Como o Videogame pode turbinar seu inglês

Sempre ouviu dizer que videogame era perda de tempo ou coisa de nerd? Já levou muitas puxadas de orelha da sua mãe para desligar seu Playstation e ir afundar nos livros? Bom, talvez seja hora de quebrar esse preconceito – e provar, de uma vez por todas, que jogar não é inútil, e sim uma das maneiras mais efetivas de melhorar seu inglês.


O jogo Metal Gear Solid 4: “War has changed. It’s no longer about nations, ideologies, or ethnicity. It’s an endless series of proxy battles fought by mercenaries and machines. War – and its consumption of life – has become a well-oiled machine.”

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da Englishtown: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

O videogame faz o que chamamos de processo de aprendizagem ativo: se você não entender o que é dito, além de não entender a história – como já acontece nos filmes, por exemplo -, você não passa de fase. É uma “questão de sobrevivência” entender a mensagem. Você não é passivo ao que recebe, como ao assistir um programa. Você tem de se concentrar muito mais, interagir com o emissor – mais ou menos o que acontece com um livro. Se você se distrai, não prossegue. É um processo vivo de contato com a língua estrangeira. Vários sites de escolas de idiomas já colocam uma seção de jogos online, por perceberem que os estudantes veem nos jogos uma forma de aprender e de se divertir ao mesmo tempo. Combinar lazer e trabalho, como nós já sabemos, é uma das premissas dos nossos tempos tecnológicos. Não que os filmes não sejam importantes, é claro que são também uma forma muito prazerosa de se aprender inglês; mas quanto mais diversificadas forem suas fontes de aprendizado, melhor e menos cansativo para você.

Antes de sair correndo tirar o pó do seu console, uma ressalva: há jogos e jogos. Se você ainda é um iniciante, talvez seja uma boa dica começar por jogos de ação como Resident Evil 5, que não possuem tantos diálogos, e ir abrindo seu leque de opções com o tempo. Para quem já está em um nível intermediário, jogos de RPG (Role-Playing Games) como Final Fantasy XIII possuem uma história envolvente e um vocabulário muito extenso, além da diversidade de sotaques (accents). Nesse último, por exemplo, alguns personagens possuem pronúncia australiana! Além de treinar seu listening (ouvindo as falas) e seu reading (lendo a legenda), você descobre palavras novas e as deduz pelo contexto.

No jogo Call of Duty: Black Ops, por exemplo, aprendi o significado da palavra “rendezvous”: ponto de encontro – o diálogo já me dava dicas do que a palavra significava, e eu apenas usei o dicionário para confirmação. Mas o principal não são as palavras em si, mas o fato de que você consegue acompanhar uma história e aprender todos os jargões relacionados à sua temática (no caso, Guerra Fria).

Saí do meu curso de inglês há alguns anos e estava em um nível intermediário. Hoje, pelas avaliações que eu fiz, estou no nível C1 (ou seja, avançado). Sem ler nenhum tópico novo em gramática. Em compensação, joguei muito (mais do que devia, admito…) e aprendi muitas gírias que um curso tradicional dificilmente ensinaria. Ditando meus diálogos preferidos, o meu speaking também melhorou.

Para quem já se considera bom no inglês, lanço um desafio: o jogo Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots. É uma história muito densa e confesso que vou ter jogar de novo para entender o básico. Segundo muitos, é a melhor história de todos os videogames já feitos – essa continuação demorou dez anos para ser lançada!

Bom, fica aí minha dica. Se você tem videogame, comente: qual é seu console? Wii, Xbox, Playstation? Qual seu jogo predileto? Você já aprendeu alguma expressão nova jogando videogame?

Bons estudos e até outro dia!

Créditos: agradeço ao site IMDb pelo comentário (quote) que abriu este texto e ao site Techgeek  pela imagem.

Sobre a Autora: Mariana Fonseca é estudante de Jornalismo. Paulistana, leitora ávida e nerd to the core. Fez alguns anos de curso de inglês, mas passou (e passa) boa parte de seus estudos como autodidata. Atualmente, escreve crônicas quinzenais em seu blog pessoal, o Fonsecando.

