Como usar DVDs para melhorar o seu Inglês

Como usar DVDs para melhorar o seu InglêsAssistir filmes em DVD é uma oportunidade única para que estudantes de inglês aperfeiçoem as habilidades de compreensão e vocabulário. A maioria dos DVDs contém a trilha de áudio original do filme (na maioria das vezes em Inglês). Junto com o áudio ainda existe o recurso das legendas.

Entretanto, apenas assistir um filme ou sitcom (situation comedy) em inglês, com ou sem legendas, não é a melhor forma de aproveitar todas as vantagens e oportunidades de aprender um novo idioma. Segue abaixo um exercício muito útil que vai te ajudar a elevar a sua compreensão e vocabulário do idioma de Shakespeare. Siga os passos:

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da Englishtown: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

1. Junte as suas ferramentas! Caneta ou lápis, papel e um dicionário que deverá estar fechado quando você começar o exercício.

2. Escolha uma cena qualquer do seu filme preferido e assista. Qualquer uma serve, porém dê preferência àquelas com mais diálogos. É importante ressaltar que uma única cena basta, não precisa assistir ao filme inteiro.

3. Assista a cena em Inglês sem legendas uma segunda vez. Anote no papel uma pequena descrição do que aconteceu na cena.

4. Assista novamente, agora em Português. Verifique as anotações do passo anterior e avalie o percentual de acerto.

5. Assista em Inglês sem legendas pela terceira vez. Se possível anote aquelas frases ou palavras que você não entendeu.

6. Assista mais uma vez (uffa), agora COM LEGENDAS. Não utilize a tecla PAUSE do controle remoto. Adicione palavras ou frases na lista iniciada no passo anterior.

7. Assista a cena em Inglês com legendas em Inglês e PAUSE a cena para adicionar novas palavras na sua lista. Lembre-se você está criando uma lista de palavras e frases que você não entendeu.

8. Agora que você assistiu a mesma cena 6 vezes, sendo 5 em Inglês, tente descobrir o significado das palavras da lista sozinho, de acordo com o contexto.

9. Agora sim, quando todas as tentativas estiverem esgotadas, procure o significado no dicionário. Você irá surpreender-se com a quantidade de palavras e frases que você conseguiu captar apenas através do contexto. Acredite! Isso funciona.

I hope that helps!

Texto baseado no artigo How To Use DVDs to Improve Your English do site About.

Aplicativo para Ampliar o Vocabulário

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

16 comentários

  • 14/11/07  
    Rafaela Medeiros diz: 1

    “Quem estuda e não pratica o que aprendeu é como o homem que lavra e não semeia.”

    Isso me lembra muito o estudo do inglês

  • 15/11/07  
    Deivis diz: 2

    This tip you gave is unarguably effective, you’ve got to agree with me though, that it’s a really pain in the ass…not to mention that there are heaps of tedious movies that even my worse enemy do not deserve to see twice..I know, I’m going overboard here.rsrs… To tell the truth, at the beginning, when I was more energetic towards English I’d do that without a problem; nowadays, tough.. I just stick to the basics..I mean just watch the same flick twice when it happens to be on TV.

  • 18/11/07  
    Elessandro Gomes diz: 3

    I´m afraid that forgot what I learn, because I needed stop to study for to work at Angola and there the language more used is the Portugues, that´s why please, I need one a infomation about how don´t forgot the litlle that I learned. some times I like to whach movie in English.

  • 28/11/07  
    Santiago Carmo diz: 4

    Very good, it’s a good exercice, I did this exercice in my school, but not was of this form.

    I go do this later.

    Hug!

  • 01/01/08  
    RUBSOM diz: 5

    Eu estou usando todas as formas de estudo possivel para aprender engles eu já leio em apenas 1 ano de estudo eu leio a biblia em engles .e uso o dicionario em poucas vezes,AGORA O BICHO PEGA E QUANDO EU ASSISTO UM FILME EM ENGLES SEM LEGENDA EU NÃO ENTENDO NADA DO QUE ELES FALAM.ELES FALAM RAPDO DEMAIS.MAS EU VOU CONTINUAR TENTANDO COMPRENDER

  • 01/01/08  
    RUBSOM diz: 6

    se alguem tiver alguma dica que possa me ajudar me aviza vou te agradecer.vou fazer o que foi indicadi acima

  • 03/01/08  
    Alessandro diz: 7

    Rubson,

    Eu vou te dar uma dica de ouro. Não perca tempo tentando compreender diálogos muito rápidos. Se você não entende nada é por que você ainda não está preparado para esse tipo de diálogo. Recomendo que você comece os estudos por podcasts mais lentos porém, informativos. Acesse o link abaixo:


    Podcast: se você entende apenas 50% do que é dito, está desperdiçado metade do seu tempo

    I hope that helps!

  • 08/06/08  
    MARIZA SOUSA diz: 8

    OI , MEU NOME É MARIZA, FAÇO FACULDADE DE INGLÊS .
    1º PERÍODO. AMO INGLÊS
    TUDO QUE LÍ DESTA PAGINA ESTAVA MUITO BOM .
    SE QUISEREM PODEM ME MANDAR FRASES EM INGLES,IREI AMAR.
    ABRAÇOS….

  • 01/07/08  
    fathy diz: 9

    very good ! i liked it. tks

  • 02/07/08  
    Nadia Rodrigues diz: 10

    Adorei a dica, achei jóia!!!!!!

  • 07/07/08  
    Maria Lima diz: 11

    A dica me parece excelente. Vou colocá-la em prática!

  • 28/07/08  
    César Gomes Almeida diz: 12

    I loved the post! Look, i don’t know speak much English. But i started study. Wait that i’ll learn. Have many mistakes in this sentence . But i tried. Thanks for all! And congratulations for a great job! Have a nice week!

  • 01/08/08  
    Rogéria Cabrera diz: 13

    Ok. eu achei excelente o passo a passo, vou experimentar, obriaga…

  • 30/01/09  
    Mr.FX diz: 14

    I’ll try to do it… I hope I can.
    Wish me luck (joke)
    So I’ve already tried it but by other way and it’s worked but by that way’s harder

  • 04/03/10  
    mauricio diz: 15

    Vou praticar tal dica, até perceber que está dando resultados.

  • 08/03/10  
    Rodrigo Guimarães diz: 16

    Very nice post ! :-)