Efeitos Colaterais da overdose de estudos

Perguntas e respostasIguitars comenta: “Olá, amigos! Comecei meus estudos de inglês há 2 meses, estou muito satisfeito porque eu senti que meu inglês melhorou drasticamente em todas as habilidades: listening, speaking, writing and reading. Acontece que meus estudos são intensivos, eu somente estudo de manhã, então eu fico absolutamente a tarde inteira e quase a noite inteira, ouvindo, ouvindo e ouvindo e falando comigo mesmo em inglês. Acontece que de alguns dias pra cá, venho notando algo estranho, quando eu estou longe da TV e ouço o áudio de longe, de PROGRAMAS BRASILEIROS, eu entendo como se fossem em inglês, isso é muito esquisito e está me preocupando bastante. Isso já aconteceu com alguém?”

Iguitars, infelizmente tenho que informar que você está ficando louco. Procure ajuda médica o mais rápido possível, a sua situação poderá piorar bastante se não for tratado. Calma calma, é brincadeira (It’s just a joke).

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da Englishtown: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

É interessante ver como a gente vai passando por fases bem parecidas durante os estudos. Primeiro começamos a estudar, nos primeiros dias vem a empolgação, porque é muita informação nova e interessante. Depois vem o chamado Platô, onde bate aquele desânimo e começamos a “achar” que paramos de aprender e não vamos conseguir avançar. Por fim vem um novo gás nos estudos e tomamos gosto pela coisa. Estudar todos os dias torna-se um hábito e passamos a ver o idioma inglês em tudo.

Não se preocupe, isso acontece com todo mundo, principalmente quando estamos muito motivados e passamos a estudar várias horas por dia. Eu também já passei por fases assim, até a conversa de amigos parecia inglês legítimo. Fora os sonhos em inglês – nos sonhos eu sempre falava como um nativo, muito bacana isso. A leitora Flávia também já passou por uma situação parecida e inusitada:

Uma vez tinha uns estrangeiros aqui no escritório. Passei a manhã conversando com eles, e depois saí para almoçar. No elevador, tinha um pessoal falando umas coisas estranhas, enquanto que eu ainda estava com a cabeça lá na conversa que eu tinha tido com os gringos. Saí do elevador e perguntei pro meu colega: “que língua aquele pessoal tava falando?”. Ele me olhou com a maior cara de piedade do mundo e respondeu: Português, Flávia, Português!

Só gostaria de fazer um alerta, ao invés de passar tanto tempo estudando tente parar um pouco entre os períodos de estudos. Vá dormir, praticar esporte, levar o cachorro pra passear (walking your dog) e etc. Por incrível que pareça essas atividades vão ajudar você a aprender mais rápido e melhor, o nosso cérebro precisa de um tempo para processar o conhecimento novo. É melhor (opinião pessoal ok?) num período de 4 horas, estudar 2 e descansar 2, do que estudar as 4 horas seguidas.

Iguitars, obrigado pela participação and keep up the good work. I wish you success!

E você, querido leitor. Já vivenciou alguma situação inusitada por conta da overdose de estudos?

Aguardo comentários!

Aplicativo para Ampliar o Vocabulário

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

67 comentários

  • 10/12/09  
    Mel diz: 1

    Eu já passei por essa fase também, pensei que fosse da minha cabeça. Também já sonhei em inglês, falando fluentemente. Legal saber que isso é parte do aprendizado, o cérebro está se ajustando, gente!

  • 11/12/09  
    rodrigo diz: 2

    Já tive momentos parecidos como os desses dois citados. Mas exatamente nesses níveis msm de loucura nunca tive. Infelizmente! :(

  • 12/12/09  
    Rafael diz: 3

    O que acontece comigo de vez em quando é que eu sonho em inglês, mas isso acontece raramente! O que anda acontecendo comigo é que músicas que eu não entendia há algum tempo atrás, hoje eu já estou começando a entender e isso se intensificou mais depois que eu comecei a ouvir podcasts em inglês!

    That´s it, folks!

  • 15/12/09  
    Joao Henrique diz: 4

    In simple words you’re passing through a brainwashing !
    Good coments on it Alessandro !

