Cresce procura por profissionais que falam vários idiomas

Não importa a vaga, não importa a carreira. Não basta mais saber só o inglês. As oportunidades, agora, têm vários sotaques e em áreas diferentes das tradicionais, conhecidas por exigir uma segunda língua. Hoje, até para vender sarapatel e fazer sucesso tem que se expressar em inglês”. Assim começa uma reportagem do Bom Dia Brasil.

Falar de globalização virou clichê, entretanto é sempre bom lembrar que em tempos de Internet e comunidades globais, aprender novos idiomas é sempre um diferencial. Eu não estou falando de aprender inglês que, diga-se de passagem, já deixou de ser um plus, agora é obrigação. Sem um inglês afiado, não é possível nem participar de uma entrevista de seleção, em muitos casos. Falo de outros idiomas como: russo, ucraniano, mandarim, francês e alemão.

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.

A procura por profissionais que falam idiomas menos comuns está crescendo muito, para as multinacionais esse profissional vale ouro. Vale lembrar que os salários pagos pelas multinacionais giram em torno de 20% a 30% a mais.

Você já parou para pensar qual idioma você vai estudar depois do inglês? Não deixe de assistir a reportagem do Bom Dia Brasil, segue abaixo o vídeo abaixo:

Aguardo comentários com sua opinião sobre o tema.

Abraço,

Matéria sugerida pelo leitor Camilo Lopes

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

27 comentários

  • 09/02/09  
    Marcelo Carvalheiro diz: 1

    Depois de ver uma reportagem como essa dá um sentimento estranho que vazio. Mas por outro lado motiva também a correr atrás.
    Parabéns pelo site, a alguns meses venho acompanhando e seguindo as dicas, e tem me ajudado muito.

    Valeu.

  • 09/02/09  
    Diego Almeida diz: 2

    Acho que meu próximo indioma será o mandarin, logo em seguida o espanhol. primeiro vamo terminar o ingles e afia-lo, não adianta ter um pouco de todas, quem fala um pouco de tudo não fala nada.

  • 10/02/09  
    Adir Ferreira diz: 3

    Realmente, falar somente um idioma é como ver com um olho só.

    Eu também leciono espanhol e falo francês, porém o profissional tem de ver qual idioma vai lhe ser mais útil.

    Keep up the good work, people!!!

  • 10/02/09  
    Kaio diz: 4

    I agree with the Marcelo’s comment, when I watched this video I felt strange but let’s get the fluency guys, don’t give up.

  • 10/02/09  
    Felipe ..... diz: 5

    Amei isso….. gostei muito de saber dessa notícia……. Vou me embpeinhar mais…….

  • 10/02/09  
    Oscar Ferreira diz: 6

    Realmente ao ver uma pessoa que consegue falar fluentemente 5 idiomas me sinto bem, bem pequeno, porem tudo tem seu começo. Investir mais em conhecimento de varias linguas, primeiro Ingles e depois idiomas Europeus e algum asiatico.

  • 10/02/09  
    Mandy diz: 7

    Além do inglês, quero aprender francês e espanhol!

  • 10/02/09  
    André diz: 8

    Muito legal a matéria.

    Mas realmente dá uma sensação de pânico. O mundo cada vez mais competitivo nos torna pessoas estressedas. O gostoso é aprender pelo prazer e não por obrigação.

    Valeu!

  • 10/02/09  
    Suzana diz: 9

    Dificil… com 20 anos jah me sinto lesada hahahha… Vamos correr atraz ^^

  • 12/02/09  
    Isabela Melo diz: 10

    Como é que eu faço pra baixar essa reportagem? Obg.

  • 14/02/09  
    cabroso diz: 11

    Duvido q uma pessoa consiga falar 5 idiomas fluentemente mas duvido mesmo, pra isso prescisa sempre estar em dia omc o idioma

  • 15/02/09  
    eliana diz: 12

    gostaria de baixar o video, como faço isso?

  • 16/02/09  
    Hellen dos Reis Silva diz: 13

    Noossa, já acho tão difícil o inglês gente, mas fazer o quê, a cada dia surge uma nova exigência no mercado, só nos resta estudar, estudar e estudar…

    Abraços!!

    PS: Seu blog é excelente!! Me ajuda bastante.

  • 16/02/09  
    BRUNO diz: 14

    aprender idiomas não tem misterio nenhum !!!!!!!! Basta estudar o dia inteiro e basta AMAR o idioma…. Busque um idioma no qual vc se identifiqeu mais e que goste do país.. então aprende com vontade …. vc logo verá qeu depois de 3 meses vc falara fluentemente com qualquer nativo de outro país…. É muito facil. Eu estudo alemão de 13:00 ás 22:00 todos os dias pq eu adoro esse idioma então em 3 meses consigo falar com qualquer alemão ou suiço!!!!!!!