Aplicativo para Ampliar o Vocabulário

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

25.jpg

Autor Convidado

Este artigo foi escrito por um Autor Convidado do English Experts. Confira o nome do autor no rodapé do texto acima. Seja um colaborador, clique aqui e saiba como participar.

40 comentários

  • 20/01/12  
    Donay Mendonça diz: 1

    Eu costumava traduzir as falas dos personagens de RPG para meus amigos jogarem. Passávamos horas na frente da TV – e eu fazia uma espécie de tradução simultânea das histórias dos games.

    Até meus 23 anos eu devo ter terminado uns 400 jogos de videogame. Mega drive, SNES, Master System e principalmente dos fliperamas: Stree fighter, Golden Axe, King of fighters, etc.

    Personagem Blanka Street Fighter:

    “Seeing you in action is a joke.”(Ver você em ação é uma piada.)

    Guile dos EUA:

    ” Are you man enough to fight with me?” (Você é homem para lutar comigo?)

    É isso, pessoal,

    • 20/01/12  
      Alessandro diz:

      Donay,

      Eu faço exatamente a mesma coisa atualmente com meu sobrinho. Fico traduzindo as histórias com ele no modelo “tradução simultânea”.

      Acho muito divertido!

      Abs,

  • 20/01/12  
    Eduardo diz: 2

    Eu tenho um Ps2 e aprendi muito com ele,o que eu tenho da lingua estrangeira,eu devo a ele, e quem disse que video-game não é cultura??A historia mais legal que ja tive na era dos videos-games foi The shadow of the colossus,uma obra prima dos jogos,quem nao conhece recomendo joga-lo!!!

    • 20/01/12  
      Mariana Fonseca diz:

      Eduardo,

      Já joguei Shadow of the Colossus também, é mesmo um ótimo jogo!

  • 20/01/12  
    Flávia Magalhães diz: 3

    “uma das maneiras mais efetivas de melhorar seu inglês” – Sim, se for de seu interesse. Já vi quem aprendesse francês porque gostava da culinária francesa e não entendia as receitas.

    De fato já vi outros relatos de quem teve que desenvolver compreensão de vocabulário e principalmente de contexto por conta de desafios de vídeo-game. A última vez que botei a mão num joystick foi pra jogar Atari há uns 20 anos atrás, mas é sempre importante tem um “impulsionador” para nos dar motivação pra aprender cada vez mais.

    Nice text. Welcome aboard! Adorei seu blog tb!

  • 20/01/12  
    Marcelo diz: 4

    Skyrim é uma boa também :)

  • 20/01/12  
    Mais um dia na Avenida Paulista - LITERANDO diz: 5

    […] artigo (Como o Videogame pode turbinar seu inglês) foi publicado no English Experts! Não deixem de conferir! […]

  • 20/01/12  
    Donay Mendonça diz: 6

    Pessoal,

    Confiram no link a seguir uma lista com alguns dos termos e expressões do mundo dos games – jogos de videogame e computador em inglês e português.

    http://www.englishexperts.com.br/forum/vocabulario-usado-nos-games-jogos-em-ingles-portugues-t22412.html

    Boa sorte!

  • 20/01/12  
    Henderson diz: 7

    Oi tenho um playstation 3 e jogo resident evil 5. Já aprendi muitas palavras novas com o jogo. na hora de lutar com um monstro difícil geralmente o parceiro te fala algumas dicas e você tem que saber se não morre hehe.

  • 20/01/12  
    Bruno diniz diz: 8

    Muito interessante a matéria, embora isso não seja nenhuma novidade para mim. Jogo video games desde os 10 anos de idade, hoje eu tenho 30, e foi assim que comecei a aprender e me interessar pelo idioma inglês. ja tive vários consoles, hoje eu jogo no Pc e também tenho um Ps3, inclusive já zerei Metal Gear 4 3 vezes, o jogo realmente é muito bom e ótimo para praticar listening e reading. Hoje sou professor de inglês, cursando atualmente o 7° período do curso de Letras Inglês na UFES, e sempre recomendo aos meus alunos video games para a prática do idioma. Abraços a todos.

