Como saber se o verbo é regular ou irregular em inglês?

Antes de qualquer coisa, é importante revermos o que é um verbo regular e um verbo irregular.

Verbo regular

Os verbos regulares em inglês são aqueles que, para se obter o passado simples ou particípio passado, acrescenta-se -d, -ed ou -ied a eles, na forma afirmativa:

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da Englishtown: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!
  • Lie [mentir] – passado: lied – particípio passado: lied
  • Help [ajudar] – passado: helped – particípio passado: helped
  • Try [tentar] – passado: tried – particípio passado: tried

Verbo irregular

Os verbos que não podemos formar o passado ou particípio passado com -d, -ed ou -ied, são chamados de irregulares.

  • Speak [falar] – passado: spoke – particípio passado: spoken
  • Leave [deixar] – passado: left – particípio passado: left
  • Forget [esquecer] – passado: forgot – particípio passado: forgotten

Como saber se um verbo é regular ou irregular em inglês?

Mas como saber se um verbo é regular ou irregular em inglês (sem que ele esteja conjugado)? Quando entramos em contato com o idioma (estudando, lendo, etc) e nos deparamos com um verbo, é normal o questionamento: ele é regular ou irregular?

Você tem basicamente duas opções:

1. Consultar um dicionário ou outro material que lhe diga se esse ou aquele verbo é regular ou irregular.
2. Saber a lista de verbos irregulares de cor.

A primeira opção é a mais natural no início dos estudos. Você não sabe se se trata de um verbo regular ou irregular, então vai a um bom dicionário ou livro (hoje em dia há muitos online) e pronto: se a sua forma no passado não for com -d, -ed ou -ied, você conclui que ele é irregular. Outra coisa: alguns materiais costumam trazer apenas as formas irregulares do passado, isto é, as que não possuem -d, -ed ou -ied. Com isso, se ao consultar um mesmo dicionário você encontrar a forma irregular de um verbo e de outro verbo não encontrar nada, significa que este último é regular.

Um exemplo disso ocorre com o Oxford Escolar. Se você procurar o verbo speak, vai encontrar logo no início spoke, spoken (formas irregulares). Ao pesquisar talk, o Oxford não diz nada sobre seu passado. Ou seja, talk é regular.

A segunda opção é normalmente a da grande maioria daqueles que já estudam o idioma há mais tempo. Com o convívio, com a leitura e com a prática de exercícios, você acaba aprendendo praticamente todos os verbos mais importantes da lista de irregulares. Com isso, ao se deparar com algum verbo pela frente, você automaticamente sabe se ele faz parte ou não da lista. Se fizer parte, é irregular. Se não fizer parte, ele é regular. Por mais óbvio que possa parecer, isso é algo que precisa ser dito, principalmente para quem está começando e nunca estudou uma segunda língua. Mas, muita atenção: essa forma de identificação requer um bom conhecimento da tal lista, cujo número de verbos irregulares está em torno de 470 (incluindo formas antigas e de uso raro).

Irregular

Não de desespere! Pode parecer um número grande, contudo você normalmente não precisa conhecer todos estes 470 benditos verbos. De jeito nenhum! A não ser que você queira se aprofundar na área e ser um tradutor profissional, por exemplo.

Na verdade, a grande maioria dos bons livros e gramáticas modernas disponibilizam aproximadamente 200. Destes 200, com uns 85 você já consegue ir bem longe. O ideal é que você vá aprendendo aos poucos: os mais importantes primeiro (aqueles que você mais encontra no seu material de estudo) e depois, com o tempo, você vai conseguir chegar aos 200. Sem pressa!

Agora, caso você não tenha muito conhecimento do idioma e precise destes verbos com urgência – para uma prova da escola, concurso, ENEM etc. –, o ideal é decorar a lista. Como? Copiando várias vezes, lendo em voz alta, repetindo exercícios. Neste caso, todas as técnicas de memorização são válidas para aprender a lista o mais rápido possível.

Mas aí vai um conselho de amigo: depois que fizer a prova, procure um curso de inglês ou, se preferir, estude por conta própria, com frequência, para não passar sufoco outra vez.

Espero que tenham gostado.
Bons estudos e até a próxima dica!

Aplicativo para Ampliar o Vocabulário

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

12.jpg

Donay Mendonça

Donay Mendonça é professor de inglês com anos de experiência no ensino de idiomas para jovens. Além de colaborar com artigos ele ainda é moderador do Fórum do English Experts.

7 comentários

  • 22/09/15  
    Gabriela diz: 1

    Amei as dicas. Sempre muito pontuais.
    Obrigada!

  • 22/09/15  
    edison ferreira diz: 2

    Excelente artigo, muito obrigado, aprendi muito com ele e vou por em prática, estou aprendendo o idioma, porém tenho pressa, pois tenho um concurso, dúvida cruel, porém como o concurso é anual, vou sem pressa. Grato.

  • 23/09/15  
    Mauro Francisco diz: 3

    Verbos regulares em ingles sao aqueles que, para se obter o passado simples ou participio passado acrescenta-se d,ed ou-ied, a eles na forma afirmativa.

  • 23/09/15  
    Ezequias Rocha diz: 4

    Encontrei um problema já nas primeiras páginas do guia.

    “Onde tem: os verbos usados na afirmativa com a terceira pessoa do plural (He, she ou it) ganham “s” ou “es” como terminação, assim:”

    Entendo que seria a terceira pessoa do singular e não do plural não é verdade?

    Grande abraço.
    Tchau!

    • 23/09/15  
      Donay Mendonça diz:

      Ezequias,

      “Primeiras páginas de qual guia?”

      Attm

  • 23/09/15  
    Hugo Barros diz: 5

    Muito bom!!!!!

  • 27/09/15  
    Valéria diz: 6

    Um boa dica é vc retirar os verbos dos textos que vc lê e escrevê-los nas três formas.
    Fazendo isso sempre, vc vai memorizar os verbos mais comuns.
    Bons estudos!