Diversifique as suas fontes de aprendizado

eggs in one basketHoje ao ler o comentário de uma leitora, eu lembrei de uma frase muito utilizada pelos investidores: diversifique seus investimentos. Existe ainda um provérbio que diz: Não ponha todos os ovos num só cesto (Don’t put all your eggs in one basket). Apesar do conceito ser comum na área financeira, nunca pensei que pudesse ser aplicado também à área de aprendizado de idiomas. Ficou curioso? Confira abaixo o comentário enviado pela leitora Ananda.

Aqui vai a minha pequena contribuição (em inglês: “my two cents”). Uma coisa que eu recomendo é diversificar as suas fontes de aprendizado, confira:

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da Englishtown: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!
  • Dê uma olhada no YouTube. Tem alguns vídeos ensinando um pouquinho de vocabulário e gramática gratuitamente. Para começar busque “aprender inglês”.
  • Forme frases quando estiver aprendendo vocabulário novo. Em vez de tentar memorizar a palavra isoladamente, forme uma frase com a palavra (usando o que você já sabe de inglês). Imagine a frase em contexto, por exemplo, se a palavra for “bird” e a frase “That bird is blue”, imagine que você está apontando para um pássaro azul e dizendo a frase. Assim você já começa a usar e contextualizar a palavra.
  • Combine com um amigo para aprender com você. Marque horas regulares para conversação. Se vocês estiverem usando um livro, também podem alternar a responsabilidade de “professor” e cada um pode se responsabilizar por revisar um capítulo com o outro.
  • Procure sites que oferecem partes de cursos de graça.
  • Cole adesivos pela sua casa com o nome de objetos em inglês (essa é velha, mas acho que é boa).

Mas eu acho que uma das coisas mais importantes e estudar regularmente: nada de querer aprender tudo em um dia só e depois desistir. O importante é não parar, continue fazendo um pouquinho todos os dias.

Ananda, obrigado pelas valiosas dicas. Sucesso!

That’s all folks!

Aplicativo para Ampliar o Vocabulário

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

10 comentários

  • 26/02/08  
    Ananda Lima diz: 1

    Obrigada, Alessandro! É um prazer participar!

  • 26/02/08  
    André diz: 2

    Eu gosto muito do site Mango, estudo francês por lá. Vou dar uma olhada no curso de inglês, mas aposto que deve ser ótimo.

    Parabéns pelo blog.

  • 26/02/08  
    Carlos diz: 3

    Para mim dizer a frase toda “aqui vai minha pequena contribuição” é “here are my two cents” ou “there are my two cents”?

  • 26/02/08  
    Alessandro diz: 4

    Ananda e André, obrigado pelo comentário.

    Carlos, o correto é “Here is my two cents”. I hope that helps!

    Abraço,

  • 27/02/08  
    Israel diz: 5

    Hello peaple,

    I am Israel, living in Sao Paulo, and study English at my house a month.
    I would like to indicate the site:

    http://www.elllo.org

    Bye

  • 27/02/08  
    Paulo Cassiano diz: 6

    O Mango é “melhor” que o LingQ?

    Forte abraço,

  • 28/02/08  
    hellrider diz: 7

    I learn inglish seeing series like lost
    after this, those things that I learned on school begin to make sense
    lol

  • 03/04/08  
    Ananda Lima diz: 8

    Paulo,

    Claro que a minha opinião é biased :-), mas porque você não experimenta a Mango para descobrir? (Não vai custar nada e você ainda aprende um pouquinho no processo).

  • 18/07/08  
    BRUNO IVAN diz: 9

    OLLA COMO VAI ?

    MEU NOME E BRUNO…….QUERO APRENDER E APERFEIÇOAR MINHA MENTE.
    GOSTARIA DE SABER A MANEIRA MAS FACIL PARA O INGLES FLUIR EM MINHA MENTE.
    TENTO MAS Ñ CONSIGO E MUITO COMPLICADO DE ENTENDER E DE ESCREVER FAÇO O MESMO A TRES MESES….E UM INVESTIMENTO CARO E PRECISO DE AJUDA PARA ENTENDER.
    E ME APERFEIÇOAR PARA CRESCER PROFISSIONALMENTE.
    POR FAVOR ME ORIENTE ?

  • 26/09/08  
    Axilaine diz: 10

    Oi …
    Adorei tudo que foi postado nesse site…
    Ajudou bastante… Adoro o inglês, procuro aprender várias coisas nos sites, livros, claro que tbm faço curso ( o primeiro ano ^^ ) etc…

    Queria pedir que vcs aki do site postassem mais coisas tipo… que a pessoa possa escutar pra saber como fala mas que tbm possa ver como esta escrito sabe!?!?

    Obrigada…
    ^^