  • 20/01/12  
    Otávio diz: 9

    Eu aprendi muito jogando video game, e até hoje é uma das melhores formas de treinar meu inglês :D

  • 20/01/12  
    Allan diz: 10

    Eu tenho xbox 360 gosto mais do jogo Left 4 dead, Dead Sland , GTA , e jogando esses eu aprendi umas frases completas.. kkk tipo Nao atire em mim , To morrendo ajudaa, entre outras que fala na GTA ;]

  • 20/01/12  
    Leonardo diz: 11

    Nossa eu já aprendi muito através do Resident Evil 4 que jogo no console playstation 2.Vai aí um diálogo que é bem rico em expressões idiomáticas (Não é o diálogo inteiro e sim alguns trechos):

    It looks like we have the upper hand here:

    Parece que nós somos a maioria aqui(upper hand-mão superior)(personagem Ada)

    You may be able to prolong your life ,but it is not like you’re gonna scape your inevitable death.Is it?:(krauser)

    Talvez você seja capaz de prolongar a sua vida,mas não que dizer que vai escapar da sua morte inevitável.Não é?

    (do)You knew eachothers?:

    Vocês se conheciam?

    Maybe is about time you tell me the reason why you’re here.

    Talvez seja hora de você dizer me por quê está aqui.

  • 20/01/12  
    Marcos Rios diz: 12

    Uma dica para os iniciantes: jogos de RPG e adventures mais antigos, como os de Super Nintendo e até alguns jogos mais recentes como Zelda: TP, tem uma característica bacana pra quem ainda não consegue acompanhar o rítmo da fala dos jogos atuais: os diálogos são em texto, e entre uma frase e outra o jogo espera o jogador pressionar um botão. Tempo de sobra pra ler, reler, consultar um dicionário e depois continuar. Boa desculpa pra tirar o Super Nintendo do armário ou instalar um emulador. Recomendo Chrono Trigger e The Legend of Zelda: A Link to the Past.

    • 20/01/12  
      Felipe Rodrigues diz:

      Eu lembro que aprendi bastante jogando PS1. O jogo que mais aprendi inglês no começo foi o jogo do Mission: Impossible, porque tinha que completar todas as missões que me pediam, então tinha que saber o que exatamente me pediam. Ficava com o dicionário do meu lado o tempo todo. Recentemente fiz um teste e ví que consegui chegar em nível avançado em Inglês. Estou muito feliz, valeu muito a pena.

    • 30/01/12  
      Teilor dos Santos diz:

      I remember of Chono Trigger, I played a lot when I was teenager, but I never could complete the game

  • 21/01/12  
    William diz: 13

    Me lembro que a alguns 21 anos atras eu traduzia o jogo zelda do nintendinho 8 bits para ” tentar” passar de fase. Foi minha primeira vez frente a frente com uma lingua que eu nao aprendia na escola ate entao com meus 9 anos… Agradeco ate hj pelo meu ingles auto didatico.

    • 21/01/12  
      Marcos Rios diz:

      Mesmo caso aqui. Acredito que quase 50% do meu vocabulário venha de games.

  • 21/01/12  
    Marcos Castro diz: 14

    Aprendi bastante coisa basicas(tipo: nome de comida, roupas animais etc…)em mmorpg chamado Wonderland Online!
    Gostaria de dexar um dica para vcs, um jogo de PSP que chama Play Inglish ele ensina o englês para os jogadores.

  • 21/01/12  
    Matheus Henrique diz: 15

    Aí sim! Metade do que eu sei de inglês, concerteza aprendi com os games, e com o universo tecnológico em geral. Outro bom meio de aprender e praticar o inglês, é através dos games online internacionais. Você aprende inglês, convive com falantes nativos e pessoas que estão aprendendo também, e ainda se diverte.