  • 19/02/09  
    Vinicius diz: 15

    Falar 5 idiomas e sim possivel , mas e muito raro uma pessoa com menos de 25 anos que ja domine 5 idiomas , isso leva muito tempo , O Papa João Paulo II falava 7 idiomas , ja assisti uma entrevista no SBT com um rapaz que estaava no convento e dominava 6 idiomas e tinha 21 anos *.*.

    Tenho 17 e estudo inglês por conta propria , quando tiver um trabalho entro em um curso , e depois do inglês quero aprender alemão e japonês

  • 23/02/09  
    Viviane diz: 16

    Já faço inglês e francês, confesso que não é muito fácil estudar duas línguas ao mesmo tempo, e conciliar isso à faculdade. Mas estou indo bem nos dois idiomas, o segredo é dedicação, motivação e muito estudo. A paixão que tenho por idiomas é que me faz prosseguir mesmo sendo um pouco “pesado” e bastante cansativo.
    Depois desses dois idiomas estou pretendendo fazer espanhol, e um pouco mais à frente, alemão, mandarim e russo.

    Parabéns pelo blog, está ótimo!

  • 27/02/09  
    Jordana Lima diz: 17

    Vou me inspirar no esemplo do Julio! E correr atrás do tempo, melhor da fluência perdida!

  • 01/03/09  
    Marcelo Vilela diz: 18

    Caramba, tenho 19 anos e concordo que a competitividade esta cada vez exigindo mais dos profissionais. Tenho um espanhol por prazer, me indentifico com a verdade do idioma, o inglês é uma necessidade, faz pouco tempo que me motivei de verdade a aprende-lo, sentia a minha privacidade linguistica esfacelada pelo inglês, mas agora consigo compreender sem ficar reclamando os porques da lingua, vou tentar mandarim e alemão, penso em antes dos 40 aprender italiano hauahuhuahaahu

  • 04/06/09  
    Gabriel diz: 19

    Concordo que o mundo é competitivo e devemos aprender mais do que uma segunda língua… mas também não adianta SÓ estudar idiomas. Concordo com o prof. Adir, que disse que devemos estudar o idioma que realmente nos será útil. Eu, como descendente, gostaria de voltar a estudar alemão, mas no meu mercado o mais importante é inglês, e em segundo lugar espanhol. Também não vou perder meu tempo com idiomas em que oportunidades mal aparecem na área.

  • 19/07/09  
    Johnny Freeman diz: 20

    Depois do inglês, certamente começarei a estudar françês.

  • 21/07/09  
    Thiago diz: 21

    O mercado de trabalho esqueçeu-se dos limites humanos! Bom, o nome já diz tudo né, trabalho que vem de escravidão. Quando olhei o significado de trabalho no dicionário e quando pesquisei a origem deste nome me assustei. Você pode estar se perguntando: Poxa, mas vou fazer o quê? Vou roubar? Of course not dear!

    É apenas um comentário…
    Paz à todos e bons estudos!!!

  • 25/10/09  
    Ricardo diz: 22

    A reportagem é motivadora. Estou estudando inglês com afinco e já dando os primeiros passos no alemão. Meu filho tem 12 anos e também está aprendendo rapidamente. Pois é… nunca é cedo demais… nunca é tarde demais. Abraços a todos e parabéns Alessando, o site está cada vez melhor.

  • 03/11/09  
    luziana diz: 23

    Gostaria de parabelizar pela dica e gostaria de saber como faço pra conseguir esta reportagem.

  • 11/11/09  
    raumundo nonato diz: 24

    a prendi a falar ingles sozinho ouvindo venil de bob dylan depois de muito tempo entrei na faculdade de traducao fiz uma pergunta simples ao meu professor se complicou todo nao respondeu nada cai fora nao ia continuar pagando um curso superior para nada

  • 15/11/09  
    Bruno diz: 25

    Além de inglês, eu estudo alemão e espanhol. A dificuldade é quando voce tenta dar o passo mais largo que as pernas podem dar, querer agarrar o mundo, e não procurar sentir, absorver o idioma na sua essência. Se é dificil alguns me pergutam, sim é, mas não teria a menor graça se fosse fácil. Falar um segundo idioma já não é mais luxo, e sim exigência do mercado de trabalho.

  • 07/02/10  
    NELSON SOARES diz: 26

    falo fluentemente 4 idiomas, ingles, frances, italiano e espanhol e nao sei porque, mas nunca fui valorizado por isso, quero dizer, financeiramente, se alguem souber de alguma empresa que contrata alguem como eu, por favor me digam, porque eu sinceramente, desisti. Alem do mais ainda tenho formacao superior em Letras.
    valeu
    Nelson

  • 02/03/10  
    Luana C. diz: 27

    Konbanwa!
    Japanese is wonderful!
    Watashi ‘ll study more it’s beautifull language after my study of english.
    Yoroshiku Onegaishimasu!
    Babye, my friend!