROSANGELA diz: 26

    VERY WELL MAGDA!!! I SPEAK ENGLISH TOO AND I’M AN ENGLISH TEACHER. I HAVE TWO CHILDERN, BIANCA KAROLINE IS THREE-YEARS-OLD AND BRUNNO HENRIQUE IS 7 YEARS OLD AND WHEN I’M AT HOME I SPEAK A LOT WITH THEM AND THEY UNDERSTAND VERY WELL WHAT I’M SAYING, MY DAUGHTER WATCHES CARTOONS ONLY IN ENGLISH AND WHN I ASK IF IS SHE UNDERSTANDING SHE ANSWERS YES, MY SON DOESN’T LIKE VERY MUCH, BUT I ALWAYS SAY HIM THA IT’S SO IMPORTANT TO KNOW A FOREIGN LANGUAGE AND I ASK HIM TO WATCH HIS CARTOONS OR MOVIES ONCE A WEEK IN ENGLISH AND HE UNDERSTAND EVERYTHING I SPEAK WITH HIM IN THIS LANGUAGE. IT’S SO IMPORTANT TEACH OUR CHILDERN…
    CONGRATULATION!!!!!

  • 24/01/10  
    ROSANGELA diz: 27

    SORRY!!! I WANTED TO MEAN “CHILDREN AND “WHEN”.
    THANKS AGAIN AND I’M SORRY FOR SOME MISTAKES, BECAUSE I’M NOT SO GOOD IN TYPING….

  • 12/02/10  
    Paulo Renê Bitencourt Sanches diz: 28

    Resposta ao Alan lá em cima> Fiz meu trabalho de conclusão do curso de LETRAS sobre o tema. Se vc quiser posso mandar uma cópia pra vc. Mande e-mail para prene_436@hotmail.com ou eletrokelme@brturbo.com.br abraço. Paulo

  • 12/02/10  
    Paulo Renê Bitencourt Sanches diz: 29

    Desculpe me dirigir ao Alan,rs,rs…os outros merecem a mesma consideração. Pessoal se alguem quiser informações sobre “O Ensino de Lingua estrangeira para Crianças”, tenho algum material e posso envia-lo poor e-mail. Grande abraço a todos e Parabéns a Magda.