  • 21/01/12  
    Thiago Castilho diz: 16

    I loved this post and i must say that 70 % of what i know about english i learned playing video game. Every weekend my friends and i meet to play video game. I learned some expressions playing video game but i remember just two of them now ” This is gonna be a pain in the neck” ( que é pra nós como – Isso vai ser um pé no saco) and ” I need some back up” (pra nós é – preciso de reforços, geralmente usado em jogos de guerra e em filmes tb)

    Por favor gente se tiver algo de errado me corrijam

    Abraçosssss

  • 21/01/12  
    Yury diz: 17

    Tenho um Nintendo Wii e recomendo os jogos da série The Legend of Zelda! Os jogos dessa série possuem bastante diálogos em inglês, e como foi dito, o jogo espera ser pressionado um botão para passar para o próximo diálogo! Recomendo o mais novo jogo da série (The Legend of Zelda Skyward Sword) para Wii!

  • 22/01/12  
    John diz: 18

    Não existe jogo melhor para aumentar o vocabulário inglês do que Pokémon’s para Game Boy. Tem muita repetição, logo você se recorda das palavras e seus significados com mais facilidade.

  • 22/01/12  
    Livonor diz: 19

    Não tenho console (só um playstation 1 empoeirado que nem sei se funciona) jogo no PC mesmo e um jogo que tenho gostado bastante nos últimos messes foi o Team Fortress 2, aliás é cara de pau minha definir minhas relação com esse game com “gostar”, eu estou praticamente viciado nele! Quando não estou jogando TF2 estou pensando em TF2, o legal é que o jogo tem uma comunidade extra-game fortíssima atuando em fóruns e no youtube o que permite interagir com muitas pessoas

  • 22/01/12  
    Renan diz: 20

    Olá, Tenho um Xbox 360, aprendi muitas gírias jogando GTA IV e melhorei meu listening com outros jogos também.

  • 22/01/12  
    Mersinho diz: 21

    Essa foi uma dica excelente. Parabéns para Mariana Fonseca. Jogos são uma grande maneira para se aprender inglês. Eu, que sou fanático por jogos de esportes, ação e RPG, melhorei muito meu inglês tentando traduzir os diálogos e as opções deles. Eu recomendo as pessoas jogarem os jogos que mais se indentifiquem com a elas, pois a identificação com o jogo é tudo!

  • 23/01/12  
    Alex Carvalho diz: 22

    Gostei muito deste artigo, e concordo plenamente com os pontos considerados. Eu tenho um playstation 3 e gostei muito do jogo uncherted as conversações são bacanas, eu joguei em português mas quero termina-lo novamente em inglês, é um jogo que recomendo muito!

  • 23/01/12  
    Orlanso diz: 23

    Hello everyone!

    I am here in order to leave my message. I´d say that my english got better just playing a game called WoT (aka) as known as “Mundo dos Tanques” in portuguese. There, you can chat only, even speak with other players and besides that, you certainly will learn many terms, expressions and of course, lots of slangs about games as follows:

    LOL – laugh out loud
    AFK – Away from keyboard
    IMO – In my opinion
    BTW – By the way

    Try to find some game that please yourself, and get knowledge about english language having fun.

    Sorry for my mistakes. Thank you.

    See you around!

  • 23/01/12  
    Orlando diz: 24

    lol, I meant Orlando instead of Orlanso.

    Bye Bye!

  • 24/01/12  
    felipeh6 diz: 25

    Joguei Metal Gear 1 justamente no período onde mais estava aprendendo Inglês e posso afirmar que foi de fundamental importância pra ampliar o vocabulário, pois tinham muitos diálogos e o melhor… com legenda! Excellent to practice, study and learn!
    – Colonel, can you hear me?