  • 17/12/09  
    SÁVIO diz: 5

    Retornei meus estudos de inglês faz 1 ano. Aconteceu algo doido outro dia comigo. Em uma das aulas estávamos aprendendo expressões ligadas ao tempo(weather). Apendi sobre tempestade, chuva, trovão etc. Acontece que no dia seguinte quando estava chegando ao trabalho um colega começou a conversar comigo. Advinha o assunto…Isso mesmo: sobre o tempo. Aí deu pane, pois ele falava em português e a resposta vinha em inglês em minha mente, mas para não ficar feio, tentava falar em português. Mas o problema é que eu já não conseguia falar direito, concactenado. Saíam palavras em inglês e algo em português, muito estranho. Houve um bloqueio. Fiquei meio desconcertado, gaguejei, sorri amarelo, e completei minha fala com “é”… o que eu podia fazer?

  • 18/12/09  
    Bianca diz: 6

    Sim, sim, realmente muito estranho e, ao mesmo tempo, legal; tudo que eu ouvia dos outros, passava pro Inglês e teve uma época em que eu estava tão bitolada que, uma vez, enquanto conversava com meu irmão, a resposta em Inglês saiu sozinha, sem nem eu estar pensando nisso. Fiquei chocada na mesma hora, mas é inevitável não pensar “uau, eu sou fera. Aprendi.” kkk

  • 19/12/09  
    Hudson diz: 7

    Engraçado,tenho tido muitos Sonhos em inglês, realmente achava que eu estava enloquecendo e que isso só acontecia comigo… hahahah que bom que eu não sou o único no mundo

  • 19/12/09  
    Paula Lopes diz: 8

    Nunca passei por essa situação: não entender o que estão dizendo em portugues ou achar que portugues é ingles. Mas quando converso em portugues com meus amigos, as vezes me vem a frase que desejo falar primeiro em ingles e eu tenho que me segurar pra nao falar, pensar de novo e falar em portugues…
    isso quando nao escapa em ingles e eles ficam ” hãn??!”
    Já sonhei em ingles e acordei feliz da vida! hausdhausa
    E tambem quando assisto tv em portugues fico traduzindo cada frase na minha cabeça (eu sei, traduzir nem sempre é legal, mas eu nao consigo me segurar…) hausdhauhsa

    Adoro o English Experts, aprendo mto por aqui!

  • 29/12/09  
    Daniel Almeida diz: 9

    Eu já estudei inglês desde criança com vários professores em diferentes escolas, nunca os conclui, mas sempre o aprendi. Retomei meus estudos e estou muito melhor e já consigo desenvolver boas conversas. O que acontece muito é eu me pegar pensando ou até falando comigo mesmo em inglês. Fiquei muito surpreso quando aconteceu isso da primeira vez, isso foi algo bom, mas confesso que estava definitivamente sofrendo desses efeitos colaterais.

  • 01/01/10  
    Jonã Machado diz: 10

    Pensei que esse tipo de coisa só acontecia comigo! XD

    Não esqueço quando eu trabalhei como recepcionista de turistas ingleses, alemães, espanhois e portugueses no porto aqui de Vitória, em minha primeira experiência com extrangeiros. Foram três dias trabalhando -em pé- de seis da manhã a seis da noite. Eu lembro que quando eu pegava o ônibus (falaseiro) pra ir embora naquele zumzumzum eu ficava pensando exatamente “que idioma é esse que eles tão falando agora”, isso depois de passar o dia falando inglês (que era tosquissimo na época) e espanhol o dia todo com filipinos, africanos, idianos. Locura idiomática!

  • 12/01/10  
    Eliza diz: 11

    Espero ter esse tipo de problema daqui a um mês , parece legal. Às vezes é bom ser louco!

  • 22/01/10  
    Marcelo diz: 12

    kkkkk

    ri muito…mas o máximo que aconteceu comigo foi sair de uma aula de ingles…esbarrar com uma pessoa na rua e dizer: “Sorry !!”

    …saí rindo sozinho…rs

  • 14/03/10  
    Dionete Mendes diz: 13

    Muito interessante esses acontecimentos! E muito bom também saber que eu não estou enlouquecendo e que isso acontece com mais pessoas! Mas quando comecei a estudar muito, eu fiquei falando pior do que antes de estudar. Era um tal de “you is…”, “he are…” e “I is…”…rsrsrs. Pensei realmente que estava ficando louca!!! Obrigada ao EE por me informar que isso faz parte da aprendizagem!!!

  • 11/05/10  
    Fernando engl diz: 14

    Bem, aconteceu que comigo quando eu tava falando com meu primo, ele perguntava e eu respondia quase que naturalmente em INGLÊS! pode? uoto louco mesmo

1 2