Curso Rápido de Símbolos Fonéticos, com download

O alfabeto fonético internacional (em inglês IPA, International Phonetic Alphabet) é um sistema de notação fonética baseado no alfabeto latino, criado pela Associação Fonética Internacional como uma forma de representação padronizada dos sons do idioma falado. O IPA é utilizado por linguistas, fonoaudiólogos, professores e estudantes de idiomas estrangeiros, cantores, atores, lexicógrafos e tradutores. Wikipedia

O IPA permite que o estudante pronuncie qualquer palavra da língua inglesa sem necessariamente ouvi-la. Todo bom dicionário de inglês apresenta junto com os verbetes, os seus símbolos fonéticos.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da Englishtown: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Infelizmente os símbolos fonéticos são completamente negligenciados pela maioria dos professores e alunos. O IPA pode parecer intimidador à primeira vista, mas como vocês vão ver abaixo como é fácil. Basta ter um pouco de boa vontade de aprender. Por favor, antes de testar os gráficos abaixo, leia o artigo Glossário de Fonética publicado aqui no EE. Aprenda também sobre um dos sons mais usados no inglês, o Schwa.

O British Council disponibilizou gratuitamente (para fins educacionais) um gráfico com os sons de cada símbolo fonético isoladamente, confira:

É uma boa idéia efetuar o download e mantê-lo no seu desktop para acessar sempre que surgir alguma dúvida sobre a pronúncia de alguma palavra.

O gráfico abaixo apresenta a mesma simbologia, através de palavras.


Fonte: stuff.co.uk

Recomendo que você, leitor do English Experts, procure aprender sobre símbolos fonéticos. Eu vou utilizar esses símbolos em várias dicas aqui no blog, será uma ótima oportunidade de aprimorar sua pronúncia.

Se você é professor, divulgue essa informação para seus alunos. Conheça também o nosso Gerador de Símbolos Fonéticos.

See you!

Aplicativo para Ampliar o Vocabulário

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

52 comentários

  • 07/09/10  
    Flávia Magalhães diz: 1

    Alessandro,
    I have to tell you and I have to do this publically, for the other readers to know it: I’ve already studied in many famous schools, and, except from a very few classes in which a phonetic symbol was written on the blackboard, the very first time I was really taught it, and the first time I was motivated to dedicate special attention to such an important subject, was here in your blog. Thank you!

  • 08/09/10  
    vitoria diz: 2

    euuuuuu ameiiiiiiiiiiiiii este aplicativo vcs estao de parabensssss

  • 08/09/10  
    Adriano Acioli diz: 3

    Recomendo veemente!
    Por séculos estudei inglês sem o IPA,e às vezes até achava chato encontrá-lo em todo dicionário (pô,quero o significado,não estes símbolos estranhos!), aí sempre tinha que recorrer à amigos ou sites que pronunciam a palavra pra você,e às vezes tinha que esperar o dia inteiro para chegar em casa e saber a pronúncia de uma palavra,sendo que o IPA já te dá a pronúncia na hora.
    Além do que o alfabeto é muito fácil, b=b d=d,..com pouquíssimas “letras diferentes” que se precisa decorar,como:

    ʌ / tʃ / dʒ / θ / ð / ʃ / ʒ / j

    Antes errava até palavras bestas como future (pronunciava “fiútur”),que depois aprendi o correto (“fiútcher”)

  • 08/09/10  
    Adir Ferreira diz: 4

    Flávia e Adriano, realmente os livros didáticos não trazem estudo sistemático da fonologia e quando trazem é de forma bem superficial.

    FAzer meu material de pronúncia do inglês americano foi um divisor de águas na minha experiência com pronúncia pois perceber as nuances das palavras, locuções e frases, estudar sobre entonação, etc., me fez ver o inglês de outra forma.

    Leciono há 19 anos e devo dizer que a cada dia aprendo mais e mais, sobre a língua em si, sobre metodologia, linguistica, etc.