  • 24/01/12  
    Teilor Dos Santos diz: 26

    I remember when was a child I like to translate text of Super Mario Bros and others nintendo’s games

  • 24/01/12  
    Glauber diz: 27

    Sempre aprendi muito jogando video game desde pequeno, acho que foi o primeiro contato com a lingua inglesa e desde então não parei de jogar e aprender inglês, recomendo a todos como uma ótima forma de se divertir e aprender. Aprendi também jogando cartas de Magic e Pokémon em inglês além de ler livros de RPG que naquela época na maioria eram em inglês tb. Atualmente estou jogando Assassin’s Creed, com muitas falas e um enredo bastante denso, vale a pena pela história, jogabilidade e gráfico, além de aprender algumas palavras em italiano também, fica a dica.

  • 24/01/12  
    Rafael Gil diz: 28

    Eu aprendi praticamente tudo o que sei de inglês com jogos. Nunca fiz curso, mas fiz alguns testes onde tive resultados como intermediário.
    Sou jogador casual e gosto de RPGs, e ao que tudo indica, num futuro próximo vai dar pra aprender mais ainda de inglês com novas tecnologias, vejam esse vídeo por ex:
    http://www.gizmodo.com.br/conteudo/mass-effect-3-com-sistema-de-voz-do-kinect-finalmente-voce-gritara-com-a-sua-tv-por-uma-boa-razao/

    pra quem não sabe, neste jogo as respostas que você dá aos diálogos interferem diretamente no andar do jogo e na percepção dos outros personagens. Recomendo!

  • 25/01/12  
    Diego Araújo diz: 29

    Excelente artigo! Inglês é imersão, e quem convive com mídias no idioma sempre está à frente, seja através de filmes, livros, revistas. Mas, na minha opinião, de todas as mídias disponíveis para aprendizados, os games estão à frente. Porque eles oferecem uma longa experiência de imersão, histórias interessantes e exigem que o jogador tome decisões. Isso acontece principalmente nos jogos de RPG, estratégia e aventura mais elaborados. Hoje eu tenho um PS 3 e jogo Skyrim, um jogo com um mundo aberto e gigantesco para explorar. Mas a experiência de aprendizado com os games começou comigo bem cedo, ainda na época do Super Nintendo, que tinha jogos com excelentes enredos como Chronno Trigger, Breath of Fire, Legend of Mana e Zelda: A Link to the Past. Até o encontro Alien VS Predador aconteceu primeiro no SNES (e tinha uma história muito mais coerente e interessante que a do filme que foi feito mais de 10 anos depois…).

  • 25/01/12  
    Thyago Campos diz: 30

    I began to make some effort to read english with my old Super SNES, with the game The Legend of Zelda: A Link to The Past. A true classic. In my opinion, RPGs are the best types of games to improve the english.

  • 28/01/12  
    Stan diz: 31

    jogos, filmes, etc…maneira útil e agradável de aprender…….O grande aliado de uma língua estrangeira é a curiosidade, portanto, sejamos curiosos em exagero….não é pecado!!!!!!!!rssssssss…….great!!!!!!!!!!!!!! tks

  • 29/01/12  
    cristina diz: 32

    Eu recomendo Heavy Rain , só disponível para Ps3. Não me ligo tanto assim em game, mas este é mto bom, todas as decisões que vc toma no joga influencia no final, assim o jogo tem vários finais, e para o inglês é ótimo pois tem bastante dialogo sem ser chato. confiram!!!

  • 31/01/12  
    Maria diz: 33

    great idea! enjoy yourself and learn a lot!
    thanks.

  • 04/02/12  
    Márlon diz: 34

    Meu inglês diria que é intermediário, pois consigo entender diálogo, não tudo, mas quase o suficiente, graças aos jogos. Jogo desde pequeno e nunca fiz inglês na minha vida e não pretendo fazer, vou melhorar meu inglês só jogando mesmo. xD

  • 15/02/12  
    Jack diz: 35

    Em muitos jogos de luta, quando o jogador perde ou ganha, a mensagem na tela é: YOU WIN! ou YOU LOSE! Por que não é YOU WON! ou YOU LOST! ?