Dicas para professores – Parte I

Dicas para professoresHoje começamos uma série de artigos direcionados aos professores de inglês. Além de professor e tradutor, também trabalho com treinamento de professores, tanto de docentes de escolas regulares (ensino fundamental I/II até médio) quanto de institutos de idiomas. Durante estes anos de treinamento percebi que uma reclamação recorrente é: “Como estudo para aperfeiçoar meu inglês?”. Como diz a expressão, “muitos professores passam muito tempo serrando e se esquecem de afiar a serra”, vamos, então, começar esta série de artigos com algumas dicas para você, professor, melhorar seu desempenho lingüístico e aproveitar mais o tempo de estudo.

DICA 1: Voice-over

Desde os anos 50, atividades de escuta e repetição têm sido muito populares. Porém, uma variação de tal atividade produz resultados muito positivos que ajudam, não somente na audição, como também na fluência oral.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da Englishtown: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

* Escolha um monólogo gravado, de velocidade e dificuldades médias. Ouça uma vez para compreensão geral.

* Quando você for ouvir pela segunda vez, não pare o áudio. “Duble” o monólogo depois do locutor, com um atraso de não mais do que duas ou três palavras. Caso você erre (o que certamente vai acontecer) não pare e se corrija. Alcance o locutor e continue.

* Depois que você tiver feito isso com os monólogos, tente fazer com diálogos.

DICA 2: Soe mais nativo que os nativos!

Geralmente, alunos adultos tendem a ter resistência em imitar a pronúncia nativa. Como professores brasileiros, também não somos exceções pois tememos parecer “esquisitos” se o fizermos. O desafio é: por que não tentamos quebrar tal barreira usando o exagero e a auto-ironia?

* Escolha um texto gravado, de preferência um com várias vozes, como uma peça teatral. Depois de ouvir uma vez, identifique os personagens: sua profissão, idade e sexo, sua relação um com o outro, etc.

* Toque o áudio de novo, frase por frase desta vez. Repita cada frase exatamente como ela foi pronunciada, mas tente exagerar na atuação. Por exemplo, seja mais pretensioso que o personagem A, mais ameaçador que o B, mais histérico que o C, etc. Mas acima de tudo, exagere na pronúncia – soe mais nativo que os personagens!

Referência: The non-native teacher, Peter Medgyes, Macmillan Publishers

Aplicativo para Ampliar o Vocabulário

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

6.jpg

Adir Ferreira

Adir Ferreira é professor e tradutor de inglês e espanhol há 22 anos. É responsável pelo blog de língua espanhola da empresa americana Transparent. Trabalha com educação corporativa, treina professores e ministra workshops sobre metodologia.

7 comentários

  • 08/02/08  
    Maria Brasileira diz: 1

    Esse “exagero” que citou, é usado no método do CLC idiomas, com o nome de emotização. Tem dado bons resultados, sem contar que os alunos se divertem bastante.

    Assino embaixo.

  • 08/02/08  
    Roberto Rocha diz: 2

    Very nice tips Prof. Adir!

    Congrats and keep up the good work.

    Thanks a lot.

  • 08/02/08  
    valter diz: 3

    Gostaria de pedir um artigo que explique os usos de issues, pois vi ele em casos que acho que a tradução nao se adequada.

  • 08/02/08  
    Adir diz: 4

    Maria e Roberto, thanks for commenting, sharing is the key to successful learning.

    Valter, no nosso fórum você pode postar suas dúvidas e em breve algum dos colaboradores responderá. Um abraço e continue visitando o English Experts.

  • 11/02/08  
    HC diz: 5

    Essa segunda dica é bastante perigosa… O que tem de professor com pronúncia “perfeita” por aí…

  • 24/01/11  
    adriana ferreira da silva diz: 6

    eu terminei meu curso de inglês, e agora venho dando algumas aulas domiciliares.gosto muito do idioma meu sonho é fica alguns dias no usa para primorar, mas essa lingua. enquanto isso não acontesse estou sempre vendo essas dica maravilhosas nesse site maravilhoso que descobrir.venho pergutar algo: como faço para canta minha musica maravilhosas que ouso no radio.

    • 24/01/11  
      Alessandro diz:

      Adriana,

      Sua pergunta não ficou muito clara. Poderia explicar melhor?

      Abraços,