    Fico feliz que o EE tenha proporcionado tão valioso recurso para seus leitores, parabéns ao Alessandro novamente!

  • 08/09/10  
    João B. L. Ghizoni diz: 5

    Hey! The exercise you can take in the second box is amazing! Has anyone tried it? I loved it! (Though it keeps saying my first answer is wrong — but it is spelled exactly like their answer, I saw later!)

  • 08/09/10  
    Geraldo anízio de caicó diz: 6

    Estudei inglês por muito tempo mas nunca tive um aprimoramento como o IPA, cujo teor pode nos dar um alicerce testificado na linguiística aplicada. Esse estudo é de fundamental aprimoramento para o estudo de uem almeja estudar a língua inglesa ou outra estrangeira.

  • 08/09/10  
    Marco Brainiac diz: 7

    Muito bom,

    Obrigado

  • 08/09/10  
    Vanessa diz: 8

    Esse conteúdo é excelente! Obrigada!

  • 08/09/10  
    Benites Ramos Pinto diz: 9

    Wonderfull, guys!

  • 08/09/10  
    Paty English diz: 10

    Oi Alessandro,
    Muito relevante esta informação. Estou fazendo Pós-graduação em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa e o assunto escolhido para a elaboração do meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) foi Fonética e Fonologia. Farei um trabalho de intervenção com meus alunos sobre o tema, mostrando a importância de se aprender os símbolos fonéticos e outras coisinhas mais.
    Estou estudando pra caramba, já comprei vários livros sobre o tema e a cada dia de estudo vejo o quão importante é aprender esses símbolos.
    A dica foi ótima!! Parabéns!

  • 08/09/10  
    Juliana Danyluk Mäder diz: 11

    Excelente… aproveito todas as dicas do English Experts, mas essa foi essencial! O blog está cada vez melhor… aqui aprendemos coisas que não temos em escola nenhuma. Congratulations!!!

  • 08/09/10  
    Cynthia diz: 12

    Eu estou tendo aulas de fonética e fonologia na universidade agora (curso Letras Português) e esse programa vai me ajudar bastante. Já o uso para aprender a pronúncia do inglês e agora pretendo me aprofundar no tema. Obrigada!

  • 08/09/10  
    Dicas de Inglês - Gíria: Greasy Spoon diz: 13

    […] sem prestígio, restaurante barato Classe Gramatical: Substantivo Pronúncia: /ˈgri:zɪ/ /spu:n/ (entenda os símbolos fonéticos) Exemplo: We had a hamburger at the greasy spoon on the corner. (Nós comemos um hambúrguer na […]

  • 09/09/10  
    Simone Campos diz: 14

    I loved a lot this email, thank you very much for help me how improve my teaching English.

  • 09/09/10  
    Leda Casarin diz: 15

    Estas dicas estao me ajudando a superar a barreira do idioma, pois moro na Inglaterra e na maior parte do meu tempo é falando portugues em casa. Já estou conseguindo me comunicar apesar de que muitas palavras ainda nao pronuncio corretamente. Mas com esta dica de fonetica sei que vou deslanchar. Faco um trabalho voluntario no Hospital de minha cidade e as pessoas com as quais trabalho sao inglesas e me auxiliam muito no idioma. obrigada por todas as dicas que voce me envia.

  • 09/09/10  
    Hallãn. diz: 16

    Meuito boa essa dica, eu estava procurando um recurso assim faz tempo.

  • 09/09/10  
    cleonice c. b. diz: 17

    Hi, Ale……you are great. This phonetic table . Everything I wanted. Superb, Fantastic, Awsome, Amazing………

  • 09/09/10  
    Brício Williams diz: 18

    Uso o tradutor desse site para todas as minha traduções do curso de tradutor e intérprete. E essas dicas de fonética me ajudarão muito esse semestre em sala de aula. Valeu!

