De simples palavras a expressões!

Vira e mexe, vejo pessoas dizendo que a língua inglesa é complicada por causa do imenso número de palavras que ela contém. Tenho de concordar que é realmente uma loucura! São mais de 900.000 palavras, muitas palavras são criadas a cada dia (geralmente no campo da informática e tecnologia), gírias, expressões, palavras emprestadas de outras línguas e por aí vai!Mas este não é o nosso caso aqui! Como fiel defensor do Lexical Approach (Abordagem Lexical) aconselho as pessoas a aprenderem expressões (ou pelo menos aprenderem vocabulário de uma forma diferente da tradicional). Afinal elas – as expressões – possuem muito mais sentido e poder de comunicação do que simples palavras isoladas traduzidas ao pé da letra.Veja por exemplo as seguintes expressões:

  • o mais rápido possível
  • afinal de contas
  • de repente
  • de agora em diante
  • para piorar a situação

Aparentemente, são muito simples! Mas acontece que em português são expressões e em inglês devemos encontrar expressões que transmitam o mesmo sentido. Ou seja, nada de sair traduzindo palavrinha por palavrinha. Para simplificar aí vão as expressões equivalentes em inglês de cada uma delas:

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.
  • as soon as possible
  • after all
  • all of a sudden, suddenly
  • from now on
  • to make matters worse

Você deve estar se perguntando onde quero chegar com esta conversa, não é mesmo? Simples! Quero apenas convidar você a mudar de atitude com relação ao vocabulário da língua inglesa! Comece a partir de hoje a aprender expressões, frases completas, sentenças que transmitam um sentido muito mais rápido e eficaz do que apenas palavras e traduções ao pé da letra. Tenho certeza que em pouco tempo seu inglês será outro! Se você fizer isto e quiser compartilhar comigo sua experiência, é só deixar um recado nos comentários.

Take care, you all!

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

2.jpg

Denilso de Lima

Denilso de Lima é autor de "Inglês na Ponta da Língua" e "Por que assim e não assado?" [Ed. Campus/Elsevier]. Dá palestras e workshops sobre ensino/aquisição de vocabulário [Lexical Approach e Linguística de Corpus] em instituições de ensino.

11 comentários

  • 25/07/07  
    Anonymous diz: 1

    Que pena
    Do qeu adiant ao link do livro se ele nao esta disponivel pra venda????
    hehe
    Abraços e parabens!

  • 25/07/07  
    David A. diz: 2

    Oi…gostei muito deste site. Valeu! Sou professor de inglês e sempre estou a procura de sites novos.

    Inglês Online: Rápido e Fácil

  • 15/10/07  
    Jurema Diluz diz: 3

    Muito bom,quero conseguir o livro e aprender muito…rsrsrs

  • 24/02/08  
    taty diz: 4

    oi muito legal esse site eu sou professora de inglês e sempre estou a procura de site novos muito muito mesmo legal esse site

  • 27/03/08  
    Michelle diz: 5

    Hey guys from EE, you know what? You are all amazing!!
    I’ve been learning loads of new vocab since I got told about the EE. I’ve been overseas for a year, and when i have time off I always check your awesome tips out. You guys are top notch! Plz keep on doing your best, we all your readers will be more than grateful for that. All the best.
    Michelle

  • 02/04/08  
    Beatris Barros diz: 6

    Olá.
    Gostei muito do site e quero muito aprende inglês fluente, quero morar fora e necessito aprender.
    Se possivel você pode me dar dicas, textos, expressões, enfim qualquer coisa por e-mail.

    Valeu

    Beatris

  • 15/12/08  
    suely Aparecida Cianci diz: 7

    Ola, o site é muito interessante. Gostaria de ver mais exercícios para o ensino fundamental, com as respostas, pois sou professora . Desde já grata. Suely , MS

  • 09/03/09  
    Edivania Barros de Morais diz: 8

    gostei muito desse site e gostaria de receber dicas de ingles no meu e-mail, pois sou professora de lingua inglesa e temos poucos materiais, então se souberem de bons livros, expressões, warm up e material para inovar as aulas me comuniquem.

  • 13/03/09  
    Marcelle diz: 9

    Olá!

    estou aprendendo ingles por conta propria.
    vc acha que da certo decorar frases e expressões?? além claro de aprender as regras existentes??

    obrigada.

    Marcelle.

  • 25/03/09  
    Camila diz: 10

    Olá, estou procurando o significado da expressão “The early years”. Já procurei em diversos locais, mas não consigo uma tradução suficientemente boa.

    Grata.

  • 23/10/09  
    edilson diz: 11

    that`s fantastic.
    idiomatical expressions is essential to express in english, since most of things that we talking to our friends refer to this kind of vocabulary.
    I study Englisy on my own account and sometimes I find some expressions like that, so I take it down and try to find it out the meaning.
    I liked it very much and would like to receive in my email some translations of expressions.
    such as:
    por incrível que pareça.
    eu me dei mal quando…..
    de uma hora para outra.
    help me please.
    look after yourself.
    by, by….