  • 10/09/10  
    Adriano Acioli diz: 19

    Mais uma palavra que me pegaria se não soubesse o IPA: microorganism
    São estas palavras com origens do Grego e Latim que mais pegam.
    Afinal, será que pronuncio “microorganism” ou “maicroorganism”?
    Here’s the answer:

    [‘maɪkrəʊ’ɔrgənɪzm]

  • 11/09/10  
    Monnique diz: 20

    Alessandro,
    eu estou fazendo curso de inglês faz uns 5 a 6 meses e não tenho um vocabulário muito extenso nessa língua, meu curso é de 3 anos e meio a 4 anos… li em uns dos artigos deste blog que a maioria das pessoas que vão aprender uma nova língua tem a maior dificuldade na fala e na escrita, mas ao contrário eu sou bem melhor na fala e na escrita, e por enquanto o meu “listening” está horrível e estou tendo muitas dificuldades, pois as músicas, os filmes, seriados e etc. tem uma velocidade muito grande e eu não estou conseguindo acompanhar claro que aquelas palavras que muito ouvir em sala de aula consigo captar… Qual a dica que você pode me passar em relação a tudo que coloquei aqui?
    Um grande abraço!!
    See you!!

  • 12/09/10  
    Issa diz: 21

    Excelente!

    Alessandro, teria uma versão para Linux?
    Espero que possa diponibilizar, pois gostei muito e esse esquema fonético iria me ajudar muito, pois estudo por dicionário também.

    Parabéns pelo trabalho! :)

    • 12/09/10  
      Alessandro diz:

      Issa,

      O British Council ainda não disponibilizou uma versão para Linux. Talvez seja possível emular o exe como se fosse windows, mas não sei como se faz isso. Vou ficar de olho caso a versão para linux seja criada.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços,

  • 13/09/10  
    Carlos Moraes diz: 22

    Fantástico, obrigado pela dica.

  • 13/09/10  
    Leninha diz: 23

    Vc está de parabéns!!!! Seu site me ajuda muuuito! Eu tenho aula com uma professora (grupo de 05 pessoas) e seu site complementa muito.
    Valeu!!!!
    Keep walking!!!!

  • 14/09/10  
    Bernadete diz: 24

    That´s really good.

  • 15/09/10  
    Henrique diz: 25

    infelizmente não tenho som
    se voce puder, manda uma tabela com pelo menos 1 exemplo da pronúncia da palavra na linguagem fonética universal
    aí, lendo os símbolos podemos pronunciar direito
    é dificílimo encontrar na internet
    estou procurando ainda

  • 16/09/10  
    Issa diz: 26

    Tentarei fazer isso, Alessandro.

    Obrigado pela atenção! :)

  • 17/09/10  
    natan diz: 27

    Excelente material de estudo e aprimoramento!

    Parabéns!

  • 17/09/10  
    jose alves da silva diz: 28

    Não conseguie compreender os simbolos, como posso aprende-los?

  • 18/09/10  
    Alexandra diz: 29

    Isto aqui é simplesmente maravilhoso. Amei. Parabéns!

  • 18/09/10  
    Alexandra diz: 30

    Parabéns! Simplesmente “show de bola”, rs!

  • 19/09/10  
    peter henry diz: 31

    muito bom por favor continue trazendo coisas boas assim

  • 19/09/10  
    vera diz: 32

    gostei ,quero melhorar o pouco que sei de ingles .Estou na fase inicial quero passar para parte de conversaçao más sei que preciso praticar mais.

  • 20/09/10  
    cristiane diz: 33

    Não compreendi muito bem, pois tenho dificuldade em gravar o som dos símbolos, e minha pronuncia é péssima.

  • 21/09/10  
    Glayds diz: 34

    I love very much this site !!!!!!!!!!!!!!!!! Parabéns para seus idealizadores!!!!! This simbols are very important to learn english.Everything on this page is wonderful,criative,organized and excellent.This site is EXCELLENT. Espero que eu tenha escrito corretamente o que desejo dizer.Mas na verdade este site é realmente muito interessante,muito importante para quem quer aprender inglês. Os conteúdos são muito bem elaborados,criativos e nos dá muita segurança do que está sendo dito.Parabéns aos idealizadores.GLAYDS.

  • 23/09/10  
    Romualdo Lima diz: 35

    Olá bom dia a todos, acabei de iniciar um curso de inglês com professor particular, andei pesquisando na internet alguns sites e blogs, acabei encontrando o E.E muito bacana as dicas.
    Estou dedicando ao máximo no meu curso.

    Um grande abraço a todos!

    Romualdo Lima

  • 27/09/10  
    Kosma diz: 36

    Parabéns pelo site e pelos textos. Como faço para conseguir o download destes programas – simbologia e pronúncia fonética?

    abraços.

    • 27/09/10  
      Alessandro diz:

      Kosma,

      Os links estão disponíveis no artigo.

      Abraço,

  • 28/09/10  
    Fabio - Fidus interpres diz: 37

    Ótima dica! Tive a sorte de aprender o alfabeto fonético internacional bem cedo antes de começar a etapa de formação técnica do meu curso de tradutor. De início, os símbolos pareciam estranhos, mas se o método didático for bom, o aluno fica apaixonado pelo tema. Meu professor, na época, usou, por exemplo, um livro de fonética excelente e também incrementou as aulas com leitura dramática da pela “Pygmalion” (1912), que deu origem ao filme “My Fair Lady” (1965) – aliás, excelente para qualquer um que se interesse por sotaques da Inglaterra. Esses conhecimentos de fonética inglesa me ajudaram bastante não só a falar e entender melhor o idioma, mas também a captar melhor o significado de certas palavras com base na fonética e não só na semântica.

  • 30/09/10  
    Sinval Felisberto diz: 38

    Thank you a lot to share this tip. I will learn more with this. Thank you a lot!

  • 05/10/10  
    J. Landi diz: 39

    Fantastico!! Estou começando hoje e já senti que o caminho que tenho a fazer começa por aqui. O site é muito legal e com muito conteudo, e só estudar e chegar lá.

  • 05/10/10  
    Dicas de Inglês - Gíria: Forty Winks diz: 40

    […] sono, cochilo, soneca Classe Gramatical: Substantivo Pronúncia: /ˈfɔːrti/ /wɪŋks/ (entenda os símbolos fonéticos) Exemplo: I need forty winks after a lunch like that. (Eu preciso de um cochilo depois de um […]

  • 06/10/10  
    Magal diz: 41

    Nossa! Foi muito bom poder ouvir como se expressa o som de cada consoante/sílaba, porque quando ouço as pessoas falarem em inglês, parecem que estão com problemas de entonação, de repente falam auto, lembrando entusiasmo…Aprende muito em 10 min’ hoje! Obrigada!!!

  • 03/11/11  
    Artigos indefinidos do inglês: como e quando utilizar | Dicas de Inglês diz: 42

    […] Aprenda sobre os símbolos fonéticos e melhore sua pronúncia. […]

  • 07/12/11  
    App para aprender os Símbolos Fonéticos | Dicas de Inglês diz: 43

    […] de testar um aplicativo muito útil para quem usa os símbolos fonéticos para melhorar a pronúncia. O Sounds foi desenvolvido pela Macmillan Education e pode ser uma ferramenta muito útil tanto […]

  • 25/03/16  
    Johan Bvlcq diz: 44

    Serve tanto para a pronúncia britânica quanto americana?

  • 18/05/16  
    priszelen diz: 45

    Parabéns EnglishExperts !!!

    Incrível essa empresa ! Que Deus abençoe muito o trabalho de vocês ! Amém !

  • 11/07/16  
    ironildo costa seeli diz: 46

    É uma ajuda e tanto . Obrigado.

    • 18/07/16  
      Camila Oliveira diz:

      Hey Ironildo, thank you for the comment!

  • 07/09/16  
    Sarah A de Barros diz: 47

    Caramba, me ajudou muito!!! Tnks